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TSI - TDI - Binário - Performances

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    TSI - TDI - Binário - Performances

    Já existem diversos tópicos abertos sobre a discussão se é mais rentável comprar um TDI ou um TSI... creio que cada caso será um caso.

    O objectivo é perceber as diferenças entre ambos a nível de motor e prestações e eventuais situações.
    O que pretendo saber, é em termos de prestações e comportamento, quais as diferenças entre um 1.9tdi de 105cv e um 1.4tsi de 125cv ou 140cv.

    Os tsi têm melhores prestações que os tdi mas na prática o que significa isso? E o binário, em que situações serve?

    Se eu precisar fazer uma ultrapassagem em terreno plano, qual responderá melhor ao acelerador? Um tsi porque tem melhores reprises? Ou um tdi porque tem um binário mais elevado?...

    ..e se for numa subida íngreme, qual responderá melhor? É para essas situações que serve o binário?
    Gostaria de compreender melhor estas situações e quais as vantagens e desvantagens de cada em termos de prestações. (excluindo os consumos)

    Não sou um entendido na matéria, mas das viaturas que experimentei a gasóleo e a gasolina (com potências similares em termos de cavalagem) sempre fiquei com a sensação que em subida os Diesel pelo menos não perdiam velocidade e muitos deles, pareciam ter mais para dar... e com os carros a gasolina, alguns parece que se 'ficam', que não há mais. Tem isso a ver com o binário?!

    É certo que a competição foi sempre à base da 'gasolina' mas recentemente carros diesel venceram em Le Mans e também no WTCC também os TDI venceram e houve queixas que tinham vantagem pois saíam melhor das curvas.
    É óbvio que um carro 2.0L a gasolina pode ter potências bem superiores a um 2.0L a diesel, a questão é, qual a potência necessária que um carro a gasolina tem que ter para se equivaler a um diesel?!... se é que tem algo a ver...

    Peço desculpa pelo 'testamento' e espero que me possam ajudar a compreender um pouco mais as diferenças existentes e os porquês das mesmas.

    Feliz 2008 a todos os 'foristas'

    #2
    Bom tópico.

    A minha opinião é esta:
    - o TDI é um motor económico que consegue ser "desportivo".
    - o TSI é um motor desportivo que consegue ser "económico".

    Ou seja, um TDI nunca será tão desportivo como um TSI, e um TSI nunca será tão económico como um TDI. Será uma questão de prioridade. Quem dá mais valor a autonomia e economia de combustível, sem esquecer esporadicamente a necessidade de prestações desportivas, escolhe o TDI. Quem quer um motor silencioso e potente a regimes maiores, mas que pode ser económico se assim o desejarem, escolhe o TSI.

    Tudo isto teoricamente, porque nunca conduzi um TSI, sou mais conhecedor do TDI (o com 90 cv).

    Comentário


      #3
      o binário é igual a potencia (potencia às X rotações = binário às X rotações mutliplicado pelas X rotações multiplicado por uma constante)
      tendo isto em consideração, nunca podes separar as coisas e dizer "o binário serve para isto e a potencia serve para aquilo".
      se um motor tiver mais binário que outro, à mesma rotação, quer dizer que é mais potente que o outro, a essa rotação. é, por isso, necessário comparar toda a curva de potencia de cada motor, antes de se comentar o quer que seja.

      Comentário


        #4
        Não é por nada.....até porque não gosto de ser desmancha prazeres, mas este assunto Diesel vs OTTO em termos de prestações já foi debatido e debatido
        .................e debatido,e debatido,e debatido,e debatido,e debatido,e debatido por cá que até já enjoa!


        Apesar de tudo sei que cada motor é um motor, e que cada comparação é diferente de todas as outras comparações, mas na prática vamos todos dar ao mesmo


        Diesel tem mais binário, gasta menos, é mais barato o gasoil, é mais caro o carro, é mais "fácil " de conduzir por leigos, etc etc bom para quem faz mtos km

        faz-se uma repro e fica logo a dar 200 e nao sei quantos, rata os otto de igual potência etc etc, todos se picaram com um e perderam

        o Otto é mais gastador, a zagolina mais cara, o carro mais barato, bom para quem faz poucos km ou previligia o som e a condução de um otto, etc etc, é mais caro para meter mais cavalos, e para quem só olha para o mostrador, é pior que o diesel



        a mesma lenga lenga

        Comentário


          #5
          Eu li um comparativo desses dois motores, o 1.9 TDI de 105cv e o 1.4TSI (denominado 1.4T na Audi) de 125cv, ambos em A3, tudo igual, excepto o motor.

          A certo ponto referiram que, em termos de performance, o 1.4 TSI de 125cv está ao nível do 2.0 TDI de 140cv.

          No que toca a agradabilidade de condução, ao contrário de um 1.6 FSI, por exemplo, acho que este TSI deve ser bastante bom. Uma das grandes vantagens dos diesel actuais são os turbos, coisa que este 1.4 TSI possui e que lhe dá um binário superior aos 1.4 atmosféricos.

          O 1.4 TSI tem 200 Nm disponíveis entre as 1500-4000 rpms. O 1.9 TDI deve ter uma resposta mais "bruta" devido ao sistema de injecção que ainda usa. Neste caso, tendo em conta a disponibilidade do binário do 1.4T e a comparação com o 2.0 TDI de 140cv, presumo que o 1.4T seja "melhor" até pelo maior regime útil. No entanto, nunca os conduzi.

          Quanto ao binário... é a capacidade de resposta que o carro tem. Quanto maior binário, mais resposta. Em alguns casos, pode mesmo acabar-se com pneus a patinar...

          Por exemplo, o 2.2 i-CTDI de 140cv da Honda é o mais rápido dos 0-100 km/h na gama Civic, excluindo claro o Type R. O 1.8 i-VTEC tem os mesmos 140cv, mas não consegue ser tão rápido. Há uns anos isto não era esperado, muito menos num Honda.

          O binário é particularmente útil em subidas íngremes. Um caso curioso é o do Megane 1.5 dCi de 85cv... não é nenhum desportivo, mas mexe-se bastante bem, especialmente tendo em conta os "apenas" 85cv. Essa potência num motor atmosférico, num carro com peso semelhante, seria bastante mais... calma.

          Comentário


            #6
            Acima de tudo, tens que ter em atenção que não se conduz um carro com motor diesel da mesma forma que se conduz outro com motor a gasolina. Nãp podes esperar que um otto tenha as mesmas reprises que um diesel quando ambos estão em 4ª às 2000rpm assim como não podes esperar que um diesel te continue a debitar potência acima das 4500rpm..

            Quanto aos motores específicos, apenas conheço o TDI (versão 90cv). Quanto ao ottto, apenas dei uma voltinha num 2.0tfsi (motor com exelente resposta a baixas rotações).

            Aliás, até te posso falar num caso também curioso. Cá em casa há 3carros com 90cv (ibiza 1.9tdi, corolla 2.0d4d e carisma 1.6 otto). A puxar por eles nas subidas, a ibiza é a que tem o pior desempenho.

            Comentário


              #7
              A que rotação entra o turbo neste novos gasolinas de baixa cilindrada ?

              Comentário


                #8
                Qual é o binário do TDi? A que rotações?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Gustavo.Almeida Ver Post
                  Eu li um comparativo desses dois motores, o 1.9 TDI de 105cv e o 1.4TSI (denominado 1.4T na Audi) de 125cv, ambos em A3, tudo igual, excepto o motor.

                  A certo ponto referiram que, em termos de performance, o 1.4 TSI de 125cv está ao nível do 2.0 TDI de 140cv.

                  No que toca a agradabilidade de condução, ao contrário de um 1.6 FSI, por exemplo, acho que este TSI deve ser bastante bom. Uma das grandes vantagens dos diesel actuais são os turbos, coisa que este 1.4 TSI possui e que lhe dá um binário superior aos 1.4 atmosféricos.

                  O 1.4 TSI tem 200 Nm disponíveis entre as 1500-4000 rpms. O 1.9 TDI deve ter uma resposta mais "bruta" devido ao sistema de injecção que ainda usa. Neste caso, tendo em conta a disponibilidade do binário do 1.4T e a comparação com o 2.0 TDI de 140cv, presumo que o 1.4T seja "melhor" até pelo maior regime útil. No entanto, nunca os conduzi.

                  Quanto ao binário... é a capacidade de resposta que o carro tem. Quanto maior binário, mais resposta. Em alguns casos, pode mesmo acabar-se com pneus a patinar...
                  E como se portou o A3 nos consumos?

                  Comentário


                    #10
                    Coisa complicada...

                    As coisas não são tão lineares como às vezes parecem.

                    Uma das coisas a incluir na equação é a caixa de velocidades, peso e já agora, o tipo de uso (passageiros e demais carga) que se prevê.

                    Temos o exemplo do motor 2.2 D-4D no Toyota que no Avensis faz um brilhante conjunto com os seus 177, mas que no Lexus IS220d por culpa de uma caixa de velocidades horrorosa na versão normal, aquilo é um desencanto e na versão Sport é uma desilusão, dados os consumos excessivos.

                    Outra coisa. Por muito que se diga e que se fale, o custo do gasóleo ainda é substancialmente inferior ao da gasolina. Outra coisa. Um carro a Diesel, a diferença entre um andamento dito normal e um excessivo é de cerca de 2 a 3 litros a mais. Num carro a gasolina, a diferença pode chegar ao dobro.

                    Por outro, o custo de aquisição dos 1.4 ainda está baixo, o que dá para muito litro de gasolina. Pena é que o valor de revenda não se preveja tão optimista como muito jornalista anda a apregoar.

                    É complicado, eu sei...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                      A que rotação entra o turbo neste novos gasolinas de baixa cilindrada ?
                      Boas... o caso do 1.4TSI é diferente, porque conta com 2 tipos de sobre-alimentação, um compressor volumétrico e o turbo-compressor normal...

                      Como o compressor funciona melhor a baixas rotações, já li que entra em funcionamento com todo o seu fulgor a partir das 1400rpm , a partir das 2 mil e tal rpm funcionam os 2, tendo o motor uma elasticidade impensável antes no otto, e, a partir das 3 mil e muitas rpm funciona só a turbina até ao regime de potência máxima... Peço desculpa por realmente não saber precisar as rotações certas mas sei que não ando muito longe!

                      Quanto à duvida do tópico, é uma situação que já suscitou várias dúvidas, porque, de facto, o 1.4TSI é ter as vantagens de um diesel, num motor com muito mais rpm para utilizar... Para mim, a questão reflecte-se basicamente nos consumos, os quilometros a fazer e o tempo que queremos ficar com o carro: para quem faça muitos quilometros e queira ficar 10 anos com o carro o TDI compensa sempre! Por outro lado, o preço do Golf V TSI está muito competitivo
                      Quanto às prestações, neste caso específico, penso que o TDI vai perder sempre, porque, apesar de ter mais binário, as capacidades deste pequeno motor são impressionantes a regimes baixos, médios e altos por ter uma faixa de rpm mais alargada... O 2.0TDI sai disparado das 1700 rpm (+/-) até às 4000 mas o 1.4TSI "voa" das 2000 rpm até às 6000...

                      O único senão do TSI é a velha história da fiabilidade: dúvido muito que faça 250.000km Digo isto peganto no exemplo do mítico G40 da VW que segundo soube, teve muitos problemas e não conheço nenhum com mais de 150.000 km

                      Cumps

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                        Bom tópico.

                        A minha opinião é esta:
                        - o TDI é um motor económico que consegue ser "desportivo".
                        - o TSI é um motor desportivo que consegue ser "económico".

                        Ou seja, um TDI nunca será tão desportivo como um TSI, e um TSI nunca será tão económico como um TDI. Será uma questão de prioridade. Quem dá mais valor a autonomia e economia de combustível, sem esquecer esporadicamente a necessidade de prestações desportivas, escolhe o TDI. Quem quer um motor silencioso e potente a regimes maiores, mas que pode ser económico se assim o desejarem, escolhe o TSI.

                        Tudo isto teoricamente, porque nunca conduzi um TSI, sou mais conhecedor do TDI (o com 90 cv).
                        Tenho algumas dúvidas sobre a parte da economia. Em todos os testes que até agora vi, os consumos dos otto turbinados medidos (e não os anunciados) são sempre superiores aos dos motores a gasolina da anterior geração. Um exemplo? Consumos médios medidos pela AF no Tiguan, no 1.4 TSI são de 9,1 l/100 (no TDI de 7,4 l/100).

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por LuisNeves Ver Post
                          Tenho algumas dúvidas sobre a parte da economia. Em todos os testes que até agora vi, os consumos dos otto turbinados medidos (e não os anunciados) são sempre superiores aos dos motores a gasolina da anterior geração. Um exemplo? Consumos médios medidos pela AF no Tiguan, no 1.4 TSI são de 9,1 l/100 (no TDI de 7,4 l/100).

                          mas os motores a gasolina da anterior geração eram atmosféricos e bem menos potentes e performantes

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por pedro_samuca Ver Post
                            Boas... o caso do 1.4TSI é diferente, porque conta com 2 tipos de sobre-alimentação, um compressor volumétrico e o turbo-compressor normal...

                            Como o compressor funciona melhor a baixas rotações, já li que entra em funcionamento com todo o seu fulgor a partir das 1400rpm , a partir das 2 mil e tal rpm funcionam os 2, tendo o motor uma elasticidade impensável antes no otto, e, a partir das 3 mil e muitas rpm funciona só a turbina até ao regime de potência máxima... Peço desculpa por realmente não saber precisar as rotações certas mas sei que não ando muito longe!

                            Quanto à duvida do tópico, é uma situação que já suscitou várias dúvidas, porque, de facto, o 1.4TSI é ter as vantagens de um diesel, num motor com muito mais rpm para utilizar... Para mim, a questão reflecte-se basicamente nos consumos, os quilometros a fazer e o tempo que queremos ficar com o carro: para quem faça muitos quilometros e queira ficar 10 anos com o carro o TDI compensa sempre! Por outro lado, o preço do Golf V TSI está muito competitivo
                            Quanto às prestações, neste caso específico, penso que o TDI vai perder sempre, porque, apesar de ter mais binário, as capacidades deste pequeno motor são impressionantes a regimes baixos, médios e altos por ter uma faixa de rpm mais alargada... O 2.0TDI sai disparado das 1700 rpm (+/-) até às 4000 mas o 1.4TSI "voa" das 2000 rpm até às 6000...

                            O único senão do TSI é a velha história da fiabilidade: dúvido muito que faça 250.000km Digo isto peganto no exemplo do mítico G40 da VW que segundo soube, teve muitos problemas e não conheço nenhum com mais de 150.000 km

                            Cumps
                            O que tem compressor é o de 170cv! O de 140cv e o de 125cv devem utilizar provavelmente um turbo pequeno de baixa pressão e de baixa inércia.

                            Exemplo disso, são os motores turbo, que a Saab equipa nos seus carros. O 9-5 2.0t tem o regime máximo de binário às 1800rpm.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por J.Garcia Ver Post
                              O que tem compressor é o de 170cv! O de 140cv e o de 125cv devem utilizar provavelmente um turbo pequeno de baixa pressão e de baixa inércia.

                              Exemplo disso, são os motores turbo, que a Saab equipa nos seus carros. O 9-5 2.0t tem o regime máximo de binário às 1800rpm.
                              Errado.

                              O de 140, 170 e agora 150 no Tiguan têm compressor e Turbo. Só o de 125cv é que tem apenas Turbo.

                              Comentário


                                #16
                                Se eu precisar fazer uma ultrapassagem em terreno plano, qual responderá melhor ao acelerador? Um tsi porque tem melhores reprises? Ou um tdi porque tem um binário mais elevado?...
                                Isto já responde ao que perguntas!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por pedro_samuca Ver Post
                                  Boas... o caso do 1.4TSI é diferente, porque conta com 2 tipos de sobre-alimentação, um compressor volumétrico e o turbo-compressor normal...

                                  Como o compressor funciona melhor a baixas rotações, já li que entra em funcionamento com todo o seu fulgor a partir das 1400rpm , a partir das 2 mil e tal rpm funcionam os 2, tendo o motor uma elasticidade impensável antes no otto, e, a partir das 3 mil e muitas rpm funciona só a turbina até ao regime de potência máxima... Peço desculpa por realmente não saber precisar as rotações certas mas sei que não ando muito longe!

                                  Quanto à duvida do tópico, é uma situação que já suscitou várias dúvidas, porque, de facto, o 1.4TSI é ter as vantagens de um diesel, num motor com muito mais rpm para utilizar... Para mim, a questão reflecte-se basicamente nos consumos, os quilometros a fazer e o tempo que queremos ficar com o carro: para quem faça muitos quilometros e queira ficar 10 anos com o carro o TDI compensa sempre! Por outro lado, o preço do Golf V TSI está muito competitivo
                                  Quanto às prestações, neste caso específico, penso que o TDI vai perder sempre, porque, apesar de ter mais binário, as capacidades deste pequeno motor são impressionantes a regimes baixos, médios e altos por ter uma faixa de rpm mais alargada... O 2.0TDI sai disparado das 1700 rpm (+/-) até às 4000 mas o 1.4TSI "voa" das 2000 rpm até às 6000...

                                  O único senão do TSI é a velha história da fiabilidade: dúvido muito que faça 250.000km Digo isto peganto no exemplo do mítico G40 da VW que segundo soube, teve muitos problemas e não conheço nenhum com mais de 150.000 km

                                  Cumps
                                  Conheço um com 220000, isso não quer dizer nada...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                    A que rotação entra o turbo neste novos gasolinas de baixa cilindrada ?
                                    No caso do 308 1.6 Turbo (não me lembro da sigla, HTP ou coisa assim), desde muito cedo. Tanto que referem que em altas acaba por ter menos força do que se esperava.

                                    Originalmente Colocado por Keyser_Soze Ver Post
                                    E como se portou o A3 nos consumos?
                                    Disseram que, dependendo dos percursos, o 1.4T compensava até 3300-4300 kms mensais.

                                    Há que notar que o TDI custa mais 5500€, o gasóleo está cada vez mais próximo da gasolina, etc. O 1.4T é mais susceptível de variar o consumo em função do pé. Os TDI nisso são bastante bons.

                                    Numa utilização citadina o TDI será mais contido nos consumos, enquanto que em auto-estrada o 1.4T consegue consumos bastante bons. Já agora, o 1.4T tem 6 velocidades no A3, enquanto o 1.9 TDI tem 5.


                                    Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                    Uma das coisas a incluir na equação é a caixa de velocidades, peso e já agora, o tipo de uso (passageiros e demais carga) que se prevê.
                                    Eu costumo comparar o Astra 1.3 CDTI de 90cv ao antigo Corolla 1.4 D-4D de 90cv. Ambos têm a mesma potência, mas o Corolla tem uma resposta mais imediata por ter caixa mais curta. A consequência é que acima do limite legal, em auto-estrada, o Corolla é mais ruidoso por estar a fazer mais rotação.

                                    Curiosamente, o redline deste diesel só começa após as 5000. A primeira vez que entrei num quase fiquei na dúvida sobre o combustível que bebia...

                                    Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                    O de 140, 170 e agora 150 no Tiguan têm compressor e Turbo. Só o de 125cv é que tem apenas Turbo.
                                    Exactamente.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Darth Vader Ver Post
                                      Conheço um com 220000, isso não quer dizer nada...
                                      Conheces um TSI com 220.000 km? De certeza? É que este motor é mesmo muito recente (penso que começou a ser comercializado em Portugal em 2006) e isso implicava uma média de quilometros astronómicamente alta para um otto... mas pronto, já tou por tudo!

                                      Não digas que não quer dizer nada... Um otto com 140 (170) cv que faz quase 7.000 rpm sem ir ao redline com 2 tipos de sobre-alimentação num motor 1.4? Ok...
                                      Não volto a comentar a minha fé na fiabilidade dele...

                                      Cumps

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por pedro_samuca Ver Post
                                        Conheces um TSI com 220.000 km? De certeza? É que este motor é mesmo muito recente (penso que começou a ser comercializado em Portugal em 2006) e isso implicava uma média de quilometros astronómicamente alta para um otto... mas pronto, já tou por tudo!

                                        Não digas que não quer dizer nada... Um otto com 140 (170) cv que faz quase 7.000 rpm sem ir ao redline com 2 tipos de sobre-alimentação num motor 1.4? Ok...
                                        Não volto a comentar a minha fé na fiabilidade dele...

                                        Cumps
                                        Acho que se referia ao G40

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                          Acho que se referia ao G40
                                          Se assim for, peço desde já desculpa pela confusão... Percebi mal!


                                          Cumps

                                          Comentário


                                            #22
                                            Já o outro dizia:

                                            "People buy horsepower but they drive torque"


                                            E está tudo dito.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por pedro_samuca Ver Post
                                              Conheces um TSI com 220.000 km? De certeza? É que este motor é mesmo muito recente (penso que começou a ser comercializado em Portugal em 2006) e isso implicava uma média de quilometros astronómicamente alta para um otto... mas pronto, já tou por tudo!

                                              Não digas que não quer dizer nada... Um otto com 140 (170) cv que faz quase 7.000 rpm sem ir ao redline com 2 tipos de sobre-alimentação num motor 1.4? Ok...
                                              Não volto a comentar a minha fé na fiabilidade dele...

                                              Cumps
                                              Referia-me ao g40, tsi não conheço ninguem com um!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Tó Zé Ver Post
                                                Já o outro dizia:

                                                "People buy horsepower but they drive torque"


                                                E está tudo dito.
                                                Mas não conduzem binário máximo mas sim numa curva de binário. Depois existem as relações de caixa e nem entro em potencia dissipada e afins!

                                                Por isso e apesar do binário máximo ser inferior no TSI, mantem-se por muito mais rpm's e ajudado por uma caixa mais curta, o que chega definitivamente às rodas até será superior na maioria das situações.

                                                Comentário

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