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Poupança de combustível numa pequena viagem

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    Poupança de combustível numa pequena viagem

    Este Domingo passado fui á Fátima com os sogros.

    Como íamos em passeio e com muita conversa. Decidí fazer todo o trajecto com o Cruise Controle ligado nos 100kmh ( 80kmh nas zonas de obras )

    Fiz um reset ao CC na entrada das portagens

    O resultado foi muito bom:

    4 Adultos
    1 Criança
    Muita bagagem.
    Carro: Megane Break 1.5 dci 80cv

    Chegada a Fátima:
    Distância:

    Média Velocidade:

    Combustível Gasto:

    Média Consumos:


    O regresso foi feito nas mesmas regras mas um pouco mais lento devido ao trânsito intenso nas zonas de obras.
    Já depois do regresso já com o carro na garagem:

    Distância:

    Média Velocidade:

    Combustível Gasto:

    Média Consumos:


    A grande vantagem de um ritmo maius lento é sem dúvida a poupança, mas a viagem é muito relaxada...ultrapassei uns 4 carros para cada lado...nada e stresses, sempre na conversa.

    Tenho que dizer também que as placas de 80kmh nas zonas de obras são no mínimo ignoradas por 95% dos condutores, os AUtocarros/Camiões só não me ultrapassavam porque são proibidos, mesmo assim um autocarro de excursões passou-me na zona de Coimbrões!

    Cumprimentos e viagens seguras!!!

    #2
    excelentes consumos do megane..
    o outro dia fiz também essa viagem.. Maia - fátima e gastou 50L.. para 500km foi no golf .1.9 - 90cv...
    parabens por esse consumo..;)
    Editado pela última vez por Toze Dias; 29 April 2008, 18:04.

    Comentário


      #3
      Excelente, os Dci's têm a fama dos baixos consumos e é bem verdade!

      Comentário


        #4
        Não está mau, mas facilmente conseguias melhor se não usasses o cruise control.

        Comentário


          #5
          Parabéns pela excelente média. Também já consegui fazer a proeza de fazer uma média de 4.8l/100km num Volvo S60 em cerca de 300km de viagem.

          Porém uma coisa é certa, se se ganha em economia de combustível, perde-se em tempo de viagem (aliás aumenta-se). Numa viagem de 500km a diferença entre ir a 100km/h ou a 120km/h é uma hora de viagem.

          Outra coisa que tb aprendi que influencia o consumo é o estado de limpeza da carroçaria e o estado e tipo de pneus que equipam o veiculo.


          Bons quilometro.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por RPM Ver Post
            Não está mau, mas facilmente conseguias melhor se não usasses o cruise control.
            Consegues fazer melhores medias a carregar no pedal do que com o CC??

            Nunca fiz uma viagem sem CC, nem estou com muita paciência para experimentar.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por the_doc Ver Post
              Consegues fazer melhores medias a carregar no pedal do que com o CC??

              Nunca fiz uma viagem sem CC, nem estou com muita paciência para experimentar.
              Claro que sim. E nunca fizeste uma viagem sem CC? Tiraste a carta ontem

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por the_doc Ver Post
                Consegues fazer melhores medias a carregar no pedal do que com o CC??

                Nunca fiz uma viagem sem CC, nem estou com muita paciência para experimentar.
                Óbvio, o CC mantém sempre os 100 Km/h por exemplo, sendo que o mais eficiente seria por exemplo 120Km/h a descer e 80Km/h a subir chegando ao final com a mesma média de 100 Km/h.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por trtl Ver Post
                  Claro que sim. E nunca fizeste uma viagem sem CC? Tiraste a carta ontem
                  Tirei a carta à 2 anos, mas as viagens grandes são sempre com o carro dos papas. Embora já tenha feito viagens, po SW e tal com outros automóveis. Nunca fiz uma viagem com o volvo com e sem CC para comparar.

                  Comentário


                    #10
                    Desde Outubro que tenho um carro com CC e no geral poupa-se gasolina em ir com o CC. Não há oscilações de velocidade e o carro só utiliza o combustível estritamente necessário para ir naquela velocidade. E como vou com o consumo instantâneo no CB vejo que nas descidas o consumo chega a estar a 0.0 ou entre 1.0 e 3.0 se a descida for leve...E o meu carro é a gasolina...

                    Conclusão para o the doc: nas descidas embala como os outros e nas subidas gasta a gasolina estritamente necessária para a velocidade escolhida. Não há oscilações de velocidade (acelera e desacelera, o pé nunca vai muito tempo no mesmo angulo) e não há excessos. Não quero outra coisa!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Pininfarina Ver Post
                      Desde Outubro que tenho um carro com CC e no geral poupa-se gasolina em ir com o CC.
                      Quando um simples controlador closed-loop conduz melhor do que um humano está tudo dito sobre o condutor.
                      Ando eu a trabalhar a trabalhar em inteligência artificial para nada, afinal há muito que os humanos foram superados.
                      Editado pela última vez por RPM; 29 April 2008, 18:43.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por RPM Ver Post
                        Quando um simples controlador closed-loop conduz melhor do que um humano está tudo dito sobre o condutor.
                        Ando eu a trabalhar a trabalhar em inteligência artificial para nada, afinal há muito que os humanos foram superados.
                        Para mim n seria humilhante, se fosse esse o caso. Faz uma gestão mais eficaz do combustível necessário do que um condutor despreocupado. É a minha experiência prática, não é a minha dissertação-de-mestrado-em-teste-de-laboratório-com-condutor-mega-atento-aos-consumos. Da mesma maneira que concluo que a direcção assistida ajuda o condutor a estacionar melhor, tal como os respectivos sensores. E não acho que os sensores estacionam melhor do que um humano. São dispositivos auxiliares, n apredeste isso na faculdade?
                        Se calhar não te fazia mal passar mais tempo com humanos para aprenderes as regras de cortesia e educação desenvolvidas por eles durante milénios... Ficou claro que trabalhas com inteligência artificial.

                        Mas já agora explica lá o que faz gastar mais, eu gosto de aprender com quem sabe. Mas n venhas com exemplos básicos de subidas e descidas, porque há pouco só concluiste que a velocidade média seria a mesma (digo seria porque o cruise control n actua sobre os travões, logo o carro excede os 100KM/H na descida e a média não será a mesma, capiche?). E numa linguagem acessível, adequada a burros como eu sff.
                        Editado pela última vez por Pininfarina; 29 April 2008, 19:03.

                        Comentário


                          #13
                          Isso de fazer melhor médias com o CC depende e muito do carro em questão.
                          Não me venham dizer que fazem melhores médias com o CC num polo 1.2.

                          Comentário


                            #14
                            Exactamente!

                            Originalmente Colocado por RPM Ver Post
                            Não está mau, mas facilmente conseguias melhor se não usasses o cruise control.
                            Anda eu a dizer mal dos consumos do Grande Punto 1.3 MTJ 90cv da minha mulher, eis senão quando decido prescindir do cruise-control. Mega-surpresa: uns bons 0,4-0,5 de consumo a menos para velocidadades da ordem dos 120-140 km/h!!

                            Fiquei estupefacto!

                            Claro que nem todos os sistemas serão tão pouco eficientes como o deste GP (que eu adoro, diga-se).

                            Solução: experimentar. Resta-me agora experimentar no Volvo.

                            Um abraço

                            Comentário


                              #15
                              O cruise control faz com que não haja variações de velocidade...E por isso mesmo em descidas "trava" o carro..Se nessas descidas desligasses o CC e deixasses o carro andar baixavas a média...Há muitos truques, falta é paciência para fazer o melhor!

                              Comentário


                                #16
                                Este tópico faz-me lembrar o tópico do ponto morto poupar combustível... ou seja, nunca vai haver consenso nas respostas

                                Mas se acham que uma máquina é melhor que o homem que a fez...

                                Comentário


                                  #17
                                  O cruise control não é mais eficiente.

                                  Basta pensar que na subida (onde gasta mais) ele mantém a velocidade (à custa de mais combustível).

                                  Com a técnica de deixar o carro perder velocidade nas subidas diminui-se o consumo na subida. Depois a descer o carro vai a 120 km/h a gastar menos do que se fosse a 100 km/h a direito.

                                  Mas não é preciso fazer nenhum curso para isto, basta experimentar

                                  Comentário


                                    #18
                                    Isso dá para comprar na feira? Assim tb punha no meu carrito para ver se fazia médias de 6 Lts (ja ficava contente) LOL.

                                    São uns optimos consumos, mas para mim o porreiro de ir a essas velocidades (que agora é a minha velocidade cruzeiro) é ir na descontra, sem preocupado com radares, policia e a fazer ultrapassagens a toda a hora.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                      O cruise control não é mais eficiente.

                                      Basta pensar que na subida (onde gasta mais) ele mantém a velocidade (à custa de mais combustível).

                                      Com a técnica de deixar o carro perder velocidade nas subidas diminui-se o consumo na subida. Depois a descer o carro vai a 120 km/h a gastar menos do que se fosse a 100 km/h a direito.

                                      Mas não é preciso fazer nenhum curso para isto, basta experimentar
                                      Já para não falar que, se a subida for antecedida por uma descida (frase esquisita), pode-se descer a 140/150 quase a consumo zero e embalar o carro para poder subir quase sem acelerar, perdendo velocidade naturalmente.

                                      O CC dá muito conforto de condução, mas melhores consumos, não dá de certeza.

                                      Comentário


                                        #20
                                        curiosa a surpresa por se poderem ter consumos inferiores se se fôr a conduzir sem CC.

                                        Um bom condutor antecipa as subidas e dá balanço, reduzindo os consumos do que reagir com mais carga de acelerador à subida, como faz o CC.

                                        E isto é só um exemplo

                                        Comentário


                                          #21
                                          eu sou fã do CC, uso quer em nacional quem em AE sendo que em descidas e subidas dou-lhe uma ajuda ou seja nas descidas acelero para aproveitar o embalo para as subidas.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por sirmister Ver Post
                                            eu sou fã do CC, uso quer em nacional quem em AE sendo que em descidas e subidas dou-lhe uma ajuda ou seja nas descidas acelero para aproveitar o embalo para as subidas.
                                            Aqui temos quem sabe usar o CC e diminuir os consumos com ajuda deste dispositivo. Tira partido das vantagens e anula as desvantagens. Nas descidas até se pode desligar, embora o meu CC n trave o carro nas descidas. Mas a malta aqui deve andar toda de Classe S com o CC adaptativo... Para mim a discussão termina aqui.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                              O cruise control não é mais eficiente.

                                              Basta pensar que na subida (onde gasta mais) ele mantém a velocidade (à custa de mais combustível).

                                              Com a técnica de deixar o carro perder velocidade nas subidas diminui-se o consumo na subida. Depois a descer o carro vai a 120 km/h a gastar menos do que se fosse a 100 km/h a direito.

                                              Mas não é preciso fazer nenhum curso para isto, basta experimentar
                                              Qualquer pensoa com o mínimo de bom senso percebe isto de antecipar as subidas acelerando um pouco para a seguir fazer a subida com pouco esforço para o motor.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Filipe Miguel F. Lopes Ver Post
                                                Qualquer pensoa com o mínimo de bom senso percebe isto de antecipar as subidas acelerando um pouco para a seguir fazer a subida com pouco esforço para o motor.
                                                Olha que não, isso é uma noção básica de ecodriving no entanto vejo muita gente a travar nas descidas e depois sobem com o carro a morrer ou a esforçar uma 3ª porque perderam o embalo todo.

                                                O problema é de quem anda a dizer à boca cheia que mais velocidade equivale a maior consumo quando isto não é totalmente verdade.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                                                  Olha que não, isso é uma noção básica de ecodriving no entanto vejo muita gente a travar nas descidas e depois sobem com o carro a morrer ou a esforçar uma 3ª porque perderam o embalo todo.

                                                  O problema é de quem anda a dizer à boca cheia que mais velocidade equivale a maior consumo quando isto não é totalmente verdade.
                                                  Pois se calhar muitas pessoas nem pensam. Mas se pensassem talvez lá chagassem..

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    É importante ter uma condução económica.

                                                    Todos ficam a ganhar.

                                                    O problema é quando isso se torna numa obsessão. Por vezes vejo pessoas a circularem a 70 / 80 kms. em AE. Por certo que fazem consumos invejáveis. O problema é que constituem um perigo para si e para os demais utentes da estrada.

                                                    Os acidentes, em AE, são potenciados pelas poucas viaturas que circulam a velocidades muito diferentes da maioria e isso tanto é válido para quem circula muito acima da velocidade máxima legal como para quem circula muito abaixo.

                                                    Nunca esqueçam que, como diz o nosso povo, por vezes "o barato sai caro!".

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Não é porque a velocidade máxima seja de 120kmh que temos de todos andar a essa velocidade.

                                                      Se todos andassem a 120 não seria perigo NENHUM apanharem um carro mais lento á frente.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Vamos andar todos à velocidade mínima permitida, 50!!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Circulo diariamente em AE entre os 90 e os 100 (sim, por economia nao só de combustivel, mas da mecanica do carro) e nao vejo razoes para nao o fazer. Tou dentro da lei, e de certeza que se todos a respeitassem (120km/h de velocidade máxima) essas diferenças de velocidade não seriam problema. A questão é que muitas vezes as pessoas andam a 160 para não terem que se levantar 5 minutos mais cedo da cama (não digo que sejam todos, obviamente ).
                                                          Na minha opinião nao é justo que eu não possa andar a 90km/h na AE porque os outros gostam de andar a 160. Vou descançado da vida, quem quiser passar que faça o favor.

                                                          Cumprimentos.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por VSilva Ver Post
                                                            Não é porque a velocidade máxima seja de 120kmh que temos de todos andar a essa velocidade.

                                                            Se todos andassem a 120 não seria perigo NENHUM apanharem um carro mais lento á frente.
                                                            Se circulasse a 60 kms. / h poderia tornar-se perigoso.

                                                            A auto estrada é um local dinâmico onde comportamentos anómalos podem criar problemas.

                                                            Circular muito mais depressa ou devagar que a maioria das viaturas pode ser potencialmente perigoso.

                                                            Comentário

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