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    Aygo MMT

    Boas

    A "maria" já chegou à conclusão que mudanças manuais não e por isso andamos à procura de um carrito com caixa automática. Há um negócio pendente para um Aygo MMT. Já se fez test-drive blablabla e ao testar numa subida o carro, depois de largar o pé do acelerador para colocar no travão ele descaiu. Bem, isto é a lei da gravidade... Mas ela falou com uma pessoa que disse "isso nas caixas automáticas não acontece" mas essa pessoa tem um Mercedes XPTO que deve ter tecnologia para isso, não?

    Abraço

    #2
    O famoso hill-holder, ou qualquer uma das suas variações de designação consoante a marca.

    Também pensava q todas as caixas automáticas modernas tinham esse sistema, até pq já está a ser bastante aplicado até em carros de mudanças manuais.

    Mas o problema não é grave se a pessoa se adaptar a manter o carro seguro com o pé esquerdo (o pedal do travão até é suficientemente grande para se fazer a troca de um pé para o outro) enquanto dá um impulso de aceleração para o fazer arrancar.

    Comentário


      #3
      Edge muito obrigado. Então é mais difícil de descobrir essa característica nas especificações de um carro certo? Em algum carro gama A/B existe esse sistema?

      Comentário


        #4
        Essa caixa é uma bela bosta no seu funcionamento.

        Lenta e no modo auto obriga a que se suba muito na rotação.

        No modo sequencial as coisas melhoram um bocadinho mas mesmo assim...


        A melhor caixa em veículos do mesmo segmento é a DuaLogic que se pode encontrar no Fiat Panda.

        Comentário


          #5
          Não conheço essa caixa, mas pelo que vejo está equiparada com o do Smart pelas descrições, é lenta a mudar de mudança e tem de se obter alguma rotação em alguns casos demasiada a meu ver(isto numa condução dita normal)

          Agora o que falaram foi do Hill-Climber, que é um sistema que quando se tira o pé do travão ele aguenta os travões durante 2 segundos.

          Comentário


            #6
            DeCeIi uma "bela bosta" não é um termo um bocado forte? o_O

            Sabes-me dizer dentro da gama A (107, C1, Aygo, Pixo etc) e B (citadinos) que mais caixas automáticas possuem hill-holder?

            Obrigado

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              #7
              Infelizmente não o é.

              A caixa é anémica e o seu uso em modo totalmente auto desilude.


              E para que é que num carro com caixa auto é preciso "hill holder" ?

              Comentário


                #8
                Porque descai se a maria não for suficientemente rápida :P

                O hill holder não é uma mais-valia para caixas manuais e automáticas?

                Comentário


                  #9
                  O hill holder é um sistema porreiro, tenho no meu, apesar de ser caixa manual, o problema é que nos outros carros fico mais nabo

                  Comentário


                    #10
                    Os Smarts possuem o famoso Hill-Holder, só não sei qual é a terminologia usada na caixa Softouch (a caixa automática do Smart). Contudo é de esperar que TODAS as caixas automáticas a tenham, por motivos de segurança inclusive, porque senão numa subida íngreme podia ocorrer uma situação perigosa. A tua esposa que experimente calcar o travão mesmo até ao fim, em vez de calcar só até o veículo estar seguro. Se calhar é assim que se activa o Hill-Holder nessa caixa. No Smart tens de ir um bocado fundo com o travão, mas não precisa ser mesmo até ao fim. Se pelo contrário eu só pisar o suficiente para o carro não descair, as vezes não entra em funcionamento o Hill-Holder.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                      E para que é que num carro com caixa auto é preciso "hill holder" ?
                      Atenção que a caixa do Aygo MMT não é automática, é uma semi-automática.

                      Originalmente Colocado por ToyotistaAbuTrE Ver Post
                      O hill holder não é uma mais-valia para caixas manuais e automáticas?
                      Nas auto é dispensável, mas...

                      Originalmente Colocado por Leash Ver Post
                      Mas nos semi-automáticos, isto é, de embraigem robotizada, já descaem. [...]
                      Das duas uma:
                      ou uma full-auto, sem necessidade de hill-holder mas lenta;
                      ou uma semi que não seja também um pincel de usar; para os segmentos A/B, vale a pena considerar o Panda Dualogic e o Polo DSG, mas este é bastante mais caro.
                      Editado pela última vez por RAD; 29 July 2010, 14:42.

                      Comentário


                        #12
                        Exacto, esqueci-me de dizer que a caixa do Smart é Semi-automática (e não automática) e possui Hill-Holder.

                        Comentário


                          #13
                          RAD liguei agora à Toyota e explicaram-me que MMT não é uma verdadeira caixa automática, mas mais como se fosse uma manual em que há um sistema eléctrico que mete as mudanças.

                          Eu ainda não percebi a diferença entre caixa automática e semi-automática? A semi-automática tem pedal de embraiagem? É que o Aygo MMT não tem pedal de embraiagem.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ToyotistaAbuTrE Ver Post
                            RAD liguei agora à Toyota e explicaram-me que MMT não é uma verdadeira caixa automática, mas mais como se fosse uma manual em que há um sistema eléctrico que mete as mudanças.

                            Eu ainda não percebi a diferença entre caixa automática e semi-automática? A semi-automática tem pedal de embraiagem? É que o Aygo MMT não tem pedal de embraiagem.
                            As semi-automáticas também não têm pedal de embraiagem. Em termos de utilização, têm o modo automático, prático no trânsito citadino mais intenso, e o modo sequencial (patilhas -/+ atrás do volante ou movendo a alavanca longitudinalmente), mais agradável nas restantes situações. As automáticas limitam mais a acção do condutor (embora tenham a tal vantagem dos arranques em vias inclinadas).

                            Comentário


                              #15
                              O hill-climb é um equipamento que tanto pode vir com carros Auto e manual.



                              E isso deve ser falta de hábito, pois quando lhe apanhar o jeito já não o deixa descair.

                              Porque sempre houve carros com caixas auto, antes de haver o hill-climb e o pessoal sempre se conseguiu desenrascar

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Dano Ver Post
                                O hill-climb é um equipamento que tanto pode vir com carros Auto e manual.



                                E isso deve ser falta de hábito, pois quando lhe apanhar o jeito já não o deixa descair.

                                Porque sempre houve carros com caixas auto, antes de haver o hill-climb e o pessoal sempre se conseguiu desenrascar
                                Tenho dúvidas que haja algum carro com caixa AUTO que tenha hill holder. Semi-auto sim, deve haver aos pontapés.

                                Comentário


                                  #17
                                  Tenho um corsa easytronic 1.2 a gasolina e esta caixa é como a MMt, manual com sistema hidraulico para fazer o "serviço", não tem embraiagem é sequencial e automatica, não tem o tal Hill Holder mas também não descai dessa maneira, aliás se tirar o pé devagarinho do travão ele faz ponto de embraiagem sozinho. É uma questão de testares, no meu caso a cara metade so com caixa automática é que começou a conduzir sem medos.

                                  Abraço

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por RAD Ver Post
                                    Tenho dúvidas que haja algum carro com caixa AUTO que tenha hill holder. Semi-auto sim, deve haver aos pontapés.
                                    É aos montes... Quantos exemplos queres?

                                    Comentário


                                      #19
                                      fapoc eu quero. :D

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por fapoc Ver Post
                                        É aos montes... Quantos exemplos queres?
                                        Venham eles.

                                        (não é provocação; se existem, quero saber).

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ToyotistaAbuTrE Ver Post
                                          RAD liguei agora à Toyota e explicaram-me que MMT não é uma verdadeira caixa automática, mas mais como se fosse uma manual em que há um sistema eléctrico que mete as mudanças.

                                          Eu ainda não percebi a diferença entre caixa automática e semi-automática? A semi-automática tem pedal de embraiagem? É que o Aygo MMT não tem pedal de embraiagem.
                                          Aquilo não é semi-automático também !

                                          Trata-se de uma caixa robotizada, onde o pedal da embraiagem é substituído por um módulo hidráulico, e por um processador que determina a melhor altura de fazer a passagem de caixa (no modo totalmente auto) ou recebe ordens do condutor (no modo sequencial).

                                          Está claro ou ? ...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Uma pergunta parva....mas apesar do hiil holder, não será mais fácil ganhar o hábito de puxar o travão de mão, puxar pelo carro até querer andar e destravar?

                                            Acho que é complicar uma coisa tão simples...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ColtSeavers Ver Post
                                              Uma pergunta parva....mas apesar do hiil holder, não será mais fácil ganhar o hábito de puxar o travão de mão, puxar pelo carro até querer andar e destravar?

                                              Acho que é complicar uma coisa tão simples...
                                              Depende da situação.

                                              Conduzo frequentemente uma mercedes Sprinter 3500 caixa automatica 6 velocidades. E ja experimentei uma sem hill climber. A carrinha com a sua capacidade cheia, sem hill climber... é uma autentica aventura arranca-la em subidas ingremes. Apesar do travão de mão a segurar, na sua full capacity nao segura assim tao bem, e sem os 2 segundos de espera no travão antes de ir po acelarador, as 3 toneladas começam a cair pa trás e depois segurá-la?! vai la vai....

                                              Os meus carros sao todos manuais, e nao tenho qualquer problema com pontos de embraiagem. Agora na sprinter cheia ate cima sem o sistema hill climber, é um martirio...

                                              Num aygo... duvido... mas como o autor do topico disse que a "maria" dele nao quer caixas manuais, deve ser por nao conseguir conduzir manuais assim tao bem... (o que é estranho porque em Portugal tira-se a carta em carros manuais... digo eu...)

                                              Comentário


                                                #24
                                                Hoje em dia, existem vários modelos com essa combinação que procura (hill holder, caixa semi-automática/robotizada ou o que for que lhe chamem). No entanto há que dizer que essas caixas são caríssimas e se avariarem fora da garantia, fazem os cabelos do dono(a) caír à farta. Se tal acontecer, terá que ter cuidado para não se engasgar com eles na cama. Aviso dado, lista segue-se:

                                                Grupo VW:

                                                SEAT Léon Style 1.6TDI 105cv DSG e Hill Holder;
                                                VW Polo 1.4 85cv Highline | 1.6TDI 90cv Confortline/Highline/GT;
                                                Skoda Fabia 1.2 TSI 105cv Elegance DSG e ESP Plus (opcional)

                                                Grupo FIAT:

                                                Fiat Panda 1.2 Dualogic com Hill Holder opcional;
                                                Fiat Punto Evo 1.3 Multijet II Dualogic com Hill Holder opcional;
                                                Fiat 500/C (C só a gasolina, pelos vistos...) a gasolina ou a gasóleo, com Hill Holder opcional e Dualogic;

                                                A Renault introduziu há pouco tempo a caixa EDC no Mégane. De acordo com o site, os modelos equipados com a EDC, trazem Hill Holder. Antes Hill Holder era só no Laguna ou no Koleos (acho eu).

                                                No resto das marcas acho que só mesmo os modelos mais luxuosos é que possuem a combinação que procura. Se tiver enganado, de certeza que alguém me corrigirá. Vi alguma coisa nos sites. Não vi tudo porque não tenho tempo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Uma familiar minha tem precisamente um Aygo com a caixa MMT, e eu também já apanhei um belo cagasso a arrancar numa subida íngreme.
                                                  Descaiu um bom bocado. Agora é pé esquerdo no travão e acelerar...
                                                  Não acho a caixa assim tão má e já conduzi a DSG da VW. Caixa má é a do Smart que fico mais velho cada vez que se faz uma passagem de caixa.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por z0rg Ver Post
                                                    Hoje em dia, existem vários modelos com essa combinação que procura (hill holder, caixa semi-automática/robotizada ou o que for que lhe chamem). No entanto há que dizer que essas caixas são caríssimas e se avariarem fora da garantia, fazem os cabelos do dono(a) caír à farta. Se tal acontecer, terá que ter cuidado para não se engasgar com eles na cama.
                                                    Bem visto. Uma extensão de garantia de 24 para 60 meses custa 600 euros, e é capaz de valer a pena.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por CaRaMeLo Ver Post
                                                      Uma familiar minha tem precisamente um Aygo com a caixa MMT, e eu também já apanhei um belo cagasso a arrancar numa subida íngreme.
                                                      Descaiu um bom bocado. Agora é pé esquerdo no travão e acelerar...
                                                      Não acho a caixa assim tão má e já conduzi a DSG da VW. Caixa má é a do Smart que fico mais velho cada vez que se faz uma passagem de caixa.
                                                      Se as marcas pensassem no cliente, há muito que teriam corrigido esse aspecto ergonómico. No lugar do pedal da embraiagem, o pedal do travão. Travava-se mais facilmente com o pé esquerdo. O problema é que isso tem um custo. Fica mais barato para as marcas fazer tudo igual e em certos modelos pôr um pedal de travão mais largo.

                                                      Se os carros eléctricos tiverem sucesso, talvez a coisa mude.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por z0rg Ver Post
                                                        Se as marcas pensassem no cliente, há muito que teriam corrigido esse aspecto ergonómico. No lugar do pedal da embraiagem, o pedal do travão. Travava-se mais facilmente com o pé esquerdo. O problema é que isso tem um custo. Fica mais barato para as marcas fazer tudo igual e em certos modelos pôr um pedal de travão mais largo.

                                                        Se os carros eléctricos tiverem sucesso, talvez a coisa mude.
                                                        Travavas mais facilmente tu, que se calhar estás habituado, mas nunca na vida é mais prático o pedal do travão passar para o pé esquerdo. O teu pé esquerdo leva sempre mais força inconscientemente. Nos primeiros tempos era só um susto mínimo e já estavas a travar a fundo (e os que viessem atrás que travassem com o esquerdo também). Depois de habituado, quando conduzisses um manual, era só arranhar a caixa e passagens falhadas.

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