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Fiat Grande Punto 1.3 Multijet

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    Fiat Grande Punto 1.3 Multijet

    Olá a todos. Já sou um leitor assiduo aqui do forum apesar de nunca me ter registado. No entanto chegou a altura de precisar da ajuda de quem tiver disposto para o fazer.

    A necessitar de carro usado, e depois de uma vasta procura ao mercado aqui do Porto, surgiu um Fiat Grande Punto 1.3 Multijet Diesel de 07/11 com 85 mil km a 7.700€.

    Após pesquisa aqui no forum sobre este modelo encontrei muita discordância, sendo que uns dizem muito mal e outros dizem bem. Inclusivé no tópico 'Fiabilidade do motor 1.3 multijet' temos algumas opiniões bem positivas.

    A utilização do carro será diária para percursos de cerca de 20kms diários, sendo que não será para andar a grandes velocidades até porque os locais por onde passo não o permitem.

    Assim sendo gostava de ler as vossas opiniões e pedia que fossem sinceros e que não andássemos aqui com as criticas habituais de que sendo Fiat não presta como se vê na maior parte dos tópicos.

    Opiniões?

    Obrigado a todos

    #2
    aqui ficam mais alguns dados

    Novembro de 2007, 85000 kms, Gasoleo, Vidros electricos, rádio CD, ABS, Ar Condicionado

    Comentário


      #3
      Acho que para esses km's comprava era um 1.2 a gasolina se o preço fosse menor e com menos km's..

      É um carro porreiro, o motor é fraco a baixas, mas gasta pouco e acima das 2.000 não se mexe mal.

      Comentário


        #4
        O grande defeito deste carro, é mesmo o fosso no arranque ( antes da entrada do turbo ). Tirando isso, é carro bom para pequenas e grandes velocidades... o 90cv em 6ª dá 190 sem problemas a descer, nem forçar mt. Mas como isto não é para pista de automóveis, o carro é despachado suficiente! Para o preço é um carro na minha opinião bastante completo. Os materiais não se pode exigir mt, mas mesmo assim são aceitáveis!

        À parte do fosso, o motor é tlv o melhor motor que aí anda na gama (1.2-1.4) senão o melhor. Falo por mim, que o tratamento que o meu leva, e outros carros cá em casa q tive, foram motores (FIAT) que nunca cederam! Tem em atenção é senão teve algum acidente.... ou defeito crónico por arranjar. Fora isso acho que é um bom negócio. Hoje em dia qto mais se gasta num carro mais se perde. E por mt mal q falem dos Fiats... eles aí andam com anos e anos na rua. Eu cheguei a passar uma fase de desilusão com o meu pk achava e acho que o fosso estraga mt o carro. Já estou habituado, e estou cada x mais satisfeito com a opção que fiz. Mesmo com o fosso, e ser um 1249 cm3, chega bem para motores de cilindrada superior =) e os consumos q tenho feito tem-me surpreendido pela positiva! Mas isto é a minha opinião, cada um sente de forma diferente o que lhe toca.

        Comentário


          #5
          o carro é para deslocaçoes diarias de 30km +-. n sou de andar prego a fundo e isso. o carro é de confiança dado que descobri, por mera coincidencia, a pessoa que andou com ele antes de ir para o stand. é de uma empresa, k usa leasing, logo passado 3 anos trocam os carros. era de uma senhora, dai estar tao bem tratado no interior e que diz nunca ter tido um acidente.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por xptoFalcao Ver Post
            o carro é para deslocaçoes diarias de 30km +-. n sou de andar prego a fundo e isso. o carro é de confiança dado que descobri, por mera coincidencia, a pessoa que andou com ele antes de ir para o stand. é de uma empresa, k usa leasing, logo passado 3 anos trocam os carros. era de uma senhora, dai estar tao bem tratado no interior e que diz nunca ter tido um acidente.
            o motor 1.3 diesel de 75 cavalos é porreirito...mau é o 1.3 de 90 cavalos. (que eu, o joelM e o nocomments temos xD).

            Eu comprei um grande punto e voltava a comprar!

            O motor tem fama de ser fiável e o carro em si é bastante porreiro

            Comentário


              #7
              A minha mulher tem um GP e, embora seja a versão Sport de 90 cv, deixo aqui as minhas impressões.
              Actualmente, tem 43 400 km, é de 11/07 e, até agora fez apenas 1 revisão aos 30 000 km que ficou por 180 euros. Levou um par de pneus à frente aos 35 000 km.

              Problemas:

              - sensores de embraiagem e travão (a luz do ABS/ESP andava sempre ligada); felizmente, o problema foi resolvido dentro da garantia.
              - bateria ao fim de 3 anos (curto, mas tolerável porque o carro faz muitos percursos curtos);

              Desempenho:

              Na cidade

              Excelente manobralidade: raio de viragem curto, direcção leve e muito directa.Permite desviar-mo-nos "daquele" buraco mesmo a tempo...
              Embraiagem macia e progressiva; comando da caixa agradável.
              Visibilidade um pouco problemática para sair dos estacionamentos em espinha (versão 3 portas, com vidro traseiro mais pequeno).
              A suspensão, demasiado dura, necessita de habituação e requer algum cuidado ao circular em pisos degradados. Não é intoleravelmente desconfortável, apenas um pouco dura. Em bons pisos, rolar suave.
              O motor, muito amorfo abaixo das 2000 rpm, obriga a um uso demasiado frequente da caixa em cidade, retirando alguma fluidez à condução e levando à utilização de regimes demasiado elevados para um diesel. Há que levar o motor até, pelo menos, às 2300 rpm para mudar de relação. Dá trabalho a mais conduzi-lo em cidade. Quase somos levados a adoptar uma condução desportiva!

              Na estrada

              Se quisermos cumprir o limite de velocidade de 90 km/h, mais vale esquecer que temos uma 6ª velocidade.

              De resto, e uma vez mais, se elevarmos o regime, poderemos contar com boas reprises (garantia de ultrapassagens seguras); o motor "respira" muitíssimo bem entre as 2500 e as 4500 (regime máximo), transmitindo aquela sensação de força própria dos turbodiesel.

              A grande qualidade deste carro é mesmo o comportamento do chassis (uma vez mais, relembro: versão Sport, molas/amortecedores mais duros, jante 17'' com pneus 205/45) adornamento praticamente nulo, direcção rápida (embora pouco comunicativa), limites de aderência elevados e comportamento muito seguro. É um prazer enorme conduzi-lo depressa até porque as reacções são "envolventes": sente-se perfeitamente a acção das rodas. O carro curva num só "bloco" (se é que me entendem) dando uma sensação de unidade, de consistência, de envolvência e de controlo que tanto se aprecia quando nos empenhamos um pouco mais na condução.

              De resto, se ignorarmos os limites de velocidade em estrada, então podemos engrenar a 6ª velocidade a partir de 105-110 km/h. O regime baixa para umas 2000 e poucas rpm e o nível sonoro reduz-se bastante.
              Em estrada é frequente reduzir para 4ª para ultrapassar aqueles veículos que circulam a 80-90 km/h e levá-la até aos 120 km/h; altura em que, muitas vezes, passo directamente para a 6ª.

              Na Auto-Estrada

              Curiosamente, é precisamente neste tipo de terreno que o carro se encontra mais à vontade em termos de motor.
              Com uma potência razoável, com a 6ª velocidade a permitir um rolar desafogado, cruise-control, razoável insonorização e boa estabilidade, temos aqui um companheiro pronto a levar-nos ao fim do mundo. Note-se, no entanto, um nível de ruído aerodinâmico acima do razoável.
              Em 6ª, rolamos a 2650 rpm nos ainda toleráveis 140 km/h ou, se a pressa for alguma, a cerca de 3000 rpm a 160 km/h.
              Já tive necessidade de fazer algumas viagens Algarve-Lisboa-Algarve e Algarve-Porto-Algarve e é agradável de conduzir.

              Consumos

              Os consumos são satisfatórios: a média, desde que o comprámos, anda nos 6.5 litros/100 km. Ressalve-se, porém, que é um carro com uma utilização citadina intensa (muitos trajectos curtos) e nem sempre muito cuidada.

              Não sei se serviu de muito, considerando que a versão a que te referes poderá ser a de 75 cv. Aparentemente, nessa versão, não se nota tanto a falta de vivacidade abaixo das 2000 rpm. Por outro lado, também não terá a alma do de 90 cv em alta rotação.

              Editado pela última vez por MJAG; 21 March 2011, 22:07.

              Comentário


                #8
                Tenho ideia que são bons carros, não dão grandes chatisses (tal como qualquer outro de qualquer marca), são têm bom aspecto, é negócio porreiro!

                Comentário


                  #9
                  Este motor 1.3 Multijet é o melhor motor desta cilindrada presente no mercado, existem imensos motores destes a rodar, seja em Fiat ou Opel e não são conhecidos defeitos cronicos.
                  A falta de cavalos em baixas tantas vezes comentada faz-me confusão, obviamente que um motor 1.3 a diesel não é em nenhuma viatura para discutir arranques, mas para uma viatura enm condução normal este motor é agradável, se estiver habituado a Fiat's antigos que gostam de rotação, então acha normal ter de lhe dar acelerador para ter alma.
                  Cá por casa comprei um Linea com esta mecânica para a minha esposa e fiquei admirado com a disponibilidade do motor em regimes intermedios com aquela carroceria pesada, obviamente arranca devagar, mas consegue-se manter a circular a 50Km/h em mudanças que envergonha motores maiores! Se é motor para o Linea, pessoalmente sempre achei que o 1.6 seria mais indicado mas a Fiat só o disponibilizou agora. Atenção que a caixa do Linea é de 5 velocidades. Os consumos são bons só aumentando quando aumenta a media de velocidades, sendo bastante comedido.

                  Comentário


                    #10
                    bem, grandes respostas por aqui. muito obrigado a todos pelo tempo que dispensaram nas respostas.

                    agrupando as vossas ideias, posso dizer que já estou com menos receio de que estava, dado que existem muitas criticas à fiat e estou habituado a um ibiza 1.0, muito fraquito mas que em 11 anos de vida, a unica coisa que avariou foi a mola do pedal da embraiagem.

                    logo o mundo fiat é um pouco novo para mim, dai o susto ao ler muitos dos posts que temos espalhados pelo forum acerca do punto e do multijet.

                    espero é que, dado que so realizo cerca de 30km diarios, o diesel nao seja uma má opçao, uma vez que muita gente diz que esses carros apenas compensam para pessoas com muitos kms diarios.

                    apenas me sinto atraido pelo estilo de carro, tipicamente italiano, com linhas, na minha opiniao bonitas, e pela relaçao preço/km/ano. e confesso que descobrir quem andou com o carro foi tambem um peso a sair da consciencia pois nunca sabemos, ao comprar um usado, quem andou com ele...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por xptoFalcao Ver Post
                      bem, grandes respostas por aqui. muito obrigado a todos pelo tempo que dispensaram nas respostas.

                      agrupando as vossas ideias, posso dizer que já estou com menos receio de que estava, dado que existem muitas criticas à fiat e estou habituado a um ibiza 1.0, muito fraquito mas que em 11 anos de vida, a unica coisa que avariou foi a mola do pedal da embraiagem.

                      logo o mundo fiat é um pouco novo para mim, dai o susto ao ler muitos dos posts que temos espalhados pelo forum acerca do punto e do multijet.

                      espero é que, dado que so realizo cerca de 30km diarios, o diesel nao seja uma má opçao, uma vez que muita gente diz que esses carros apenas compensam para pessoas com muitos kms diarios.

                      apenas me sinto atraido pelo estilo de carro, tipicamente italiano, com linhas, na minha opiniao bonitas, e pela relaçao preço/km/ano. e confesso que descobrir quem andou com o carro foi tambem um peso a sair da consciencia pois nunca sabemos, ao comprar um usado, quem andou com ele...
                      Procura um 1.2 por menos 2.000€, acho que era melhor compra..

                      O motor de 90cv é má opção para quem usa cidade, e é curioso ser um motor que em AE se porta bem.

                      É um pouco contraditorio dizer que o meu GP se sente melhor em AE que noutros circuitos, já que é um utilitário, mas a verdade é esta(naturalmente não é um estradista mas pronto).
                      Concordo com o MJAG de um modo geral em relação aos Sport de 90cv.

                      Sotor o 90cv é mau em cidade, porque acima das 2.000 não me parece que o HDi ande mais, por exemplo.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por N0comments Ver Post
                        ... o 90cv em 6ª dá 190 sem problemas a descer, nem forçar mt.
                        Hummm... então a minha 159, que tem 1.9 cc com 150 cavalos, dará quanto a descer... 280 km/h, talvez?

                        Isso é leitura instantanea, mas o real é diferente do lido.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por blackalfa Ver Post
                          Hummm... então a minha 159, que tem 1.9 cc com 150 cavalos, dará quanto a descer... 280 km/h, talvez?

                          Isso é leitura instantanea, mas o real é diferente do lido.
                          Sim não é a real... n tinha gps comigo. De ponteiro foi o que marcou. Mas já marcou 210 de ponteiro tb. o 159 pesa mais que o G.P. :P Mas não fiques ofendido de o meu simples stock G.P. marcar 210 :P se os dá já é outra coisa. É evidente q o teu carro é outra máquina totalmente aparte! Desenvolves mais depressa e tens mais ponta q o meu, n há qq dúvida! Mas até fugires ainda tens de espremer um bocadinho :P pelo menos a descer!
                          Editado pela última vez por N0comments; 22 March 2011, 12:22.

                          Comentário


                            #14
                            Num trajecto curto em cidade, num dia de Inverno, friso num dia de temperaturas baixas, qualquer diesel gasta menos que um veiculo a gasolina.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por N0comments Ver Post
                              Sim não é a real... n tinha gps comigo. De ponteiro foi o que marcou. Mas já marcou 210 de ponteiro tb. o 159 pesa mais que o G.P. :P Mas não fiques ofendido de o meu simples stock G.P. marcar 210 :P se os dá já é outra coisa. É evidente q o teu carro é outra máquina totalmente aparte! Desenvolves mais depressa e tens mais ponta q o meu, n há qq dúvida! Mas até fugires ainda tens de espremer um bocadinho :P pelo menos a descer!
                              Não fico ofendido!

                              Em todo o caso, a FIAT reclama os seguintes valores para o GP EVO 1.3 95 cv:
                              Prestações Performance
                              Velocidade máxima (km/h) 178
                              Aceleração dos 0-100 km/h 11.7

                              Creio que o 90 cv não deve passar dos 170/175 km/h. Real.

                              Comentário


                                #16
                                confesso que não sei ao certo os cavalos do carro. suponho que sejam 70, dado que é o modelo base do carro

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por N0comments Ver Post
                                  Sim não é a real... n tinha gps comigo. De ponteiro foi o que marcou. Mas já marcou 210 de ponteiro tb. o 159 pesa mais que o G.P. :P Mas não fiques ofendido de o meu simples stock G.P. marcar 210 :P se os dá já é outra coisa. É evidente q o teu carro é outra máquina totalmente aparte! Desenvolves mais depressa e tens mais ponta q o meu, n há qq dúvida! Mas até fugires ainda tens de espremer um bocadinho :P pelo menos a descer!
                                  Aqui o que conta é mais a aerodinamica.

                                  O GP dá 210 a descer de ponteiro, reais é um pouco do que o anunciado, mas é a descer e muito..

                                  Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                  Num trajecto curto em cidade, num dia de Inverno, friso num dia de temperaturas baixas, qualquer diesel gasta menos que um veiculo a gasolina.
                                  A quente e a frio.
                                  Em plano às vezes para passar dos 170 demoraa, e 180 então não pode estar vento etc..
                                  Originalmente Colocado por blackalfa Ver Post
                                  Não fico ofendido!

                                  Em todo o caso, a FIAT reclama os seguintes valores para o GP EVO 1.3 95 cv:
                                  Prestações Performance
                                  Velocidade máxima (km/h) 178
                                  Aceleração dos 0-100 km/h 11.7

                                  Creio que o 90 cv não deve passar dos 170/175 km/h. Real.
                                  Vá que de ponteiro seja 190.

                                  Comparar o 1.9 150cv com o 1.3 90cv é ridiculo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                                    Comparar o 1.9 150cv com o 1.3 90cv é ridiculo.
                                    Completamente, Joel.
                                    Nem nunca isso foi o pretendido.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu bem queria poder ter unhas para ter um 159...mas $ n deixa LOL :P Eh pah..o meu 90cv é especial :P também vos digo.... dar mais de 200 km/h num carro daquele tamanho... acho que já tamos a andar um bocadinho nas nuvens... a estabilidade aquela velocidade n há milagres. Hei-de experimentar com GPS se a diferença é considerável, mas não querendo ser exagerado e falando do meu carro apenas, consegue dar os 190 reais sem mt mt esforço. Consigo chegar às 4000 rpm em 5ª sem mta dificuldade. Aliás qdo dei os 210 de ponteiro, estava a entrar no redline... meti 6ª mas n saía do sitio lol, voltei a meter 5ª outra x Não se deve fazer mas queria ver o que conseguia dar, foi 1x. No outro dia ou vir na A41 a descer consegui marcar os 190 sem puxar por aí além. A descer todos os santos ajudam

                                      Se fosse hoje q fosse comprar .... era o abarth :/ mas ao preço que tá a gasolina, há que aguentar o q se tem e tou satisfeito

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por blackalfa Ver Post
                                        Completamente, Joel.
                                        Nem nunca isso foi o pretendido.
                                        Sim eu percebi.
                                        Originalmente Colocado por N0comments Ver Post
                                        Eu bem queria poder ter unhas para ter um 159...mas $ n deixa LOL :P Eh pah..o meu 90cv é especial :P também vos digo.... dar mais de 200 km/h num carro daquele tamanho... acho que já tamos a andar um bocadinho nas nuvens... a estabilidade aquela velocidade n há milagres. Hei-de experimentar com GPS se a diferença é considerável, mas não querendo ser exagerado e falando do meu carro apenas, consegue dar os 190 reais sem mt mt esforço. Consigo chegar às 4000 rpm em 5ª sem mta dificuldade. Aliás qdo dei os 210 de ponteiro, estava a entrar no redline... meti 6ª mas n saía do sitio lol, voltei a meter 5ª outra x Não se deve fazer mas queria ver o que conseguia dar, foi 1x. No outro dia ou vir na A41 a descer consegui marcar os 190 sem puxar por aí além. A descer todos os santos ajudam

                                        Se fosse hoje q fosse comprar .... era o abarth :/ mas ao preço que tá a gasolina, há que aguentar o q se tem e tou satisfeito
                                        Que grande escáfia.

                                        Deste 210 em 5ª?

                                        Eu dei em 6ª a descer bem, valores ponteiro atenção, ia às 4.000..
                                        Em plano a minha 5ª acho que se chega aos 190 é muito muito em esforço e passar daí então...

                                        Ires a essa velocidade em 5ª e pores 6ª, para depois reduzires de novo é um bom teste de durabilidade ao motor e não só.
                                        Ainda partes isso tudo.

                                        O carro até nem se aguenta mal a velocidades elevadas, mas em curvas apertadas a velocidades altas é que a coisa piora, afinal é um segmento B.
                                        Eu acho que já dei 180 ou 181 de GPS, uma vez a ir para aveiro, mas não me lembrei de ver a velocidade de ponteiro..
                                        Claro que em condições que ajudavam como pouco vento.

                                        Bem de qualquer forma o que está em causa neste tópico nem é nada disto.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Sobre a versão a gasosa, é pena que em 5ª a subir morra facilmente, de resto é super-poupado, 5,5 L!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Caros amigos,

                                            Se me permitem vou aproveitar o tópico para tentar obter um feedback mais concentrado entre as versões 75 e 90cv do mjet do GP.

                                            Estou interessado em adquirir um VAN usado, que seja essencialmente virado para os consumos...e por isso estou indeciso entre a motorização de 75 ou 90cv!

                                            Ainda não fiz nenhum test drive e por isso não conheço as motorizações, mas estranho os relatos de pouca força em baixas. Será assim tão anormal?

                                            Quanto ao comprar usado e eventuais dúvidas sobre fiabilidade também é um ponto importante, mas as opiniões que tenho aqui apanhado e sendo já "cliente" de um mjet mas de 150cv na 159sw que já tenho, julgo que já terei ultrapassado esse aspecto e parece-me uma compra relativamente segura.

                                            É claro que se procura sempre com o minimo de kms possível, mas para valores máximos na ordem dos 7000 e poucos euros terá sempre de ir dos 70/80mil para cima.

                                            Agradecia as vossas opiniões novamente para as 2 motorizações, com especial incidência sobre qual terá melhor apetência para consumos baixos...ou se vai dar ela por ela.

                                            Faço mais AE que cidade e costumo ter o pé pesado...o que na alfa se torna impraticável...pelos 8,5 fáceis que se faz de médias!! Não procuro num entanto um carro de corrida, mas sim um carro para trabalho...que ande o suficiente e que seja económico...em que seja possível baixar dos 6L de média.

                                            Já vi pela oferta de usados que o de 90cv é mais apelativo porque normalmente traz jantes maiores de liga, embaladeiras e vidros escuros...o interior vai dar ao mesmo....mas até isto é relativo.

                                            Cumps...e desculpem o abuso!

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                                              #23
                                              Ca em casa temos o Panda 1.3Mtj. É um pequeno foguete. Sim, até atingir perto das 2000rpm é amorfo, mas depois vai até ãos 180km/h rapidamente. Em AE sente-se muito a vontade. Talvez por ser 16V. Tambem ja tive uma Dobló maxi 1.3 mtj e nunca deu qualquer problema.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu ouvi aqui muitas criticas ao 1.3 de 90cv em relação a ser omorfo até as 2000rpm, então e o de 75cv?
                                                Nao sei mas cá em casa há um corsa com o 1.3 de 75cv e é omorfo até as 2000rpm, o de 90cv é pior? impossivel.
                                                Mas com o habito vive-se bem com isso. De resto só tenho a apontar o ruido que o motor faz, pelo menos no corsa a cima do 140km/h aquilo é uma miseria, o motor parece que vai a nossa frente sem qualquer tipo de isolamento.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por miggfigg Ver Post
                                                  Eu ouvi aqui muitas criticas ao 1.3 de 90cv em relação a ser omorfo até as 2000rpm, então e o de 75cv?
                                                  Nao sei mas cá em casa há um corsa com o 1.3 de 75cv e é omorfo até as 2000rpm, o de 90cv é pior? impossivel.
                                                  Mas com o habito vive-se bem com isso. De resto só tenho a apontar o ruido que o motor faz, pelo menos no corsa a cima do 140km/h aquilo é uma miseria, o motor parece que vai a nossa frente sem qualquer tipo de isolamento.
                                                  Já andei num corsa 1.3 cdti de 75 cv e num GP 1.3 MJ com 90 cv ambos a pendura, e ambos me pareceram fracos antes das 2000 rpm. Quanto ao som do motor, meu deus, aquilo é de facto muito mau, parece um tractor sem isolamento.

                                                  Mas em ambos os casos parece que até andam razoavelmente bem. O corsa fez uma viagem sempre a fundo em AE, nas subidas não passava dos 140km/h (nada mau), já o o GP nas mesmas circunstâncias aguentava nos 160km/h.

                                                  Não percebo é isso das baixas, dizerem que o 90cv é pior que o 75cv. Nunca conduzi nenhum atenção, mas o que me pareceu é que ambos são muito fracos até as 2000rpm, e quando entra o turbo já se mexem qualquer coisita, e aqui melhor o 90cv.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Vou desenterrar este tópico para não estar a abrir outro.
                                                    O meu irmão comprou recentemente um Fiat Punto 1.3 multijet de 75 CV de 2010 e esta globalmente satisfeito com o carro principalmente com os consumos, no entanto ao ler o manual viu que quando se põe o carro a trabalhar devia acender no tablier uma luz do FAP e depois apagar, no caso dele não acende nada, pelo que está na dúvida se tem filtro de partículas ou não, eu penso que um motor de 2010 deve ter, mas alguém daqui do fórum sabe se não terá?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Motores com FAP sairam so apos a versao EVO

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por diogocoelho Ver Post
                                                        Motores com FAP sairam so apos a versao EVO
                                                        E quando é que sairam as versões EVO, confesso que não percebo nada das designações da FIAT, Punto, Grande Punto e Evo por fora são todos mais ou menos iguais?
                                                        O carro do meu irmão é de Abril de 2010, por isso julgo que é um Punto e não um Evo, estou a ver bem a coisa?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                                          Vou desenterrar este tópico para não estar a abrir outro.
                                                          O meu irmão comprou recentemente um Fiat Punto 1.3 multijet de 75 CV de 2010 e esta globalmente satisfeito com o carro principalmente com os consumos, no entanto ao ler o manual viu que quando se põe o carro a trabalhar devia acender no tablier uma luz do FAP e depois apagar, no caso dele não acende nada, pelo que está na dúvida se tem filtro de partículas ou não, eu penso que um motor de 2010 deve ter, mas alguém daqui do fórum sabe se não terá?
                                                          Como é pessoal? Com tanto "Fiatista" neste fórum ninguém me sabe responder a isto?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Por muito que te queira ajudar, não posso. Não te quero induzir em erro. O meu é de 2007, não tem FAP.

                                                            Mas o nosso amigo Diogocoelho já tinha sido esclarecedor no seu post, ao dizer que só a partir dos Punto EVO é que têm FAP.

                                                            Se duvidas subsistirem, é só passar numa oficina fiat e perguntar =]

                                                            Comentário

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