Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Problema matemática 3a classe

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Problema matemática 3a classe

    O meu filho que anda na 3a classe apareceu-me com este problema para resolver.

    "Um caracol tem um muro de 10 metros para subir. Durante o dia sobe 3 metros e durante a noite escorrega 2 metros. Quantos dias vai demorar a subir os 10 metros?"

    Nota: Eu já sei a resposta só quero ver se sabem.
    Editado pela última vez por Zizo; 27 April 2014, 16:27.

    #2
    Originalmente Colocado por Zizo Ver Post
    O meu filho que anda na 3a classe apareceu-me com este problema para resolver.

    "Um caracol tem um muro de 10 metros para subir. Durante o dia sobe 3 metros e durante a noite 2 metros. Quantos dias vai demorar a subir os 10 metros?"

    Nota: Eu já sei a resposta só quero ver se sabem.
    Durante a noite não desce 2 metros?

    Comentário


      #3
      Quem quiser despachar rapidamente o problema... vai errar

      Comentário


        #4
        Dá hipótese de multi resposta é directa a multiplicação ou divisão de hora,

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por ZlatanIbra Ver Post
          Durante a noite não desce 2 metros?
          Sim. Já emendei

          Comentário


            #6
            E o problema é colocado em que idioma?,

            Comentário


              #7
              E existem muros com 10 metros?

              Comentário


                #8
                E se o muro cair?

                Comentário


                  #9
                  8 dias
                  Editado pela última vez por jimbo; 27 April 2014, 16:38.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                    E o problema é colocado em que idioma?,
                    Em português.

                    Comentário


                      #11
                      Aponto para dez dias para percorrer a totalidade do muro.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Kamikaze11 Ver Post
                        E se o muro cair?


                        se o muro cair, a culpa é da praxe.

                        Comentário


                          #13
                          Eu diria que são 9 dias.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
                            8 dias
                            já agora, a explicação

                            no último dia o caracol só sobe, não desce, logo seja x o número de dias

                            3x - 2(x-1) = 10
                            3x - 2x + 2 = 10
                            x = 8

                            Comentário


                              #15
                              Zizo dá a correcção da prova,

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
                                já agora, a explicação

                                no último dia o caracol só sobe, não desce, logo seja x o número de dias

                                3x - 2(x-1) = 10
                                3x - 2x + 2 = 10
                                x = 8


                                Agora a grande questão. 3a classe????

                                Para explicar ao miúdo tive que fazer uma representação gráfica, que é como quem diz ....... um desenho

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
                                  já agora, a explicação

                                  no último dia o caracol só sobe, não desce, logo seja x o número de dias

                                  3x - 2(x-1) = 10
                                  3x - 2x + 2 = 10
                                  x = 8
                                  Agora é explicar isto a uma criança da 3ª classe, quando o sistema de ensino só lhes ensina equações e variáveis no sétimo ano

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Zizo Ver Post


                                    Agora a grande questão. 3a classe????

                                    Para explicar ao miúdo tive que fazer uma representação gráfica, que é como quem diz ....... um desenho
                                    Há quem diga que a primária antes era mais difícil...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Com um problema desses quando fiz a primária, a começar no longínquo Ano do Senhor de 1979 , com a professora D. Alice aka "Velha Bruxa" era certo que não o ia resolver e ainda levava duas lamparinas que fariam o caracol subir o muro primeiro do que eu chegar a casa...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                        Há quem diga que a primária antes era mais difícil...
                                        Antigamente não custava nada, era só problemas com peixe bacalhau, porcos e outras coisas fáceis.
                                        Como prova, ainda aqui tenho o caderno de exercicios da 4ª classe para vos mostrar a treta que aquilo era.
                                        Ficheiros anexados

                                        Comentário


                                          #21
                                          Ainda são alguns problemas que dão que pensar. Admira-me como isto é do 3ºano...

                                          Comentário


                                            #22
                                            A pergunta 686 é um exemplo claro de um mau enunciado... melhor que isto, só: "uma galinha demora 10 horas a por um ovo. Meia galinha demoraria quanto tempo?"

                                            Comentário


                                              #23
                                              Antigamente é que era

                                              A escolaridade passou a ser obrigatória em 1956 (mas apenas para pessoas do sexo masculino...) até à quarta classe. É natural que apertassem um bocado mais em 4 anos que agora.

                                              Tentar, de alguma forma, desprezar ou minorizar o sistema educacional actual com comparações destas é no mínimo curioso.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                A pergunta 686 é um exemplo claro de um mau enunciado... melhor que isto, só: "uma galinha demora 10 horas a por um ovo. Meia galinha demoraria quanto tempo?"
                                                Nem por isso. Percebe-se claramente o que se pretende e não tem nada a ver com a tua galinha

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                                  Nem por isso. Percebe-se claramente o que se pretende
                                                  As coisas não são lineares, 1 trabalhador não demora 8 vezes mais tempo que 8 trabalhadores. Depende do que estiverem a fazer

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    E se for um trabalhador alemão demora o mesmo que os 8 portugueses.
                                                    Segundo o tal gajo que vocês sabem, claro.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                      Antigamente é que era

                                                      A escolaridade passou a ser obrigatória em 1956 (mas apenas para pessoas do sexo masculino...) até à quarta classe. É natural que apertassem um bocado mais em 4 anos que agora.

                                                      Tentar, de alguma forma, desprezar ou minorizar o sistema educacional actual com comparações destas é no mínimo curioso.
                                                      Não pretendo "minorizar" nada, acho que o ensino atual é claramente superior.
                                                      Temos que ter em conta que a 4ª classe era o limite a que a esmagadora maioria podia aspirar e por isso serem muito importantes os conhecimentos adquiridos nesse nível que provavelmente seria o último. Hoje, felizmente, temos um ensino para todos até ao 12º.
                                                      Na minha "época" perdia-se a maior parte do tempo a estudar inutilidades, linhas de caminho de ferro (incluindo as das colónias), rios, afluentes e subafluentes, montanhas, Colónias, datas etc. Coisas perfeitamente inúteis, que se podiam consultar em qualquer livro.
                                                      Para alguns que acham que antigamente é que era bom, posso dizer que, dos alunos da minha turma que comigo fizeram a 4ª classe, só 5 fizeram o 7º ano (atual 11º). Isto na melhor turma da escola.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                        As coisas não são lineares, 1 trabalhador não demora 8 vezes mais tempo que 8 trabalhadores. Depende do que estiverem a fazer
                                                        É verdade, mas, percebe-se perfeitamente o que é pretendido. Se quisermos ser extremamente rigorosos temos de fazer enunciados de tal maneira extensos que acabam por ser confusos.
                                                        Editado pela última vez por M101; 27 April 2014, 18:53.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                                          Se quisermos ser extremamente rigorosos temos de fazer enunciados de tal maneira extensos que acabam por ser confusos.
                                                          Não precisam de ser extensos, têm é que ser minimamente pensados...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Djalmao Ver Post
                                                            E se for um trabalhador alemão demora o mesmo que os 8 portugueses.
                                                            Segundo o tal gajo que vocês sabem, claro.
                                                            Só que "o gajo" não diz que o trabalho era abrir duas valas iguais e os portugueses tiveram como ferramentas pás e picaretas para abrir a sua vala enquanto o trabalhador alemão abriu a sua com uma retro escavadora posta à disposição pelo seu patrão, depois de devida formação profissional.
                                                            Editado pela última vez por M101; 27 April 2014, 19:09.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X