Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A verdadeira razão d demissão do Freitas do Amaral

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    A verdadeira razão d demissão do Freitas do Amaral

    Governo assume escalas da CIA para Guantánamo

    O ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, admitiu ontem que o Governo tem conhecimento de que aviões da CIA fizeram escala em território nacional, a caminho de Guantánamo. Falando no final de uma audição no Parlamento, Amado afirmou que as "informações do Eurocontrol são as que o Governo português tem" - sendo que a entidade que controla o tráfego aéreo na União Europeia identificou três ligações entre o aeroporto açoriano de Santa Maria e a base que acolhe a prisão norte-americana.

    Revelada ontem pelo Diário Económico, a listagem do Eurocontrol inclui dois voos com origem em Guantánamo e escala nos Açores (em Novembro de 2003 e Julho de 2004) e um no sentido inverso (final de Julho de 2004). Além do reconhecimento implícito de que o Governo tem conhecimento destes voos, Amado nada mais adiantou - uma reserva que estendeu, aliás, a outras questões. Garantindo que "continuará a colaborar" com o Parlamento Europeu (PE) na investigação aos voos do CIA, o ministro não especificou (nem perante os deputados na reunião da comissão dos Negócios Estrangeiros que decorreu à porta fechada) em que moldes pretende fazê-lo. Nomeadamente se pretende aceder ao convite da comissão de inquérito do PE sobre os voos da CIA, no sentido de prestar esclarecimentos, em Estrasburgo.

    Amado recusou, no entanto, "qualquer suspeita" de que Portugal não esteja a colaborar na investigação: "Todos os elementos que nos foram solicitados foram correspondidos." O responsável da diplomacia disse ainda que está a ser preparada a resposta à eurode****da socialista Ana Gomes, que, depois de ter recebido um primeiro esclarecimento (ainda do tempo de Freitas do Amaral como MNE, mas que só agora chegou às mãos da eurode****da), solicitou novas informações, relativas às tripulações e listas de passageiros de alguns desses voos.

    Também o socialista Vera Jardim afirmou que o Governo sabe quais os voos e destinos dos aviões da CIA que passaram por Portugal. Mas, acrescentou, "uma coisa é passarem aviões ao serviço da CIA, outra é perceber precisamente quais as missões desses aviões" - ou seja, se se trataria de voos de transporte de suspeitos de terrorismo, à margem do direito internacional. "Não temos provas de que tenham passado aviões levando prisioneiros para Guantánamo ou outros destinos", sublinhou Vera Jardim, não sem acrescentar que há "fragilidades no sistema" de controlo. Se o MNE deixou ontem expresso que os esclarecimentos serão prestados, prioritariamente, à AR - o facto de as informações enviadas a Ana Gomes não terem sido prestadas ao Parlamento motivou reparos até do PS - mais contundente foi José Luís Arnaut, social-democrata que preside à comissão de Negócios Estrangeiros. "A fiscalização do que se passa no território nacional e o controlo daquilo que é acção do Governo é da estrita competência da Assembleia". Já o social-democrata Henrique de Freitas deu por boas as explicações e criticou "alguns deputados ao Parlamento Europeu, que fizeram um alarde desnecessário e puseram em causa o nome de Portugal na cena internacional".

    Palavras que levaram o bloquista Fernando Rosas a acusar PSD e PS de terem "um entendimento absoluto no sentido de não levar este assunto às últimas consequências". Sobretudo os sociais-democratas (no poder à data dos voos): "Nota-se uma preocupação muito grande em não levar isto até ao fim." Pelo PCP, Jorge Machado acusou o Governo de "subserviência" aos EUA. Já o CDS considerou que "não há factos novos que consubstanciem suspeitas" de actividades ilegais da CIA.

    http://dn.sapo.pt/2006/09/07/naciona...para_guan.html

    #2
    "Nota-se uma preocupação muito grande em não levar isto até ao fim."

    ...

    Comentário


      #3


      Já temos um caso Mateus, será que agora ficamos com mais um caso Freitas do Amaral / Luis Amado, tambem temos tão poucos, que mais um menos um , não faz diferença[8)]

      Comentário


        #4


        Eu só me lembro desta agora ...

        " Ai sim, meu amor ai sim ...
        (...)
        Dizem mal de mim, deixá-los dizer ..."


        A Ana Gomes e as comissões bem vão poder bradar, mas o assunto já está comodamente morto, o responsável por tais declarações (desconhecimento ou inexistência de tais vôos) está em convalescença e já nem tem a seu cargo a pasta.
        O actual dirá que na Altura do Dr. Freitas eram esses os indicios que tinham.

        Não que eu descorde por completo com os vôos, mas se existiram admitiam-no de imediato.

        É o pantanal politico nacional, a águas estão tão estagnadas que tresandam.

        [8][8)]

        Comentário


          #5
          Mas os voos ja foram admitidos... e bem, nós não "mandamos" na base das Lajes... os EUA não precisam da n/ autorização para fazer movimento de aviões lá !

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por Pé Leve

            "Nota-se uma preocupação muito grande em não levar isto até ao fim."
            ...
            E não sabes porquê?

            Porque os governos Europeus autorizaram tais vôos e estavam perfeitamente a par de tudo o que a CIA fazia. ;););)

            Vergonhosa esta atitude dos governos Europeus a fingir que não sabiam de nada.[8)]

            Quanto às prisões secretas e aos interrogatórios "alternativos"... há muito que os EUA perderam todos os escrúpulos...

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por hpventura
              os EUA não precisam da n/ autorização para fazer movimento de aviões lá
              Olha que não, olha que não;)

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por hpventura

                Mas os voos ja foram admitidos... e bem, nós não "mandamos" na base das Lajes... os EUA não precisam da n/ autorização para fazer movimento de aviões lá !
                Os vôos passaram pelo aeroporto de Stª. Maria.
                Aquele tipo de aviões se fossem controlados somente por uma base dos EUA como a das lajes, tinham levantado a lebre bem mais cedo, tens o "mirones" (Airliners.net ou Plain Spotters) dos aviões e não só que colocam em poucas horas on line os aviões que fotografam ali.
                Num aeroporto civil passam mais despercebidos.

                O maior o tal que a Ana Gomes apelidou (é assim também por jornalistas e investigadores) é um 737, os outros são pequenos jactos executivos.

                citação:CIA flights in Europe round-up

                Friday November 18, 2005 11:30author by iosaf Report this post to the editors

                quick round up of accusations against the CIA in europe and the location of those unknown camps which everyone knows aren't in
                P-o-l-a-n-d
                or
                R-o-m-a-n-i-a.

                Anyone asks you, you know what to say.
                "they're not in Poland or Romania".

                For plane spotters, here are the registration numbers of the flights in question. Please note they have gone through Shannon. Please note also, that these flights are using "diplomatic immunity" to evade control, in the process breaching sovreignty of nuetral nations and insulting allies of NATO. It has gone beyond the stage of the benefit of the doubt. These flights are not transporting "tippy toppy interpreters on call".
                "The big one" - Boeing 737-(N313P &/or N4476S)
                "the little fast ones" -
                Gulfstream v - N379P,N8068V-
                Gulfstream iv -N85VM, N227SV-
                _________________________________________

                This story is growing and growing as one by one each european state adds their little bit to the jigsaw.
                Spain has now officially complained through its supreme court to the USA over CIA use of airports on the islands of mallorca, ibiza and canarias for a period of one year 2004-2005. It is still unclear whether the current director general of the spanish secret service(CNI) will speak to the parliament about this matter, but the CNI have communicated with the press confirming that they had told the CIA _to stop_ using their airports.

                Sweden has identified CIA traffic at Stockholm, d'Örebro et de Malmö over a period of 3 years 2002-2005.

                Norway likewise has offered details on a Gulfstream III jet which flew from Oslo to Paris on the 20th of july 2005.

                Iceland has proferred details on 67 CIA flights since 2001 using both Boeing and Gulfstream V aircraft.

                Lithuania has confirmed CIA use of its airspace a dozen times between 2001 and 2003 but denies any landings.

                Estonia sighted the notorious Boeing N313P at Talin airport on the 11th of January 2003.

                Latvia has admitted CIA have used their airspace but like Lithuania deny any landings, all 3 baltic states deny the existance of a blacklist camp on their territory.

                Germany has a case open for the illegal transfer on the 17th Feb 2003 of Abou Omar via Italy from Egypt. His is a clear case of kidnapping, and the flight touched down at a USAF base.
                In addition Germany want explanations for the case of Khaled el-Masri a german citizen, who was kidnapped by the CIA, on the border of Serbia and FYR Macedonia on the 31st december 2003. Khaled el-Masri was flown via Mallorca on board "the big one" Boeing 737 N313P to an unknown destination, and then after a month brought back to the border of Serbia in a gulfstream and released...

                Portugal has identified both Boeing and gulfstreams at the airports of Porto in the north and Tires near Lisbon.

                Romania continues to deny the presence of a camp in its territory.

                "the big one" Boeing 737 N313P (dubbed the Guantanamo express by Human Rights watch) touched down in Mallorca on the 22nd of September 2003 and then was seen in Szymany airport Poland the next day, and the day after in Mihail Kogalniceanu, Romania.

                They put it pretty much like this :-

                "no-one likes us, we had the worst orphanages in europe, and the kdis that grew up there beg on your streets and you want to fine them 1500€ for it, and send them home to us, and we still haven't got any money for the bird flu, the flooding or the pollution clean-up. There is no, repeat NO! illegal CIA prison camp at Mihail-Kogalniceanu former military installation on the Black Sea coast".

                got that?

                no prison in mihail-kogalniceanu.

                good.
                Related Link: http://www.lemonde.fr/web/article/0,1-0

                Do artigo acima há a retirar isto:

                " Portugal has identified both Boeing and gulfstreams at the airports of Porto in the north and Tires near Lisbon."


                O dito "Guantanamo Express"

                12th march 2004, the day after the madrid bombing the Guantanamo express Boeing 737 N313p leaves Mallorca.

                Dêem uma olhada por aqui
                http://www.indymedia.ie/newswire.php?story_id=73065
                ;)

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por eu

                  citação:Originalmente colocada por Pé Leve

                  "Nota-se uma preocupação muito grande em não levar isto até ao fim."
                  ...
                  E não sabes porquê?

                  Porque os governos Europeus autorizaram tais vôos e estavam perfeitamente a par de tudo o que a CIA fazia. ;););)

                  Vergonhosa esta atitude dos governos Europeus a fingir que não sabiam de nada.[8)]

                  Quanto às prisões secretas e aos interrogatórios "alternativos"... há que os EUA perderam todos os escrúpulos...
                  Evidentemente!;)

                  Comentário

                  AD fim dos posts Desktop

                  Collapse

                  Ad Fim dos Posts Mobile

                  Collapse
                  Working...
                  X