Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Quem vai ao churrasco da Universidade de Coimbra? 25 de Novembro às 12 horas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Quem vai ao churrasco da Universidade de Coimbra? 25 de Novembro às 12 horas

    Como devem saber há um churrasco marcado para 25 de Novembro às 12 horas como forma de protesto contra a medida de proibição de carne de vaca na Universidade de Coimbra:

    “O senhor reitor da Universidade de Coimbra decidiu, com todos os tiques ditatoriais, proibir a carne de vaca nas cantinas de universidade. Por ser uma afronta a um dos valores mais importantes da academia coimbrã, a liberdade, vamos fazer um mega churrasco em frente à reitoria. Levem lombo e vazia, alcatra e acém, cachaço e costeletas! O tempo das proibições arbitrárias já acabou, viva a liberdade!”. É com este texto que o evento se apresenta. À MAGG, o organizador admite a surpresa com os números da adesão. “Foi um pouco o produto da atenção mediática que a proibição teve, bem como da indignação que gerou em muitas pessoas que viram no evento uma forma de demonstrar a sua discordância”

    Noticia: https://magg.pt/2019/09/20/grupo-de-...-nas-cantinas/

    Pode parecer título do “Inimigo Público”, mas a mensagem é real. Há um grupo de Facebook que se propõe a fazer um churrasco em frente à Universidade de Coimbra (UC), em protesto pelo fim da carne de vaca servida na cantina da instituição.O evento foi criado pela página Gajo do Contra que, à MAGG, explica que foi pensado para ser uma “chamada de atenção para algo com a qual muita gente não concorda”.

    Esta semana, a Universidade de Coimbra anunciou que vai eliminar a carne de vaca das cantinas universitárias a partir de janeiro de 2020, por razões ambientais. Segundo o reitor da universidade, Amílcar Falcão, a eliminação do consumo de carne nas cantinas universitárias será o primeiro passo para, até 2030, tornar a UC “a primeira universidade portuguesa neutra em carbono”.

    A decisão contou com os aplausos de muitos, mas a indignação de outros tantos. Tanto assim é que ao evento do churrasco já quase sete mil pessoas mostraram interesse e duas mil clicaram no botão que confirma a presença.



    Ainda assim, o Gajo do Contra — que prefere não se identificar — explica que mais do que um churrasco que vá realmente acontecer, a criação do evento passa por juntar num só espaço todos os que possam também discordar com esta proibição. “A realização do evento, como acontece com este tipo de iniciativas, dependerá sempre do envolvimento e vontade de todos que mostrem disponíveis”, acrescenta. Ainda assim, já há data e hora marcadas: 25 de novembro às 12 horas.

    “O senhor reitor da Universidade de Coimbra decidiu, com todos os tiques ditatoriais, proibir a carne de vaca nas cantinas de universidade. Por ser uma afronta a um dos valores mais importantes da academia coimbrã, a liberdade, vamos fazer um mega churrasco em frente à reitoria. Levem lombo e vazia, alcatra e acém, cachaço e costeletas! O tempo das proibições arbitrárias já acabou, viva a liberdade!”. É com este texto que o evento se apresenta. À MAGG, o organizador admite a surpresa com os números da adesão. “Foi um pouco o produto da atenção mediática que a proibição teve, bem como da indignação que gerou em muitas pessoas que viram no evento uma forma de demonstrar a sua discordância”, justifica.

    O autor faz ainda questão de lembrar que o “ser do contra”, neste caso, é transversal a questões políticas, e adianta que concorda com opiniões públicas de personalidades tão díspares como a historiadora Raquel Varela que diz que a exclusão de carne de vaca das cantinas é tirar a oportunidade das classes mais pobres terem acesso a este alimento, ou a presidente do CDS-PP Assunção Cristas, que defende que “banir carne de vaca é tão ilegítimo como banir refeições vegetarianas”.

    O Gajo do Contra é uma página criada, tal como o autor explica, “com o intuito de ser humorístico, satírico”, e foi criada por mera diversão: “Não tem qualquer outra agenda”.

    #2
    Eu, que sou um defensor da ecologia e da necessidade de limitarmos cada vez mais o consumo de recursos naturais, fiquei chocado com esta proibição.

    Não é este o caminho correto.

    Comentário


      #3
      Porque alguém havia de estar contra a medida de uma faculdade?

      Agora a universidade não tem independência para decidir qual o menu que serve?

      Estás indignaçõeszinhas...

      Gosto da parte que decidiu banir algo, uma afronta a liberdade... Depois fazem uma manifestação para forçar a mudar porque assim o acham... Liberdade para um lado no fundo
      Editado pela última vez por Carmaniaco90; 21 September 2019, 21:50.

      Comentário


        #4
        Mesmo com a proibição ainda deve andar muita carne de vaca a ser comida por aqueles lados.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
          Porque alguém havia de estar contra a medida de uma faculdade?

          Agora a universidade não tem independência para decidir qual o menu que serve?

          Estás indignaçõeszinhas...

          Gosto da parte que decidiu banir algo, uma afronta a liberdade... Depois fazem uma manifestação para forçar a mudar porque assim o acham... Liberdade para um lado no fundo
          A liberdade é a escolha de cada um de nós individualmente.

          As melhores escolhas fazem-se com uma isenta, honesta e verdadeira informação e educação e não através da imposição.

          Curioso e extremamente preocupante é o facto desta imposição vir de uma instituição secular que teve um papel fulcral na luta contra a ditadura e que deveria continuar a cultivar a liberdade, a providenciar informação de uma forma exemplar de forma a que cada aluno seu pudesse fazer as melhoras escolhas de forma livre e não regredir de forma catastrófica, tornando-se naquilo contra o qual lutou no seu passado recente.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
            Porque alguém havia de estar contra a medida de uma faculdade?

            Agora a universidade não tem independência para decidir qual o menu que serve?

            Estás indignaçõeszinhas...

            Gosto da parte que decidiu banir algo, uma afronta a liberdade... Depois fazem uma manifestação para forçar a mudar porque assim o acham... Liberdade para um lado no fundo
            A universidade na teoria tem independência para decidir aquilo que quiser até para acabar com as cantinas se quiser ou meter palha nas ementas!
            Agora a Universidade (e a liberdade também é isso) deve estar para servir os estudantes de preferência para servir a grande maioria das pessoas que a frequentam e não para satisfazer o ego de alguns "maluquinhos" só porque sim ou porque alguém lhes deu esse poder.
            A manifestação ao contrário do que dizes não é para o forçar a mudar, pelo contrário, é para manter as coisas como estão, que pelos vistos estão bem para a maioria do pessoal. (para não dizer para a quase totalidade). Pode parecer a mesma coisa, mas são coisas opostas.
            Banir dos menus um dos principais ingredientes das cantinas, parece-me algo mais perto de ditadura do que de qualquer democracia (nem vejo onde é que possam estar as duvidas quanto a isso).
            Para ti até pode ser uma indignaçaozinha, para mim é mais uma estupidezinha de alguém que não sabe estar no cargo que ocupa.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por paulofer Ver Post
              A universidade na teoria tem independência para decidir aquilo que quiser até para acabar com as cantinas se quiser ou meter palha nas ementas!
              Agora a Universidade (e a liberdade também é isso) deve estar para servir os estudantes de preferência para servir a grande maioria das pessoas que a frequentam e não para satisfazer o ego de alguns "maluquinhos" só porque sim ou porque alguém lhes deu esse poder.
              A manifestação ao contrário do que dizes não é para o forçar a mudar, pelo contrário, é para manter as coisas como estão, que pelos vistos estão bem para a maioria do pessoal. (para não dizer para a quase totalidade). Pode parecer a mesma coisa, mas são coisas opostas.
              Banir dos menus um dos principais ingredientes das cantinas, parece-me algo mais perto de ditadura do que de qualquer democracia (nem vejo onde é que possam estar as duvidas quanto a isso).
              Para ti até pode ser uma indignaçaozinha, para mim é mais uma estupidezinha de alguém que não sabe estar no cargo que ocupa.
              Até posso concordar que banir tenha sido a postura mais extremista. Bastava simplesmente acabar, e estava resolvido, dizer que não iam incluir mais carne de vaca, visto que ja incluem bastante pouca vezes.

              Contudo, é mais uma tempestade no copo de água.

              Repara, em Setembro houve carne de vaca 3x, falamos de 30 dias de refeição, almoço e jantar, ou seja, 3x em 60 refeições. O Menu está disponível online

              O problema aqui é a palavra banir, bastava deixarem de incluir que poucos davam conta visto a percentagem baixíssima de vezes que fazem carne de porco.

              A maioria está bem como estão as coisas e irá estar futuramente, porque as vezes que a carne de vaca é consumida, não vai drasticamente diferentes. Longe de ser presença frequente nos menus.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por JohnLiberty Ver Post
                A liberdade é a escolha de cada um de nós individualmente.

                As melhores escolhas fazem-se com uma isenta, honesta e verdadeira informação e educação e não através da imposição.

                Curioso e extremamente preocupante é o facto desta imposição vir de uma instituição secular que teve um papel fulcral na luta contra a ditadura e que deveria continuar a cultivar a liberdade, a providenciar informação de uma forma exemplar de forma a que cada aluno seu pudesse fazer as melhoras escolhas de forma livre e não regredir de forma catastrófica, tornando-se naquilo contra o qual lutou no seu passado recente.
                Tendo em conta as vezes que este mês incluiram carne de vaca, essa escolha era bastante baixa já... Se eu quiser no dia 20 comer carne de vaca, não era na cantina que o fazia, certamente.

                A palavra banir é que foi mal escolhida, referir que já não incluiam mais, iria dar ao mesmo.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                  Porque alguém havia de estar contra a medida de uma faculdade?

                  Agora a universidade não tem independência para decidir qual o menu que serve?

                  Estás indignaçõeszinhas...

                  Gosto da parte que decidiu banir algo, uma afronta a liberdade... Depois fazem uma manifestação para forçar a mudar porque assim o acham... Liberdade para um lado no fundo
                  Proibir a carne de vaca é a mesma coisa que proibirem a soja. Não faz qualquer sentido e diminui a escolha do consumidor.

                  É um hipocrisia, ainda por cima grande parte da criação de bovinos é em pastagens...

                  Estou para ver quando deixarmos a carne para andarmos a feijão. Se todos forem como eu, bem que vai ser difícil.

                  Comentário


                    #10
                    Medida populista esta por parte da UC.

                    Vai completamente contra a Universidade que conheci. Quando por lá andei nem faltas se marcavam e as portas das salas estavam abertas. Quem queria entrava. Quem não quisesse ir que estivesse como bem lhe apetecesse. Confesso que este tipo de postura me ajudou bastante a crescer com o sentido do que realmente importa, responsabilidade real, etc.

                    Com o passar dos anos foi sendo tomada por moralismos bacocos como este. Vergonhoso.

                    De qualquer forma tenho de dizer que não me lembro se me terem dado por lá carne bovina (na cantina, claro!)... O que torna esta medida de statement ainda mais populista.

                    Custa ainda mais ver uma instituição destas em bicos de pés.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                      Até posso concordar que banir tenha sido a postura mais extremista. Bastava simplesmente acabar, e estava resolvido, dizer que não iam incluir mais carne de vaca, visto que ja incluem bastante pouca vezes.

                      Contudo, é mais uma tempestade no copo de água.

                      Repara, em Setembro houve carne de vaca 3x, falamos de 30 dias de refeição, almoço e jantar, ou seja, 3x em 60 refeições. O Menu está disponível online

                      O problema aqui é a palavra banir, bastava deixarem de incluir que poucos davam conta visto a percentagem baixíssima de vezes que fazem carne de porco.

                      A maioria está bem como estão as coisas e irá estar futuramente, porque as vezes que a carne de vaca é consumida, não vai drasticamente diferentes. Longe de ser presença frequente nos menus.
                      Sabes quantas cantinas existem em Coimbra?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                        Porque alguém havia de estar contra a medida de uma faculdade?

                        Agora a universidade não tem independência para decidir qual o menu que serve?

                        Estás indignaçõeszinhas...

                        Gosto da parte que decidiu banir algo, uma afronta a liberdade... Depois fazem uma manifestação para forçar a mudar porque assim o acham... Liberdade para um lado no fundo
                        Proibir em vez de informar e educar?

                        Os alunos são todos tão estúpidos que não podem decidir por si próprios?

                        Comentário


                          #13
                          Será que é indiano?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                            Proibir a carne de vaca é a mesma coisa que proibirem a soja. Não faz qualquer sentido e diminui a escolha do consumidor.

                            É um hipocrisia, ainda por cima grande parte da criação de bovinos é em pastagens...

                            Estou para ver quando deixarmos a carne para andarmos a feijão. Se todos forem como eu, bem que vai ser difícil.
                            A questão aqui (da minha parte) não é sobre se proibir ou não faz sentido. Porque não faz visto a ementa curta de carne já disponível.

                            É mais o nível de indignação e alguns argumentos usados, em que parece que havia uma frequência de disponibilidade de carne se vaca massiva... Quem andou lá, que certamente há aqui pessoal, sabe que aos anos que a disponibilidade de carne de vaca era curta, até porque é algo caro.

                            Acho que banir, é forte. Até a palavra em si é forte. Mas tendo em conta as vezes que havia carne, não mete em causa a liberdade de escolha, em a larga maioria dos mes, não há escolha de carne de vaca. Concordo que a universidade devia de ter tomado outra medida, e outra maneira de explicar, se querem reduzir acabar com a carne de vaca por questões ecológicas.
                            Editado pela última vez por Carmaniaco90; 21 September 2019, 23:21.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Blue16v Ver Post
                              Sabes quantas cantinas existem em Coimbra?
                              14.

                              Certamente que os números podem mudar entre elas, mas pouco, visto que a carne de vaca é geralmente mais cara, e geralmente, menos frequente em cantinas.

                              Até podem existir cantinas que disponibilizam mais carne de vaca, não muda o que disse, é geral que a escolha de vaca é já (hoje) mais reduzida.
                              Editado pela última vez por Carmaniaco90; 21 September 2019, 23:23.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                Até posso concordar que banir tenha sido a postura mais extremista. Bastava simplesmente acabar, e estava resolvido, dizer que não iam incluir mais carne de vaca, visto que ja incluem bastante pouca vezes.

                                Contudo, é mais uma tempestade no copo de água.

                                Repara, em Setembro houve carne de vaca 3x, falamos de 30 dias de refeição, almoço e jantar, ou seja, 3x em 60 refeições. O Menu está disponível online

                                O problema aqui é a palavra banir, bastava deixarem de incluir que poucos davam conta visto a percentagem baixíssima de vezes que fazem carne de porco.

                                A maioria está bem como estão as coisas e irá estar futuramente, porque as vezes que a carne de vaca é consumida, não vai drasticamente diferentes. Longe de ser presença frequente nos menus.
                                Segundo li algures são 20 toneladas de carne por ano. É pouco ou muito? Não faço ideia. É até normal que não se coma muita, é uma carne cara...
                                O que tenho a certeza é que medidas destas tendem a estupidificar as pessoas. Depois não espanta que ali ao lado andem a discutir se a terra é plana ou se o homem foi à lua.
                                Sinceramente mete-me nojo tanto extremismo, só começa a haver preto ou branco, copo cheio ou vazio. Só há 2 lados na barricada e as pessoas "normais" são quase obrigadas a seguir estes extremismos/modas (nalguns casos).
                                Já para não falar na sustentação das medidas que se tomam, é só porque sim ou porque apetece ou porque eu é que mando e posso.
                                Ah e provavelmente até acabam na cantina dos estudantes, mas provavelmente no restaurante lá da universidade (deve haver) continuam a comer a boa posta, essa já não tem CO2.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por paulofer Ver Post
                                  Segundo li algures são 20 toneladas de carne por ano. É pouco ou muito? Não faço ideia. É até normal que não se coma muita, é uma carne cara...
                                  O que tenho a certeza é que medidas destas tendem a estupidificar as pessoas. Depois não espanta que ali ao lado andem a discutir se a terra é plana ou se o homem foi à lua.
                                  Sinceramente mete-me nojo tanto extremismo, só começa a haver preto ou branco, copo cheio ou vazio. Só há 2 lados na barricada e as pessoas "normais" são quase obrigadas a seguir estes extremismos/modas (nalguns casos).
                                  Já para não falar na sustentação das medidas que se tomam, é só porque sim ou porque apetece ou porque eu é que mando e posso.
                                  Ah e provavelmente até acabam na cantina dos estudantes, mas provavelmente no restaurante lá da universidade (deve haver) continuam a comer a boa posta, essa já não tem CO2.
                                  No geral, concordo com o que dizes.

                                  Na minha opinião, simplesmente também acho extremo alguns argumentos contra esta medida. Nao é ser a favor da mesma, e ha que reter isso.

                                  Por exemplo, já li que isto era um absurdo porque os alunos depois não tinham certas vitaminas... Isto é daqueles argumentos que não me entra. Para além de (já me estou a repetir mas tem de ser) da pouca disponibilidade, certamente que os alunos cá fora, conseguem essa vitamina e que não é por isso que foram para a universidade.
                                  Editado pela última vez por Carmaniaco90; 21 September 2019, 23:30.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                    No geral, concordo com o que dizes.

                                    Na minha opinião, simplesmente também acho extremo alguns argumentos contra esta medida. Nao é ser a favor da mesma, e ha que reter isso.

                                    Por exemplo, já li que isto era um absurdo porque os alunos depois não tinham certas vitaminas... Isto é daqueles argumentos que não me entra. Para além de (já me estou a repetir mas tem de ser) da pouca disponibilidade, certamente que os alunos cá fora, conseguem essa vitamina e que não é por isso que foram para a universidade.
                                    Medidas estúpidas com argumentos falaciosos levam a reações estúpidas com argumentos falaciosos, é uma reação em cadeia e quanto mais esmiuçarem o assunto pior.
                                    No caso das ementas devem manter aquilo que é tradição por cá há séculos e tentar inovar, não proibir.

                                    Comentário


                                      #19
                                      O reitor também é esquerdalha? Estou chocado...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                        A questão aqui (da minha parte) não é sobre se proibir ou não faz sentido. Porque não faz visto a ementa curta de carne já disponível.

                                        É mais o nível de indignação e alguns argumentos usados, em que parece que havia uma frequência de disponibilidade de carne se vaca massiva... Quem andou lá, que certamente há aqui pessoal, sabe que aos anos que a disponibilidade de carne de vaca era curta, até porque é algo caro.

                                        Acho que banir, é forte. Até a palavra em si é forte. Mas tendo em conta as vezes que havia carne, não mete em causa a liberdade de escolha, em a larga maioria dos mes, não há escolha de carne de vaca. Concordo que a universidade devia de ter tomado outra medida, e outra maneira de explicar, se querem reduzir acabar com a carne de vaca por questões ecológicas.
                                        Então que continuassem como estavam, e não fizessem nada...
                                        Fazer um statement disto é que é ridiculo. Parece que o mundo hoje tá estúpido.

                                        Comentário


                                          #21

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                            No geral, concordo com o que dizes.

                                            Na minha opinião, simplesmente também acho extremo alguns argumentos contra esta medida. Nao é ser a favor da mesma, e ha que reter isso.

                                            Por exemplo, já li que isto era um absurdo porque os alunos depois não tinham certas vitaminas... Isto é daqueles argumentos que não me entra. Para além de (já me estou a repetir mas tem de ser) da pouca disponibilidade, certamente que os alunos cá fora, conseguem essa vitamina e que não é por isso que foram para a universidade.
                                            Uma medida absurda (banir a carne de vaca) por vezes leva a reações tontas... então as outras carnes (porco, aves, etc) e peixe não tem vitamina B12, B3 e B6???

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                              O reitor também é esquerdalha? Estou chocado...
                                              A melhor forma de instituir um regime/modo de vida é pela educação e informação e eles já sabem disso há muito tempo. Se conseguires as universidades e escolas secundárias, todo o resto vêm de arrasto.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por paulofer Ver Post
                                                Segundo li algures são 20 toneladas de carne por ano. É pouco ou muito? Não faço ideia. É até normal que não se coma muita, é uma carne cara...
                                                ...
                                                É residual. Isso dá uma média inferior a 1 kg por ano por aluno. A nível de emissões evitadas é simplesmente ridículo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Se utilizassem mais as plataformas digitais para o ensino diminuíram grandemente a pegada ecológica. Mas se calhar não dá jeito, assim é mais moderno

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Bem, permitam-me colocar as sequintes questões:

                                                    Com menos carne de vaca vai-se consumir mais carne de porco na universidade de coimbra?
                                                    Ou vai-se consumir mais frango?

                                                    Quer dizer eu percebo a lógica, mas, isto é só o princípio, porque agora é a carne de vaca, daqui a uns tempos são os frangos porque não têm qualidade de vida ( e não têm , acho eu ) , depois será os solos esgotados para cultivar vegetais....

                                                    Mas pronto a universidade reserva-se ao direito de o fazer, só espero é que isto não seja uma opção fundamentalista.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                                      No geral, concordo com o que dizes.

                                                      Na minha opinião, simplesmente também acho extremo alguns argumentos contra esta medida. Nao é ser a favor da mesma, e ha que reter isso.

                                                      Por exemplo, já li que isto era um absurdo porque os alunos depois não tinham certas vitaminas... Isto é daqueles argumentos que não me entra. Para além de (já me estou a repetir mas tem de ser) da pouca disponibilidade, certamente que os alunos cá fora, conseguem essa vitamina e que não é por isso que foram para a universidade.
                                                      A questão é que as cantinas têm refeições a preços controlados. Quem tem dinheiro vai continuar a comer carne onde quiser porque existem restaurantes. Quem não tem dinheiro fica sem comer essa carne.

                                                      Não só é uma medida absurda como ainda é sectária incidindo sobre os mais pobres arrasando as suas opções de escolha.

                                                      Ridículo.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                        O reitor também é esquerdalha? Estou chocado...
                                                        A esmagadora maioria dos professores da UC, os que conheço, são mesmo esquerdalha e com orgulho. Ter um pai estado ali por trás é bem porreiro.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                          A questão é que as cantinas têm refeições a preços controlados. Quem tem dinheiro vai continuar a comer carne onde quiser porque existem restaurantes. Quem não tem dinheiro fica sem comer essa carne.

                                                          Não só é uma medida absurda como ainda é sectária incidindo sobre os mais pobres arrasando as suas opções de escolha.

                                                          Ridículo.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Em Portugal não era legalmente possível. Mas os nórdicos devem ser uns ignorantes em questões de educação...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X