Sim
Não
Indiferente
O sucesso desta restrição na contenção do vírus é diminuto.
Não me parece uma medida eficaz.
Fui há pouco ao Seixal e na baía andava imensa gente , nos hipermercados idem.
Basicamente, as tarefas que seriam feitas durante todo o dia, são agora feitas apenas durante a manhã. Isto traduz-se em que nos mesmos locais, em vez dos clientes estarem dispersos e distribuídos por várias horas, estão agora aglomerados nas mesmas horas.
Poderá ter algum impacto favorável em convívios familiares extra-agregado, nomeadamente almoços e jantares, mas do ponto de vista de evitar aglomerados que potenciam contágios, não me parece eficaz.
Última edição por jotaeme5450 : 22-11-20 às 14:41:27
Esta é dedicada ao Nuno156:
Fui buscar o almoço à baixa e vejo um conjunto de 4 ou 5 carros com bandeiras de Portugal a apitar em grande agitação.
Será chuva? Será Chega? Chuva não era certamente e o Chega não apita assim. Fui ver: eram negacionistas (só percebi por causa de um cartão semi.escondido a dizer os PCR dão falsos positivos).
Não, não foi isso que eu disse, vai lá ver bem. O que há a reter é que estão a ser colocados entraves externos contra a opinião de quem está lá.
Não é achismo, mas sim a constatação de quem, efectivamente, lá trabalha. E não foi uma pessoa ou duas...
Portanto, se estão a ser tomadas decisões que colidem com o conhecimento de quem lá anda, há uma ingerência.
Há muitos que ficaram a arder, enganados por outros com essa imensa sabedoria, numw voraz gula para ganharem comissão.
O que eu vejo, e começa quase sempre em casa, é que em Portugal ninguém ou poucos economizam, por mais pequena que seja a mesma. A nível de negócios não é muito diferente cá no burgo. Mas é mais fácil culpar o Estado por tudo e mais um par de botas.
Eu também adorava estoirar o dinheiro que ganho em coisas futéis mas aprendi a poupar, nem que tenha de cortar em algo que adoro e a muito custo. Nem que sejam apenas €5.
Isto foi o que tu disseste:
Resumindo, dizes que o maior caos é causado por interferências externas e política e pressão social resultantes da lavagem cerebral da CS.
E eu estou a dizer-te que está longe da verdade, não obstante concordar que há ingerência por parte do Governo.
Mas a pressão sobre os hospitais é real, não soube isto por "uma pessoa ou duas", tenho familiares directos a trabalharem no S. João, S. António e um pouco por todo o Norte.
Alguma vez disse o contrário?
Mas a pressão causada pelo Covid é real, ponto final.
Um reparo: eu acho muito triste, muito triste mesmo, as pessoas não terem capacidade de se alhearem das suas camisolas políticas para toda e qualquer tema.
Como referido nuns posts atrás acerca da IL, à qual eu acrescento o Insurgente: a nível económico ainda dão uns toques mas em relação ao Covid, tudo o que escrevem é lixo puro. Então quando fazem publicações negacionistas é do mais ridículo que há!
Quem falou de camisolas políticas? Eu estou a constatar a acção de quem está a governar.
Não estou a falar do que diz o insurgente ou o blasfémias, ou o Cotrim. És tu quem está a inferir. Mas por acaso até creio que já disse aqui que a IL tem sido uma desilusão (e não é só por causa de covid).
Aqui fala-se apenas do que poderia ser a resposta à pandemia. Só escrevi nesse sentido
Mas a sanha persecutória de encontrar "negacionistas" ou "covideiros" parece que inquina à partida a discussão séria.
Acho admirável que toda essa gente não tenha disponibilidade de se abastecer durante a semana e precisem todos exactamente de se deslocarem aos hipers durante o sábado e domingo que, todos sabemos, poderá ter maior afluência de quem se esqueceu de comprar os ovos durante os outros 5 dias da semana, com horários muito mais alargados!
Eu também trabalho! Nunca precisei de ir às compras nestes fins-de-semana em que há limitações!
E agora vais responder-me a uma questão! Só lá viste malta nova que tem que trabalhar mais de 14 horas por dia? Ou uma grande parte eram reformados que não têm puto que fazer durante a semana?
Que tragédia. Ter de viver com leis dos anos 80.
Especialmente numa situação de pandemia onde o DR está sempre a debitar publicações. Mas algumas são mais difíceis de parir...
Nem todos são assim tão ingénuos. E mesmo quem seja, a situação é tão flagrante que não vai ser perdoada.
Por acaso ontem sobre o tema ouvi que a liberdade religiosa e de culto também está na constituição e não pode ser limitada em momento algum, e em todo o caso foram proibidas as missas. (não sei se uma coisa tem a ver com a outra, mas parece-me uma boa comparação).
Se o Governo quisesse podia perfeitamente bloquear o evento, limite de ajuntamentos de todo e qualquer evento a partir das 15h por exemplo a 10 pessoas. Ou fechar todos os espaços sem excepção onde caibam mais que 50 pessoas a partir de determinada hora. Diretamente não impediam nada, o PCP podia fazer a sua vida politica, mas respeitando as regras.
Eu nem me importo que eles o façam, desde que nas próximas eleições as pessoas não se esqueçam disto... o problema é que a memória é curta.
Última edição por paulofer : 22-11-20 às 15:50:49
Um bocado off topic, mas apontei Outubro/Novembro por 2 motivos.
Antes disso, ninguém vai forçar a queda do governo. E não estou a ver o ps a desistir do poder. Abandonar o barco durante a pandemia iria sair muito caro em votos.
A altura que disse, é por causa do OE.
Nessa altura, vamos ser chamados a pagar e bem, o esbanjar de dinheiro que se anda a fazer. Entre as falências e o aumento generalizado e brutal de aumento de impostos, o governo implode
Vê os números do vírus em Outubro e vê em Novembro. Quer queiras quer não vai ser sempre o vírus a ditar a economia, quer o Governo faça alguma coisa ou o Governo esteja quietinho.
Por muitos malabarismos que se tentem encontrar para justificar a crise económica a conclusão no fim é sempre a mesma, mais vírus menos economia!
(e se duvidas houvesse vê o que aconteceu na Suécia nos primeiros meses em que as medidas foram ou residuais ou quase nenhumas e economia caiu 8%! Como é que consegues justificar isso com culpa do Governo sueco quando eles fizeram nada?