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E se...: "Quem não tem garagem ou estacionamento não pode comprar carro..."

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    E se...: "Quem não tem garagem ou estacionamento não pode comprar carro..."

    Sim, e se, por cá, quem não tivesse garagem ou estacionamento não pudesse comprar carro? FONTE

    Quem não tem garagem ou estacionamento não pode comprar carro. Há países onde é assim.

    No Japão, quem não tem garagem ou lugar de estacionamento não pode comprar carro. E há mais países a querer seguir o exemplo nipónico.






    VW Autostadt GmbH / Anja WeberVW Autostadt (Alemanha) Devido à ausência de locais de estacionamento públicos, no Japão criaram-se estruturas específicas de estacionamento muito similares a esta.

    O Japão — berço de algumas das mais importantes marcas de automóveis — foi o primeiro país do mundo a introduzir esta medida, no já longínquo ano de 1962: quem não tem garagem ou lugar de estacionamento privado não pode ter automóvel.
    Uma medida que começou por ser aplicada apenas nas principais cidades, mas que ao longo dos anos — com o aumento do tráfego e crescimento das zonas urbanas — se estendeu a praticamente todo o país.

    Como funciona esta lei

    Esta lei, cujo nome é Shako Shomeisho — que pode ser traduzido por «certificado de prova de estacionado» — obriga as pessoas, singulares ou colectivas, a obterem um certificado de estacionamento antes de comprarem um automóvel.

    Sem certificado, é impossível comprar automóvel.
    Este certificado é emitido pela polícia. O requerente tem de provar que tem garagem, ou local de estacionamento particular, a menos de 2 km de distância da sua morada.
    E, não, não estou a defender, estou apenas a partilhar a ideia, para discussão! Mas, até que não era mal visto... Obrigavam-se os construtores a fabricar de origem essa valência ou a construir edificações dedicadas, como o exemplo da foto!

    O que acham?

    #2
    Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
    Sim, e se, por cá, quem não tivesse garagem ou estacionamento não pudesse comprar carro? FONTE

    E, não, não estou a defender, estou apenas a partilhar a ideia, para discussão! Mas, até que não era mal visto... Obrigavam-se os construtores a fabricar de origem essa valência ou a construir edificações dedicadas, como o exemplo da foto!

    O que acham?
    O processo já está em andamento. Para lá dos impostos. O Costa fala em afastar os carros da cidade. E há por aí muito radical a querer acabar com os carros para os os outros. E por último o processo de empobrecimento vai fazer o resto.
    Só falta criminalizar quem tem carro.

    Comentário


      #3
      No UK, ou pelo menos em Londres, pelo que sei, os novos prédios novos que tenham lugar de estacionamento levam com uma batelada de impostos e penalizações.

      O objetivo é mesmo desincentivar o uso de carro.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Quark Ver Post
        O processo já está em andamento. Para lá dos impostos. O Costa fala em afastar os carros da cidade. E há por aí muito radical a querer acabar com os carros para os os outros. E por último o processo de empobrecimento vai fazer o resto.
        Só falta criminalizar quem tem carro.
        Quais são esses radicais?
        Aqueles que não querem ter carro e que apontam o dedo a quem tem mas adoram chamar Uber e também adoram pedir boleia aos amigos?
        Ai, já conheci tantos assim...
        De ir às lágrimas.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
          Quais são esses radicais?
          Aqueles que não querem ter carro e que apontam o dedo a quem tem mas adoram chamar Uber e também adoram pedir boleia aos amigos?
          Ai, já conheci tantos assim...
          De ir às lágrimas.
          Todos políticos e activistas que apregoam uma coisa. E na vida particular fazem outra.... O Costa e família devem ser um exemplo....mas o exemplos não devem faltar.

          Mas depois há aqueles radicais que querem vias em Lisboa a 10km/h

          Ou então há um tempo atrás vi na TV uma menina activista pela acção climática. Uma greta cá do burgo. Bla Bla Bla pelo planeta. Até que o jornalista lhe perguntou como chegou a estação (SIC).... Ela respondeu de carro.... É isso é o que temos....

          Comentário


            #6

            Comentário


              #7
              Tenho ideia que por cá já há uns anos, salvo determinadas excepções, todas as construções têm de ter garagem.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                Tenho ideia que por cá já há uns anos, salvo determinadas excepções, todas as construções têm de ter garagem.
                Fazem T3 com 1 lugar de garagem...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                  Fazem T3 com 1 lugar de garagem...
                  Epá, já é um meio termo.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Quark Ver Post
                    Todos políticos e activistas que apregoam uma coisa. E na vida particular fazem outra.... O Costa e família devem ser um exemplo....mas o exemplos não devem faltar.

                    Mas depois há aqueles radicais que querem vias em Lisboa a 10km/h

                    Ou então há um tempo atrás vi na TV uma menina activista pela acção climática. Uma greta cá do burgo. Bla Bla Bla pelo planeta. Até que o jornalista lhe perguntou como chegou a estação (SIC).... Ela respondeu de carro.... É isso é o que temos....
                    Ontem lia a noticia de uns "activistas " que vazam pneus de SUV's em UK, USA, Paris....

                    Comentário


                      #11
                      E na maioria estão vazias e os carros na rua...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                        Fazem T3 com 1 lugar de garagem...
                        As cidades ( algumas ) estão absolutamente saturadas e para lá do limite.
                        Carros será de evitar cada vez mais.
                        É preciso é não tratar as pessoas como se fossem assassinos.
                        Mas sim com respeito.

                        Comentário


                          #13
                          Não vejo sentido nisso. Existe alguma possibilidade de alguém estacionar onde já esteja um carro?

                          De resto, é fiscalizar. Cada um será responsável pelos seus bens. O que não falta é pessoal com garagens e a estacionar em locais pressionados e proibidos...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                            Não vejo sentido nisso. Existe alguma possibilidade de alguém estacionar onde já esteja um carro?

                            De resto, é fiscalizar. Cada um será responsável pelos seus bens. O que não falta é pessoal com garagens e a estacionar em locais pressionados e proibidos...
                            Não pode, é caça à multa...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por bscuba Ver Post
                              E na maioria estão vazias e os carros na rua...
                              Se fizessem uma fiscalização no Casal da Barota...

                              As garagens servem para tudo, para comércio, para oficinas, para patuscadas, menos para arrumar os carros.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                Se fizessem uma fiscalização no Casal da Barota...

                                As garagens servem para tudo, para comércio, para oficinas, para patuscadas, menos para arrumar os carros.
                                Fico na dúvida se isso existe mesmo ou tiraste a ideia do Tele Rural

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                                  Tenho ideia que por cá já há uns anos, salvo determinadas excepções, todas as construções têm de ter garagem.
                                  Daquelas em que nem se consegue estacionar o carro ou em que se demora uma eternidade e é preciso mil cuidados para não riscar o carro?

                                  Não só é o meu caso como conheço muitas assim

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                    Se fizessem uma fiscalização no Casal da Barota...

                                    As garagens servem para tudo, para comércio, para oficinas, para patuscadas, menos para arrumar os carros.
                                    Diria que é em todo o lado. Alguns entendo porque nem com câmaras a 360° conseguem meter o carro na garagem do prédio, noutros casos são as rampas mas a maioria é mesmo por causa desses exemplos que deste.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                      Se fizessem uma fiscalização no Casal da Barota...

                                      As garagens servem para tudo, para comércio, para oficinas, para patuscadas, menos para arrumar os carros.
                                      remetendo quase para o "tópico das casas", acho que metade dos anúncios do idealista que vejo têm as garagens ocupadas com todo o tipo de tralha ou transformadas para sala de convivio/quarto extra em vez de cumprirem o seu propósito, seja em apartamentos ou moradias.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                                        remetendo quase para o "tópico das casas", acho que metade dos anúncios do idealista que vejo têm as garagens ocupadas com todo o tipo de tralha ou transformadas para sala de convivio/quarto extra em vez de cumprirem o seu propósito, seja em apartamentos ou moradias.
                                        Esta é uma questão muito bem colocada! Quem não conhece exemplos desses de gente que atafulha os locais de estacionamento, designadamente porque tem as garagens cheias de "lixo" ou pura e simplesmente "dá muito trabalho" estacionar em sítio resguardado, deixando os estacionamentos de rua para quem, efectivamente, precisa deles?...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por bscuba Ver Post
                                          Diria que é em todo o lado. Alguns entendo porque nem com câmaras a 360° conseguem meter o carro na garagem do prédio, noutros casos são as rampas mas a maioria é mesmo por causa desses exemplos que deste.
                                          De facto...

                                          Aqui há duas nuances, a inabilidade para estacionar por causa de ser preciso manobrar em rampa (imagino o dia a dia desses condutores...) e a construção da própria rampa, que parece (sublinho "parece") que ninguém verifica, quer na construção correcta, quer na fiscalização para se aferir se é tecnicamente viável usá-la para o fim licenciado, quer demasiadas vezes pelo comprador, que não vai ver se a rampa dá, mesmo, para entrar e sair!...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Já o disse em outros topicos que interceptam com esta temática... caminhamos fulgurantemente para a elitilização do automovel.

                                            Para quem é menos jovem, seguramente se recorda de, num passado não tão distante, nem todas as familias tinham carro... quanto mais 2/3/4/5... por cada familia.

                                            Por mim falo, aqui em casa somos 5, apenas 4 com carta e são 5 carros...a garagem dá para 2 carros...

                                            À minha volta é tudo muito semelhante...

                                            O futuro vai ser radicalmente diferente e acredito que vamos estar muito mais proximos dos anos 70/80 (referencia a PT...) do que aquilo que vivemos actualmente.

                                            Se isso é bom? Se é necessário? talvez...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Quark Ver Post
                                              O processo já está em andamento. Para lá dos impostos. O Costa fala em afastar os carros da cidade. E há por aí muito radical a querer acabar com os carros para os os outros. E por último o processo de empobrecimento vai fazer o resto.
                                              Só falta criminalizar quem tem carro.
                                              De certa forma com os EVs quem não tem garagem não pode ter carro. E afastar carros da cidade é uma urgência, a começar para os próprios users deles. Diariamente circulam em Lisboa 500k carros, que mais não fazem do que atravancarem-se uns aos outros, enquanto o paspalho ao volante se entretém alegremente a ver o ordenado a fugir pelo tubo de escape. Deviam era por-se de rastos e beijar os pés e os pedais do pessoal que já optou por encostá-los e ir pra o trabalho de bici.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Lembro-me de uma discussão com um amigo meu sobre isso há muitos anos em que ele defendia essa tese.


                                                E disse-lhe que sendo assim não podes ter carro, não tens garagem.

                                                Não ficou muito chateado, mas costuma ir a todo o lado de carro.

                                                É o contrassenso habitual.



                                                Estas medidas levam sempre à elitização do automóvel.

                                                É assim com portagens na entrada das cidades, é assim com limites à posse de carro se só tiveres garagem.


                                                E acontece agora com o estacionamento pago dentro das cidades.


                                                Pelo menos na minha zona, desde que passou a ser zona EMEL, o que não faltam é lugares, quando antes não os haviam. Mas ainda continuam a haver localizações para vir de carro para Lisboa, deixar o carro dentro da cidade e apanhar transportes. Terá tendência a acabar.

                                                Claro que algumas zonas faltará sempre lugares públicos de estacionamento para a população. É matemática. Mas não é preciso aplicar as mesmas regras em todo o lado na cidade.


                                                Mas tenho um bom fórum para vocês discutirem isso num fórum de arquitetura. Assim não era dos poucos a levar nas trombas constantemente.



                                                Já agora, não conheço o Japão, mas dando uma vista de olhos em Tóquio vi que muitos prédios, mesmo parecendo recentes, não têm estacionamento subterrâneo. É por causa da infraestrutura antissísmica?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  A pandemia veio ensinar que o melhor é um carro por pessoa, para garantia da melhor bolha sanitária possível.

                                                  Na próxima habitação tenho previstos cerca de 6 lugares privados e ainda o estacionamento de rua, que é abundante, numa zona residencial/tranquila. Espero que cheguem...

                                                  O problema é mesmo a existência de uma duas garagens por habitação, quando na prática esse agregado pode ter 4 ou 5 carros e afins.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Esta discussão é engraçada. Acho que se houvesse fiscalização apertada do estacionamento, muitas pessoas ver-se-iam obrigadas ou a vender (pelo menos) um carro, a usar a sua garagem em vez da rua ou a mudarem de casa, pagarem uma avença, etc.

                                                    O grande problema é que andamos há mais de 50 anos a construir a sociedade em torno do carro e em torno da necessidade de o ter, que se torna complexo e demorado inverter um pouco o caminho para uma sociedade menos dependente do carro. Amesterdão começou esse caminho nos anos 1970. Outras cidades começaram mais tarde. E nós ainda andamos a coçar a cabeça para ver se começamos ou não... Mas acredito que o futuro passe por uma menor utilização do carro, pelo menos nas cidades e no quotidiano.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por DoktorHans Ver Post
                                                      De certa forma com os EVs quem não tem garagem não pode ter carro. E afastar carros da cidade é uma urgência, a começar para os próprios users deles. Diariamente circulam em Lisboa 500k carros, que mais não fazem do que atravancarem-se uns aos outros, enquanto o paspalho ao volante se entretém alegremente a ver o ordenado a fugir pelo tubo de escape. Deviam era por-se de rastos e beijar os pés e os pedais do pessoal que já optou por encostá-los e ir pra o trabalho de bici.
                                                      É falar neles e eles aparecem....

                                                      E tu andas de quê.... sempre de transportes públicos? tens carro? andas de Uber?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Quark Ver Post
                                                        É falar neles e eles aparecem....

                                                        E tu andas de quê.... sempre de transportes públicos? tens carro? andas de Uber?
                                                        Há malta cheia de moral mas esquece o principal problema. Seja qual o veículo o problema são mesmo as pessoas.
                                                        Londres é muito mais suja nas zonas das ciclovias devido ao lixo que os ciclistas mandam para o chão. Não estou a inventar, eu vi isto ao vivo:

                                                        https://www.alamy.com/discarded-nitr...263248324.html

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                                          Esta é uma questão muito bem colocada! Quem não conhece exemplos desses de gente que atafulha os locais de estacionamento, designadamente porque tem as garagens cheias de "lixo" ou pura e simplesmente "dá muito trabalho" estacionar em sítio resguardado, deixando os estacionamentos de rua para quem, efectivamente, precisa deles?...
                                                          E isto levanta outra questão: Para quando os Arquitectos começam a fazer projectos de Arquitectura com a divisão do lixo incluída? Poderá ser uma divisão que pode ir dos 2 M2 a varios M2, que servirá para meter toda a tralha, que normalmente quem tem moradias mete no sotão! Não precisa de ter janela!

                                                          Fica a dica!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Quark Ver Post
                                                            É falar neles e eles aparecem....

                                                            E tu andas de quê.... sempre de transportes públicos? tens carro? andas de Uber?
                                                            Bike elétrica, já devias saber. Está sempre a impingir.


                                                            No meu caso pessoal, eu faço uns 15000km por ano. 10000km em passeio/ir às compras/desporto. 5000km commute diário.


                                                            Os 10000km anuais de carro são infinitamente mais confortáveis de carro, com mais autonomia e liberdade que transportes públicos e transportes suaves.


                                                            É esta parte que os defensores da bicicleta para transporte pessoal esquecem sempre de se referir constantemente.

                                                            Claro que também tem vantagens, mas na minha opinião não suplantam as desvantagens.

                                                            Comentário

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