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Porque é que os alunos finlandeses são os melhores do mundo

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    Porque é que os alunos finlandeses são os melhores do mundo

    http://link.brightcove.com/services/...ctid1437089568

    Porque é que os alunos finlandeses são os melhores do mundo?

    Segundo as estatísticas do PISA da OCDE.
    Editado pela última vez por zerorpm; 14 March 2008, 13:33.

    #2
    http://online.wsj.com/public/resourc...&ps=false&a=up

    Comentário


      #3
      E não se pode copiar o sistema todo dos finlandeses?
      Já que não sabemos fazer um sistema, deviamos copiar.
      Eu sei que vai aparecer alguém a dizer que são sociedades diferentes,
      culturas diferentes, etc... Para mim é tanga, o nosso modelo é o modelo
      ocidental, o que temos já foi copiado por outros (muitas vezes
      mal copiando e mal implementado), então o melhor é mesmo copiar
      pelo melhor (embora na escola os alunos não é suposto copiarem).

      Comentário


        #4
        E com as empresas é igual!

        está provado que quando o trabalhadores percepcionam que a empresa se preocupa com o seu bem estar, e com as suas relações extra trabalho, trabalham melhor, a produtividade aumenta e a satisfação também, contriuindo para que os processos internos se façam com maior e melhor fluidez, gerando a satisfação dos clientes, a diminuição no desperdicio de recursos e aumentando obviamente os lucros.


        Mas na maioria dos países cabeças duras liderados pr economicistas e advogados (e não só) tecnocratas, o que interessa é os orçamentos financeiros!!! ´

        só sabem ver isso á frente........., e só agora (ou há poucos anos) neste país é que se começa a dar valor (real)! aos balanced scorecards que integram outras perspectivas!!





        A educação é igual, obrigando os miudos a passarem interminaveis horas numa sala a ter aulas massacrantes , não lhes ensina nada, apesar de pensar-se que sim, e que o facto de ter a escolariade obrigatória ensina mais do que não a ter...........


        ou seja, cai-se naquele erro crasso da quantidade vs qualidade! um erro tão óbvio , porém........tão comum!




        Para mim todo o sistema de ensino tuga falha, e para ser remodelado tinha que desaparecer e ser criado de novo de raiz!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
          E não se pode copiar o sistema todo dos finlandeses?
          Já que não sabemos fazer um sistema, deviamos copiar.
          Eu sei que vai aparecer alguém a dizer que são sociedades diferentes,
          culturas diferentes, etc... Para mim é tanga, o nosso modelo é o modelo
          ocidental, o que temos já foi copiado por outros (muitas vezes
          mal copiando e mal implementado), então o melhor é mesmo copiar
          pelo melhor (embora na escola os alunos não é suposto copiarem).

          copiar é um erro crasso!


          cada país tem especificidades próprias que não apenas as culturais!

          e mesmo só falando das culturas, o facto de copiares (como se faz com muita coisa neste país) não significa que o sucesso seja o mesmo do país de origem!



          Veja-se o sistema burocrático copiado da Alemanha.............

          Comentário


            #6
            Porque têm mães finlandesas ?!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
              copiar é um erro crasso!


              cada país tem especificidades próprias que não apenas as culturais!

              e mesmo só falando das culturas, o facto de copiares (como se faz com muita coisa neste país) não significa que o sucesso seja o mesmo do país de origem!



              Veja-se o sistema burocrático copiado da Alemanha.............
              Dizer que é um erro crasso acho que é exagero.
              Afinal de contas, quase tudo o que é organizado na nossa sociedade,
              saúde, educação, justiça, governo, etc, etc, foi copiado de outros
              países ocidentais. Normalmente há países que vão à frente e desenvolvem
              modelos e os outros vão atrás. No comunismo, muitos foram atrás da União Soviética. No capitalismo, muitos foram atrás dos USA.
              E até quando nós fizemos as descobertas, muitos outros foram atrás de nós,
              copiaram tudo, inclusive contratando pilotos portugueses e deram-se bem.

              Quando se vê sucesso num modelo, quando se vê que o modelo é
              bom, e que nos interessa implementá-lo, não há mal nenhum em implementá-lo.

              Mas concordo contigo, que só por copiar um modelo
              não quer dizer que se vá ter o mesmo sucesso do país de origem, e como é óbvio há sempre diferenças na implementação. Copiar um modelo
              não quer dizer fazer exactamente tudo igual.

              Mas manter um modelo que se vê que não tem sucesso em relação a outros,
              e não querer abrir os horizontes para aprender e implementar coisas novas não é muito bom.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                Dizer que é um erro crasso acho que é exagero.
                Afinal de contas, quase tudo o que é organizado na nossa sociedade,
                saúde, educação, justiça, governo, etc, etc, foi copiado de outros
                países ocidentais. Normalmente há países que vão à frente e desenvolvem
                modelos e os outros vão atrás. No comunismo, muitos foram atrás da União Soviética. No capitalismo, muitos foram atrás dos USA.
                E até quando nós fizemos as descobertas, muitos outros foram atrás de nós,
                copiaram tudo, inclusive contratando pilotos portugueses e deram-se bem.

                Quando se vê sucesso num modelo, quando se vê que o modelo é
                bom, e que nos interessa implementá-lo, não há mal nenhum em implementá-lo.

                Mas concordo contigo, que só por copiar um modelo
                não quer dizer que se vá ter o mesmo sucesso do país de origem, e como é óbvio há sempre diferenças na implementação. Copiar um modelo
                não quer dizer fazer exactamente tudo igual.

                Mas manter um modelo que se vê que não tem sucesso em relação a outros,
                e não querer abrir os horizontes para aprender e implementar coisas novas não é muito bom.

                pensa assim! se copiares os autocarros dos países nórdicos, em PT ninguém chega ás zonas de cima para se segurarem.

                Se copiares o sistema de AE sem limite de velocidade para PT, tens uma pista de corridas em plena via pública.


                Se copiares as cadeiras para nórdicos, tens os tugas com os pés no ar



                Com tudo o resto é igual!


                existem especificidades inerentes ás quais não se pode virar as costas!

                na melhor das hipóteses podemos copiar adaptando!

                Comentário


                  #9
                  Sobre o ensino nao sei muito, mas sobre umas filandesas posso opinar

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                    Porque têm mães finlandesas ?!

                    Nem mais

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                      pensa assim! se copiares os autocarros dos países nórdicos, em PT ninguém chega ás zonas de cima para se segurarem.

                      Se copiares o sistema de AE sem limite de velocidade para PT, tens uma pista de corridas em plena via pública.


                      Se copiares as cadeiras para nórdicos, tens os tugas com os pés no ar



                      Com tudo o resto é igual!


                      existem especificidades inerentes ás quais não se pode virar as costas!

                      na melhor das hipóteses podemos copiar adaptando!
                      Não me digas que o IKEA faz mobilia em tamanho mais reduzido
                      para os países do Sul?
                      E não me digas que a Volvo ou a Saab também fazem carros com assentos
                      mais pequenos para os países do Sul? Ou autocarros ou etc...
                      e eu já andei em Autocarros na Finlândia e não tive problemas em
                      chegar às pegas, até porque sou mais alto que a média de qualquer país, hehehe.

                      Desculpa lá, mas acho que os argumentos que usaste agora não foram
                      lá muito bons.

                      Comentário


                        #12
                        Ainda não vi o documentário mas creio que uma das grandes diferenças da escola pública Finlandesa para a escola pública Portuguesa está directamente relacionado com a Burocracia do nosso ministério (demasiada burocracia existente que é assumida por todos) Por sua vez a escola pública Finlandesa tem muito mais autonomia e os seus directores são facilmente responsabilizados pelos resultados das mesmas. Apresenta um sistema menos burocrático e mais eficiente.

                        Já agora na Finlândia não existem concursos Estatais Centralizados e Burocráticos para a contratação de professores, nem sequer é o estado central a definir os parâmetros com medidas super burocráticas e caras (tão ao gosto do socialista português) para a avaliação dos mesmos. Cabe às escolas decidir esses aspectos e aplicar da maneira que os seus "gestores" decidam melhor... Depois cabe ao estado classificar o desempenho da escola.

                        Por lá é a escola quem tem a responsabilidade de contratar ou despedir um professor, de acordo com as suas necessidades...

                        Por outras palavras, há quem dê a cara e quem se responsabilize pelos resultados finais. Cá quem é que dá a cara? Ninguém! Ou melhor... um qualquer ministro da educação.... Surreal!
                        Editado pela última vez por Jacare; 14 March 2008, 15:33.

                        Comentário


                          #13
                          Todos querem copiar esses paises, mas depois esquecem-se de alguns promenores..

                          Tipo:

                          - já à anos e anos que os meus tios na alemanha, pagam praticamente 50% do ordenado em impostos..
                          - Já à mais de 10 anos em especial com a junçao das 2 alemanhas, que o trabalho deles anda percário, depois de uns 20-25 anos certinho.. e até teve de reduzir o horario de trabalho com a correspondente reduçao de ordenado..
                          - E os de frança também, como dizem, antes os franceses nao queriam aqueles trabalhos tipicos dos emigrantes, e agora nem pensar, andam até à caça desses trabalhos com a falta de emprego.
                          - Depois sao paises em que as reformas já vem de à uns 50-70 anos, e mesmo assim, alguns tem fases em que estao ameçando uma crise. E deles alguns ainda tiveram uma coisa importante, foram reconstruidos quase do zero nos anos após 1945, com muitos apoios da américa, na altura em especial, para evitar a entrada dos russos pela europa fora. E reconstruir do zero é o melhor para qualquer situaçao.
                          - Nós estivemos uns 50 anos estagnados, criando hábitos, mentalidades, e uma inércia monumental.. Somos uma democracia ainda muito jovem, pouco mais de um quarto de século..
                          - Isto entre outros promenores muito importantes.

                          E deixo para fim, mais duas coisas.. à poucos anos, um relatório dizia.. empresas que fogem ao fisco na alemanha -> 2%
                          empresas que fogem ao fisco em portugal -> eram mais de 90%

                          E sabem para onde vem os meus tios da alemanha?! na reforma? para cá, posi lá ao fim de uns 40 anos de descontos e empregos jeitosos, a reforma dará para viver o suficente, na corda... como muitos reformados cá..
                          Já tem a casa à venda e tudo.. Por isso nemt udo sao rosas, e muito menos esperem que um pais mude em meia duzia de anos..

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por zerorpm Ver Post
                            http://link.brightcove.com/services/...ctid1437089568

                            Porque é que os alunos finlandeses são os melhores do mundo?

                            Segundo as estatísticas do PISA da OCDE.
                            Porque não tem um sistema educativo arruinado pelos políticos Portugueses e boys de nomeação politica.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                              Porque não tem um sistema educativo arruinado pelos políticos Portugueses e boys de nomeação politica.
                              até que enfim que concordo contigo!

                              Comentário


                                #16
                                Respondendo ao título do tópico:

                                Porque não têm a chico-espertice cravada nos genes.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por jmpub Ver Post
                                  Todos querem copiar esses paises, mas depois esquecem-se de alguns promenores..

                                  Tipo:

                                  - já à anos e anos que os meus tios na alemanha, pagam praticamente 50% do ordenado em impostos..
                                  Sim é verdade, mas falta dizer que esses 50% são usados para o país e tb no fabuloso incentivo à natalidade que o estado Alemão dá aos casais, por exemplo e que os outros 50% são bastante mais do que a media de vencimentos em Portugal e que lhes dá um nível de vida muito melhor.


                                  Originalmente Colocado por jmpub Ver Post
                                  - Já à mais de 10 anos em especial com a junçao das 2 alemanhas, que o trabalho deles anda percário, depois de uns 20-25 anos certinho.. e até teve de reduzir o horario de trabalho com a correspondente reduçao de ordenado..

                                  - E os de frança também, como dizem, antes os franceses nao queriam aqueles trabalhos tipicos dos emigrantes, e agora nem pensar, andam até à caça desses trabalhos com a falta de emprego.
                                  No caso da Alemanha de leste é bem conhecido o estado em que o regime comunista deixou aquilo e da falta de mão de obra em todo o país.

                                  Em França a questão é outra, muitas empresas preferiram despedir gente, a viabilizar as 35 horas e a consequente redução do desemprego, o resultado foi a quebra económica actual da França no espaço Europeu


                                  Originalmente Colocado por jmpub Ver Post
                                  - Depois sao paises em que as reformas já vem de à uns 50-70 anos, e mesmo assim, alguns tem fases em que estao ameçando uma crise. E deles alguns ainda tiveram uma coisa importante, foram reconstruidos quase do zero nos anos após 1945, com muitos apoios da américa, na altura em especial, para evitar a entrada dos russos pela europa fora. E reconstruir do zero é o melhor para qualquer situaçao.
                                  - Nós estivemos uns 50 anos estagnados, criando hábitos, mentalidades, e uma inércia monumental.. Somos uma democracia ainda muito jovem, pouco mais de um quarto de século..
                                  - Isto entre outros promenores muito importantes.
                                  De facto esse conjunto de factores foi relevante e ainda hoje marca as diferenças dentro da Europa

                                  Originalmente Colocado por jmpub Ver Post
                                  E deixo para fim, mais duas coisas.. à poucos anos, um relatório dizia.. empresas que fogem ao fisco na alemanha -> 2%
                                  empresas que fogem ao fisco em portugal -> eram mais de 90%
                                  [sarcasmo]Não sabia que as empresas Portuguesas fugiam ao fisco[/sarcasmo]

                                  Originalmente Colocado por jmpub Ver Post
                                  E sabem para onde vem os meus tios da alemanha?! na reforma? para cá, posi lá ao fim de uns 40 anos de descontos e empregos jeitosos, a reforma dará para viver o suficente, na corda... como muitos reformados cá..
                                  Já tem a casa à venda e tudo.. Por isso nemt udo sao rosas, e muito menos esperem que um pais mude em meia duzia de anos..
                                  Não será bem como muitos reformados cá, temos reformados cá a viver com 2€ por dia.

                                  Mas fazem eles muito bem.

                                  Comentário


                                    #18
                                    E já agora que falamos de Finlandeses, noutro vi uma notícia que dizia que os
                                    professores finlandeses em final de carreira ganhavam menos do que os portugueses em final de carreira. No inicio de carreira ganham mais.

                                    Quer dizer, os portugueses até têm teoricamente mais incentivos para
                                    continuar na carreira docente, acabam por ganhar mais e ter melhores reformas,
                                    isto num país em que o custo de vida é bem mais baixo do que na finlândia.
                                    Ou seja, um professor em final de carreira em Portugal tem um nível de vida
                                    muito melhor que um professor na Finlândia.
                                    Mas mesmo assim, funciona muito melhor lá. Portanto, não é das carreiras
                                    nem dos salários, é do sistema.

                                    Mas os professores por cá, continuam é a lutar pelas carreiras e pelos
                                    salários, o sistema e os alunos são assunto secundário...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Estão a comparar um sistema evoluido (finlandês) com um sistema um sistema cada vez mais pindérico. O objectivo finlandês é simples pegar em indivíduos (crianças como entidades individuais e não numa turma de 30 ou 40 alunos) e no menor tempo possível (está demonstrado que ao fim de 1hora de aula, ou menos a concentração vai pelo cano abaixo), com a melhor qualidade possível (reparem que os profs têm formação contínua, as turmas são pequenas criando um ambiente mais sociável e pessoal...é muito diferente aulas com 40 ou com por exemplo 15 alunos), com as melhores condições (a escola concerteza não tem infiltrações de água, deve ter aquecimento, etc, etc) e com o melhor conforto possível, ajudam a aprender, orientam e explicam!

                                      Acho que é mesmo comparar o 8 e o 80

                                      No meu tempo quando havia furos e pessoal ia embora, agora as criancinhas ficam enfiadas numa sala de aula a fazer tempo, no meu tempo os professores exigiam e faziam por puxar pelos alunos, agora os alunos (pais) mandam e os professores obedecem...o que muita gente se esquece (muitos país) é que a escola não é um parque de estacionamento para miúdos, é um local de transmissão e orientação de saber, mas à maioria dá mais jeito que seja um sítio onde o puto fique das 8 da manhã até à hora de saida do trabalho. Alguns ainda dava mais jeito se os miúdos tivessem um dormitório no escola, então aí tinhamos o sistema educativo ideal para os pais...para as crianças a conversa é outra
                                      Editado pela última vez por ; 14 March 2008, 16:54.

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                                        #20
                                        Há duas ou três semanas saíu um artigo na Sábado ou na Visão sobre este asssunto. Depois de o lêr, a conclusão que tirei é que parte tudo do estilo de educação que levas de casa para a escola...

                                        Depois há uma série de condições físicas em algumas escolas cá que não as tornam atractivas e aliciantes ao contrário dos nórdicos.

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por rum Ver Post
                                          Há duas ou três semanas saíu um artigo na Sábado ou na Visão sobre este asssunto. Depois de o lêr, a conclusão que tirei é que parte tudo do estilo de educação que levas de casa para a escola...

                                          Depois há uma série de condições físicas em algumas escolas cá que não as tornam atractivas e aliciantes ao contrário dos nórdicos.
                                          Agora disseste tudo. O factor casa acho que é o mais importante. A minha ainda pouca experiência demonstra-me isto mesmo.

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Jota17 Ver Post
                                            Agora disseste tudo. O factor casa acho que é o mais importante. A minha ainda pouca experiência demonstra-me isto mesmo.
                                            Exactamente, se os pais trabalham 40 e mais horas não estão em casa para apoiar os filhos.

                                            A baixa formação académica nacional influencia a educação que se dá aos filhos em todas as classes sociais.

                                            Os baixos vencimentos condiciona as actividades e a formação dos jovens, com por exemplo as propinas a começar nos 1000€, não há orçamento familiar que chegue.

                                            Isto efectivamente tem consequências no país, os resultados aí estão.

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                                              #23
                                              Engraçado, trabalho com Finlandeses, e são da raça mais incompetente que por aqui anda... são pura e simplesmente incapazes de resolver o que quer que seja...


                                              A seguir aos Finlandeses, diria que vem os Dinamarqueses e os Noruegueses... explica-se como fazer 2+2 e eles vão fazendo, mas quando é preciso fazer um 4-2... deus... é preciso paciência...

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                                                #24
                                                Estive a olhar para a tabela e podemos agrupar os países por zonas geográficas na sua classificação e certamente que os factores culturais dessas zonas influênciam o resultado final.

                                                No topo temos os países Nóricos com a intromissão de alguns do Leste Asiático juntamente com a Austrália e Nova Zelêndia. Depois começam a aparecer os países da Europa Central e ainda alguns do Leste Asiático seguindo-se o Leste Europeu. De seguida aparecem os Paises do Sul da Europa e o do Mediterraneo. Seguem-se os Paises da América do Sul, salpicados por alguns Asiáticos e do Sudueste Asiático.

                                                Não me espanta ver Portugal na posição em que está, o que me espanta é a posição da Noruega e da Islandia.

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                  Não me digas que o IKEA faz mobilia em tamanho mais reduzido
                                                  para os países do Sul?
                                                  E não me digas que a Volvo ou a Saab também fazem carros com assentos
                                                  mais pequenos para os países do Sul? Ou autocarros ou etc...
                                                  e eu já andei em Autocarros na Finlândia e não tive problemas em
                                                  chegar às pegas, até porque sou mais alto que a média de qualquer país, hehehe.

                                                  Desculpa lá, mas acho que os argumentos que usaste agora não foram
                                                  lá muito bons.

                                                  não percebeste! Aquilo não eram para ser exemplos á letra, mas sim para perceberes que tal como existem diferenças entre países e povos, nem tudo pode ser copiado sob pena de não servir correctamente ou não ser adaptável nos países que copiam!

                                                  os exemplos não são para interpretares á letra.......nem tão pouco são o importante do que está escrito!

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por zerorpm Ver Post
                                                    http://link.brightcove.com/services/...ctid1437089568

                                                    Porque é que os alunos finlandeses são os melhores do mundo?

                                                    Segundo as estatísticas do PISA da OCDE.
                                                    Será porque os professores finlandeses são dos mais motivados, mais bem remunerados, profissionalmente mais estabilizados e dos mais respeitados do mundo?...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                      ...
                                                      Mas os professores por cá, continuam é a lutar pelas carreiras e pelos
                                                      salários,
                                                      o sistema e os alunos são assunto secundário...
                                                      Foge enquanto podes !!!!

                                                      (ou brigada dos profs dá cabo de ti )

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        No Jornal Torrejano na Edição de 10 Março 2006 • N.º 505 • II Série • Ano 12 Jorge Carreira Maia, assinou um artigo com o título "O desastre Finlandês".
                                                        Ainda não encontei melhor explicação para as diferenças entre os ditos e os lusos.

                                                        Desculpem a extensão do texto, mas creio que merece ser transcrito e lido.
                                                        Aqui vai:

                                                        "Confesso, caro leitor, que estava determinado a não falar sobre educação, pelo menos nos próximos tempos.
                                                        Mas a visita do primeiro-ministro à Finlândia não me deixou outra alternativa. Sócrates foi à Finlândia para ser filmado numa escola. Para quê?
                                                        Para legitimar as medidas que prepara para destruir o que resta de sensato no nosso ensino. A Finlândia, depois da célebre visita de Sampaio, tornou-se a União Soviética dos socialistas portugueses.
                                                        Das coisas que Sócrates viu com tanto agrado na escola finlandesa, a imprensa destacou duas.
                                                        A responsabilidade das Câmaras na gestão das escolas, tendo inclusive o poder de seleccionar os docentes, e a existência de exames nacionais, mas com a diferença, em relação a Portugal, de a responsabilidade, em caso de insucesso, ser da escola e não dos alunos.
                                                        Ideia que agradou supinamente ao ministro da Economia e vai agradar, por certo, às associações de estudantes e de pais.
                                                        Já imaginou, caro leitor, o que significa entregar a escolha dos professores às Câmaras? Alguém acredita que o compadrio, a cunha, o truque baixo não vão existir nas Câmaras quando se tratar de contratar professores?
                                                        Imaginem o regabofe por esse país fora, as clientelas partidárias, os amigos dos vereadores, tudo à cata dos lugares de docência.
                                                        Já imaginou, por outro lado, o que significa dizer a um adolescente português que ele vai fazer exame, mas se tiver insucesso a responsabilidade não é dele, mas da escola?
                                                        Eis o modelo finlandês, em Portugal.
                                                        Mas a escola finlandesa não é boa e os alunos não têm excelentes resultados?
                                                        É óptima e os resultados são dos melhores. Então não a deveríamos imitar?
                                                        Não! A escola finlandesa funciona bem na Finlândia, com autarcas finlandeses, alunos finlandeses, pais finlandeses, professores finlandeses, no clima finlandês e na cultura finlandesa.
                                                        Para um finlandês não se coloca sequer a questão de copiar num teste, não fazer os deveres, não estudar. A cultura finlandesa, como toda a cultura luterana, é regida pela ideia estrita do cumprimento do dever, seja estudar, pagar impostos, ou não favorecer os amigos do partido.
                                                        Por isso, as coisas são como são. O sistema finlandês de educação nem precisa de Inspecção. Mas nós vivemos em Portugal, num país de tradição católica, onde a ideia de dever é muito frágil e o clientelismo político é enorme. Em Portugal, o aluno que não estuda e faz batota bem sucedida é um herói. Não há um pai que reprove tal comportamento.
                                                        O modelo finlandês vai agora guiar as políticas da educação. Mas como, por cá, ninguém é finlandês, como a realidade não se vai adequar à utopia dos políticos, a escola portuguesa vai tornar-se num organismo repressivo e num aparelho de perseguição aos professores, esses incompetentes que não conseguem transformar os seus alunos em finlandeses.
                                                        No horizonte, um novo desastre!"

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Acho que está tudo dito...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                                            Será porque os professores finlandeses são dos mais bem remunerados...
                                                            Por acaso até ganham mal para o nível de rendimentos do país

                                                            Ganham pior para os ordenados de lá que os professores para os ordenados de cá, vê lá

                                                            Comentário

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