Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Há colibris em Portugal? Esclarecido na página 2 (Mariposa Esfinge Colibri).

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Há colibris em Portugal? Esclarecido na página 2 (Mariposa Esfinge Colibri).

    A pergunta prende-se com uma observação que fiz há uns dias no Algarve e que me deixou espantado. Um colibri, minúsculo, alimentando-se nas flores do 1º. andar do Algarve Shopping.

    Tratava-se de inequivocamente um pássaro, entre os 4 a 5 cm de comprimento, voando com a agilidade dos colibris, com bico longo que sorvia o néctar das flores que ali existem.

    Inicialmente pareceu-me um abelhão. Mas um olhar mais atento revelou o corpo coberto de penas, cor acastanhada e cauda com pintas brancas, bico longo e voo típico dos "beija-flor". Fiquei siderado. A minha mulher e a minha filha também viram e tentaram fotografá-lo, mas não se consegue ver bem. Eu ainda o filmei com o PDA mas não consigo reproduzir o formato de ficheiro no PC e a nitidez é algo fraca, embora se veja claramente o típico voo.

    Ainda lá voltei em alguns dos dias seguintes com a digital mas nunca mais o vi.

    Como não conheço colibris autóctones de Portugal o meu vaticínio é de que aquele passou por ali para se alimentar e seguiu viagem.

    Já procurei na net mas não encontrei nada parecido, pois o mais próximo é o colibri abelha que é algo diverso...

    #2
    Se calhar fugiu de alguma gaiola, embora pense que não seja pássaro de gaiola...

    Comentário


      #3
      Penso que os colibris são exclusivos da América do Sul...

      Comentário


        #4
        Com a ajuda preciosa do Nthor eis o dito animal, já aqui falado há alguns anos:



        http://forum.autohoje.com/showthread...nimal+estranho

        É uma ave, pois vi-a a poucos centímetros de mim. Só não tive esta sorte de conseguir fotografá-la.

        De que espécie será?

        Comentário


          #5
          Só existem colibris nas Américas.
          Eu já vi colibris no Brasil e são aves muito interessantes!
          Esse da foto é um colibri e pode ser uma introdução ( acidental ou propositada).
          Gostaria de salientar que em Portugal há dezenas de espécies de aves exóticas já estabelecidas devido a introduções... Inclusive papagaios e araras que estão a dar-se bem em estado selvagem.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
            Com a ajuda preciosa do Nthor eis o dito animal, já aqui falado há alguns anos:



            http://forum.autohoje.com/showthread...nimal+estranho

            É uma ave, pois vi-a a poucos centímetros de mim. Só não tive esta sorte de conseguir fotografá-la.

            De que espécie será?

            Então não é que no outro dia estava à varanda com a minha mãe e vi um bixo igual a esse aqui ao pé das nossas flores?

            E o melhor... Eu moro no ultimo andar. Fiquei

            E ele não se intimidou com a presença de humanos. Esteve a mesmo ao pé de mim. Eu juro que não estou a mentir!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
              Então não é que no outro dia estava à varanda com a minha mãe e vi um bixo igual a esse aqui ao pé das nossas flores?

              E o melhor... Eu moro no ultimo andar. Fiquei

              E ele não se intimidou com a presença de humanos. Esteve a mesmo ao pé de mim. Eu juro que não estou a mentir!
              E esse andar qual é? Ele estava a voar ou poisado? Pode ser dos ares de Hakuna Matata, que são bons e eles gostam... lol

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Firefly Ver Post
                E esse andar qual é? Ele estava a voar ou poisado? Pode ser dos ares de Hakuna Matata, que são bons e eles gostam... lol
                É o 5º andar. Ele estava a voar. As flores que ele estava a "chupar" () são tipo estas:



                Iguaizinhas! Da mesma cor e tudo.

                A primeira vez que vi o bixo pensei que fosse um beija-flor. Voava da mesma forma e tudo.

                Acho que no outro dia voltei a vê-lo, mas fugiu e apenas vi uma bola castanha a voar. Não sei se era o mesmo bixo.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                  É o 5º andar. Ele estava a voar. As flores que ele estava a "chupar" () são tipo estas:



                  Iguaizinhas! Da mesma cor e tudo.

                  A primeira vez que vi o bixo pensei que fosse um beija-flor. Voava da mesma forma e tudo.

                  Acho que no outro dia voltei a vê-lo, mas fugiu e apenas vi uma bola castanha a voar. Não sei se era o mesmo bixo.
                  5º andar, humm.
                  Bom andar para as vistas lool.
                  Esse é um colibri danado para voar, mas acredito que o façam, pois devia haver andares inferiores com flores e o esperto foi subindo.
                  Os brincos de princesa ( Fuchsia sp.) são de facto uma das flores favoritas dos colibris!
                  Acredito perfeitamente no que estás a dizer e parece-me tudo encaixar perfeitamente...

                  Comentário


                    #10
                    Pé Leve, eu acho que há uma espécie dessas na Lagoa dos Salgados.
                    Eu tive no fim de Junho de férias aí ao pé, na Aldeia da Galvana, a caminho de Albufeira.
                    Eu vi um expositor em Albufeira e com as espécies existentes, mas não me lembro se estava incluido.
                    Cumps.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Dani_C-Max Ver Post
                      Pé Leve, eu acho que há uma espécie dessas na Lagoa dos Salgados.
                      Eu tive no fim de Junho de férias aí ao pé, na Aldeia da Galvana, a caminho de Albufeira.
                      Eu vi um expositor em Albufeira e com as espécies existentes, mas não me lembro se estava incluido.
                      Cumps.
                      Mas achas que existe lá porquê?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Firefly Ver Post
                        Mas achas que existe lá porquê?
                        Porque a lagoa dos salgados é uma reserva natural de aves

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Dani_C-Max Ver Post
                          Porque a lagoa dos salgados é uma reserva natural de aves
                          Os colibris ligam muito às fontes constantes de alimentos, pois precisam de combustível açucarado com regularidade, senão morrem facilmente...
                          Se a lagoa dos salgados tiver muitas flores, é uma possibilidade...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Firefly Ver Post
                            Os colibris ligam muito às fontes constantes de alimentos, pois precisam de combustível açucarado com regularidade, senão morrem facilmente...
                            Se a lagoa dos salgados tiver muitas flores, é uma possibilidade...
                            Isso é que eu já não sei dizer.
                            Aquilo acho que certa parte está vedada, e também tem lá as pistas de golfe à volta.

                            Comentário


                              #15
                              Quando morava no Brasil adorava ver os Beija-flor a alimentarem-se no quintal da casa dos meus avós

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Dani_C-Max Ver Post
                                Isso é que eu já não sei dizer.
                                Aquilo acho que certa parte está vedada, e também tem lá as pistas de golfe à volta.
                                Pois, no Algarve os campos de golfe estão sempre à espreita.
                                A ver se plantam lá umas flores para os colibris loool.

                                Comentário


                                  #17
                                  LOOOL. Secalhar quem sabe
                                  Aquilo lá era só oregãos. (Lá ao pé de onde eu estava alojado)
                                  A terra estava seca, nem flores à vista

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Dani_C-Max Ver Post
                                    Pé Leve, eu acho que há uma espécie dessas na Lagoa dos Salgados.
                                    Eu tive no fim de Junho de férias aí ao pé, na Aldeia da Galvana, a caminho de Albufeira.
                                    Eu vi um expositor em Albufeira e com as espécies existentes, mas não me lembro se estava incluido.
                                    Cumps.
                                    Desconhecia a existência dessa reserva natural na região. Obrigado pela informação.

                                    É uma novidade para mim haver pelo menos uma espécie de colibri em Portugal, pois do que tenho lido não há (ou, quiçá, não havia...) registos dessas aves viverem cá.

                                    O que eu vi é como o descrito, quer na foto quer como referido pelo NaoInteressa, não apresentava qualquer receio das pessoas e voava a poucos centímetros de nós.

                                    As flores que ele preferia eram as brancas, tal como na foto disponibilizada pelo user semchumbo!

                                    Haverá alguém que saiba mais sobre esta espécie?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                      Desconhecia a existência dessa reserva natural na região. Obrigado pela informação.

                                      É uma novidade para mim haver pelo menos uma espécie de colibri em Portugal, pois do que tenho lido não há (ou, quiçá, não havia...) registos dessas aves viverem cá.

                                      O que eu vi é como o descrito, quer na foto quer como referido pelo NaoInteressa, não apresentava qualquer receio das pessoas e voava a poucos centímetros de nós.

                                      As flores que ele preferia eram as brancas, tal como na foto disponibilizada pelo user semchumbo!

                                      Haverá alguém que saiba mais sobre esta espécie?
                                      Eu de aves não percebo patavina
                                      Só te dei o meu conhecimento geográfico da região

                                      Comentário


                                        #20
                                        Já observei um em Lagos, perto das muralhas ao pé do Hospital, quando era puto(ou seja já á muito tempoooo)...

                                        Mas foi o único, nunca mais vi nenhum até então...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Dani_C-Max Ver Post
                                          Eu de aves não percebo patavina
                                          Só te dei o meu conhecimento geográfico da região
                                          Sim, eu percebi. Obrigado!

                                          Estava era a perguntar aos demais se sabem mais alguma coisa sobre esta espécie em concreto, pois aves é uma das minhas paixões, por assim dizer!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                            Sim, eu percebi. Obrigado!

                                            Estava era a perguntar aos demais se sabem mais alguma coisa sobre esta espécie em concreto, pois aves é uma das minhas paixões, por assim dizer!
                                            Sim eu sei disso, por isso é que me informei contigo acerca dos canários da outra vez.
                                            Não houve ninhada

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Dani_C-Max Ver Post
                                              Sim eu sei disso, por isso é que me informei contigo acerca dos canários da outra vez.
                                              Não houve ninhada
                                              O que é que não funcionou?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                                O que é que não funcionou?
                                                Para já para já, eu não cheguei a comprar aqueles ovos...
                                                Acho que logo aí foi o xeque mate
                                                Sobrou um só, e eu tinha esperanças que esse daria de certeza, porque era aquecido da mesma maneira.
                                                Mas deixei passar 15 dias, parti o ovo, nada.
                                                E de salientar que ele tinha aquela cor escurecida, que seria sinal de sangue que tu disseste.
                                                Por isso é que ficámos com essa esperança.
                                                Mas nada.
                                                Para o ano compro tudo já com antecedência e logo se vê

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Há colibris em Portugal?
                                                  Curioso é que há uns meses uns amigos dados a uns passeios campestres na zona compreendida entre o Alentejo e o Algarve, nomeadamente na zona da Serrana, afiançavam ter avistado um ou dois Colibris na Primavera.

                                                  Será que já há fugitivos de alguma importação/colónia ?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Dani_C-Max Ver Post
                                                    Para já para já, eu não cheguei a comprar aqueles ovos...
                                                    Acho que logo aí foi o xeque mate
                                                    Sobrou um só, e eu tinha esperanças que esse daria de certeza, porque era aquecido da mesma maneira.
                                                    Mas deixei passar 15 dias, parti o ovo, nada.
                                                    E de salientar que ele tinha aquela cor escurecida, que seria sinal de sangue que tu disseste.
                                                    Por isso é que ficámos com essa esperança.
                                                    Mas nada.
                                                    Para o ano compro tudo já com antecedência e logo se vê
                                                    Acontece frequentemente na primeira postura das fêmeas haverem muitos ovos goros e por isso o primeiro ano muitas vezes não dá nada, sobretudo se apenas temos um casal. No segundo ano (sobretudo se houver separação física do casal durante o Outono e o Inverno e junção por volta da altura do "Dia do Pai" / Primavera) as coisas tendem a correr melhor!

                                                    Qualquer coisa "apita"!

                                                    Ah, quanto à "miragem" dos ovos:

                                                    É normalmente por volta do sexto dia que o criador observa se os ovos estão fecundados. Quando não estão, são chamados de "claros". Deve-se então retirá-los?

                                                    Sim, se todos estiverem claros. A fêmea fará então uma outra postura: postura de substituição.


                                                    Certos casais, contudo, são capazes de identificar ovos claros. Podem até expulsá-los do ninho. Porém a maior parte dos casais não faz isso. Assim, retirando-se esses ovos evita-se que a fêmea se desgaste por uma incubação inútil. Também se ganha tempo. É interessante que o criador conserve cuidadosamente um ou dois ovos claros. Podem servir para um outro ninho. Deve-se juntar um ovo claro a uma ninhada pouco abundante de pequenos pássaros. O ovo claro evita que os filhotes novos sejam esmagados acidentalmente. Num ninho, vazio, o ovo claro pode estimular a postura ou verificar-se se um casal não come os ovos.
                                                    Se numa postura ocorreu apenas um ovo claro, estando os outros fecundados, deve-se então deixá-lo.


                                                    Na imagem podemos verificar a diferença entre os ovos férteis e claros.
                                                    http://canariosalbertosilva.blogspot...que-fazer.html

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                                                      Curioso é que há uns meses uns amigos dados a uns passeios campestres por na zona compreendida entre o Alentejo e o Algarve, nomeadamente na zona da Serrana, afiançavam ter avistado um ou dois Colibris na Primavera.

                                                      Será que já há fugitivos de alguma importação/colónia ?
                                                      Se calhar é a desclimatização do nosso planeta.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                                                        Curioso é que há uns meses uns amigos dados a uns passeios campestres na zona compreendida entre o Alentejo e o Algarve, nomeadamente na zona da Serrana, afiançavam ter avistado um ou dois Colibris na Primavera.

                                                        Será que já há fugitivos de alguma importação/colónia ?
                                                        Assim parece! Ou então algum fenómeno migratório ainda não bem documentado...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Dani_C-Max Ver Post
                                                          Se calhar é a desclimatização do nosso planeta.
                                                          Pode bem ser por ai, sim, e estes "pequenos pormenores" terem grande relevância nesse aspecto e serem bons indicadores do que o nosso planeta está a passar!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                                            Acontece frequentemente na primeira postura das fêmeas haverem muitos ovos goros e por isso o primeiro ano muitas vezes não dá nada, sobretudo se apenas temos um casal. No segundo ano (sobretudo se houver separação física do casal durante o Outono e o Inverno e junção por volta da altura do "Dia do Pai" / Primavera) as coisas tendem a correr melhor!

                                                            Qualquer coisa "apita"!

                                                            Ah, quanto à "miragem" dos ovos:

                                                            http://canariosalbertosilva.blogspot...que-fazer.html
                                                            Nós normalmente fazemos a separação
                                                            Agora nós juntamos os bichos em Fevereiro, pela altura do Carnaval
                                                            Eles neste momento estão separados

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X