[Economia] Cisco e Living Planit - Planit Valley: anunciados 1000 postos de trabalho hoje às 15h

Página 1 de 4 12 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1 para 30 de 111

Título: Cisco e Living Planit - Planit Valley: anunciados 1000 postos de trabalho hoje às 15h

  1. #1
    Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Aug 2005
    Localização
    ┐༼ ͡° ͜ʖ ͡°༽┌
    Posts
    9,066

    Por Defeito Planit Valley: cidade tecnológica em Paredes

    Como ainda ninguém falou nisto aqui, cá vai:

    Presidente Steve Lewis prevê dezenas de milhares de postos de trabalho
    Cidade tecnológica «Planit Valley» nasce em Paredes até 2013




    Uma cidade tecnológica de nome Planit Valley vai nascer em Paredes até 2013, ocupando uma área de 17 quilómetros quadrados onde se irão agregar empresas líder de mercado no sector tecnológico como a Cisco Systems.



    Esta “cidade avançada” poderá gerar “dezenas de milhares” de postos de trabalho e pretende reunir 12 mil parceiros, muitos dos quais pequenas e médias empresas da área da tecnologia, garantiu Steve Lewis,presidente da empresa Living Planit que irá gerir a Planit Valley, em entrevista exclusiva ao Ciência Hoje.

    A nova plataforma de investigação será um “laboratório vivo à escala urbana” onde serão implementadas, de forma sustentável, “tecnologias que melhoram a qualidade de vida” como “edifícios inteligentes, soluções avançadas de mobilidade, transportes e comunicações”, salientou.

    A nova cidade acolherá não só empresas e investigadores mas também espaços de venda a retalho, hotéis, centros de conferência, uma pista de testes, um centro de entretenimento e até mesmo habitação.

    Cidade sustentável
    Porque a Living Planit é “apaixonada por questões ambientais”, na construção da Planit Valley (a começar até ao final de 2009) serão aplicadas “novas e avançadas técnicas" para reduzir o impacto da infraestrutura no ambiente. “Pensamos ser possível desenvolver projectos a nível mundial sem comprometer o ambiente”, defendeu Steve Lewis.

    As políticas ambientais portuguesas revelaram-se atractivas aos responsáveis da Living Planit que no País encontraram também “uma enorme quantidade de talento nas universidades e nos empreendedores” e ainda o apoio de autarcas e autoridades regionais. Apesar de a sua presença em Portugal ter sido conhecida apenas recentemente, desde Abril de 2008 que a Living Planit se encontra no país, tendo contado com o apoio do autarca de Paredes, Celso Ferreira, de Ana Lehmann, da CCDR-N, e da agência de investimento AICEP.


    Lewis admite mesmo que o factor decisivo para que o projecto fosse realizado em Portugal se prendeu com “o profissionalismo de Celso e da Ana, bem como o seu empenho no desenvolvimento económico e social da região e da nação”.

    Biliões de euros
    A nível de investimento, estima-se que sejam aplicados “múltiplos biliões de euros” na construção da cidade que estão a ser angariados em mercados de capitais e instituições bancárias. Ao governo português a Living Planit não pediu qualquer financiamento por acreditar que “as instituições privadas são capazes de reunir o seu próprio capital” além de contarem com benefícios fiscais em caso de investimento.

    Quanto a recursos humanos, a cidade irá ver cada vez mais portugueses ao longo do tempo mas, numa fase inicial, serão chamados os executivos-sénior das empresas parceiras para que primeiro estabeleçam a cultura corporativa e então contratem localmente. Além da Cisco Systems , desconhecem-se os restantes parceiros da Living Planit, alguns dos quais serão apresentados formalmente no próximo dia 4 de Junho numa conferência internacional.

    O próprio projecto está envolto num grande secretismo, havendo uma estratégia de marketing para divulgar, em momentos diferentes, os nomes de todos os parceiros que irão trabalhar na Planit Valley.

    “Crise cria oportunidades”
    Apesar dos momentos difíceis que se vivem em todo o globo, o presidente da Living Planet defende que a “crise cria oportunidades” até porque “as pessoas continuam a precisar de comprar coisas”. Por isso mesmo, em termos de mercado a altura é “perfeita”.

    Além disso, considera que os “os portugueses são muito astutos e criativos” e recordou que foram estes os responsáveis pelo estabelecimento das rotas comerciais. “Vocês começaram a globalização como nós a conhecemos”, rematou.


    2009-06-01 12:52
    in www.portugalglobal.pt (site da AICEP)


  2. #2
    Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Aug 2005
    Localização
    ┐༼ ͡° ͜ʖ ͡°༽┌
    Posts
    9,066

    Por Defeito

    O site ainda está em baixo mas vai ficar operacional depois da apresentação do projecto:

    Site Living Planit

    Parece que existem negociações com a Cisco e há rumores que a Mclaren poderá também estar interessada. Acho que o CEIIA também poderá ir para lá...
    Como é uma coisa tão grande, sou como o S. Tomé, ver pra crer!!!
    Mas venha de lá esse investimento todo que o país precisa.

  3. #3
    Banido
    Data de Registo
    May 2004
    Posts
    12,239

    Por Defeito

    Faço votos que vá para a frente!


    Mas só me apetece rir quando oiço comentários do tipo :

    Além disso, considera que os “os portugueses são muito astutos e criativos” e recordou que foram estes os responsáveis pelo estabelecimento das rotas comerciais. “Vocês começaram a globalização como nós a conhecemos”, rematou.

    É que os portugueses do presente são tão diferentes dos do passado...

  4. #4
    Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Aug 2005
    Localização
    ┐༼ ͡° ͜ʖ ͡°༽┌
    Posts
    9,066

    Por Defeito

    O site já está operacional: Living Planet
    Já dei uma vista de olhos pelo site e tem algumas coisas que, a serem cumpridas, trarão realmente grande prosperidade à região.

    Empresas envolvidas no projecto:
    - Cisco.
    - Portugal Telecom.
    - Mclaren.
    - Buro Happold.

    A “Silicon Valley” portuguesa vai começar a ser construída no último trimestre de 2009, anunciaram hoje os promotores da iniciativa numa conferência em França. Paredes vai acolher esta que será a primeira cidade inteligente criada de raiz na Europa, cuja construção estará finalizada em 2013.

    O terreno destinado à obra é de 1700 hectares e o nome do projecto será PlanIT Valley.

    Tal como o Negócios avançou a 29 de Maio, este empreendimento resulta de esforços conjuntos da Cisco Systems, da Living PlanIT e da Mclaren. Hoje foi ainda anunciado o envolvimento da Buro Happold.

    Não está ainda confirmado oficialmente, mas este projecto deverá representar um investimento de 10 mil millhões de euros e criação de várias dezenas de milhares de postos de trabalho.

    “A Cisco está focada em desenvolver o conceito de comunidades inteligentes mais conectadas entre si, o que potencia o surgimento de parcerias, produtos, serviços e soluções que influenciam a forma como as cidades são desenhadas, construídas e geridas, usando esta rede como plataforma”, disse hoje em França um dos responsáveis da Cisco, Thierry Martens.

    “A implementação da Estratégia de Lisboa por via do Plano Tecnológico tornaram Portugal numa escolha óbvia”, sustentou ainda Steve Lewis, “chairman” da Living PlanIT, que lidera o projecto.
    in Jornal de Negócios

  5. #5
    Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Aug 2005
    Localização
    ┐༼ ͡° ͜ʖ ͡°༽┌
    Posts
    9,066

    Por Defeito

    Novidades a 8 de Julho, apresentação oficial!
    Aproveito para fazer um up...


  6. #6
    Piloto de Rallye augustus's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2004
    Localização
    Mein liebes Lissabon
    Posts
    13,007

    Por Defeito

    Porquê Paredes e não outra terreola qualquer?

  7. #7
    foo
    foo está offline
    Piloto de Testes foo's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2005
    Localização
    Babilónia
    Posts
    3,000

    Por Defeito

    Para mim continua a ser wishfull thinking... será um parque tecnológico, ou edificos de escritórios com benefícios? Outros sítios em Portugal com melhores condições já tentaram projectos semelhantes, e sinceramente, não sucederam de forma inequívoca.

  8. #8
    Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Aug 2005
    Localização
    ┐༼ ͡° ͜ʖ ͡°༽┌
    Posts
    9,066

    Por Defeito

    Acreditem que não vai ser um aglomerado de edifícios de escritórios.
    Leiam o site e estejam atentos às comunicações...
    E já agora, que localizações melhores em Portugal?
    Não querendo entrar em celeumas mas eu pergunto-me o mesmo que já perguntei noutros fóruns...se fosse para o Sul às tantas era uma maravilha e era comentado a torto e a direito!
    Última edição por cuica : 29-06-09 às 02:50:17

  9. #9
    foo
    foo está offline
    Piloto de Testes foo's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2005
    Localização
    Babilónia
    Posts
    3,000

    Por Defeito

    cuica, se a grande maioria das empresas de base tecnológica está na zona da grande Lisboa, que sentido faz ter um parque tecnológico em Paredes? Em relação aos inquilinos do parque, por exemplo no Taguspark tambem há muito inquilino ilustre, e não foi por isso que se tornou num Silicon Valley à Portuguesa. Conheço de raspão a realidade de um dois desses supostos laboratórios de inovação que multinacionais montam em Portugal, e sinceramente a ideia quetenho é que é mais um investimento promocional do que outra coisa. Por isso é que estou céptico.

  10. #10
    Piloto de Troféu freefall2900's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2007
    Localização
    Na verdadeira República das Bananas
    Posts
    5,547

    Por Defeito

    Espero bem que não seja mais um elefante branco em Portugal. Ver para crer.

  11. #11
    Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Aug 2005
    Localização
    ┐༼ ͡° ͜ʖ ͡°༽┌
    Posts
    9,066

    Por Defeito

    Compreendo o cepticismo, eu próprio também achei muita fartura no início!
    Mas por leitura atenta do site e por contacto com uma das pessoas ligadas ao projecto fiquei com uma impressão diferente. Mas concordo, ver para crer!
    Só não concordo com o "porquê Paredes?". Porque não? Tem terreno livre, os autarcas da região mostraram uma postura pro-activa, existem acessibilidades, existe talento mal aproveitado (a Universidade do Porto é sem dúvida a mais dinâmica do país e no entanto isso não se traduz no desenvolvimento esperado da região)...
    Se chegar a bom porto, vai ser bem mais que um Tagus Park...

  12. #12
    eu
    eu está online
    Piloto Veterano
    Data de Registo
    Feb 2003
    Localização
    , , .
    Posts
    23,620

    Por Defeito

    Eu não acredito que seja um projecto sério. Era bom, era...

  13. #13
    Banido
    Data de Registo
    Dec 2005
    Localização
    Porto/Lisboa, , Portugal.
    Posts
    1,032

    Por Defeito

    Conheço este projecto megalómano do presidente de Câmara, Celso Ferreiro..
    É obvio que não tem pernas para andar..
    É como as cidades desportidas, escolas integradas e afins..

    Paredes tem uma nova zona industrial (Parada / Baltar), onde estão diosponibilizados para este projecto aproximadamente 4.3 km2 de área "industrializável"...

    Mas, meus caros, o grosso do projecto estará agendado para 2013, quando o executivo já não estiver em funções (irá perder a maioria absoluta nas proximas eleições ou mesmo perder a Cãmara...)

    A ver vamos.. seria mt bom ver um projecto destes no Concelho da minha naturalidade, mas certamente é mais uma coisa megalómana..

  14. #14
    Piloto de Rallye VTEC's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2004
    Localização
    Porto
    Posts
    11,438

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por foo Ver Post
    cuica, se a grande maioria das empresas de base tecnológica está na zona da grande Lisboa, que sentido faz ter um parque tecnológico em Paredes? Em relação aos inquilinos do parque, por exemplo no Taguspark tambem há muito inquilino ilustre, e não foi por isso que se tornou num Silicon Valley à Portuguesa. Conheço de raspão a realidade de um dois desses supostos laboratórios de inovação que multinacionais montam em Portugal, e sinceramente a ideia quetenho é que é mais um investimento promocional do que outra coisa. Por isso é que estou céptico.

    Efectivamente, os escritórios das multinacionais são em Lisboa. As empresas de média e alta dimensão têm escritórios em Lisboa, mas não significa nada.

    Há muitas empresas que não têm a sede/desenvolvimento principal em Lisboa e arredores e são tão ou mais competitivas.

  15. #15
    Piloto de Troféu hpventura's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2004
    Localização
    Um Hotel de 5 estrelas no topo do Mundo !
    Posts
    9,695

    Por Defeito

    Se se fizer 1/5 do que se anuncia já é bem bom.

    Mas este não sei bem porquê, faz-me lembrar o francês que ia fazer aviões em Évora.

  16. #16
    Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Aug 2005
    Localização
    ┐༼ ͡° ͜ʖ ͡°༽┌
    Posts
    9,066

    Por Defeito

    Um dos motivos porque não somos mais competitivos e existem tantas desigualdades no nosso país: centralização!!!

    Quanto ao ser outro elefante branco, do que me tem sido dado a conhecer, não me parece que venha a ser! Está muito dinheiro e gente envolvida e muito trabalho já foi desenvolvido desde há 2 anos pra cá!!!!!

  17. #17
    Chefe de Equipa XlPower's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2004
    Localização
    Glória à Ucrânia
    Posts
    25,845

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por foo Ver Post
    cuica, se a grande maioria das empresas de base tecnológica está na zona da grande Lisboa, que sentido faz ter um parque tecnológico em Paredes? Em relação aos inquilinos do parque, por exemplo no Taguspark tambem há muito inquilino ilustre, e não foi por isso que se tornou num Silicon Valley à Portuguesa. Conheço de raspão a realidade de um dois desses supostos laboratórios de inovação que multinacionais montam em Portugal, e sinceramente a ideia quetenho é que é mais um investimento promocional do que outra coisa. Por isso é que estou céptico.
    Então vamos meter mais coisas no mesmo sítio só porque já lá há mais coisas.
    E que tal irmos todos viver e trabalhar para Lisboa e vender o resto do país a Espanha???

    Mas se calhar até estás errado, o que há mais em Lisboa são as sedes das maiores empresas e representações de multinacionais. Produção/fabricação de produtos tecnológicos, se calhar até há mais no Norte Litoral do que na zona de Lisboa. E como exemplo até te dou o Magalhães,

    Agora, quanto à 2ª parte do teu post acerca de provavelmente ser mais um investimento promocional do que outra coisa, aí concordo que é o mais provável que venha a ser. Além de que não se faz um Silicon Valley de um dia para o outro.

  18. #18
    Piloto de Testes
    Data de Registo
    May 2004
    Localização
    Porto, Portugal.
    Posts
    3,346

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por foo Ver Post
    cuica, se a grande maioria das empresas de base tecnológica está na zona da grande Lisboa, que sentido faz ter um parque tecnológico em Paredes? Em relação aos inquilinos do parque, por exemplo no Taguspark tambem há muito inquilino ilustre, e não foi por isso que se tornou num Silicon Valley à Portuguesa. Conheço de raspão a realidade de um dois desses supostos laboratórios de inovação que multinacionais montam em Portugal, e sinceramente a ideia quetenho é que é mais um investimento promocional do que outra coisa. Por isso é que estou céptico.
    A grande parte dos ESCRITÓRIOS/SEDE de empresas tecnológicas e não só estão efectivamente em Lisboa, MAS isso não implica que as unidades de produção/investigação o estejam, e na maioria dos casos não estão mesmo.

    Faz todo o sentido criar parques tecnológicos pelo pais, do mesmo modo que faz criar zonas industriais.

    Tal como se passa com os escritórios/Sedes em Lisboa, que ai se encontram por proximidade ás instituições politicas administrativas e judiciais do Pais ( sendo cada vez menos este o factor decisivo), do mesmo modo se passa com os parques industriais aglomerados, Proximidade de vias de acesso, de matérias primas, acesso a mão de obra, etc...

  19. #19
    Banido
    Data de Registo
    Dec 2005
    Localização
    Porto/Lisboa, , Portugal.
    Posts
    1,032

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por cuica Ver Post
    Um dos motivos porque não somos mais competitivos e existem tantas desigualdades no nosso país: centralização!!!

    Quanto ao ser outro elefante branco, do que me tem sido dado a conhecer, não me parece que venha a ser! Está muito dinheiro e gente envolvida e muito trabalho já foi desenvolvido desde há 2 anos pra cá!!!!!
    Deves conhecer mt pouco das prioridades e projectos deste actual executivo de Paredes..

  20. #20
    Piloto de Kart pferreira's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2007
    Localização
    Lousada
    Posts
    103

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Tadeu Ver Post
    Conheço este projecto megalómano do presidente de Câmara, Celso Ferreiro..
    É obvio que não tem pernas para andar..
    É como as cidades desportidas, escolas integradas e afins..

    Paredes tem uma nova zona industrial (Parada / Baltar), onde estão diosponibilizados para este projecto aproximadamente 4.3 km2 de área "industrializável"...

    Mas, meus caros, o grosso do projecto estará agendado para 2013, quando o executivo já não estiver em funções (irá perder a maioria absoluta nas proximas eleições ou mesmo perder a Cãmara...)

    A ver vamos.. seria mt bom ver um projecto destes no Concelho da minha naturalidade, mas certamente é mais uma coisa megalómana..
    Ou então não perde nada e reforça a maioria.

    Estes projectos são muito bem vindos para a região do Vale do Sousa e Baixo Tâmega, que é das regiões mais pobres da Europa, como alguém que mora no vale do sousa e conhece a relativamente bem a dinamica de algumas das autarquias daquela zona este projecto poderá ter pernas para andar... e diga-se de passagem é muito importante que ande, e que conte com o apoio de todos.

  21. #21
    Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Aug 2005
    Localização
    ┐༼ ͡° ͜ʖ ͡°༽┌
    Posts
    9,066

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Tadeu Ver Post
    Deves conhecer mt pouco das prioridades e projectos deste actual executivo de Paredes..
    Só pelo que disseste, acho que conheço melhor! O projecto tem sim senhor o apoio da Câmara de Paredes mas apenas no que diz respeito à parte logística de ajuda na aquisição de terrenos e implementação. De resto, os promotores não pediram um tusto sequer à Câmara ou ao Governo Português. Aliás, agradecem muito a ajuda mas distanciam-se de qualquer côr-de-rosa ou alaranjado.
    A área vai ser de 17km2 e não de 4km2 e no dia 8 de Julho vamos saber mais novidades, portanto não vale a pena entrarmos em discussões, prognósticos só no final do jogo!

  22. #22
    Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Aug 2005
    Localização
    ┐༼ ͡° ͜ʖ ͡°༽┌
    Posts
    9,066

    Por Defeito

    Estava agendado o anúncio do investimento e investidores para amanhã, 8 de Julho, mas não percebo se foi adiado...o site não diz nada!

  23. #23
    Piloto de Testes Ronin's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2005
    Localização
    Estou aqui estou ali!
    Posts
    1,896

  24. #24
    Banido
    Data de Registo
    Mar 2009
    Posts
    12,802

    Por Defeito

    Este é o tal grande acontecimento que volta e meia anuncias?

  25. #25
    Piloto de Testes Ronin's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2005
    Localização
    Estou aqui estou ali!
    Posts
    1,896

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Dannymad Ver Post
    Este é o tal grande acontecimento que volta e meia anuncias?
    Que eu anuncio?

    Não percebi....

  26. #26
    Piloto de Troféu neoxic's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2003
    Localização
    Aveiro
    Posts
    5,086

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Dannymad Ver Post
    Este é o tal grande acontecimento que volta e meia anuncias?
    Só pode. ( ele refer-se ao cuicA)

  27. #27
    Piloto de Testes Ronin's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2005
    Localização
    Estou aqui estou ali!
    Posts
    1,896

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
    Só pode. ( ele refer-se ao cuicA)
    Já lá tinha chegado neo

    De qualquer forma o Cuica podia dar aí um salto e falar do dito!

  28. #28
    Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Aug 2005
    Localização
    ┐༼ ͡° ͜ʖ ͡°༽┌
    Posts
    9,066

    Por Defeito

    Sim, é isto!
    O segredo é a alma do negócio mas segundo sei, o projecto já é PIN e existem mais acordos assinados do que os que foram dados a conhecer.
    Mas à medida que for conhecendo mais detalhes posto aqui.
    Última edição por cuica : 10-11-09 às 19:01:42

  29. #29
    Piloto de Fórmula 1 CarlosL's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2003
    Localização
    다니는 여자들의 땅
    Posts
    19,969

    Por Defeito

    Afinal era isto de que falavas...

    Ainda noutro dia a minha mãe foi abordada no parque de estacionamento do Hospital de S. João por uma senhora, com bom aspecto, a querer vender-lhe um iPhone por 300€. Telefonou-me a perguntar se era bom negócio, e antes de eu responder, já estava em 200.

    Disse à minha mãe para vir para casa...

  30. #30
    Piloto de Testes Ronin's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2005
    Localização
    Estou aqui estou ali!
    Posts
    1,896

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por carlosl Ver Post
    afinal era isto de que falavas...

    Ainda noutro dia a minha mãe foi abordada no parque de estacionamento do hospital de s. João por uma senhora, com bom aspecto, a querer vender-lhe um iphone por 300€. Telefonou-me a perguntar se era bom negócio, e antes de eu responder, já estava em 200.

    Disse à minha mãe para vir para casa... [:d]

    lol

Página 1 de 4 12 ... ÚltimaÚltima

Tópicos semelhantes

  1. Hoje abasteci com BIODIESEL!!!
    Por Jarod na secção Road-book
    Respostas: 388
    Último Post: 22-06-13, 18:58:36
  2. Respostas: 26
    Último Post: 09-06-07, 18:26:48
  3. Volkswagen vai cortar 2400 postos de trabalho
    Por Blue2004eyes na secção FÓRUM GERAL
    Respostas: 2
    Último Post: 04-11-06, 18:31:17
  4. Cisco ASA 5500 Series
    Por pmct na secção OFF Topic
    Respostas: 7
    Último Post: 20-10-06, 19:48:33
  5. 3º Cafézinho de Sintra do Forum AHO - (15h -27/03
    Por RastejantE na secção Eventos
    Respostas: 181
    Último Post: 30-03-04, 01:35:52

Regras de Colocação

  • Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •