Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Engenharia Física

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Engenharia Física

    Boas para o pessoal aqui do fórum.
    A minha filha anda com a "pancada" de escolher o curso acima mencionado, como não tenho qualquer conhecimento sobre o mesmo, lembrei-me de perguntar aqui no fórum(sei que existem muitos "engenheiros") para que serve propriamente este curso e que saídas tem no mercado nacional.
    Já agora ao nível de engenharias o que aconselham ao nível de maior empregabilidade, sendo que o curso de engenharia que a minha filha quer tirar passaria por ter matemática, física e/ou biologia.
    Editado pela última vez por Hondista; 26 June 2009, 22:02.

    #2
    É um curso de respeito, mas em Portugal não tem muita saída na área me parece. De qualquer forma Engenheiro dá para ter emprego em qualquer lado. Tiram lugar a muitos gestores, etc..

    Acho que o curso com maior empregabilidade é o de Engenharia Electrotécnica porque é uma área que está sempre em evolução, e agora mais que nunca, principalmente no ramo de Sistemas Eléctricos e Energia.

    Qualquer curso de Engenharia, qualquer Engenheiro, tem de ter cadeiras de Matemática, Fisica, Gestão, Informática/Programação, é isso que faz um Engenheiro ser Engenheiro.. percebe um pouco de tudo

    Comentário


      #3
      Aqui está um Link que explica um pco em que se baseia o curso: Engenharia Física — Universidade Nova de Lisboa

      Não deve mudar muito de faculdade para faculdade. Parece-me um curso que abrange várias áreas de Engenharia.

      Comentário


        #4
        a tua filha é mais é uma grande maluca....

        engenharia física é um curso dificílimo, ela sabe mesmo no que se está a meter?

        infelizmente existe pouco mercado em portugal para um engenheiro fisico, talvez o instituto de física nuclear, no entanto será um belissimo curso para emigrar para entrar nos departamentos de investigação de grandes empresas mundiais.

        Comentário


          #5
          Ela em Portugal arranja emprego, mas essencialmente em bancos, consultoras e afins. Os empregadores gostam muito deles para fazer coisas que exijam bons conhecimentos e agilidade na matemática e programação, como actuariado e coisas do género... Pendurada não vai ficar de certeza, agora a trabalhar como engª física, dificilmente o vai fazer em Portugal.

          Originalmente Colocado por psantos Ver Post
          a tua filha é mais é uma grande maluca....

          engenharia física é um curso dificílimo, ela sabe mesmo no que se está a meter?

          infelizmente existe pouco mercado em portugal para um engenheiro fisico, talvez o instituto de física nuclear, no entanto será um belissimo curso para emigrar para entrar nos departamentos de investigação de grandes empresas mundiais.
          Ou faculdades americanas e afins.

          Comentário


            #6
            Em termos práticos e excluindo situações pontuais como investigação ou algumas empresas que fazem questão de contratar engº fisicos (existem algumas com esta pancada) o curso não serve para muito em Portugal.
            Não temos tecido empresarial para absorver físicos e agora muito menos.

            O que te posso dizer sem sombra de dúvida é que face à inteligência dos nossos empregadores e face ao tecido de empresas, o melhor é escolher uma engenharia tradicional civil, electrotécnica, mecânica ou informática.

            Comentário


              #7
              Agora os cursos de Engenharia de Gestão Industrial e Computação Médica também estão com bastante saída..

              Comentário


                #8
                Um conselho de engº para futura engª :

                - Se estiver interessada em entrar no mercado de trabalho em Portuagal e não tem conhecimentos em nenhuma empresa: fugir de engenharia química!

                -Se quer trabalhar em Portugal acho que Engª Mecânica, Civil e electro serão as mais indicadas...

                PS: conheço uma engª Física que em Portugal só conseguiu trabalhar como bolseira de investigação na Universidade do Minho e ganhava 750€. Depois do divórcio e da sobrevivência que teve de viver, fartou-se dessa vida e como tinha uma filha para sustentar e uma casa para pagar. Pirou-se para trabalhar no Centro europeu de patentes em Munique e tem um emprego que é "obrigada" a sair a horas, tem a creche da filhota paga,tem direito a um mês de férias por ser estrangeira e ganha só mais de 5000€.
                A irmã dela é minha amiga da faculdade!

                Comentário


                  #9
                  Não sei o que ela gosta mais de estudar ou de futuro. Em Eng. Física acho que o essencial já foi mencionado é um curso dificil com pouca saída nesse ramo em PT, mas se tentar a Europa arranja.

                  Um curso que está também a precisar de muitos devido a onda das energias renováveis.

                  É Eng. Mec - Ramo Energias. Existe na minha faculdade, tem tido muita saída, vê-se muitos anuncios, nos jornais. O placar da minha faculdade tem sempre também lá muitos anuncios para esse ramo.
                  E notou-se a afluência feminina ao curso.

                  Depois tb existe Eng electrotecnica, n me lembro de mais eng neste momento.

                  Comentário


                    #10
                    Um primo meu tirou esse curso na Uni. Aveiro.
                    Não é reconhecido pela ordem dos engenheiros, com tudo o que isso implica (não pode assinar projectos, etc, etc)

                    Neste momento está a tirar o doutoramento, mas a universidade também não tem dinheiro para investigação.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por JPR Ver Post
                      Um primo meu tirou esse curso na Uni. Aveiro.
                      Não é reconhecido pela ordem dos engenheiros, com tudo o que isso implica (não pode assinar projectos, etc, etc)

                      Neste momento está a tirar o doutoramento, mas a universidade também não tem dinheiro para investigação.
                      No IST Engenharia Física Tecnológica (MEFT) é reconhecida pela Ordem... e não é assim nada de outro mundo segundo me dizem...

                      Comentário


                        #12
                        Eu estou em Eng. Electrotécnica na Universidade de Coimbra e posso dizer que neste momento juntamente com Eng. Mecânica talvez sejam as engenharias com mais saída.
                        Já Eng. Física é um curso mesmo muito, muito difícil, consegue ser pior que electrotécnica, que já é um curso difícil (eu que o diga).
                        Cinheço um rapaz que anda lá e que está muito arrependido de ter concorrido para aquele curso.
                        Cumps
                        Editado pela última vez por JoaoC89; 27 June 2009, 21:03.

                        Comentário


                          #13
                          Estrangeiro: CERN

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Hondista Ver Post
                            Boas para o pessoal aqui do fórum.
                            A minha filha anda com a "pancada" de escolher o curso acima mencionado, como não tenho qualquer conhecimento sobre o mesmo, lembrei-me de perguntar aqui no fórum(sei que existem muitos "engenheiros") para que serve propriamente este curso e que saídas tem no mercado nacional.
                            Já agora ao nível de engenharias o que aconselham ao nível de maior empregabilidade, sendo que o curso de engenharia que a minha filha quer tirar passaria por ter matemática, física e/ou biologia.
                            Antes de mais, penso que não devias intervir no futuro da tua filha dessa maneira. Ela deve ter o direito de escolher o curso que quiser. Quanto à empregabilidade do mesmo, uma pessoa se for muito muito boa arranja um bom emprego independemente do curso que tirou. Se a tua filha não for muito muito boa (vulgo muito inteligente, muito acima da média), existem aqueles cursos que qualquer pessoa por mais mediocre que seja arranja sempre emprego e que têm média de entrada abaixo dos 14 valores: economia/gestão na univ. Nova, engª electrotécnia ou engª informática nas universidades do Minho, Porto, Aveiro, Coimbra ou IST. Estes cursos e mais meia duzia doutros cursos arranjam emprego garantido a qualquer um que o consiga acabar (dependendo da universidade, claro).

                            Quanto a engenharia física, segundo a ordem os engenheiros, física não é engenharia. Já quanto à empregabilidade desse curso, se a tua filha não tiver uma grande cunha algures, terá de tirar um doutoramento para conseguir emprego nessa área. E mesmo assim terá de ser muito boa e com um grande perfil de cientista.

                            Espero ter ajudado. Abraço,

                            Marco

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por air Ver Post
                              Estrangeiro: CERN
                              que engenharia tiraste? ja agora, em que área estás a colaborar no cern?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por bulkatus Ver Post
                                que engenharia tiraste? ja agora, em que área estás a colaborar no cern?
                                Tirei engenharia mecânica. Eu estou a trabalhar numa das experiências no grupo de segurança. Somos encarregues da segurança de equipamentos e pessoas. Nestes meses estive a fazer alguns cálculos mecânicos de algumas estruturas e depois da fase de instalação das alterações irei começar a trabalhar em protecção à radiação.

                                Um engenheiro físico por cá irá trabalhar em coisas diferentes, que se vêm pouco pelo mundo fora.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por marcoaraujo Ver Post
                                  Antes de mais, penso que não devias intervir no futuro da tua filha dessa maneira. Ela deve ter o direito de escolher o curso que quiser. Quanto à empregabilidade do mesmo, uma pessoa se for muito muito boa arranja um bom emprego independemente do curso que tirou. Se a tua filha não for muito muito boa (vulgo muito inteligente, muito acima da média), existem aqueles cursos que qualquer pessoa por mais mediocre que seja arranja sempre emprego e que têm média de entrada abaixo dos 14 valores: economia/gestão na univ. Nova, engª electrotécnia ou engª informática nas universidades do Minho, Porto, Aveiro, Coimbra ou IST. Estes cursos e mais meia duzia doutros cursos arranjam emprego garantido a qualquer um que o consiga acabar (dependendo da universidade, claro).

                                  Quanto a engenharia física, segundo a ordem os engenheiros, física não é engenharia. Já quanto à empregabilidade desse curso, se a tua filha não tiver uma grande cunha algures, terá de tirar um doutoramento para conseguir emprego nessa área. E mesmo assim terá de ser muito boa e com um grande perfil de cientista.

                                  Espero ter ajudado. Abraço,

                                  Marco
                                  Interferir nunca; ajudar sempre... por isso o post que coloquei aqui em que as repostas foram todas lidas por ela e ficou com uma pequena ideia.

                                  Muito obrigado a todos pela vossa colaboração.
                                  Editado pela última vez por Hondista; 28 June 2009, 13:28.

                                  Comentário


                                    #18
                                    E além de física ela queria o quê mais?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por air Ver Post
                                      Tirei engenharia mecânica. Eu estou a trabalhar numa das experiências no grupo de segurança. Somos encarregues da segurança de equipamentos e pessoas. Nestes meses estive a fazer alguns cálculos mecânicos de algumas estruturas e depois da fase de instalação das alterações irei começar a trabalhar em protecção à radiação.

                                      Um engenheiro físico por cá irá trabalhar em coisas diferentes, que se vêm pouco pelo mundo fora.
                                      muito interessante! eu fiquei com o bichinho da fisica no secundario, continuo um interessado. mas acabei por seguir outra area

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                                        E além de física ela queria o quê mais?
                                        Ela quer seguir um curso que tenha as diciplinas preferidas dela a saber:
                                        matemática
                                        física
                                        biologia
                                        (neste momento tem média de 18 às 3 disciplinas)
                                        1 exemplo:
                                        Um curso que contém as 3 disciplinas é a Engenharia Biomédica.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Hondista Ver Post
                                          Ela quer seguir um curso que tenha as diciplinas preferidas dela a saber:
                                          matemática
                                          física
                                          biologia
                                          (neste momento tem média de 18 às 3 disciplinas)
                                          1 exemplo:
                                          Um curso que contém as 3 disciplinas é a Engenharia Biomédica.
                                          era mesmo essa a minha sugestao
                                          penso que é um curso interessante pois complementa e interliga bem estas três áreas, juntamente com a quimica. parece-me bastante completo! para alem de que no final dos primeiros três anos pode escolher a area do mestrado com que mais se identifica

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Hondista Ver Post
                                            Ela quer seguir um curso que tenha as diciplinas preferidas dela a saber:
                                            matemática
                                            física
                                            biologia
                                            (neste momento tem média de 18 às 3 disciplinas)
                                            1 exemplo:
                                            Um curso que contém as 3 disciplinas é a Engenharia Biomédica.
                                            Ao ler o post, foi mesmo disso que me lembrei.

                                            Mas ela devia ter cuidado com uma coisa: na faculdade, a Física e a Matemática que se dão não tem N-A-D-A a ver com o que aprendemos até então. O curso de Eng. Física é muito teórico e ela tem que decidir se quer enveredar por aí ou escolher um curso mais perto da prática, como mecânica, civil, biológica ou outro. Eu acho que o melhor é ela falar com pessoas que tenham tirado ou estejam a frequentar alguns cursos, tanto o de engª física, como outros.

                                            Já agora, boa sorte para a tua filha! Que continue aplicada e interessada como, pelo menos, aparenta!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Hondista Ver Post
                                              Ela quer seguir um curso que tenha as diciplinas preferidas dela a saber:
                                              matemática
                                              física
                                              biologia
                                              (neste momento tem média de 18 às 3 disciplinas)
                                              1 exemplo:
                                              Um curso que contém as 3 disciplinas é a Engenharia Biomédica.
                                              Se o meu filho tivesse esta nota tentaria encaminhá-lo, como disse, para uma engenharia tradicional. Não esquecer que estamos em Portugal onde as empresas biomédicas se contam pelos dedos de uma mão...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Hondista Ver Post
                                                Ela quer seguir um curso que tenha as diciplinas preferidas dela a saber:
                                                matemática
                                                física
                                                biologia
                                                (neste momento tem média de 18 às 3 disciplinas)
                                                1 exemplo:
                                                Um curso que contém as 3 disciplinas é a Engenharia Biomédica.
                                                Isso é muito genérico, ela gosta dessas disciplinas, mas um curso se engenharia não é um curso de matemática/física.

                                                Todas as engenharias têm muita matemática (umas mais física que outras), mas os cursos são completamente diferentes. Ser um engenheiro é bem mais do que saber matemática.

                                                Eu tentaria ver o que ela gostava de fazer e não de que disciplinas gosta.

                                                P.S. Claro que não vai para letras ou artes

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Acho que devemos informar-nos muito bem do curso que queremos tirar, ser perseverantes mas ter o discernimento de mudar se não estivermos satisfeitos. Eu estive 3 anos em Electro e mudei depois pra Mecânica!
                                                  Já agora, estou em crer que dentro de pouco tempo vamos deixar de exportar tanta malta pra fora, algo grande vai surgir a Norte. Esperem por 8 de Julho...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Sinceramente...engenharias, para mim, separam-se em dois grupos.

                                                    As sazonais, ou seja, aquelas que têm nomes manhosos e que têm saída porque naquela altura são precisos profissionais para o país.

                                                    E as clássicas, aquelas que são muito mais abrangentes e, normalmente, têm mais saída (pronto, excepto química, talvez). As engenharias clássicas, além de terem formações de base muito fortes (depende da faculdade), conferem também uma área de aplicação quase ilimitada, o que alarga muitíssimo o espectro de procura de emprego. Eu, por exemplo, estou em engenharia mecânica, e embora tenha algumas ideias, tenho um futuro mais incerto que o do Cristiano Ronaldo há uns meses atrás, só sei que provavelmente estarei a trabalhar (), em que área...

                                                    Cada um sabe do que diz aos seus filhos, eu apenas penso que se deve dar a informação (talvez alargar horizontes) e deixar cada um decidir por si.
                                                    E ter em atenção que engenharia numa faculdade "de nome" é o cabo dos trabalhos...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Atenção que isso das médias não tem nada a ver..
                                                      Eu com média de 12 a Matemática e 11 a Física fui para Engenharia.. A minha namorada com média de 20 a Matemática e Biologia foi para Medicina..

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver Post
                                                        Atenção que isso das médias não tem nada a ver..
                                                        Eu com média de 12 a Matemática e 11 a Física fui para Engenharia.. A minha namorada com média de 20 a Matemática e Biologia foi para Medicina..
                                                        Não estou a perceber...Eu entrei em Mecânica com perto de 19 valores de média e nem sequer fiquei nos primeiros 3 colocados, não vejo como é que uma pessoa com média elevada pode ver as suas opções ("socialmente") limitadas a cursos de "alto gabarito"...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Não é isso.. ter altas notas a X cadeiras não implica ir para curso Y e gostar desse curso..
                                                          Algumas das cadeiras que tenho tido até melhores notas são das que menos gosto..

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                                                            Acho que devemos informar-nos muito bem do curso que queremos tirar, ser perseverantes mas ter o discernimento de mudar se não estivermos satisfeitos. Eu estive 3 anos em Electro e mudei depois pra Mecânica!
                                                            Já agora, estou em crer que dentro de pouco tempo vamos deixar de exportar tanta malta pra fora, algo grande vai surgir a Norte. Esperem por 8 de Julho...
                                                            Queres desenvolver?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X