Aplicações para compra/monitorização de EVs

Se as app dos carros tivessem essa informação, não era preciso outra app.
Os fabricantes normalmente não disponibilizam muita informação deste tipo.
Exacto, por isso a constante procura dos codigos de cada marca, nos EVs diria que a Tesla (Scanmytesla) e a Nissan (Leafspy) são os mais conhecidos, mas já se começa a ter muitos dados nas restantes.

Tópico interessante mas estas análises são sempre aproximativas. A UE devia implementar um protocolo de análise universal que fosse obrigatório para que todos os usados fossem obrigados a apresentar no ato da venda.

Pois.. o state of health é que é o mais importante. Seja como for felizmente as baterias desde que não sejam extremamente mal tratadas têm degradações perfeitamente aceitáveis ao longo do tempo mesmo as NMC o que dá tranquilidade.

Pois.. o state of health é que é o mais importante. Seja como for felizmente as baterias desde que não sejam extremamente mal tratadas têm degradações perfeitamente aceitáveis ao longo do tempo mesmo as NMC o que dá tranquilidade.
É importante mas nunca vais ter um valor objetivo, será sempre uma aproximação, mesmo que tenhas o carro durante uma vida, nunca vais ter um valor rigoroso, pois existem muitas variaveis no calculo desse valor, esta app o que faz é pegar no valor que o BMS tem e mostra-o.
Mas alem da degradação tens muitas outras coisas que são, tanto ou mais importantes que o SoH, na compra de um carro usado eletrico será mais importante saber a amplitude da tensão entre celulas do que o SoH, por exemplo. ;)

Mais um teste rapido feito a um Ampera-e em que levou a bateria nova à cerca de 3 anos e meio (3/2023), cerca de 65 000kms e uso normal.

1786026408247.png
1786026437735.png
1786026459924.png

Tudo conforme o esperado. (y)

Mais um teste feito, e já obtive a resposta do developer da app, o valor de SoH é retirado do BMS do carro.
Can you trust the SoH?

Yes, with one caveat about what it is. The 90.12 % is read straight out of the BMS (register B061) and evDash does not recalculate or adjust it - it is the car's own number, and the same register reads consistently across every MG4 and MG we have data from.

1786520822667.png
1786520848493.png
1786520867716.png

Top.
Obrigado pela partilha.
Curioso a química das duas baterias ser parecida ( com muitos anos entre elas de desenvolvimento ) e a perda ser muito diferente.
Os ciclos no Leaf serão o dobro do BMW?
NMC com 4% de desgaste em 100mil km é top.

Cuidados nos carregamentos ?
É top? É normal.
O que não faltam é KIA e Hyundai com 0% aos 100000km.

É top, porque á malta que vaticina que é uma tecnologia morta, e os segunda o que se lê e "vê" pelos entendidos a comentar e analisar, o pior período são os primeiros 80k a 100k de quilômetros de utilização. Com os mesmo cuidados a perda é inferior nos "segundos"100k km.

É top? É normal.
O que não faltam é KIA e Hyundai com 0% aos 100000km.
Como deves saber esses 0% é uma impossibilidade química das baterias, o que os Coreanos fazem é contar com o buffer para descontar a degradação, ou seja, usam a capacidade total para esse calculo e não a capacidade utilizavel.

E nos meus casos o cuidado que tenho é não descer dos 20% e não ultrapassar os 80% no dia a dia, se precisar faço-o sem problemas, quase todos os carregamentos em AC.

É top, porque á malta que vaticina que é uma tecnologia morta, e os segunda o que se lê e "vê" pelos entendidos a comentar e analisar, o pior período são os primeiros 80k a 100k de quilômetros de utilização. Com os mesmo cuidados a perda é inferior nos "segundos"100k km.
Eu também acho que é top, já esse MG4 é que ficou um bocado fora do normal, ou então é o normal para as LFP, não sei, esperava que houvesse mais alguem curioso com estas coisas...

Eu tenho essas curiosidade mas não as preocupações, comprei NMC e não vejo inconveniente nessa química.
Há vários casos e analises que dizem para não se preocuparem e utilizarem o material.

Eu tenho essas curiosidade mas não as preocupações, comprei NMC e não vejo inconveniente nessa química.
Há vários casos e analises que dizem para não se preocuparem e utilizarem o material.
Exato, eu sou mais curioso do que preocupado, e gosto de seguir estas coisas e mexer se for possivel, no caso desta aplicação tenho estado em contacto com a malta que a está a desenvolver.
Neste momento ando a tentar desbloquear a informação do Megane, que é um dos casos bicudos atuais, como foram os BMW, quase 4 anos para furar o sistema. ;)

Voltar
Superior