Possível aquisição com um toque sentimental

ASOT

Well-known member
Olá a todos.

Tenho um Fiesta 1.1 de 2019 que até ver não tem dado problemas, com 110 mil KMS.

No entanto, o meu pai já não conduz por motivos de saúde, bem como a carta de condução não foi renovada.

Acontece que há decisão lá por casa para despachar o carro. Se não for para venda, será para abate, visto que tem 23 anos.

O carro em questão é um Renault Megane 2 Break de 2003, 1.5 DCI com 80 CV e tem 190 mil KMS.

Fez sempre as revisões na marca desde novo, mesmo que nos últimos tempos o tratamento em si da oficina não tenha sido grande coisa.

É de garagem e tem sido estimado, mais que o meu que passa o tempo na rua.

Só que tem tido algumas chatices.

Tiveram que afinar a caixa há uns anos atrás, porque não arranjavam embraiagem nova para aquele carro. Desde aí até agora, a caixa está um pouco folgada.

Tem andado com a luz de motor ligada. Segundo a oficina tem a ver com uma válvula, penso que a EGR. Tendo em conta onde vai, pedem mais do que o carro vale para reparar.
E mesmo quando o meu pai ainda conduzia, ultimamente só fazia trajectos curtos.

O cartão maos livres por vezes não funciona. Pede para meter o cartão na ranhura.

Precisa de uma chapeleira em bom estado e um motor do limpa para-brisas traseiro novo. Bem como um rádio novo, que o original já não funciona.

Apesar de tudo, o motor responde bem, não perde força, bem como o carro curva bem.

Tendo em conta o estado geral do carro e sendo do meu pai, tenho pena do carro ter que ir para abate.

Pensei por breves instantes comprar o carro aos meus pais e dar uma solução ao Fiesta.

Mas tenho receio de estar a cometer um barrete a longo prazo, desde falta de peças aos problemas electrónicos que possam surgir mais para além dos que tem com a chave.

Vale a pena ou mais vale fechar o capítulo?

Abraços a todos e obrigado pela atenção.

Fiesta 1.1 de 2019? Nem em 2009! Será de 99? Ou é um vulgar 1000cc?

Quanto ao Renault, podes arranjar o mínimo e por à venda, mas pouco valerá. Safam-se os KMS, mas depois tem várias coisas para arranjar.

O meu também anda com a luz acesa dessa ainda desde o tempo em que estava na garantia de novo. Limpavam aquilo e na primeira ou segunda vez em que o ligavam ele acendia novamente. Anda assim já mais de 20 anos (é de 2004).

O cartão é crónico. O rádio comrpa-se um daquela altura por 20€ e o motor dqa escova também não deve passar disso. Aconselho a ires a outro mecânico ver a luz que isso é simples e poderá ser mesmo a válvula suja ou que avariou. Pode ser arranjada ou anulada.

Fiquei parvo agora. Nunca pensei que ainda houvesse esse motor à venda. Não sei se é uma derivação ou não do motor antigo dos anos 90, mas a ford até devia ter vergonha de vender isso na Europa. Sempre soube que havia os ecoboost 1.0 e 1.5 e nunca tinha ouvido falar desse motor sem turbo pelo menos aqui nesta parte da Europa.

Vou pesquisar.

Deixa partir a Megane. Sei que dói, mas é a vida! Já passei por isso!

PS: mesmo como está talvez ainda valha uns 1.000 ou 1.500 euros...

Vender o Megane será uma das opções mais acertadas

Outra opção pode passar pelo abate do Megane, venda do Fiesta e aquisição de um EV, maximizando assim (potencialmente) o valor do Megane.

Manter o Megane será a opção mais onerosa e que menos sentido faz, neste caso. E sim, já passei por essa situação.

PS: Em qualquer dos casos troca de mecânico, porque existem coisas aí que não batem certo.

eu tratava do megane, tal como disse atrás, verificando se conseguia apagar a luz da válvula EGR e tratava do motorzinho do limpa párabrisas, que isso é só tirar um, meter outro e experimentar. a chapeleira e o rádio são fáceis de arranjar numa qualquer sucata. gastas menos de 100€, pões à venda por um valor acima qualquer coisa do que queres e indicas possibilidade fazer revisão de óleo e filtros no valor total de x ou vender como está pelo valor de y. ou então pões ao valor de y e ao telefone perguntas se quer que faça a revisão para ele ir descansado, mas que não podes descontar nada. ou então dizes só que ofereces o registo e a manutenção dizes que foi feita na marca na data x, se ainda faltar muito tempo. tendo as revisoes na renault é um bónus. nem 1% das pessoas a deve fazer na marca para um caro banal de 2003.

já agora, no QQ que vendi há 3 semanas acabei por não descontar nada ao valor, tendo metido escovas à frente e atrás e pago o registo. assim em vez de descontar 250€ ficou-me em 75€ o real desconto. acabei por meter também mais 10 ou 15€ de gasolina, já não me recordo.

Fiquei parvo agora. Nunca pensei que ainda houvesse esse motor à venda. Não sei se é uma derivação ou não do motor antigo dos anos 90, mas a ford até devia ter vergonha de vender isso na Europa. Sempre soube que havia os ecoboost 1.0 e 1.5 e nunca tinha ouvido falar desse motor sem turbo pelo menos aqui nesta parte da Europa.

Vou pesquisar.
É o quê, pah ?
As marcas "todas" têm os seus motores atmosféricos de entrada de gama...

1.0 Sce 65,
1.0 MPI 80 da VW
1.1 85 da ford
ou o 1.2 82 da PSA por ex

A ford devia ter vergonha do quê, mesmo? E derivação do motor antigo? wtf....

Anyway, o Megane faria sentido manter se fosse como segundo carro / entusiasta com uma garagem que vai arranjando essas coisinhas ao fim de semana.
Claro que há sempre coisas de oficina. Mas seria a meu ver onde faria mais sentido se for pa manter.
Porque para ir à oficina a cada coisa num carro de mais de 20 anos vai pesar sempre na carteira e perder confiança no carro.

Ou como disseram, vender, sendo honesto quanto às coisas que tem para arranjar, mas é capaz de vender algo facil.
Ou ainda " compramos o seu carro " mas duvido que o valor seja algo melhor que se for pa abate.

Se quisesses comprar outro carro, ainda faziam uma retoma com isso. Ali o Polo de 20 anos ainda valeu 1000 euros, até fiquei parvo.

É o quê, pah ?

1.0 Sce 65,
1.0 MPI 80 da VW
1.1 85 da ford

Eu só conhecia o 1.2 da stellantis. Dos outros pensei que já tinham acabado com isso, pelo menos num país como o nosso e outros que tais ditos ecoluídos tecnologicamente. Se calhar no final eram 1500€ de diferença quando novo. Para vender pode ser difícil e não venham com a conversa do turbo avariar e ser mais uma despesa. Mas adiante, como dizem. Pronto, já aprendi algo hoje.

A VW e a Seat há algum tempo que só vendem o 1.0 tsi no Polo e Ibiza, pelo menos vendo os configuradores, e a própria Dacia com o Sandero também acho que é igual.

Tinha a impressão que na Seat isso não estava lá, mas não vou afirmar e posso estar equivocado e a fazer confusão com o Polo, as minhas desculpas.

Eu só conhecia o 1.2 da stellantis. Dos outros pensei que já tinham acabado com isso, pelo menos num país como o nosso e outros que tais ditos ecoluídos tecnologicamente. Se calhar no final eram 1500€ de diferença quando novo. Para vender pode ser difícil e não venham com a conversa do turbo avariar e ser mais uma despesa. Mas adiante, como dizem. Pronto, já aprendi algo hoje.
Até um Clio IV existe com motor 1149 cm3 com 75 CV...

É o quê, pah ?

1.0 Sce 65,
1.0 MPI 80 da VW
1.1 85 da ford

Conduzi o Fiesta 1.1 85cv durante 1 dia, era carro de substituição, e deixou-me boa impressão, tive mesmo de ir confirmar se não era o Ecoboost de 100.

Anyway, o Megane faria sentido manter se fosse como segundo carro / entusiasta com uma garagem que vai arranjando essas coisinhas ao fim de semana.
Claro que há sempre coisas de oficina. Mas seria a meu ver onde faria mais sentido se for pa manter.
Porque para ir à oficina a cada coisa num carro de mais de 20 anos vai pesar sempre na carteira e perder confiança no carro.

Ou como disseram, vender, sendo honesto quanto às coisas que tem para arranjar, mas é capaz de vender algo facil.
Ou ainda " compramos o seu carro " mas duvido que o valor seja algo melhor que se for pa abate.

Se quisesses comprar outro carro, ainda faziam uma retoma com isso. Ali o Polo de 20 anos ainda valeu 1000 euros, até fiquei parvo.
"para"

Back