Novo carro! Desta vez elétrico! - E novidades, há? Claro que sim!

MB? era ev ou phev?

De todo o modo, isso que dizes é aplicável a qualquer carro... e, das estatísticas que vou lendo, é mais provavel arder um não EV do que um EV.
Estatisticamente, os EV ardem menos vezes, mas quando o fazem as consequências são muito mais desastrosas porque são incêndios extremamente difíceis e prolongados de controlar.

Um pouco como uma estatística que apresentaram estes dias de que 1% dos incêndios foi responsável por uma percentagem enorme da área total ardida.

Estatisticamente, os EV ardem menos vezes, mas quando o fazem as consequências são muito mais desastrosas porque são incêndios extremamente difíceis e prolongados de controlar.

Um pouco como uma estatística que apresentaram estes dias de que 1% dos incêndios foi responsável por uma percentagem enorme da área total ardida.

Oh Lino

Isso é uma falsa analogia, estás a usar uma estatística sobre incêndios florestais para provar uma afirmação sobre carros eléctricos

C’mon, uma coisa não demonstra a outra.

Se queres provar que os incêndios em EV são muito mais desastrosos ou provocam compara danos, vítimas e consequências por incêndio entre EV e carros a combustão.

Podes começar pelo Mercedes e220 cdi

O resto é conversa.

Não é isso que estou a dizer. E podes então esquecer a analogia dos fogos florestais, foi um exemplo muito genérico para ajudar a ilustrar a ideia.

O exemplo que dás do Mercedes é puro negacionismo por se tocar na tua dama sagrada. Por essa ordem de ideias, se um Tesla (ou outro VE) se incendiar dentro de um paiol de munições, quem é que passa a ser mais destrutivo, hein? 😜

Foquemo-nos apenas no tipo de fogo em si: imaginemos que os carros que ardem estão num local isolado, sem nada à volta a que possam pegar fogo. Nesse caso, é mais do que comprovado que um fogo num VE é muito mais difícil de apagar definitivamente do que num ICE. São numerosos os relatos de fogos em VE que se julgavam extintos e após várias horas acabam por pegar fogo ao reboque ou a outra coisa, dependendo de onde se encontrem.

Não é a querer falar mal de uns e bem de outros, é o que é, é a Física e há que aceitar como tal.

Um artigo que exemplifica bem a problemática específica:

Algumas passagens do mesmo:

a solução para acabar com um incêndio num BMW i8 novo em folha foi mergulhá-lo em água.
submergir este veículo (...) num grande contentor com água, a fim de garantir que as chamas fossem extintas, tal como é do protocolo de segurança seguido pelas marcas que produzem elétricos ou híbridos.
num carro eletrificado, ao contrário de um carro a combustão, não basta apagar o foco de incêndio, é preciso mesmo submergir o carro durante muito tempo de forma a arrefecer os componentes elétricos. A possibilidade uma bateria começar a derreter é mais frequente do que se poderá julgar.
A razão para uma medida tão drástica prende-se com o uso de níquel nas baterias, que por ser um material instável e sensível às temperaturas recomenda-se a sua submersão para afastar todos os riscos de reacendimentos, explosões ou outros.

Ok, agora estás a mudar a agulha …

Mas não era isso que o user queria dizer, usando meteu o tema dos incêndios em cima da mesa.

Em todo o caso , estás a confundir dificuldade de extinção de um tipo específico de incêndio com risco de incêndio do veículo; uma bateria em thermal runaway é realmente mais complicada de arrefecer e pode reignir.

Só que os dados que temos acesso até agora mostram simultaneamente que os VE se incendeiam menos frequentemente.

Enfim, vamos ver como se comporta este mito daqui para a frente.

A probabilidade de um EV arder não é apenas menor. É muitíssimo menor do que num ICE...

Já há estudos sobre o tema e o número de incêndios por carro vendido é muito maior em ICE ( assim como por número de km percorridos).

O que é maior é o impacto no caso do carro arder mas esse impacto depende ainda de imensas variáveis de contexto.

• Gosto
Reações: eu
Sacanas da Tesla! Ligaram-me e "fizeram-me" marcar um teste drive para a próxima 3a feira num long range, com o carro destrancado via remota.
O LR AWD atual já anda bastante bem e, ironia das ironias, mesmo assim anda um pouco menos que o LR AWD equivalente de 2019-2020 :)

PS: Depois desse TD vais achar carros ICE de 200cv completas arrastadeiras.

Creio que a Tesla se deixar de oferecer serviços conectados aparece alguma empresa a aproveitar a deixa para oferecer serviços idênticos por um certo custo!

O bom de termos um carro comum é que será sempre apelativo trabalharem em soluções globais.

Dificilmente algum dia será um pisa papéis
Não estou a falar dos serviços.

Falo no geral. Ao contrário de carro à antiga, manual, sem tecnologia ele é teu a 100% e ng o pode inutilizar. Ng, a marca leia-se.

Já num Tesla num cenário hipotético à filme a marca pode simplesmente transformar qlq carro que queiram num pisa papéis. Não sei qual é a dúvida disso.

Clio, só ontem (hoje) à 01h da manhã, quando me fui deitar, é que reparei no teu post. não o tinha visto anteriormente.
a tua lista está "quase lá", só falha numa coisa e meia: 🤣
- demasiados kms (despachei o anterior com 64500kms), teria que ser no máximo até 60 mil, mais coisa menos coisa, só se fosse um negócio muito, muito bom é que iria para algo com cerca de 70 mil sequer e depois a potência. se nem fiquei muito entusiasmado com os 218cv do megane, apesar de perceber que não é assim muito lento, com 170cv e peso substancial em qualquer modelo não ia ficar nada agradado com a resposta do veículo. já me bastou o QQ com 160cv, mas um motor 1300cc apenas.

MG4 é mato, mas mato mesmo, parece uma savana. por 22500/23 mil fazia a festa num 4 com poucos kms, mas não é a minha praia. do modelo gosto apenas da frente do carro. kauai também não ligo nada, dessa marca só mesmo o Ioniq 5 e da prima o EV6, mas são modelos que já surgiram em 2021 e que mesmo assim o preço mantem-se alto. provavelmente o EV6 desvalorizará mais e o Ioniq 5 manterá mais o valor, diria eu.
Eu coloquei até 75k km para ter uma margem, só isso. Eu até percebo a tua ideia, queres revender com menos de 100k km.

Caso contrário mais vale comprar com 100k e vender com 130 ou 140, por exemplo. É isso?

218cv instantaneos e não ficaste satisfeito? Esperemos que o Model 3 LR AWD te convença, creio que sim, mas aviso-te já que o modelo de entrada falado daqui com taxas de juro quase 0% não tem o mesmo nível de sistema de som, não tem a fita led de cor personalizável, não tem bancos full pele e tem salvo erro 280cv, não tem 400cv. Entre outros detalhes que o Premium tem e que agora de cabeça não me recordo.

Aliás é por isso que os RWD HL usados são todos para cima de 30k, pq são o modelo Premium.

Só sugeri o MG4 pq nessa pesquisa apareceram-me imensos e cumpre as tuas premissas. Também não seria um carro que eu pessoalmente escolhia.

PS: Já investigaste os custos de manutenção dos KIA, Hyundai, Renault, etc.?

Nos coreanos é preciso trocar o líquido de refrigeração da bateria a cada 60mil km (em teoria, e para manteres garantia tens de o fazer...) e custa 700 paus...

Desculpa estar a chatear com o Tesla, mas um Model 3 novo atual basicamente não tem manutenção durante vários anos. Talvez exceto filtro do habitáculo. De resto não vejo mais nada...

E não precisas de ir todos os anos à marca gastar guito à toa, ao contrário das marcas legacy que vivem disso.

Última edição:
A probabilidade de um EV arder não é apenas menor. É muitíssimo menor do que num ICE...

Já há estudos sobre o tema e o número de incêndios por carro vendido é muito maior em ICE ( assim como por número de km percorridos).

O que é maior é o impacto no caso do carro arder mas esse impacto depende ainda de imensas variáveis de contexto.
Aqui pareço defender sempre muito os EVs mas nisto dos incêndios acho que há fator relevante quase sempre ignorado.

A % de elétricos com mais de 7/8 anos é completamente residual. E elétricos com menos de 7 anos ainda são carros recentes.

Digo isto pq tipicamente os ICEs que ardem são carros com muitos anos. Exceto situações muito raras (problema crónico nalguns modelos como a ficha do radiador nos BMWs com recall) vemos quase sempre ICEs com mais de 10 e sobretudo mais de 15/20 anos.

Ora isso são quase frequentemente carros mal mantidos que muita alma esperta ainda se mete a testar o top speed em AE no verão a caminho do algarve.

Depois claro que há azares...

Não estou a falar dos serviços.

Falo no geral. Ao contrário de carro à antiga, manual, sem tecnologia ele é teu a 100% e ng o pode inutilizar. Ng, a marca leia-se.

Já num Tesla num cenário hipotético à filme a marca pode simplesmente transformar qlq carro que queiram num pisa papéis. Não sei qual é a dúvida disso.

Eu coloquei até 75k km para ter uma margem, só isso. Eu até percebo a tua ideia, queres revender com menos de 100k km.

Caso contrário mais vale comprar com 100k e vender com 130 ou 140, por exemplo. É isso?

218cv instantaneos e não ficaste satisfeito? Esperemos que o Model 3 LR AWD te convença, creio que sim, mas aviso-te já que o modelo de entrada falado daqui com taxas de juro quase 0% não tem o mesmo nível de sistema de som, não tem a fita led de cor personalizável, não tem bancos full pele e tem salvo erro 280cv, não tem 400cv. Entre outros detalhes que o Premium tem e que agora de cabeça não me recordo.

Aliás é por isso que os RWD HL usados são todos para cima de 30k, pq são o modelo Premium.

Só sugeri o MG4 pq nessa pesquisa apareceram-me imensos e cumpre as tuas premissas. Também não seria um carro que eu pessoalmente escolhia.

PS: Já investigaste os custos de manutenção dos KIA, Hyundai, Renault, etc.?

Nos coreanos é preciso trocar o líquido de refrigeração da bateria a cada 60mil km (em teoria, e para manteres garantia tens de o fazer...) e custa 700 paus...

Desculpa estar a chatear com o Tesla, mas um Model 3 novo atual basicamente não tem manutenção durante vários anos. Talvez exceto filtro do habitáculo. De resto não vejo mais nada...

E não precisas de ir todos os anos à marca gastar guito à toa, ao contrário das marcas legacy que vivem disso.
Não penses muito nisso… teorias da conspiração já tem o wildchild :)

Mesmo que a Tesla bloqueasse alguma coisa, julgo que já há formas ou depressa se arranjaria forma de desbloquear. Já vi malta a fazer retrofit de ganchos de reboque e coisas assim malucas, já acredito que tudo é possivel.

Não penses muito nisso… teorias da conspiração já tem o wildchild :)

Mesmo que a Tesla bloqueasse alguma coisa, julgo que já há formas ou depressa se arranjaria forma de desbloquear. Já vi malta a fazer retrofit de ganchos de reboque e coisas assim malucas, já acredito que tudo é possivel.
Há gente com paronoias destas.

Conheço gente com dinheiro para ter boas máquinas que andam em carros com 20 anos. Carros bons ok, mas não deixam de estar "cansados" até por terem uma porrada de km.

Qualquer carro moderno pode ser desativado pelo fabricante, não são apenas os tesla ou sequer os VE.
Sim é verdade.

Mas a Tesla foi a pioneira nisto dos carros sempre conectados.

Eu já vi uns quantos vídeos sobre o que traz o model 3, o que cortaram, consumos, manutenção - falam em 70€ a cada dois anos - tenho consciência do problema da suspensão e já vi comparativos em relação ao modelo Y, que se não tivessem tirado o teto panorâmico até perdoava a falta da barra traseira das luzes e ainda poderia eventualmente dar o salto (agora ao final da tarde estacionou um e vi logo que era a versão rasca).

Tenho visto sobretudo vídeos portugueses, análises simples, complexas e até sem fanatismos também. O equipamento cortado não me preocupa minimamente. No Y cortaram muito mais. Como sabem, eu sou a antítese do normal: quero é motor e não ligo ao equipamento. Ha certas comodidades modernas que são porreiras, mas a maior parte delas se não vier eu nem me lembro.

283cv já devem dar um gosto e não havendo hipótese para mais, há que jogar com o que vem. Mesmo assim para 204 e 218 já é um salto muito grande. Ainda maior será para um "gasóleo" com 150cv e 320nm. Sempre é praticamente o dobro em cv e mais 100nm de binário com toda a potência a ser entregue quase de uma só vez.

Em manutenção e como exemplo, na renault seriam cerca de 150€ anuais para mudar o filtro do ar (ou é habitáculo?) e aos 4 anos a bateria de 12v, que suponho que ande ali pelos 200€. Pelo menos isto. Noutras marcas não sei valores.

Última edição:
ja puxa muito bem o rwd, tem baixo peso para quase tudo o que é concorrência com o mm tipo de carro e potência, e curva bem! Dinâmica não falta a qualquer Tesla… onde não é comparável é no arranque parado ou a baixa velocidade, os awd são muito brutos a sair.

Voltar
Superior