Novo carro! Desta vez elétrico! - E novidades, há? Claro que sim!

Por falar no Mini, foi comprado há cerca de 2 anos e meio e foi uma compra de um certo modo inesperada.
Adoro o raio do carro mas, como tenho painéis solares, já pensei em o vender e comprar um Model 3.

E nem me chateava muito, eram 5000 de entrada e ficar a pagar+- 400 euros como na simulação. Com estes juros tão baixos nem pensava duas vezes.

Só não o faço porque já tenho 2 EVs, porque gosto do Mini e também porque sempre que posso uso um dos EVs e nem 100 euros de gasóleo gasto por mês.

@caditonuno disseste que estavas a pagar cerca de 400 euros pelo Qashqai.
Se tiveres os 5k de entrada, consegues um Model 3 novo pelo mesmo valor.

Anexos

• Screenshot_2026-08-13-17-47-18-84_40deb401b9ffe8e1df2f1cc5ba480b12.jpg
    Screenshot_2026-08-13-17-47-18-84_40deb401b9ffe8e1df2f1cc5ba480b12.jpg
    75,2KB · Visualizações: 26
Por falar no Mini, foi comprado há cerca de 2 anos e meio e foi uma compra de um certo modo inesperada.
Adoro o raio do carro mas, como tenho painéis solares, já pensei em o vender e comprar um Model 3.

E nem me chateava muito, eram 5000 de entrada e ficar a pagar+- 400 euros como na simulação. Com estes juros tão baixos nem pensava duas vezes.

Só não o faço porque já tenho 2 EVs, porque gosto do Mini e também porque sempre que posso uso um dos EVs e nem 100 euros de gasóleo gasto por mês.

No brainer
Carro novo 0km e garantia para 8 anos

vou insultar-vos forte e feio. vocês sois uns demónios completos! não se pode andar por aqui sossegado a dizer mal das pessoas que depois apresentam-nos logo este tipo de propostas! :mad: 😂

uma taxa de juro irrisória, comparada com 8,8% para carros elétricos NO MEU BANCO, que nos outros até é mais alta, carro novo, tem uma cavalagem já muito boa para todas as ocasiões (pensei que eram cerca de 265cv, afinal são 280!) e já me estão a dar a volta à cabeça!!!

em relação à entrada, fico ali num limbo. faltam-me 1000€ para os 5000€, não queria ficar sem nada nas poupanças, mas mesmo que desse praticamente tudo ficaria a cerca de 1000€ do objetivo. estas poupanças eram para juntar ao crédito pedido para um usado. estive a conversar com a IA e ainda estou a ver o que ela me vai mostrando, mas já percebi que é uma campanha estilo as que havia até há pouco tempo, com o senão de que esta proposta inclui o tesla na sua versão mais básica, lançada recentemente, que nem bancos em pele completa tem. não é que fosse impeditivo, mas preferia uma com estofos em pele e teto panorâmico, que penso que também não traz. não há uma versão melhorzita? passa logo para as versões long range a custarem quase mais 10 mil euros???
tenho que ir ao site da tesla investigar.

uma dúvida que me surgiu: poderei vender o carro a qualquer altura? digamos, com 5 ou 6 anos? terei que liquidar o crédito primeiro, certo, pois ficará em nome da tesla até acabar o contrato? é que vender exatamente quando acaba o crédito e a fazer os 8 anos da garantia não seria muito benéfico. ou seja, teria que ter o restante valor para liquidar tudo antes da venda...

carros novos nunca tive, à exceção do meu leon (aliás, sinalizado com menos de 2 semanas e em que o fui buscar quando estava a fazer 3 meses, adquirindo-o como de serviço) e não fazia intenção de os ter. acho que o ponto de equilíbrio entre perder "tudo" e perder "menos que tudo" é ali entre os 2 anos e meio a 4 anos. já sofre um bom impacto de desvalorização e encontram-se sempre unidades com poucos kms. no entanto este tesla fez-me pensar bem entre dar 25 mil por um veículo com quase 4 anos e 50/60 mil kms e outro novo e 0 kms em que a diferença de juros vai ser brutal, mesmo dando mais 10 mil euros.

7 anos fonix

Fiz agora quase 1 hora atrás de um TM3 e para mim aquilo não serve. É muito baixo, vai raspar a chaparia em diversos locais onde passo. O Y parece 1 tijolo.

vou insultar-vos forte e feio. vocês sois uns demónios completos! não se pode andar por aqui sossegado a dizer mal das pessoas que depois apresentam-nos logo este tipo de propostas! :mad: 😂

uma taxa de juro irrisória, comparada com 8,8% para carros elétricos NO MEU BANCO, que nos outros até é mais alta, carro novo, tem uma cavalagem já muito boa para todas as ocasiões (pensei que eram cerca de 265cv, afinal são 280!) e já me estão a dar a volta à cabeça!!!

em relação à entrada, fico ali num limbo. faltam-me 1000€ para os 5000€, não queria ficar sem nada nas poupanças, mas mesmo que desse praticamente tudo ficaria a cerca de 1000€ do objetivo. estas poupanças eram para juntar ao crédito pedido para um usado. estive a conversar com a IA e ainda estou a ver o que ela me vai mostrando, mas já percebi que é uma campanha estilo as que havia até há pouco tempo, com o senão de que esta proposta inclui o tesla na sua versão mais básica, lançada recentemente, que nem bancos em pele completa tem. não é que fosse impeditivo, mas preferia uma com estofos em pele e teto panorâmico, que penso que também não traz. não há uma versão melhorzita? passa logo para as versões long range a custarem quase mais 10 mil euros???
tenho que ir ao site da tesla investigar.

uma dúvida que me surgiu: poderei vender o carro a qualquer altura? digamos, com 5 ou 6 anos? terei que liquidar o crédito primeiro, certo, pois ficará em nome da tesla até acabar o contrato? é que vender exatamente quando acaba o crédito e a fazer os 8 anos da garantia não seria muito benéfico. ou seja, teria que ter o restante valor para liquidar tudo antes da venda...
Só a versão base é que está com a campanha de juros baixos.
Com 4000 de entrada fica a 419 euros mês.
Pagas 2060 euros de juros em 7 anos.

Em 6 anos a taxa é ligeiramente pior.
Pagas 487 euros mês e 1900 euros de juros.

ccorreia, para pedir ao banco tenho que comprar algo até 26 mil, de preferência 25. eu sei que "são só" mais 3, 4, 5 mil, mas isso já ultrapassa o meu limite.

entretanto com a IA estive a fazer as contas totais, a perguntar efetivamente se posso ir liquidando o crédito, se posso vender aos 6 anos, etc. o banco é o santander, posso fazer tudo como um crédito normal. em relação ao carro, pelos vistos tem teto panorâmico, só perde o ecrã nos bancos traseiros - nem sabia que tinha isso e nem faz muita falta - e os bancos são mistos. ah, as jantes são mesmo básicas. pode ser que um dia arranje umas melhorzitas e venda as que traz, caso eu avance para a compra.

incluindo um carregador e mais 2 opcionais fica na mesma bastante porreiro. eis uma das simulações que pedi para fazer, talvez para já a mais importante:

Cenário 1: Renault Megane E-Tech (Usado com 3,5 anos)
  • Preço do Carro: ~25.500 €
  • Entrada: 4.000 € (Dinheiro próprio) + Crédito de 22.500 € (Pede ao seu banco)
  • Prazo do Crédito: Para a prestação ficar no seu objetivo de ~400 € com uma taxa de 8,8% TAEG, o prazo terá de ser de 72 meses (6 anos).
  • Mensalidade Real: 398,50 € /mês durante 6 anos.
  • Total de Juros pagos ao Banco: 6.192,00 €
  • Custo Total do Carro ao fim do crédito: 31.692 € (Preço + Juros)

O Momento da Venda (Daqui a 2,5 anos):
Quando decidir vender o Megane para ele não passar dos 6 anos de idade:
  • O carro terá 6 anos de idade e cerca de 100.000 km. O valor de mercado estimado será de ~14.000 €.
  • Como o seu crédito era de 6 anos e só passaram 2 anos e meio, ainda vai dever ao seu banco cerca de 14.100 €.
  • Resultado Financeiro da Venda: O dinheiro que recebe da venda serve apenas para tapar o buraco do crédito que ainda deve ao banco. O seu lucro líquido final é de 0 € e perdeu os 4.000 € da entrada inicial.

Cenário 2: Tesla Model 3 Standard (Novo)
  • Preço do Carro: ~37.975 € (Com despesas incluídas)
  • Entrada: 4.000 € (Dinheiro próprio) + Crédito de 33.975 € (Via Tesla)
  • Prazo do Crédito: 84 meses (7 anos) com a taxa promocional de 1,74% TAEG.
  • Mensalidade Real: 419,00 € /mês.
  • Total de Juros pagos ao Banco: 1.221,00 € (Repare: financia muito mais dinheiro, mas paga 5 vezes menos juros do que no Megane!)
  • Custo Total do Carro ao fim do crédito: 39.196 € (Preço + Juros)

O Momento da Venda (Daqui a 6 anos):
Quando decidir vender o Tesla para ele não passar dos 6 anos de idade:
  • O carro terá 6 anos de idade e cerca de 120.000 km (com 2 anos de garantia de bateria restantes). O valor de mercado estimado (pela baixa desvalorização e alta procura do Model 3) será de ~17.000 €.
  • Como o crédito era de 7 anos e já pagou 6 anos, só vai dever ao banco cerca de 3.500 €.
  • Resultado Financeiro da Venda: O comprador paga os 3.500 € ao banco e entrega-lhe a si o resto: 13.500 € limpos na sua mão.

Pede para ver despachando o TM3 daqui 3 anos.

Em simulação é fundamental ter o mesmo período de tempo. Portanto fixar variável tempo e variável entrada de 4k.

Tenho fé no TM3💪

Basicamente, um Tesla novo de +- 38.000 fica 5000 euros mais caro que um Renault usado de 26000 euros.
Preferia pagar mais 400 euros por mês durante mais um ano e ter algo novo.

Sem dúvida... mas a questão do carro ser baixo pode ser um deal-breaker para alguns.

é uma questão de testar, para ver se serve.

não tenho problemas em ser baixo, até porque pelo menos mais 2 anos estarei a viver aqui e a garagem fica ao nível da rua, sem rampas normais de garagens subterrâneas nem rampinhas de passeios.

a questão da venda fiz a simulação de ambos serem vendidos com 6 anos, mas vou fazer a nova simulação então.

Pede para ver despachando o TM3 daqui 3 anos.

Em simulação é fundamental ter o mesmo período de tempo. Portanto fixar variável tempo e variável entrada de 4k.

Tenho fé no TM3💪

O Comparativo de Retorno (Venda aos 3 vs. 4 vs. 6 Anos)
Assumindo que comprou o carro novo, deu os 4.000€ de entrada, pagou as mensalidades de 419€ e decide vender o carro em cada um destes momentos:

Idade do Carro na VendaValor de Venda do Tesla (Est.)Dívida Restante no Banco (Est.)💰 Dinheiro Limpo que Sobra no seu Bolso
⏱️ Aos 3 Anos [1.9]~25.000 €~19.850 €+ 5.150 €
🌟 Aos 4 Anos~21.500 €~14.900 €+ 6.600 €
⏱️ Aos 6 Anos~17.000 €~3.500 €+ 13.500 €

Porquê aos 4 anos? (O Segredo do Ponto de Equilíbrio)
Se olhar apenas para o dinheiro na mão, os 6 anos parecem melhores (recebe 13.500€). No entanto, se calcularmos o Custo Real de Propriedade (quanto dinheiro gastou do seu bolso em mensalidades vs. o que recuperou), a história muda.

1. A Barreira Psicológica dos 4 Anos (A Garantia Geral)
A Tesla oferece duas garantias em Portugal:
  • Garantia Geral do Carro: 4 anos ou 80.000 km.
  • Garantia da Bateria e Motores: 8 anos ou 160.000 km.
Aos 4 anos, o carro está exatamente no limite da garantia geral. No mercado de usados, um carro que ainda tem a garantia oficial ativa (mesmo que seja por pouca margem) ou que acabou de a perder vende-se muito mais rápido e por um valor mais alto. Quem

compra sabe que o carro está "fresco".

2. O Salto no Lucro Líquido
  • Se vender aos 3 anos: [1.9] Recupera a sua entrada e ganha 1.150€ de lucro (Traz 5.150€ para casa).
  • Se vender aos 4 anos: Em apenas mais um ano de uso, o seu dinheiro limpo no bolso dá um salto para os 6.600€. Isto acontece porque, com a taxa de 1,74%, a sua dívida ao banco cai muito mais depressa do que a desvalorização comercial do carro nesse quarto ano.
  • Se vender aos 6 anos:

Recebe muito dinheiro (13.500€), mas teve de pagar mais 24 mensalidades de 419€ do seu bolso (cerca de 10.000€ investidos para ir buscar mais 6.900€ de retorno).

🏁 Veredito Financeiro
  • Se o seu objetivo for gastar o mínimo possível e andar sempre de carro novo: Venda aos 4 anos. Recupera os seus 4.000€ de entrada, traz mais 2.600€ de lucro puro no bolso para pagar o seguro do próximo carro e entrega um veículo altamente apetecível no mercado de usados.
  • Se adora o carro e quer extrair dele o máximo valor utilitário: Fique com ele até aos 6 anos. O carro continua a valer muito (graças à procura crónica pelos Model 3) e quando o vender a dívida ao banco está praticamente extinta, transformando o carro num "cheque chorudo" de 13.500€ para si.

Voltar
Superior