Computadores portáteis: quais as melhores opções?

interessante,e provavelmente com desempenho superior ao outro pelo mesmo preço. O grande problema é que este modelo é pensado para gaming, e eu definitivamente não preciso desta gráfica. O principal handicap é o peso, 2.52Kg contra apenas 1.5Kg do Asus. 1 Kg a mais é muita coisa em um portátil... e no meu caso parece um pouco inútil.

A amazon meteu-me este à frente, diz que tem 1.88kg, e o resto parece on spec: https://www.amazon.es/-/pt/dp/B0F2WX9JNN/

(ia só a passar, não sei se é bom, mas parece ser perto do que queres)

SIm, tinha de ser o Air de 15"... a minha mulher tem um air de 15" (m2 de 2022, 8gb RAM) e é mais que suficiente, pelo formato ligeiramente diferente que tem em relação aos pcs 16:9 (é 16:10), acabas por não sentir a falta da polegada a menos.

Eu trabalho todos os dias com um pro de 14" e é mais que suficiente para mim em tamanho de ecrã, mas eu escolhi ser um pouco mais portátil e, como tive medo de mudar para mac, quis um com mais características técnicas (24GB RAM, 1Tb disco). Na verdade é tudo superflúo com este PC. Um disco externo rápido é muito mais barato e com as thunderbolt 4 parece que estás a trabalhar no disco do PC. e quanto á memória, o da minha mulher de 8gb faz tudo com fluides, mesmo com as 40 ou 50 abas do chrome e do safari que ela tem SEMPRE abertas...

Se trabalhas maioritariamente com o touchpad, é um mundo á parte. Eu andava com um rato para todo o lado, mas com o mac, esquece... o touchpad é muito superior a todos os outros que tive, mas léguas de distância..

Qualidade do teclado, qualidade do ecrâ, levantas o ecrã com um só dedo, sem precisares de usar as duas mãos, parece que tudo flui de forma mais natural com o macOS.

Quanto a longevidade, o meu pai comprou em 2020 um macbook pro (M1) e literalmente para uso diário não sinto diferença em relação ao meu m5... apenas em edição de video o dele demora mais tempo, de resto não trava, flui como se fosse novo, levantas o ecrã e está pronto a usar.

Não sou fanboy, não ganho dinheiro com isto, mas a minha experiência pessoal é que o mac está, hoje, a muita distância dos PCs windows, para o utilizador comum. e, para ti, um air de 15, com 16gb RAM e 1TB de disco, arrisco a dizer que é muito mais do que o que precisas. EU comprei um PRO e, depois de experimentar o NEO diversas vezes, devo dizer que me chegava, foi mesmo por medo e carolice...

Obrigado pela explicação detalhada. Confesso que já estive várias vezes tentado a comprar um Mac, mas como dizes, por vezes é mesmo o receio da mudança. "E se isto que estou habituado a fazer no PC, não funciona no Mac?"...

Mas como hoje em dia a maior parte do trabalho acaba por ser online, a compatibilidade do software é uma questão que se coloca cada vez menos.

Acho que vou a uma loja experimentar com mais calma, antes de tomar alguma decisão.

SIm, tinha de ser o Air de 15"... a minha mulher tem um air de 15" (m2 de 2022, 8gb RAM) e é mais que suficiente, pelo formato ligeiramente diferente que tem em relação aos pcs 16:9 (é 16:10), acabas por não sentir a falta da polegada a menos.

Eu trabalho todos os dias com um pro de 14" e é mais que suficiente para mim em tamanho de ecrã, mas eu escolhi ser um pouco mais portátil e, como tive medo de mudar para mac, quis um com mais características técnicas (24GB RAM, 1Tb disco). Na verdade é tudo superflúo com este PC. Um disco externo rápido é muito mais barato e com as thunderbolt 4 parece que estás a trabalhar no disco do PC. e quanto á memória, o da minha mulher de 8gb faz tudo com fluides, mesmo com as 40 ou 50 abas do chrome e do safari que ela tem SEMPRE abertas...

Se trabalhas maioritariamente com o touchpad, é um mundo á parte. Eu andava com um rato para todo o lado, mas com o mac, esquece... o touchpad é muito superior a todos os outros que tive, mas léguas de distância..

Qualidade do teclado, qualidade do ecrâ, levantas o ecrã com um só dedo, sem precisares de usar as duas mãos, parece que tudo flui de forma mais natural com o macOS.

Quanto a longevidade, o meu pai comprou em 2020 um macbook pro (M1) e literalmente para uso diário não sinto diferença em relação ao meu m5... apenas em edição de video o dele demora mais tempo, de resto não trava, flui como se fosse novo, levantas o ecrã e está pronto a usar.

Não sou fanboy, não ganho dinheiro com isto, mas a minha experiência pessoal é que o mac está, hoje, a muita distância dos PCs windows, para o utilizador comum. e, para ti, um air de 15, com 16gb RAM e 1TB de disco, arrisco a dizer que é muito mais do que o que precisas. EU comprei um PRO e, depois de experimentar o NEO diversas vezes, devo dizer que me chegava, foi mesmo por medo e carolice...

Eu só uso Macbook Pro 16" M1 32 GB RAM desde que me assignaram isto no trabalho.

Eu antes tinha um Intel I7 32 GB RAM HP Zbook que honestamente estava bem abaixo do que eu esperava então pedi pa trocar. E as vantagens existem, sem dúvida, embora existam laptops não MAC que consigas abrir com 1 dedo apenas mas sim os MAC costumam todos ter um padrão elevado.

Mas há coisas que nao me consigo habituar, por ex touch pad, nao consigo entender-me com isto. Só uso rato externo e isto tem mesmo a ver com cada um. Há malta que nao usa nem rato nem touchpad e tem que andar com trackpad, coisa que tambem nunca me orientei.

Aqueles ratos proprios do MAC, também é coisa que comigo faz logo voo rasteiro [:D]

O que eu mais gosto é do ecrã.

Mas isto sendo um PRO de 16 fica um peso bruto, mas tem uma autonomia de bateria brutal.

Quanto ao SO há coisas que prefiro no windows, outras que prefiro no Mac, outras que prefiro em distros de linux, cada uma tem os seus pros e contras.

Obrigado pela explicação detalhada. Confesso que já estive várias vezes tentado a comprar um Mac, mas como dizes, por vezes é mesmo o receio da mudança. "E se isto que estou habituado a fazer no PC, não funciona no Mac?"...

Mas como hoje em dia a maior parte do trabalho acaba por ser online, a compatibilidade do software é uma questão que se coloca cada vez menos.

Acho que vou a uma loja experimentar com mais calma, antes de tomar alguma decisão.

Nada como experimentar.

Um dos receios de muita gente no windows é os problemas ou erros que aquilo por vezes dá.

Já sabemos que a microsoft tem muitas paranoias, e além disso nao é facil fazer um SO compativel com qq hardware ao contrario do macos que tá smp alinhado com HW especifico.

Mas honestamente se há erro no windows, eu corrijo, pronto, e sigo em frente. Pa quem n tem tanta paciencia é mais chato embora a coisa esteja mt melhor que antigamente.

Mas honestamente se há erro no windows, eu corrijo, pronto, e sigo em frente. Pa quem n tem tanta paciencia é mais chato embora a coisa esteja mt melhor que antigamente.

Sim, desde que uso Windows 10/11 tenho tido pouquíssimos problemas. Nada a ver com os Windows antigos que estavam sempre a crashar

Os problemas que tenho tido atualmente, são na maior parte relacionados com o Chrome, que tem algumas paranoias com certos sites. Já tentei mudar de browser, mas acabo sempre por concluir e o Chrome é a melhor escolha, apesar dos erros.

Sim, desde que uso Windows 10/11 tenho tido pouquíssimos problemas. Nada a ver com os Windows antigos que estavam sempre a crashar

Os problemas que tenho tido atualmente, são na maior parte relacionados com o Chrome, que tem algumas paranoias com certos sites. Já tentei mudar de browser, mas acabo sempre por concluir e o Chrome é a melhor escolha, apesar dos erros.

que sites ?! :sh)

Estive a ver, e o único Mac com ecrã de 16" qque encontrei foi o Macbook pro, que começa nos 3.499€ :sh)

É caro? é.

Mas não tem NADA a ver com os air. É preciso "cuidado " porque só é lógico para quem realmente exige alguma performance.

Para om " office suave " é um completo " overkill ".

Os Air aqui é pa fazer de disco voador.

Eu vou usando o chrome, nao é perfeito, mas nenhum é, aliás nestas coisas espanta-me como tantas vezes a malta defende " este é melhor que aquele " seja browsers seja SO epah preferencias à parte, certo é que um software é algo complexo e é dificil um deles ser melhor em tudo que o outro...

que sites ?! :sh)

vários.
O Chrome tem diversas incompatibilidades com diversos sites. Por causa do meu trabalho, tenho de fazer login em pelo menos 30 sites todos os dias. Há alguns que simplesmente não funcionam com o Chrome, e não é uma questão de cookies ou de temp files, é mesmo incompatibilidade.

Em certos casos resolves dando permissão para utilizar cookies de terceiros, em outros não há volta a dar. Não consegues fazer login e pronto.

Também podes pensar o inverso, e achar que o problema é do site que não é compatível com o Chrome, mas o que é certo é que com o Edge consigo abrir tudo o que não consigo com o Chrome. E o Edge eu até considero uma bela porcaria.

Consta que o Edge tem melhorado muito inclusive no MAC.
Mas eu uso chrome e firefox,firefox este que é uma bela antiguidade clássica , pior que isto só o IE [:)]

Não parece mau.
Aqui pa maria já tou a considerar um portatil em vez de um desktop, por causa do preço das RAM e das gráficas.

Como terá de ser obrigatoriamente com gráfica dedicada o preço dos laptops dispara mas ao comprar componentes para um desktop, acontece o mesmo.....resta saber quando os preços descem.

Por aqui a cruz a gráficas integradas já foi feita há muito por isso agora é lidar e deixar de ser forreta.

Tendo em conta o ecrã OLED e o preço atual das memórias RAM e ROM não está mal esse Lenovo.

EscapeLivre, o portátil é sempre mais versátil, mesmo que só saia da secretária meia-dúzia de vezes por ano.

Preciso de comprar um portatil para o mais novo (vai para o primeiro ano).

É um requisito da escola, não posso escapar.

Até uns €500, alguma recomendação?

Obrigado

Preciso de comprar um portatil para o mais novo (vai para o primeiro ano).

É um requisito da escola, não posso escapar.

Até uns €500, alguma recomendação?

Obrigado
A fnac está com uns packs interessantes mas 1 pouco mais caros
E se tiver pontos na meo... tambem aparecem uns interessantes

Um asus, lenovo ou hp com 8/16gb ram e i5/r5
Por 600 já dá um r7 com 32gb ram

Última edição:
Voltar
Superior