Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Não tenho carregador em casa (prédio grande) nem perspectivas de ter nos próximos anos. Menos um ponto a favor de uma mudança de paradigma a breve prazo.Epá, é bom sinal... Tens dinheiro suficiente para não teres que te preocupar com isso.
Já quando estive de férias em Portugal estava cansado de seguir as variações dos preços da gasolina e de procurar a bomba mais barata da área para atestar.
Mas de facto é um exagero de apps e preços a acompanhar para carregar o EV, o bom é que se carregas a maior parte das vezes em casa ou carregadores lentos só te preocupas com isso mesmo muito esporádicamente.
Pois, não sei como anda em Portugal em termos de carregadores AC na rua. Quais costumam ser os preços? Reparei quando estive de férias que haviam mais carregadores lentos em Telheiras mas não sei se é representativo das ruas do País em geral.Não tenho carregador em casa (prédio grande) nem perspectivas de ter nos próximos anos. Menos um ponto a favor de uma mudança de paradigma a breve prazo.
![]()
Venda de carros acelera 10,3% até agosto. Um em cada quatro são elétricos
Só em agosto, o comércio de automóveis teve um crescimento superior a 11%, segundo dados da ACAP. Campeão de vendas Peugeot 2008 continua a ser o mais procurado pelos portugueses.eco.sapo.pt
O mercado automóvel em Portugal continua a crescer, acelerando as vendas em agosto. Segundo os dados divulgados esta terça-feira pela ACAP – Associação Automóvel de Portugal, até agosto foram colocados em circulação 197.632 novos veículos, o que representa um aumento de 10,3% face ao período homólogo.
![]()
Quase 100%: Noruega bate novo recorde na venda de carros elétricos
A Noruega está cada vez mais perto de se tornar totalmente elétrica. Em agosto, 98,7% de todos os carros novos eram 100% elétricos.pplware.sapo.pt
Noruega está cada vez mais perto de se tornar o primeiro mercado do mundo totalmente elétrico. Em agosto, 98,7% de todos os carros novos registados no país eram 100% elétricos, um novo máximo histórico que confirma a tendência dos últimos anos.
Segundo os dados da ACAP, 75,6% dos veículos ligeiros de passageiros matriculados novos, até agosto, eram movidos a energias alternativas, com destaque para os elétricos e híbridos. Cerca de 26,8% dos carros novos eram elétricos — uma percentagem que foi superior em agosto, mês no qual o peso dos elétricos ascendeu a 36%.
Apenas em agosto de 2026 foram matriculados em Portugal 10.391 automóveis ligeiros de passageiros novos elétricos, plug-in e híbridos elétricos, mais 20,5% que no mesmo mês do ano anterior.
Entre janeiro a agosto de 2026 a venda de ligeiros de passageiros eletrificados (elétricos, plug-in e híbridos) totalizou 116.679 unidades, o que representa um aumento de 29,4% relativamente a período homólogo de 2025.
Olhando apenas para a comercialização de elétricos em agosto, registou-se um aumento de 65,2% em comparação com o mesmo mês de 2025, tendo sido matriculados 5.079 ligeiros de passageiros novos.
No acumulado dos oito meses, a venda de veículos ligeiros de passageiros novos elétricos disparou 43,1%, tendo sido matriculados 45.388 unidades (26,8% do total).
No que diz respeito aos combustíveis fósseis, os carros movidos a gasolina pesaram 20,8% das novas unidades comercializadas nos primeiros oito meses do ano, enquanto os carros a gasóleo pesam 3,6% do total.
Vendem-se mais --------»"""EVs em Portugal que carros a gasolina e gasóleo juntos"""". Verdadeiramente incrível. E está só a 0.4% dos HEVs!
E ainda nem começaram vendas em larga escala de modelos com preços acessíveis e boa autonomia como o Leapmotor B05, id.Polo, etc. Fantástico.
Considerando o peso que o combustível tem no bolso dos portugueses acho que a transição só não é mais rápida porque faltam estes modelos.
![]()
BEVs mais PHEVs são 41,7% do mercado. mais um bocado e Portugal estará acima dos 50% de quota de mercado para EVs (não incluindo HEVs como verdadeiros EVs).
Vendem-se mais EVs em Portugal que carros a gasolina e gasóleo juntos. Verdadeiramente incrível. E está só a 0.4% dos HEVs!
E ainda nem começaram vendas em larga escala de modelos com preços acessíveis e boa autonomia como o Leapmotor B05, id.Polo, etc. Fantástico.
Considerando o peso que o combustível tem no bolso dos portugueses acho que a transição só não é mais rápida porque faltam estes modelos.
![]()
BEVs mais PHEVs são 41,7% do mercado. mais um bocado e Portugal estará acima dos 50% de quota de mercado para EVs (não incluindo HEVs como verdadeiros EVs).
Vendem-se mais HEV que elétricos... HEV são carros movidos maioritariamente a combustão, e cuja propulsão elétrica não podes controlar. São comprados não por preferência do consumidor mas por não terem alternativa, já que o fabricante ganha com a implementação desses sistemas relativamente a consumos e emissões. 14.9% são phevs porque têm benefícios fiscais.
Ou seja, 73.2% dos automóveis presentes nos gráficos locomovem-se maioritariamente a combustíveis fósseis...
Motores APENAS gasolina já são poucos, diesel ainda menos e são muito caros.
A pergunta acho que já tem a resposta, se tens condições para usar o VE, não tens grande necessidade de ir para uma solução mais complexa, com mais manutenção, possibilidade de avaria,…Mas é uma má opção optar por híbrido plugin, em vez de EV?
Para fazer média de 50km/dia e já tendo um EV?