um muito obrigado a todos desde já.
não fomos para o TM3 porque iriam ser 3 meses de mínimo à espera e li muitos relatos que indicavam muito tempo de espera. pessoas que em maio tinham encomendado e que a meio de agosto ainda estavam à espera, previsivelmente só para meio de setembro. ou seja, só mesmo para quem tem carro para andar é que poderia esperar tanto tempo.
quanto ao megane, realmente as jantes são grandes, mas as de 18', para mim, são muito normais e mais feias. Estas enchem mais o carro e dão um outro ar. Os pneus da frente realmente foram colocados novos, são deste ano, os de trás são os originais e mantêm o piso praticamente todo. acredito que durem até aos 80, 90, 100 mil. ou seja, daqui a 2 anos e pico ainda devem andar por lá. as jantes foram tratadas antes do carro ter sido entregue.
falta-lhe o teto panorâmico e a bagageira elétrica, depois alguns gostam dos estofos em pele falsa integral, outros em tecido, mas mesmo sendo mais quentes no verão, para limpar serão sempre mais fáceis. não tem uma marca em todo o carro, quer por dentro, quer por fora. no entanto, pode-se sempre programar o caro para ficar à temperatura que queremos antes de sequer chegarmos perto dele e fica ali a refrescar. seria um ponto positivo para os estofos.
para ficar ainda melhor, o teto podia vir pintado de preto, como nalguns que já vi. confesso que foi coisa que não reparei quando o fui experimentar e daria outro ar. traz vidros escurecidos atrás, mesmo assim. quanto às cores, para mim as melhores são o vermelho e o azul. mesmo o cinza não fica muito mal, mas não sou nada amante desta cor. o branco as mulheres adoram e foi a primeira escolha da minha esposa.
por último, quanto à degradação da bateria, pelo que fui pesquisando, num carro elétrico é normal haver mais degradação nos primeiros anos, com a curva mais acentuada no percentil. passados 2/3 anos vai diminuindo cerca de 1 a 1,5% numa utilização normal. tínhamos feito contas à mão e daria 95%, no entanto ontem na renault indicaram no teste 94%. a bateria de 12v está boa, mas está programado trocá-la após 4 anos, o que acontecerá no meio do inverno.
quanto aos consumos, ainda não descobri onde se vê aquilo. sei que com a primeira condução, que foram cerca de 35/40kms, indicou uma condução eco de 69/100, depois em trajeto curto consegui 71/100 e hoje já foi aos 51.
tenho utilizado a travagem regenerativa e as patilhas no volante para travar, mas é sempre necessário utilizar o travão em muitas situações. talvez tenha que mudar calços daqui a 2 anos, pois a minha esposa vai utilizá-lo muitas vezes. para já é isto...