Equipamentos: O indispensável, o útil, o indiferente e o que não queremos

O que é verdade para uns, não é para outros.
Eu também adoro AC e há quem não goste.

Não somos todos iguais e há cada vez com mais dificuldade em entender isto e aplicam a sua realidade a outros...
Eu aceito que possas dizer que preferes ter o controlo de tudo o que se passa no carro e por isso preferes/gostas mais sem CC para controlar tudo o que se passa no carro.
O que eu disse continua a ser um facto, por isso é que aconselho a que deem uma oportunidade ao CC. Pode ser que gostem de chegar mais frescos ao destino.

Eu aceito que possas dizer que preferes ter o controlo de tudo o que se passa no carro e por isso preferes/gostas mais sem CC para controlar tudo o que se passa no carro.
O que eu disse continua a ser um facto, por isso é que aconselho a que deem uma oportunidade ao CC. Pode ser que gostem de chegar mais frescos ao destino.
É facto que acontece contigo e com outros, não com todos.

Experimentei tantas vezes o CC, além de não gostar, não me traz vantagem nenhuma, as viagens grandes não me cansam nem fisica nem psicologicamente.
Até porque estou mais que habituado, eu não faço 2 viagens por ano à terrinha.....

Quando viajava pouco aí sim ao fim de 2h sentia algum cansaço mas rapidamente habituei.

Quem não usa tem que dar uma oportunidade ao CC. Adaptativo é espetacular, mas mesmo o CC constante é um must have.
Qualquer viagem de estrada aberta, nem precisa ser AE, é meter o CC e toca a andar, depois de 30 minutos a diferença no desgaste físico e psicológico do condutor começa a ser evidente, mais de 1h é da água para vinho.
Tal e qual!!

Para quem faça vida ou ande regularmente na A17 e A8 acima das Caldas o CC dará jeito, para quem faça da A5 o seu percurso maioritário, o CC é desprezível.

Vai tudo depender de muita coisa,

Eu também não gosto do cruise control, e até é adaptativo num dos meus carros.

Não gosto quando ele trava nas descidas para manter a velocidade programada, ou quando trava sem necessidade porque apareceu um carro à frente a 50 metros (por vezes quando estou prestes a iniciar a manobra de ultrapassagem).

Sempre que usei, não notei menos cansaço, pois a atenção à estrada teve que ser a mesma.

Para quem faça vida ou ande regularmente na A17 e A8 acima das Caldas o CC dará jeito, para quem faça da A5 o seu percurso maioritário, o CC é desprezível.

O adaptativo é fixe. Queres ir a 120, mas o da frente vai a 118, dás ao desprezo e deixas-te estar. O camurso vai só a 110, mete-se pisca e ultrapassa-se.

Às vezes a chegar à cidade demoro a passar do CCA para o limitador a 56 km/h - o adaptativo até pára (atrás doutro) nos sinais e tudo ... :cool:

O adaptativo é fixe. Queres ir a 120, mas o da frente vai a 118, dás ao desprezo e deixas-te estar. O camurso vai só a 110, mete-se pisca e ultrapassa-se.

Às vezes a chegar à cidade demoro a passar do CCA para o limitador a 56 km/h - o adaptativo até pára (atrás doutro) nos sinais e tudo ... :cool:
Sim, o CCA se o carro for auto faz isso tudo, o Toyota que tive fazia. Já o Passat era manual e não podia usar o CCA nesses moldes.

Não gosto quando ele trava nas descidas para manter a velocidade programada, ou quando trava sem necessidade porque apareceu um carro à frente a 50 metros (por vezes quando estou prestes a iniciar a manobra de ultrapassagem).

Sempre que usei, não notei menos cansaço, pois a atenção à estrada teve que ser a mesma.
Não tem a ver com a atenção à estrada, mas sim com o descansar a perna e manter uma velocidade constante.

O adaptativo, experimentei no golf, mas ele guiou-se pelos sinais para estabelecer os limites e assim está fora de questão.

Adaptativo desconfio um bocado, não tenho e não faço questão de ter.

Mas obviamente gosto que o CC mantenha a velocidade programada também nas descidas, travando se necessário. Senão, que interesse teria?

Não tem a ver com a atenção à estrada, mas sim com o descansar a perna e manter uma velocidade constante.

O adaptativo, experimentei no golf, mas ele guiou-se pelos sinais para estabelecer os limites e assim está fora de questão.
A VW tem uma opção configurável sobre limite de velocidade lida nos sinais (on/off)

Algo que experimentei agora num carro de aluguer e que nunca tinha usado foi o Cruise Control Adaptativo. Bastante útil em filas e também em autoestrada e usei ainda em nacionais.
Experimentei no ano passado num T-Cross de aluguer e adorei, tanto o CC Adaptativo como o Keep Lane Assist (penso que é o nome, basicamente curva sozinho...).

Tenho CC no meu carro e detesto usar, mas efetivamente gostei da experiência no T-Cross.

Também usei em vários contextos e, tal como tu, achei muito útil e tranquilo.

(já num MG 3 Hybrid foi para esquecer!)

Creio que o EU se referia ao cansaço visto que o naturis referiu isso mesmo.

A questão do cansaço da perna é diferente, agora mental? numa EN? hmm não tou a ver como, mas...

Creio que o EU se referia ao cansaço visto que o naturis referiu isso mesmo.

A questão do cansaço da perna é diferente, agora mental? numa EN? hmm não tou a ver como, mas...
Se conduzires durante um tempo considerável, para mim a partir dos 30m já se começa a sentir, há um gasto de energia que é notório (não só física). Se usarmos o CC, a atenção/concentração/foco, que usamos para controlar o acelerador e o travão reduz significativamente, no final da viagem isso nota-se.

Se conduzires durante um tempo considerável, para mim a partir dos 30m já se começa a sentir, há um gasto de energia que é notório (não só física). Se usarmos o CC, a atenção/concentração/foco, que usamos para controlar o acelerador e o travão reduz significativamente, no final da viagem isso nota-se.
Mas tu fazes viagens longas com frequência ou não?
Como te disse, depois de habituar pra mim foi tranquilo mas nem toda a gente se dá bem, e isto não tem nada de mal.

Cada um, cada qual.

Dei o exemplo do AC.
Não é raro a malta gostar de andar de vidros abertos mesmo que a 100 à hora a levar com o bafo do secador de cabelo e a transpirar, mas se não os afecta, que seja.

Lembro-me de 1 user antigo que não gostava de DA, mas creio que só tinha conduzido carros levezinhos.

Mas tu fazes viagens longas com frequência ou não?
Como te disse, depois de habituar pra mim foi tranquilo mas nem toda a gente se dá bem, e isto não tem nada de mal.

Cada um, cada qual.

Dei o exemplo do AC.
Não é raro a malta gostar de andar de vidros abertos mesmo que a 100 à hora a levar com o bafo do secador de cabelo e a transpirar, mas se não os afecta, que seja.

Lembro-me de 1 user antigo que não gostava de DA, mas creio que só tinha conduzido carros levezinhos.
Mais de 30m, em estrada onde é possível ligar o CC, várias vezes por mês.
Viagens enormes, em férias e mini férias, nesse cenário então é que é impensável não ligar todas as ajudas à condução que o carro tem.

Sobre o AC, não sei, cada um com as suas manias, mas não é possível alguém afirmar de forma honesta que é melhor andar a 100kmh num dia de 35º C de vidros abertos do que com o AC ligado.

Mais de 30m, em estrada onde é possível ligar o CC, várias vezes por mês.
Viagens enormes, em férias e mini férias, nesse cenário então é que é impensável não ligar todas as ajudas à condução que o carro tem.

Sobre o AC, não sei, cada um com as suas manias, mas não é possível alguém afirmar de forma honesta que é melhor andar a 100kmh num dia de 35º C de vidros abertos do que com o AC ligado.
Sobre o AC, tambem acho isso mas.....cada um lá saberá.

Mas quanto ao resto o mais importante é que faças as viagens da forma que te sentes melhor, eu apenas estava a referir que, o que é melhor para uns, não é para outros.

Sobre o AC, tambem acho isso mas.....cada um lá saberá.

Mas quanto ao resto o mais importante é que faças as viagens da forma que te sentes melhor, eu apenas estava a referir que, o que é melhor para uns, não é para outros.
E eu a referir que devem dar uma oportunidade ao CC.

E eu a referir que devem dar uma oportunidade ao CC.
Deste como facto que cansa mais sem CC, mas tá longe de ser assim pa todos.
Mas concordo que se deve experimentar os equipamentos todos, eu também à excepção do CC, acho que uso quase tudo embora alguns não façam grande falta.

Tenho pena do travao de mao electrico ser naqueles botões irrtantes. Era mais giro se fosse numa mini alavanca como os pesados . E era só por isso que eu acharia piada.

Dei por mim a gostar do keyless mas ainda não percebi ao certo se há várias versões.

O que eu queria era que ao entrar no carro, não precise de tirar a chave do bolso para poder ligar.
Se tiver de a colocar num suporte perde a piada.
O Ibiza que aluguei em espanha era com isso mas meti a chave lá junto à caixa. O botão de ligar é giro, mas eu sou maluco por botões e alavancas.

A atenção tem que se ter na mesma, mas não tens que ter outra preocupação com o pé para manteres o ritmo que queres.
É o que sinto mais falta no meu carro de serviço, que tem apenas limitador de velocidade).

Voltar
Superior