Jewel
Well-known member
Tu leste aquilo que eu escrevi ou tens algum problema de interpretação?então dizes uma coisa e mostras o contrario?
Foi ali em finais de Fevereiro que os USA lançaram o primeiro ataque coordenado ao Irão.
A Ucrânia já faz ataques às refinarias russas desde 2024, tendo sido em meados de 2025 que começaram em grande escala com o uso de drones.
Desde meados de 2025 e Março de 2026 o preço manteve-se igual, só começando a subir após os ataques americanos no Irão.
Ver anexo 14729454
O teu gráfico apenas mostra informação até ao início deste ano. O meu gráfico mostra o que se passa hoje.
Aquilo que está mais a fazer crescer o preço hoje é o elevado custo da refinação e isso deve-se aos ataques da Ucrânia contra as refinarias russas.
Eu nem sequer estou a dizer se acho bem ou acho mal esses ataques, só estou a dizer aquilo que é a realidade.
No início do ano o aumento do preço foi por causa do Trump, hoje é por causa do Zelensky.
O que está aqui em causa não é o preço do crude, é sim o preço da refinação.
O crude é o petróleo em bruto, é o petróleo sem tratamento, acabado de ser extraído. O combustível é o crude refinado, tratado, pronto para ir para o depósito do carro. A isto chama-se refinação e é feito em refinarias que são fábricas que transformam o crude em combustível (refinação), que também existem em Portugal (Petrogal). Com os problemas nas refinarias russas, a oferta diminui para a mesma procura e por isso o preço dispara.
Agora percebeste?
Impossível explicar melhor.
De esquerdistas fanáticos e alucinados como tu que defendem que 1+1=3, todos os insultos são grandes elogios.É a teoria da mentira do trumpe que esse clown anda a espalhar. Já agora meto aqui também
E quanto pior o insulto melhor. Esse insulto foi fraquinho, tens que te esforçar mais. Só quero que gente como tu me deteste o mais possível. Não quero estar nunca ao lado de vocês.
A mim só me interessa a verdade dos factos.mas continua, nessa demanda protecionista do maior desestabilizador mundial.
Como podes constatar eu não estou a defender o Trump, a guerra do Irão é um desastre, tu é que sim és um hater do Trump e não consegues ser honesto em relação ao que se passa com os combustíveis.
Não consigo ficar calado perante desinformação e injustiça.
Última edição: