Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Coima por não atualização da morada na carta de condução

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Coima por não atualização da morada na carta de condução

    Fui multada na passada 2ª feira por não ter a morada da carta de condução atualizada, agora a minha questão é a seguinte, qual o prazo legal para fazer a atualização da mesma. Sim, pois não me parece que se me autuaram na 2ª que tivesse que ir a correr na 3ª feira ao IMTT, até porque não vivo em Lx e a loja do cidadão ou o IMTT não são já ali

    #2
    Por lei tens 30 dias para actualizar os documentos após a mudança de morada. Passados esses 30 dias até podes ser autuada todos os dias enquanto não o fizeres! Acho que não tens nenhum prazo.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
      Por lei tens 30 dias para actualizar os documentos após a mudança de morada. Passados esses 30 dias até podes ser autuada todos os dias enquanto não o fizeres! Acho que não tens nenhum prazo.
      pois, tou lixada com F grande, acho que ou passo a andar a pé, ou vou comer 60€ todos os dias até dia 23...pois é nesse dia que vou a Viana..., não consigo ir antes

      Comentário


        #4
        Ridículo.
        E cataram-te a morada como já agora? Tens a morada da carta diferente do registo do carro/seguro?

        Comentário


          #5
          Só por curiosidade, há quanto tempo devias ter atualizado a morada?
          Mas se andares com o auto no ccarro e explicares que não consegues ir lá antes, duvido que te multem.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por rosinha2000 Ver Post
            Fui multada na passada 2ª feira por não ter a morada da carta de condução atualizada, agora a minha questão é a seguinte, qual o prazo legal para fazer a atualização da mesma. Sim, pois não me parece que se me autuaram na 2ª que tivesse que ir a correr na 3ª feira ao IMTT, até porque não vivo em Lx e a loja do cidadão ou o IMTT não são já ali

            Mudaste de casa ou a morada que está na carta é a dos teus pais?
            São duas situações diferentes. As regras atuais permitem 2 moradas, desde que estejam ambas válidas.

            Comentário


              #7
              Na multa, deves ter lá um prazo (ou um artigo a remeter para o prazo) para regularizares a situação.

              Digo eu...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
                Mudaste de casa ou a morada que está na carta é a dos teus pais?
                São duas situações diferentes. As regras atuais permitem 2 moradas, desde que estejam ambas válidas.
                Tu podes ter varias moradas, mas a que conta é unicamente a tua morada fiscal e ai só podes ter uma.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
                  Tu podes ter varias moradas, mas a que conta é unicamente a tua morada fiscal e ai só podes ter uma.
                  O agente da GNR especificou, muito claramente diga-se, que, atualmente, se a morada dos documentos não coincidir, não há qualquer problema porque a lei permite que isso aconteça, deste que ambas as moradas estejam ativas. O que importa é que se me tentarem contactar, em qualquer uma das moradas, o consigam fazer.

                  A menos que os andem a ensinar mal, é a informação 'oficial' que tenho.

                  Comentário


                    #10
                    Também estou curioso como te cataram isso, compararam a morada da carta de condução com a do livrete do carro ou do seguro ou acederam às finanças para ver a tua morada fiscal e ai compararam com a da carta de condução?

                    É que também ando com a morada antiga na carta de condução e mudei há pouco tempo para cartão de cidadão logo elas agora diferem.

                    Comentário


                      #11
                      e como é que o agente sabe que ambas as moradas estão activas (para usar a tua designação) ?

                      manda uma carta a cada uma e espera pela resposta?

                      speccy

                      Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
                      O agente da GNR especificou, muito claramente diga-se, que, atualmente, se a morada dos documentos não coincidir, não há qualquer problema porque a lei permite que isso aconteça, deste que ambas as moradas estejam ativas. O que importa é que se me tentarem contactar, em qualquer uma das moradas, o consigam fazer.

                      A menos que os andem a ensinar mal, é a informação 'oficial' que tenho.

                      Comentário


                        #12
                        Segundo o agente que me autuou, uma altura passei por ele sem cinto, ( o que não acredito pois desde que levei uma advertencia verbal nunca mais o fiz ), e quando chegou ao posto para me passar a coima por falta de cinto ( deve ter pesquisado pela matricula do carro ), verificou que a morada no titulo do carro e seguro do mesmo não era a mesma da minha carta de condução ( a que conta na minha carta é a dos meus pais ). Agora fiquei curiosa quanto ás moradas ativas, pois e assim for ( dava jeito uma legislaçãozita ), ainda poderei recorrer da coima.

                        Comentário


                          #13
                          A minha morarda tb n est atualizada na carta, tem q morada dos meus pais, sempre tenho que alterar para morada fiscal ou n? Decreto ou lei para isto alguem conhece?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por speccy Ver Post
                            e como é que o agente sabe que ambas as moradas estão activas (para usar a tua designação) ?

                            manda uma carta a cada uma e espera pela resposta?

                            speccy

                            E como é que hão-de saber se alguma delas está ativa, mesmo que tenha as 3 iguais? É perfeitamente possível andar um ano inteiro com as moradas todas erradas, mesmo estando todas iguais.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                              A minha morarda tb n est atualizada na carta, tem q morada dos meus pais, sempre tenho que alterar para morada fiscal ou n? Decreto ou lei para isto alguem conhece?
                              Também estou a ver se encontro. Esta informação foi-me dada numa operação stop, há um mês atrás.
                              Imagino que o importante seja mesmo o seguro e o DUA terem a mesma morada. Faz sentido.

                              De qualquer forma também vou tentar confirmar esta info. Se estiver errada, ou meia certa, o pessoal da GNR anda a dormir na forma. Acho estranho.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por speccy Ver Post
                                e como é que o agente sabe que ambas as moradas estão activas (para usar a tua designação) ?

                                manda uma carta a cada uma e espera pela resposta?

                                speccy
                                PS: Esta situação até pode fazer algum sentido. Além disso eles não têm de esperar uma resposta, tu é que tens de responder. Se realmente for legal ter 2 moradas, a culpa não deixa de ser tua se não responderes à carta. Tal como sempre foi, para eles não interessa se a morada está certa ou errada. O condutor é que tem de ter os devidos cuidados, para estar sempre contactável.
                                Para eles é igual.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
                                  Também estou a ver se encontro. Esta informação foi-me dada numa operação stop, há um mês atrás.
                                  Imagino que o importante seja mesmo o seguro e o DUA terem a mesma morada. Faz sentido.

                                  De qualquer forma também vou tentar confirmar esta info. Se estiver errada, ou meia certa, o pessoal da GNR anda a dormir na forma. Acho estranho.

                                  Eu liguei a pouco ao meu irmão, que ele tem muitos conhecimentos na policia para tentar confirmar isto. Pode ser que isto mude por zonas, aqui no norte não se pode mas no sul pode-se

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu tenho a morada de todos os documentos num sitio e a fiscal mudo consoante a casa arrendada que tenho. Nos últimos anos mudei de casa 4 vezes. Se fosse a mudar os documentos do carro, mota, seguros e carta de condução não fazia outra coisa.

                                    É ridículo a questão das moradas havendo cruzamento de dados. É remeter para a fiscal e já está. É mais uma maneira de se fazer dinheiro.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu fui mandado para há coisa de 2 meses, tenho a morada da carta diferente da fiscal e disseram me zero.

                                      Comentário


                                        #20
                                        não percebi

                                        o agente viu-te sem cinto e tomou nota mental, ou num bloquinho, para passar a multa no posto,

                                        depois no posto viu que as moradas de DUA e seguro não batiam com a carta,

                                        mas, e pergunto eu, como sabia ele os dados da carta, se não mandou parar?

                                        speccy


                                        Originalmente Colocado por rosinha2000 Ver Post
                                        Segundo o agente que me autuou, uma altura passei por ele sem cinto, ( o que não acredito pois desde que levei uma advertencia verbal nunca mais o fiz ), e quando chegou ao posto para me passar a coima por falta de cinto ( deve ter pesquisado pela matricula do carro ), verificou que a morada no titulo do carro e seguro do mesmo não era a mesma da minha carta de condução ( a que conta na minha carta é a dos meus pais ). Agora fiquei curiosa quanto ás moradas ativas, pois e assim for ( dava jeito uma legislaçãozita ), ainda poderei recorrer da coima.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por rosinha2000 Ver Post
                                          Fui multada na passada 2ª feira por não ter a morada da carta de condução atualizada, agora a minha questão é a seguinte, qual o prazo legal para fazer a atualização da mesma. Sim, pois não me parece que se me autuaram na 2ª que tivesse que ir a correr na 3ª feira ao IMTT, até porque não vivo em Lx e a loja do cidadão ou o IMTT não são já ali

                                          Legislação aplicável :
                                          REGULAMENTO DA HABILITAÇÃO LEGAL PARA CONDUZIRAprovado p/ Decreto lei n.º 138/2012 de 05 de julho, alterado p/ Decreto-Lei n.º 37/2014 de 14 de março

                                          CAPÍTULO III Deveres do condutor e validade dos títulos de condução
                                          Artigo 15.º Deveres do titular
                                          1 — O titular de carta, licença ou de qualquer outro título de condução deve respeitar as restrições, adaptações ou limitações que lhe foram impostas relativas ao condutor, ao veículo ou às condições de circulação, registadas no título de condução de forma codificada, nos termos da secção B do anexo I.
                                          2 — Sempre que mudem de residência, os titulares de cartas ou de licenças de condução devem, no prazo de 60 dias, requerer substituição dos respetivos títulos por novos com a residência atualizada.
                                          3 — Os condutores portadores de títulos de condução emitidos por Estado membro da União Europeia ou do espaço económico europeu que fixem residência em Portugal devem, nos 60 dias subsequentes, comunicar esse facto ao serviço desconcentrado do IMT, I. P., da área da nova residência.

                                          Punição:Artigo 121º, nº 14 do C.Estrada.

                                          14- O condutor que infringir algum dos deveres fixados no RHLC é sancionado com coima de € 60 a € 300, se sanção mais grave não for aplicável.

                                          A autuação pela não actualização de morada, para efeitos de contra-ordenação rodoviária , apenas se aplica à carta de condução. Em relação a outros documentos ( seguro , DUA/Livrete) nada está previsto.

                                          Comentário


                                            #22
                                            No passado mês de dezembro atualizei a morada da minha carta de condução para ficar igual à do CC, porque renovei o CC e tive problemas com o código postal e teve de ficar diferente. Apenas me preocupei em atualizar a morada da carta, acho que não é preciso atualizar mais nada. Fui à escola de condução em que costumo tratar de tudo e acho que me levaram 25€, trataram de tudo numa semana tinha a nova carta em casa o que me espantou porque estava a contar com 6 meses de espera
                                            A única coisa que não fiquei muito satisfeito foi o facto de achar que com esta alteração já vinha a carta de 125cc, mas está quieto! Pagas à parte se queres

                                            Comentário


                                              #23
                                              Essa de no sul se poder, é falso. O meu compadre tem a morada fiscal no Miratejo (Margem Sul) e a carta nos Olivais (casa dos pais) e foi autuado duas vezes por isso mesmo no espaço de um ano.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por allstarfabio Ver Post
                                                A única coisa que não fiquei muito satisfeito foi o facto de achar que com esta alteração já vinha a carta de 125cc, mas está quieto! Pagas à parte se queres
                                                Como assim? Não ficaste com a categoria A1 assinalada? Quando atualizei a minha morada fizeram-me essa atualização.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por speccy Ver Post
                                                  não percebi

                                                  o agente viu-te sem cinto e tomou nota mental, ou num bloquinho, para passar a multa no posto,

                                                  depois no posto viu que as moradas de DUA e seguro não batiam com a carta,

                                                  mas, e pergunto eu, como sabia ele os dados da carta, se não mandou parar?

                                                  speccy
                                                  o carro está no meu nome, logo pelos dados da matricula não foi preciso pesquisar muito

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Nikofreitas Ver Post
                                                    Essa de no sul se poder, é falso. O meu compadre tem a morada fiscal no Miratejo (Margem Sul) e a carta nos Olivais (casa dos pais) e foi autuado duas vezes por isso mesmo no espaço de um ano.
                                                    eu estava a gozar...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por toyoteixeira Ver Post
                                                      Como assim? Não ficaste com a categoria A1 assinalada? Quando atualizei a minha morada fizeram-me essa atualização.
                                                      Sim, mas eles deixaram de pôr a categoria A1 "à là Relvas" porque há países europeus que não reconheceram essa lei das 125 ou sujeitaram-na a condições diferentes. Por exemplo, em França, para poderes guiar 125 com carta B tens que fazer 7 aulas de condução em 125. Mas é perfeitamente legal em Portugal guiar uma 125 só com carta B desde que se tenha mais de 25 anos.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Ok, então tive uma parte da carta "a la Relvas"

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Desculpem a pergunta, mas não posso ter a morada do seguro diferente da carta e do registo?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por toyoteixeira Ver Post
                                                            Como assim? Não ficaste com a categoria A1 assinalada? Quando atualizei a minha morada fizeram-me essa atualização.
                                                            Não... Eu pensava que iria ficar já na carta mas não, nada

                                                            Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                                            Sim, mas eles deixaram de pôr a categoria A1 "à là Relvas" porque há países europeus que não reconheceram essa lei das 125 ou sujeitaram-na a condições diferentes. Por exemplo, em França, para poderes guiar 125 com carta B tens que fazer 7 aulas de condução em 125. Mas é perfeitamente legal em Portugal guiar uma 125 só com carta B desde que se tenha mais de 25 anos.
                                                            É perfeitamente legal desde que se desembolse para averbar na carta, se eu pegar numa 125 neste momento e a policia me mandar parar vê que eu tenho mais de 25 anos mas não vê nada na carta,logo, vou comer logo a tabelada certamente.

                                                            Originalmente Colocado por toyoteixeira Ver Post
                                                            Ok, então tive uma parte da carta "a la Relvas"
                                                            Tiveste sorte então

                                                            Originalmente Colocado por ctlopes Ver Post
                                                            Desculpem a pergunta, mas não posso ter a morada do seguro diferente da carta e do registo?
                                                            Pelo que percebi podes.
                                                            Acho que só o CC/BI é que tem de estar de acordo com a carta.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X