Boas,
Passo diariamente nas portagens da A5 tanto no sentido Lisboa-Cascais como Cascais-Lisboa.
Hoje decidi "arriscar" e ir experimentar o pagamento de portagem pelo novo sistema da Brisa:
Vias com este símbolo na pala correspondem a vias manuais automáticas.
Meios de Pagamento: dinheiro e cartões.
Introduzo o cartão MB que diz há primeira tentativa que o cartão não lido e para retirar o cartão. Estive à vontade 5 minutos a tirar e a por 2 cartões MB diferentes (caso um deles não fosse ter desmagnetizado curiosamente naquele momento) e nada.
Trabalho no ramo (terminais de pagamento automático) portanto sei como funcionam aqueles sistemas, e entretanto, apareceu um colaborador no altifalante da caixa a indicar o procedimento a fazer. Parece que a caixa por algum motivo estava bloqueada e não estava a reconhecer os cartões. Com a ajuda dele lá consegui efectuar o pagamento.
Ora, a Brisa dá 4 pontos positivos deste serviço aqui :
- Video-vigilância na praça de Portagem - Isto serve mesmo para quê aos condutores? Que eu saiba ainda não há carjacking em plena portagem.
- Maior nº de vias disponíveis - Será que vão aumentar o nº de vias por causa deste serviço, ou vão como estão a fazer agora, limitar-se a substituir os portageiros pelos pagamentos automáticos?
- Assistência 24h/dia | 365 dias ano - Não sei se neste Call Center vão colocar os portageiros que estavam na portagem, mas se assim é, de que vale estar a tirar de um lado colaboradores e por no outro?
- Fluidez de tráfego - É aqui que acho isto surreal. Na A5 apenas há 1 das vias (para cada lado) que tem este sistema e os poucos carros que lá param, cada um demora o triplo do tempo que os carros no portageiro normal, ou seja, enquanto o portageiro despacha 3 carros, o pagamento manual despacha 1.
Sinceramente não acredito que seja uma questão de hábito, pelo menos a curto/médio prazo pois este tipo de pagamentos já existe nos mais variados locais e funciona razoavelmente bem (postos de abastecimento Galp, etc).
Já experimentaram? O que acharam?
Passo diariamente nas portagens da A5 tanto no sentido Lisboa-Cascais como Cascais-Lisboa.
Hoje decidi "arriscar" e ir experimentar o pagamento de portagem pelo novo sistema da Brisa:
Vias com este símbolo na pala correspondem a vias manuais automáticas.
Meios de Pagamento: dinheiro e cartões.
Trabalho no ramo (terminais de pagamento automático) portanto sei como funcionam aqueles sistemas, e entretanto, apareceu um colaborador no altifalante da caixa a indicar o procedimento a fazer. Parece que a caixa por algum motivo estava bloqueada e não estava a reconhecer os cartões. Com a ajuda dele lá consegui efectuar o pagamento.
Ora, a Brisa dá 4 pontos positivos deste serviço aqui :
- Video-vigilância na praça de Portagem - Isto serve mesmo para quê aos condutores? Que eu saiba ainda não há carjacking em plena portagem.
- Maior nº de vias disponíveis - Será que vão aumentar o nº de vias por causa deste serviço, ou vão como estão a fazer agora, limitar-se a substituir os portageiros pelos pagamentos automáticos?
- Assistência 24h/dia | 365 dias ano - Não sei se neste Call Center vão colocar os portageiros que estavam na portagem, mas se assim é, de que vale estar a tirar de um lado colaboradores e por no outro?
- Fluidez de tráfego - É aqui que acho isto surreal. Na A5 apenas há 1 das vias (para cada lado) que tem este sistema e os poucos carros que lá param, cada um demora o triplo do tempo que os carros no portageiro normal, ou seja, enquanto o portageiro despacha 3 carros, o pagamento manual despacha 1.
Sinceramente não acredito que seja uma questão de hábito, pelo menos a curto/médio prazo pois este tipo de pagamentos já existe nos mais variados locais e funciona razoavelmente bem (postos de abastecimento Galp, etc).
Já experimentaram? O que acharam?
Comentário