1.0TSI ponto de embriagem

DragonH

New member
Pessoal, comprei um carro novo (0km) do grupo VW com o novo motor 1.0 TSI de 110cv (3 cilindros)

Acontece que agora ao fim de 1000km, a um defeito/feitio que começa a ser desconcertante, o ponto de embriaguem.

O carro para arrancar tem uma tremedeira e uma falta de força que para mim já é desconcertante, sempre foi assim desde que saio do stand e apesar dos km percorridos e de estar habituado ao carro, cada vez me incomoda mais.

Outra situação é a passagem de 1 para 2, nunca gostei de puxar a primeira e quando coloco a segunda a rotação cai para perto das 1500rpm e volta a sofrer do mesmo mal que no arranque.
Nem chego a perceber bem qual será verdadeiramente a origem do problema, as vezes fico na duvida se é o motor que não tem força abaixo das 2000rpm, se é a embriaguem que pega muito em cima ou um misto dos dois.

Fora isto, assim que entra nas 2000rpm o motor mostrasse cheio de força, em andamento porta-se lindamente sendo mais que suficiente paras as necessidades e mostrando bem vigoroso, fazendo consumos de 6l com facilidade, não fosse este contratempo o motor era uma maravilha.

Para juntar a festa a minha esposa, que era suposto ser a utilizadora do carro, não anda nele, devido a ter dificuldades no ponto de embriaguem, está longe se ser um "às" na condução mas nunca teve problema nisto com os carro que já teve, mesmo eu ainda não me consigo habituar.

Acham normal isto?
Mais alguém se queixa deste problema?

Last edited:
Tive um Seat Leon com esse motor e realmente abaixo das 2.000rpm o carro tem bastantes dificuldades. Aliás, lembro-me perfeitamente que, numa rotunda que tenho aqui perto de casa onde o acesso à mesma que eu uso é a subir, tinha sempre de colocar em 1ª velocidade para o carro não morrer e eu ficar a empatar o trânsito..

Neste momento tenho também um "manco" (Hyundai i30 Fastback 1.0 120cv) que apesar de ter menos binário que o Leon, tem uma faixa de utilização bem mais alargada (1.500-4.000rpm) e já não padece deste poço de falta de força.

Last edited:
Acho muito estranho

A minha mulher tem um polo com esse motor, versão 95 CV.

Ainda hoje conduzi o carro e acho uma maravilha, não noto qualquer problema, nomeadamente os que relatas.

Experimentaste outro carro antes de comprar?

No meu caso, ainda que seja um carro atmosférico a gasolina, tenho o mesmo problema.

O problema é que a zona de binário máximo está lá acima pelas 3750 rpm, e cá em baixo não há grande coisa.

Mesmo em plano, por vezes lá é necessário esticar a primeira até às 3000 rpm para a segunda entrar já numa faixa em que o carro esteja mais confortável.

Sinto que em arranque o Clio manco daqui de casa tem mais genica, mais força em baixas.

No caso do TSI, pensei que o turbo ajudasse a ter maior progressão em baixas, mas está visto que não é assim, só deve atuar a partir das 2000rpm

Na altura que também fiz teste drive a um Arona com o mesmo motor, e sei que também notei algo, mas pensei que fosse azelhice minha de não estar habituado ao carro, e em todo teste drive só precisei de fazer o arranque à saiada do stand, logo também não foi conclusivo.

Tenho de ver se arranjo outro, com o mesmo motor para testar.

Last edited:
Com um 1.0 TSI 115 (2018) numa Leon, não noto nada disso. Ás 1500 RPM já está o turbo a empurrar.

No meu Sandero 0.9 TCE que tive ou no actual 1.0 TCE não noto nada disso aliás bem pelo contrário, as 1500 embora não sendo o pico do binário , já se sente boa força apenas com 1 cheirinho de pedal.

Agora, curiosamente notava uma coisa no 0.9 TCE, que , em 1ª, parece que enquanto o pedal da embraiagem está em baixo ( ou seja desembraiado ) , a rotação parece que custa mais a subir, talvez uma programação propositada? para que o condutor tenha tendência a fazer arranque suave ?

mas como diz o SPV, é testar com outro carro pa ver.

E caso esteja tudo OK com o motor, é não ter vergonha de ter de aprender ou seja habituar a isso, depois daqui a uns tempos nem se dá conta.

Quem toda a vida conduziu carros a gasolina por ex, ao passar para um diesel atmosférico de baixa cilindrada também sente que não sabe lidar com aquilo [:D]

É um 3 cilindros, a parte da vibração principalmente abaixo das 2000rpm diria que é normal, no meu (de 115cv) sinto o mesmo, mas com o passar dos km melhorou bastante em relação a quando saiu do stand. É meter uma abaixo caso haja necessidade.
Quanto ao ponto de embraiagem nunca senti dificultade mas estou sempre com o auto-hold ligado, que me parece que elimina um bocado esse problema... As vezes que foi abaixo foi mesmo por azelhice minha por não meter a primeira em algumas situações :sh)

Nunca notei nada disso. Antes pelo contrário, achei a embraiagem uma maravilha e o carro até conta com uma ajuda à condução: assim que metes 1ª o motor acelera ligeiramente (para cima das 1000 rpm) como que a ajudar para o ponto de embraiagem e para um arranque suave.

Mas eu sempre tive carros a gasolina. Para quem sempre teve carros a gasóleo, em que para arrancar ou fazer ponto de embraiagem, quase não é preciso acelerar, pode ter alguma dificuldade em lidar com carros a gasolina de baixa cilindrada e binário algo limitado nas rotações iniciais.

No Leon 1.0 TSI (de 115cv) nunca senti nada do que descreves. O binário máximo (200Nm) situa-se entre as 2000rpm-3500rpm e a partir das 1500rpm o motor já tem bastante força (cerca de 175Nm).

38313_2014_246_Fig9_HTML.gif

Last edited:
Analisando esse gráfico, o que falo não deveria de acontecer.

Já começo a achar que o problema poderá estar no conjunto caixa/embriaguem.

Quando falo deste problema, a que referir que pessoalmente nunca deixo o carro ir a baixo, mas estou ali uma luta de tremedeira, a dar aceleração num esforço de ponto de embriaguem que não é nada fluido.
Já andei em muitos carros a gasolina e nunca senti nada disto.

Last edited:

Quando falo deste problema, a que referir que pessoalmente nunca deixo o carro ir a baixo, mas estou ali uma luta de tremedeira, a dar aceleração num esforço de ponto de embriaguem que não é nada fluido.

O carro é um Scala.

Tens que mandar ver isso (o carro ainda está na garantia, é apertares com eles). Não me parece, de todo, normal. Muito menos num carro novo!

Em motores pequeninos não há milagres tem que se dar mais acelerador.

Quando leio aqui algo do tipo "tenho que esticar a 1a até às 3.000 rpms" diria que o problema provavelmente estará nos condutores.

Não é saudável nem razoável abusar das baixas rpms, mas claro um motor grande tem uma parede de binário ao ralenti. Agora um 1,0 !? Tem que se acelerar e a subir por vezes levar as mudanças às 4.000/4.500 para depois quando se troca a próxima não ficar em esforço.

Em motores pequeninos não há milagres tem que se dar mais acelerador.

Quando leio aqui algo do tipo "tenho que esticar a 1a até às 3.000 rpms" diria que o problema provavelmente estará nos condutores.

Não é saudável nem razoável abusar das baixas rpms, mas claro um motor grande tem uma parede de binário ao ralenti. Agora um 1,0 !? Tem que se acelerar e a subir por vezes levar as mudanças às 4.000/4.500 para depois quando se troca a próxima não ficar em esforço.

SalvadorP, sei o que queres demonstrar, ou seja, que muitíssimos indivíduos utilizam rotações reduzidas, mas esta motorização 1.0 TSI (mesmo tendo somente uma capacidade de 999 cc e até sendo de 3 cilindros) a partir das 1500/1750 RPM já possui uma desenvoltura bastante mais que o razoável (e não estou a exagerar) !!!

Tenho um manco turbo e nunca tive que rasgar uma 1a até às 4000/4500 a não ser por querer. Nem a subir à Torre.

É certo que eles têm que levar um cheiro de acelerador e o problema poderá ser a electrónica - tanto se põe a 750 rpm em repouso como se acelera sozinho ao pôr o pé na embraiagem para facilitar o arranque, como faz rev hang e depois acabo a parecer um atrasado a fazer trocas de caixa.

Especialmente o rev hang ao final de quase 5 anos não sei quando é que o vai fazer - tanto acelero e troco com descida linear das rotações, como fica preso lá em cima. Em 3a é um clássico - acelero até às 4 mil, pé na embraiagem e só sai de lá de cima quando embraio novamente. E fica meio esquisito.

Mas é lidar acho eu

Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk

O carro é um Scala.

Como já referiram, deves queixar-te disso na oficina. O carro está na garantia. É agora que deves tentar resolver quaisquer problemas que existam.
E pede que façam uma análise comparativa a um veículo semelhante, para tirar as dúvidas.

É esperada alguma vibração mas pode acontecer que nesse caso não seja normal.

O carro é um Scala.

DragonH, é evidente que esta tua unidade está com algum problema, provavelmente no conjunto bimassa/embraiagem, pois mesmo que esta motorização seja de 3 cilindros e emita algumas pequenas vibrações na fase entre as 1000/2000 RPM (mas para um 3 cilindros até muito poucas).

Deixo aqui este exemplo: Circulei aproximadamente 5.000 km com um VW T-Roc 1.0 TSI 115cv (foi entregue com 45.000 km) com caixa manual de 6 velocidades (e já conduzi um Polo e um T-Cross 1.0 TSI 95cv com caixas manuais de 5 velocidades) e o arranque é mais que suave (nem é necessário ultrapassarmos as 1500/2000 RPM) e afirmo que a própria motorização tem vigor logo desde as 1500/1750 RPM, mas como será evidente nota-se mais vigor após as 2000/2500 RPM.

O melhor é mesmo conduzires outro carro com o mesmo motor, para determinares se é defeito ou feitio.

SalvadorP, sei o que queres demonstrar, ou seja, que muitíssimos indivíduos utilizam rotações reduzidas, mas esta motorização 1.0 TSI (mesmo tendo somente uma capacidade de 999 cc e até sendo de 3 cilindros) a partir das 1500/1750 RPM já possui uma desenvoltura bastante mais que o razoável (e não estou a exagerar) !!!

Eu sei disso, mas há alguns fatores a ter em conta e um é qual a carroçaria. Um golf carrinha deve ser diferente de um Up com o mesmo 1.0.

Outro é mesmo a questão de o pessoal conduzir à diesel e não adaptar ao que tem em mãos.

E isto tem mais a ver com cilindrada do que com cilindros.

Relatas a situação na marca e vé se os consegues convencer arcar com percentual dos custos na possibilidade reduzir o diferencial

Last edited:
Back