1.3 CDTI Vs. 1.7 CDTI

dci80

New member
Caros amigos,

como o título indica, gostaria de saber, em termos comparitivos, e para o Astra J, o desempenho destes dois motores. Alguém que já os tenha testado ou que possua algum destes modelos.

Obrigado

O meu pai comprou ha uma semana um J 1.7 CDTI, como ele fez 13 anos ao volante de um Astra F 1.4 82cv e acho que esse carro nunca passou dos 150 nas mãos dele, ainda o piquei para testar o 1.3 cdti que na volta era melhor que o F e não precisava de gastar mais dinheiro no 1.7, infelizmente não o pude acompanhar nesse test-drive mas ele diz-me que em recta é mais carro que o F mas a subir com AC ligado numa ultrapassagem é o mesmo não nota grandes diferenças, passados dias fui com ele dar uma volta no 1.7 ele aos sair do parque disse logo que se nota ser outro carro e foi essa a motorização escolhida.

Sinceramente nunca conduzi um 1.3 e gostava de o fazer (tenho um TDI 90 cv e gostava de os comparar) e sempre pensei que o meu pai com a sua tipica condução pacata de km a fio a 90/110 o ia achar suficiente, mas quando ele me diz que o acha lento.... o que pensarão pessoas de pé mais pesado.

Se eu fosse a ti ia testar os dois, é a unica maneira de saber se chega o 1.3 ou o 1.7 é melhor...o que pode ser suficiente para um, para outro pode ser lento...eu para mim, tendo o H 1.3 90cv e sendo rapaz calmo na condução, o j 1.3 chegava e sobrava...mas ha pessoal que mesmo o 1.7 sabe a pouco...

Se eu fosse a ti ia testar os dois, é a unica maneira de saber se chega o 1.3 ou o 1.7 é melhor...o que pode ser suficiente para um, para outro pode ser lento...eu para mim, tendo o H 1.3 90cv e sendo rapaz calmo na condução, o j 1.3 chegava e sobrava...mas ha pessoal que mesmo o 1.7 sabe a pouco...

Mas eu vou testá-los. Mas quero ir já com uma ideia de forma a fazer o test drive de acordo com o que dizem de menos bom de cada um dos motores, de forma a confirmar ou não as criticas.

There's no replacement for displacement.

E já agora.

Horsepower sells cars, torque wins races.

Há quem diga que esta última foi dita pelo Enzo Ferrari.

Em suma, irás notar que o 1.7 é melhor do que o 1.3.

There's no replacement for displacement.

E já agora.

Horsepower sells cars, torque wins races.

Há quem diga que esta última foi dita pelo Enzo Ferrari.

Em suma, irás notar que o 1.7 é melhor do que o 1.3.

Que é melhor sei eu bem. A questão é se o 1.3 não será suficiente para a minha condução.

Nesta nova geração não experimentei nenhum... mas na anterior fiz uns bons 700kms com um 1.3 de 90cvs e honestamente... foi uma experiência bem deprimente, nomeadamente, em baixas roçava o "embaraçoso"...

Em médios regimes era normal tendo em conta as expectativas esperadas para um segmento C com 90cvs.

Agora em baixas, qq segmernto B com um 1.1/1.2 espevitado, envergonhava o Astra.

Acreditando que a nova geração do Astra segue o mesmo caminho que o resto da indústria e tenha engordado uns quilitos, dúvido que faça muito melhor figura mas... pode ser que tenham havido mais alterações.

Agora pela minha experiência, dou os parabéns ao teu Pai pela escolha. [;)]

Sinceramente nunca conduzi um 1.3 e gostava de o fazer (tenho um TDI 90 cv e gostava de os comparar)

Em que carro tens esse TDI? Se for tipo num Golf, a comparação é difícil, porque a rotação onde ainda vais encontrar algumas semelhanças é entre as 2000 e as 3000 e tais (pelo menos no Astra H). Os carros mais recentes são mais pesados, estrangulados para as emissões, têm menor cilindrada... quando experimentares não vás muito expectante, se bem que pelo que se diz (ainda não experimentei) este "novo" 1.3 CDTI está mais elástico.

QUanto ao tópico em si, 1.7 sempre que possível. A cilindrada ajuda, a potência também. Quando surgirem os pontos de embraiagem e as subidas de A/E ou estradas sinuosas nota-se a diferença [;)]

Andei uns milhares de kms tanto com um Astra 1.7cdti (100cv) como com um corsa 1.3cdti (75cv). As baixas do 1.3 não existem até às 2000rpm o carro anda mais depressa ao empurrão...a partir daí anda muito bem (para os 75cv).
O 1.7 é mais guloso, mas ao menos tem baixas.
Se for para fazer cidade eu esquecia o 1.3.

a tempos andei num fiat punto evo 1.3 e achei o carro despachado. Ate as 1500 rpms nao havia força nenhuma mas apartir dai ja se mexia. O evo tem de binario 200nm as 1500 rpms e o astra tem 190nm as 1750 rpms. Sendo o astra de certeza mais pesado que o punto, no meu ponto de vista é pouco motor para muito carro. Mas isso depende de cada um. Eu perfiro motores com mais cilindrada e com menos cv do que pouca cilindrada e "muitos" cv . Ex um 1.9 jtd com 80cv a um 1.6 HDI com 110.

Cumpz

PS: O evo era um 1.3 com 95 cv

O 1.7 é o de 110cv ou 125cv?

Chegaste a andar no modelo anterior com o 1.3 de 90cv e o 1.7 de 105cv?

No J só há o de 125cv. Nunca experimentei no antigo. Andei só a pendura no Astra gtc 1.7 de 125cv e aquele motor vibrava e era ruidoso em exagero.

No J só há o de 125cv. Nunca experimentei no antigo. Andei só a pendura no Astra gtc 1.7 de 125cv e aquele motor vibrava e era ruidoso em exagero.

No J também existe o 1.7 de 110cv, será que não vem para Portugal? É que seria mais barato que o de 125cv e de certeza que valia bem a pena em relação ao 1.3.

Eu recomendo-te que experimentes o 1.3 de 95cv então que presumo que tenhas a escolha feita logo após o TD [;)]

Apesar da Opel se ter esforçado e tornado este de 95cv melhor que o antecessor de 90cv, não há milagres e a verdade é que o carro é um autentico arrastão :sh)

Se não me engano, tu fazes muitos kms e a falta de força do 1.3 pode ser desesperante. Pode ter melhores consumos, mas para isso tens de ter paciência.

O 1.7CDTI de 125cv não sei que evolução teve (se é que teve), nem sei qual a diferença de preço, mas olha que vale bem a pena se já estiveres decidido no modelo, optares pelo 1.7 [;)]

No entanto, informa-te se não vai ser lançado o de 110cv porque poderia ser uma opção bem viável para ti.

No J também existe o 1.7 de 110cv, será que não vem para Portugal? É que seria mais barato que o de 125cv e de certeza que valia bem a pena em relação ao 1.3.

Eu recomendo-te que experimentes o 1.3 de 95cv então que presumo que tenhas a escolha feita logo após o TD [;)]

Apesar da Opel se ter esforçado e tornado este de 95cv melhor que o antecessor de 90cv, não há milagres e a verdade é que o carro é um autentico arrastão :sh)

O 1.7CDTI de 125cv não sei que evolução teve (se é que teve), nem sei qual a diferença de preço, mas olha que vale bem a pena se já estiveres decidido no modelo, optares pelo 1.7 [;)]

No entanto, informa-te se não vai ser lançado o de 110cv porque poderia ser uma opção bem viável para ti.

o 1.7 de 110 não deixa de ser na mesma ruidoso e vibra muito. A diferença entre o 1.3 e o 1.7 são 2100€.

o 1.7 de 110 não deixa de ser na mesma ruidoso e vibra muito. A diferença entre o 1.3 e o 1.7 são 2100€.

Não sei qual o teu tipo de condução mas eu, podendo dispender os 2100€, ia sempre para o 1.7. Ainda para mais presumo que tenciones ficar com o carro durante uns anos [;)]

Já agora é o 5p ou a carrinha?

Nada como provar os dois tal como dito, embora o 1.3 CDTI seja um bom aliado para uma utilização diaria, mas o 1.7 CDTI é superior como é normal e gosto bastante

Eu se fosse a ti esquecia esse carro e tentaria optar por um destes 3, Golf 1.6 TDi, Mégane 1.5 dCi ou Peugeot 308 1.6 HDi.

É que todos estes carros têm um motor intermédio entre esse 1.3, que é uma miséria, e o 1.7 cdti que gasta bastante. São propostas bem mais equilibradas. Vai experimentar os que indiquei, a compra de um automóvel é bastante importante e convém ter noção das propostas existentes no mercado [;)]

Não sei qual o teu tipo de condução mas eu, podendo dispender os 2100€, ia sempre para o 1.7. Ainda para mais presumo que tenciones ficar com o carro durante uns anos [;)]

Já agora é o 5p ou a carrinha?

É carrinha.

Eu se fosse a ti esquecia esse carro e tentaria optar por um destes 3, Golf 1.6 TDi, Mégane 1.5 dCi ou Peugeot 308 1.6 HDi.

É que todos estes carros têm um motor intermédio entre esse 1.3, que é uma miséria, e o 1.7 cdti que gasta bastante. São propostas bem mais equilibradas. Vai experimentar os que indiquei, a compra de um automóvel é bastante importante e convém ter noção das propostas existentes no mercado [;)]

Peugeot não é opção. Mágane já experimentei mas não gosto do carro. O Golf é demasiado caro.

Back