1.4 ou 1.6???

Os avatares enganam[:p]

Eu "tenho" um Civic Sport 1.6 de 2005, e anda com consumos entre os 6 e os 7 L aos 100[:cool:]

Seu enganador... (isto vindo de que anda com um rover 213 e tem um 45 no avatar por acaso é mesmo credivel[:D] [:D] [:D] ) Enfim o 45 é de outro membro da casa...

Belo carro o civicapr:)

Seu enganador... (isto vindo de que anda com um rover 213 e tem um 45 no avatar por acaso é mesmo credivel[:D] [:D] [:D] ) Enfim o 45 é de outro membro da casa...

Belo carro o civicapr:)

Lobo em pele do cordeiro[:p] É que as diferenças para o 1,4 são...ZERO! Mas anda nas horas!!![kiss]

Tenho um amigo meu que comprou um Golf 1.6 a gasolina. Antes deste carro teve um Ford Ka com o motor 1.3 (eu sei que o ka só saiu com o motor 1.3, mas alguns não sabem a cilindrada do mesmo) e ele diz que o Golf consome bastante menos do que o Ka. Apenas teve uns azarezitos porque de vês enquando lá cai um vidro da porta, mas isso é outra estória.

Esse 1.3 nunca foi nenhuma referência em consumos.

É uma das opções a Peugeot 307 SW e nas buscas que vou fazendo (ando aqui feito empresário[:D] ) até se encontram bastantes... Alguém pode referir os consumos desta 1.6??? obrigado

Eu tenho um 307 com esse motor. Normalmente gasta menos que o 306 1.4 que tinha antes e o andamento não se compara.
É um motor com duas almas: Numa condução calma e descontraída em EN é relativamente económico; em AE a 160 gasta um bocadito. Como exemplo, uma vez fiz O. Azeméis - Fátima (ida e volta) pela EN1 e o CB deu-me uma média de 5,7 l/100. Em AE a 120 pode gastar 6,5-7 l/100 Tudo depende do peso do pé direito.
É claro que não se pode comparar com o 1.6 Diesel entre as 2000 e 3000 rpm mas é um motor linear e com subida de rotação decidida. Além disso é muito suave e silencioso.
O teu amigo que experimente as opções e tome uma decisão baseada na experiência. Se precisares mais alguma informação, avisa.

É uma das opções a Peugeot 307 SW e nas buscas que vou fazendo (ando aqui feito empresário[:D] ) até se encontram bastantes... Alguém pode referir os consumos desta 1.6??? obrigado

O meu pai tem uma 307 com esse motor, mas é a Break, anda muito bem mesmo, os consumos depende muito de quem conduz, mas em cidade ainda é um bocadito gulosa, já em AE não gasta nada por aí além, uma vez fiz Amarante - Fátima quase sempre a cerca de 150 km/h, outras vezes mais um pouco e fez média de 7,5 com AC sempre ligado...

penso que neste segmento o 1.6 sera sempre a melhor opçao. as diferenças de preço de mercado face aos 1.4 nao sao significativas e sao muito mais agradaveis de utilizar. quanto a mim tenho uma carrinha golf 1.6 105cv highline EC com a qual nunca tive problemas. se estiveres interessado em dados sobre este carro apita. cumps

1.6, ou melhor 1.6 105cv, ou melhor Golf Iv 1.6 105cv Highline [:blush:][:D]
Esse é o 16v!
O mais fiavél é o de 8v e aínda se vende! E tem umas baixas incriveis!

edit: 1.6 é o mais indicado!
Eu tenho um de 8v e gosto muito e num carro pesado como o octavia...

Last edited:
1.6 [;)]

fiabilidade semelhante, consumo igual ou até menor em certas situações e mais potência disponível para fazer o gosto ao pé [:blush:]

Eu tenho um 307 com esse motor. Normalmente gasta menos que o 306 1.4 que tinha antes e o andamento não se compara.
É um motor com duas almas: Numa condução calma e descontraída em EN é relativamente económico; em AE a 160 gasta um bocadito. Como exemplo, uma vez fiz O. Azeméis - Fátima (ida e volta) pela EN1 e o CB deu-me uma média de 5,7 l/100. Em AE a 120 pode gastar 6,5-7 l/100 Tudo depende do peso do pé direito.
É claro que não se pode comparar com o 1.6 Diesel entre as 2000 e 3000 rpm mas é um motor linear e com subida de rotação decidida. Além disso é muito suave e silencioso.
O teu amigo que experimente as opções e tome uma decisão baseada na experiência. Se precisares mais alguma informação, avisa.

Então já tens a experiência quer num 1.4 quer num 1.6... Apontar no 1.6 então pra 1 consumo médio na casa dos 6-7litros é perfeitamente aceitavel certo? É que os consumos acabam por ser importantes apesar de em principio o carro nem ir fazer muitos km's (provavelmente poderá andar + até ao fim-de-semana em passeio)

Obrigado pelas várias ajudas [;)]

Esse é o 16v!
O mais fiavél é o de 8v e aínda se vende! E tem umas baixas incriveis!

edit: 1.6 é o mais indicado!
Eu tenho um de 8v e gosto muito e num carro pesado como o octavia...

Está aqui uma questão que não conhecia, existem então duas versoes do 1.6? Vocês aconselham o 8v? Como se distingue um do outro? :sh)

Já andei, embora á pendura, num 307 1.6. Tendo em conta que foi na Madeira ( é de uma familiar ) a média nem estava má...tava em 8. qq coisa [;)] Na Madeira o pobre 1.4 era capaz de fazer mais, devido ao esforço para vencer aquelas subidas...[;)]

Está aqui uma questão que não conhecia, existem então duas versoes do 1.6? Vocês aconselham o 8v? Como se distingue um do outro? :sh)
O de 16v durou pouco, porque os ganhos eram mínimos. mais 4cv e um pouco de nada mais de binário! este motor só se fêz durante um ano, se não me engano!
Nas versões actuais do A3, A4, Leon, Altea, Altea XL, Toledo, Octavia e Beetle aínda usam o 1.6 de 8v.

O 1.6 FSI tem 16v, 115cv e 155NM.

Um 307 1.6 110cv a gasolina faz médias de 8 sem grandes problemas. O 1.4 anda bem menos e como já foi dito gasta mais na maioria das vezes.

Back