1,5% de aumento para a FP...

Não li o tópico mas vou tentar dar a minha opinião.

O aumento de 1,5% não considero correcto, penso que no ano passado houve um aumento de salários igual ao valor da inflação para todos o que ganharam menos de 1000eur. Os que ganham mais viram o ordenado ser congelado e penso que era justo. E digo isto de uma forma imparcial até porque tenho professores na família que obviamente não foram aumentados.

Quem ganha 4000eur vai ganhar mais 60
Quem ganha 400eur vai ganhar mais 6

Depois ainda falam de governos de esquerda, quando os oiço ao longe a falar da esquerda como se fossem santos e da direita como se fossem nazis só me dá vontade de rir. (not)

citação:Originalmente colocada por Fernando Ac

O aumento de 1,5% não considero correcto, penso que no ano passado houve um aumento de salários igual ao valor da inflação para todos o que ganharam menos de 1000eur. Os que ganham mais viram o ordenado ser congelado e penso que era justo. E digo isto de uma forma imparcial até porque tenho professores na família que obviamente não foram aumentados.

Depois ainda falam de governos de esquerda, quando os oiço ao longe a falar da esquerda como se fossem santos e da direita como se fossem nazis só me dá vontade de rir. (not)
Percebo o teu ponto de vista, mas não estou de acordo...

Não estou de acordo com o congelamento dos salários atento ao não congelamento do custo de vida!...;)

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

Não estou de acordo com o congelamento dos salários atento ao não congelamento do custo de vida!...;)
Peço desculpa pelo engano, e até concordo contigo

Eu também não estou de acordo com o congelamento dos salários que como é obvio aumenta o custo de vida, mas o problema que o nosso país atravessa é demasiado grave para um aumento real de salários, simplesmente não há dinheiro.

Há dinheiro há:

http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=185897&idCanal=181

A rede Multibanco, gerida pela Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS), bateu todos os recordes este Natal. Em termos absolutos, foi no dia 23 que se registou o pico de procura, quer ao nível de levantamentos quer em compras. Nesse dia, foram levantados nas 10 550 caixas automáticas instaladas pelo País mais de 115 milhões de euros (mais de 23 milhões de contos). Em média, registaram-se 1,5 milhões de levantamentos de 75 euros cada.

No que se refere às compras pagas através da SIBS, elas totalizaram 2,7 milhões, valendo mais de 138 milhões de euros, e com um valor médio por compra de 50 euros.

Desde o início do mês de Dezembro, até ao dia 25, os portugueses levantaram nas caixas multibanco mais de 1,7 mil milhões de euros, o que correspondeu a um crescimento de 12 por cento, face ao mesmo período do ano passado. Ao somar os levantamentos com as compras nas lojas, o número cresce para os 3,7 mil milhões de euros.

De acordo com os dados fornecidos pela SIBS, o número de levantamentos efectuados nas caixas de multibanco foi acima de 26 milhões, assim, houve um aumento de sete por cento, em comparação com o período homólogo de 2004.

Para os levantamentos e compras se realizarem, os portugueses tiveram de fazer mais de 52 milhões de operações nas caixas de multibanco, o que equivale a mais sete por cento do que o ano passado.

Nas compras, os cartões de débito foram utilizados em mais de 43 milhões de operações, ou seja, dois mil milhões de euros foram movimentados apenas em compras, durante os primeiros 25 dias deste mês.

Segundo os dados da sociedade gestora do sistema multibanco, SIBS, a terceira semana de Dezembro foi a mais forte deste mês em relação a levantamentos e compras. Nesta semana, registaram-se cerca de 560 milhões de euros de movimentos no multibanco, cerca de 14 por cento a mais do que na mesma semana de 2004.

O mesmo se passou com as compras, com um aumento de 23 por cento, acima dos 717 milhões de euros. Na terceira semana do mês, o total de operações registou um aumento de 14 por cento, o que corresponde a 16 milhões de movimentos em relação ao mesmo período do ano passado.

CRESCIMENTO PELO CONSUMO

O aumento do dinheiro levantado nas caixas automáticas multibanco e em compras através de cartões de crédito, na época natalícia, “deve repetir-se na passagem de ano.”

Assim prevê Vítor Santos, professor catedrático do ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão e ex-secretário de Estado da Economia. Mas Vítor Santos frisou ao nosso jornal que o referido aumento tem acontecido nos últimos anos e que “não é pelo lado do consumidor que estamos mal. O que é certo é que a economia portuguesa tem sido puxada pelo consumo”.

MOVIMENTO SAUDÁVEL

Os recordes de levantamentos e compras feitos nesta altura do ano revelam um “movimento muito saudável, porque mostra que as famílias não estão tão endividadas, como se dizia, e a maior parte das compras foram pagas a pronto”, relatou, ao Correio da Manhã, Miguel Frasquilho, economista e deputado do PSD, acrescentando que este “grande movimento só veio mostrar que o Natal não foi tão fraco como se esperava e se relatava”.

O economista frisou, ainda, que estes dados só revelaram que houve muita liquidez e que este é também um dado positivo para os comerciantes.

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

Peço desculpa pelo engano, e até concordo contigo

Eu também não estou de acordo com o congelamento dos salários que como é obvio aumenta o custo de vida, mas o problema que o nosso país atravessa é demasiado grave para um aumento real de salários, simplesmente não há dinheiro.
O problema, caro amigo, é que o nosso governo desde há uns meses a esta parte afirmou que para 2006 iriam haver aumentos com ganhos reais nos salários e agora saiu-se com ... 1,5%...[xx(]

Omega e as compras efectuadas com cheques? E dinheiro vivo? Aumentaram? Diminuiram? É que esse estudo não o diz, fala apenas do Multibanco... Logo não é uma comparação inteiramente correcta. ;)

A pergunta que estou a fazer é, se aumentou X milhoes no caso dos pagamentos por MB, quanto é que aumentou ou diminiu os pagamentos por cheque e dinheiro vivo não levantado no MB?

É que pode ter aumentado X mas ter diminuido Y nos cheques, e se Y > X, então o resultado final é menor do que o ano passado...

Posso dizer que mts comerciantes se queixaram de quebras face ao ano anterior...

Estas noticias da treta fabricadas para tapar o sol com a peneira e fazer desinformação.
É claro que se gastou mais dinheiro do que o ano passado mas a porcentagem de familias que gastou mais e menor e como prova basta verificar onde esse dinheiro foi gasto.

Mas isso não é importante.

[8] [8] [8]

citação:Originalmente colocada por Nthor

Estas noticias da treta fabricadas para tapar o sol com a peneira e fazer desinformação.
É claro que se gastou mais dinheiro do que o ano passado mas a porcentagem de familias que gastou mais e menor e como prova basta verificar onde esse dinheiro foi gasto.

Mas isso não é importante.

[8] [8] [8]
A seguir vão aparecer as reportagens sobre os locais onde "os portugueses" foram passar o "Reveillon" e vamos ver que foram só sítios caros...

Não vão dizer é qual a percentagem e quais "os portugueses" que puderam ir para "esses sítios"!

Pessoalmente, como já disse, prefiro fazer esta quadra em casa, mas se quisesse sair teria de ver muito bem as disponibilidades (€€€), mesmo tendo em conta que não sou dos que ganham pior!...

ehehe ganda conversa que já para aqui se fez...uma pessoa não pode ir de férias [8D]:)

Mas...hum...lá venho eu com a mesma conversa...alguém achava que ia ser diferente??

Já ficaram vacinados contra o "discuso PS de oposição"?

Já perceberam que face a dificuldades, PS e PSD e qualquer outro, adoptam o mesmo caminho? :D

Já?

Ou ainda acreditam nas políticas humanistas, bla bla bla, esquerda, paz e amor, aumentos para todos até estoirar? [}:)]

Não há tusto, algum dia tinhamos que parar [:P]

Ainda bem que FINALMENTE o PS começa a ser responsável. JÁ NÃO ERA SEM TEMPO.

P.S. Na discussão do OE o Sócrates disse que iria haver aumentos reais, muito pequenos, mas reais. Ora...ya....que ganda mentiroso compulsivo. Ele não cure essa mania de mentir e aldrabar tudo e todos (mas pelos vistos há quem goste :D) que não lhe vale de nada estar a governar razoalvemente bem :D

citação:Originalmente colocada por André

ehehe ganda conversa que já para aqui se fez...uma pessoa não pode ir de férias [8D]:)

Mas...hum...lá venho eu com a mesma conversa...alguém achava que ia ser diferente??

Já ficaram vacinados contra o "discuso PS de oposição"?

Já perceberam que face a dificuldades, PS e PSD e qualquer outro, adoptam o mesmo caminho? :D

Já?

Ou ainda acreditam nas políticas humanistas, bla bla bla, esquerda, paz e amor, aumentos para todos até estoirar? [}:)]

Não há tusto, algum dia tinhamos que parar [:P]

Ainda bem que FINALMENTE o PS começa a ser responsável. JÁ NÃO ERA SEM TEMPO.

P.S. Na discussão do OE o Sócrates disse que iria haver aumentos reais, muito pequenos, mas reais. Ora...ya....que ganda mentiroso compulsivo. Ele não cure essa mania de mentir e aldrabar tudo e todos (mas pelos vistos há quem goste :D) que não lhe vale de nada estar a governar razoalvemente bem :D
Nos anos transactos a política de baixos salários, ou mesmo comgelamento, foi sustentada com base na crise e com o argumento de que isso iria evitar desemprego. Como se viu não susteve nem uma coisa nem outra...

No final de 2006 cá estaremos, espero, todos para analisar os resultados desta política de "terra queimada" e ver quais foram os avanços!...

Pé Leve, os salários não têm aumentado da FP, é verdade.
Mas nenhum funcionário público perdeu poder de compra até agora, simplesmente porque a progessão automática continuou a existir ;)

A partir de agora é que começam a perder a sério.

Volto a dizer...vocês só estão a pagar o preço de existirem, pelo menos, 150.000 FPs a mais.

Que sirva de exemplo aos sindicatos! Que sejam mais responsáveis da próxima e defendam realmente os interesses dos trabalhadores da FP e não o interesse dos partidos de esquerda.

É que neste país ninguém vê/viu os sindacatos da administração pública a reclamarem ou levantarem a voz quando há pouco anos atrás entraram 200.000 não se sabendo para quê (melhorou o funcionamento da máquina? Esse aumento brutal da força laboral significou uma melhoria equivalente na qualidade dos serviçoes prestados ao cidadão? Como é que é possível que prestando os mesmos serviços hoje que há 10 anos atrás e até com a generalização da informática o número de trabalhadores tenha aumentado e não diminuido até!?)

Quando os sindicatos deixarem de pensar apenas em salários, isto avança.

É que eu não consigo mesmo perceber o que é que vocês têm contra a progressão por mérito. Fogo, eu quando deixar os estudos e for trabalhar, desejo muito que a minha progressão se face por mérito e não por decreto geral. Ora que raio!

Realmente não consigo perceber porque é que o discurso sindicalista não muda.

André, isso de na FP não se ter perdido poder de compra não corresponde à verdade!

Nos dois anos em que eu não tive aumento também não estava na fase de carreira que permitia a progressão! Resultado: dois anos em que perdi uma percentagem elevada do poder de compra que tinha há quatro anos, por exemplo...

E se agora é que se começa a "perder a sério" não sei onde isto irá parar!...

E desilude-te se pensas que estas medidas apenas afectarão os FP...

Quanto ao discurso dos sindicatos, bem, estão a fazer o papel deles, tal como o discurso dos patrões é sempre igual e o dos governos idem! O problema nos discursos, sejam de quem forem, é o exagero que transversa todos os interesses...

Eu sei que vão afectar os privados ;)

Há muito salário no privado que se rege por comparação ao público.

Eu não vejo sindicatos a fazerem propostas para o aumento de produtividade, como se vê em qualquer país europeu digno de ser considerado desenvolvido.

O que eu vejo é pedirem sempre mais de 5%, quando sabem perfeitamente que é impossível à partida ainda para mais em momentos de crise.
Mas não os vejo a protestarem pela burocracia, pela duplicação de serviços, pelo enchimento dos lugares de topo por membros do PS e do PSD sem qualquer competência para os cargos que vão ocupar, por não existir "ordem" (quem responde a quem, quem responde por quem, o que faz, porque é que faz) no funcionamento de diversos serviços, etc etc etc.

Alguma vez fizeram bandeira por isto?? Falam da ocupação partidária e é o último da lista. E dos outros nem sequer falam!!

Nós vemos os discurso dos representantes dos sindicatos e não passam de RELIQUIAS do 25 de Abril, com um pensamento totalmente irrealista, retrógrado e pouco sensato.

O sindicalismo português é uma ADENOTA. E enquanto continuar a ser, os trabalhadores continuarão a não verem os seus direitos defendidos.

Um sindicato não serve só para pedir aumentos salariais, serve para MUITO MAIS. Os direitos dos trabalhadores não são só ter aumentos salariais, são muito mais que.

Mas cá só serve para isso, infelizmente. Não passam de corporações que estão mais interessadas em defender os seus tachos e os partidos que estão por trás de si do que aqueles que deviam cuidar.

Falta aqui um sindicalismo alemão, responsável, social democrata e não comunista.

citação:Originalmente colocada por André

Eu sei que vão afectar os privados ;)

Há muito salário no privado que se rege por comparação ao público.
Sim, mas por cima! A regra, e corrige-me se estiver enganado, é na privada os aumentos serem sempre mais uns pózinhos que no sector público...

citação:Eu não vejo sindicatos a fazerem propostas para o aumento de produtividade, como se vê em qualquer país europeu digno de ser considerado desenvolvido.
Publicitadamente não, os média passam o que tem consumo, ou seja, o que é pedido salarialmente... A CGTP não acho que seja coerente no que transparece, mas a UGT é regularmente coerente nas suas reivindicações!

Depois, e como numa negociação as partes funcionam como que numa balança, a questão produtividade ficará sempre mais no lado dos empresários!;)

citação:O que eu vejo é pedirem sempre mais de 5%, quando sabem perfeitamente que é impossível à partida ainda para mais em momentos de crise.
Na negociação acho normal. Tu quando queres vender o teu carro não pedes logo o que sabes que vais receber, pois não?...
citação:Mas não os vejo a protestarem pela burocracia, pela duplicação de serviços, pelo enchimento dos lugares de topo por membros do PS e do PSD sem qualquer competência para os cargos que vão ocupar, por não existir "ordem" (quem responde a quem, quem responde por quem, o que faz, porque é que faz) no funcionamento de diversos serviços, etc etc etc.
Por acaso aqui até se vê alguma coisa, quer pelos sindicatos, quer pelas restantes forças políticas de oposição, seja quem quer que for que esteja no governo!

citação:Alguma vez fizeram bandeira por isto?? Falam da ocupação partidária e é o último da lista. E dos outros nem sequer falam!!

Nós vemos os discurso dos representantes dos sindicatos e não passam de RELIQUIAS do 25 de Abril, com um pensamento totalmente irrealista, retrógrado e pouco sensato.

O sindicalismo português é uma ADENOTA. E enquanto continuar a ser, os trabalhadores continuarão a não verem os seus direitos defendidos.

Um sindicato não serve só para pedir aumentos salariais, serve para MUITO MAIS. Os direitos dos trabalhadores não são só ter aumentos salariais, são muito mais que.

Mas cá só serve para isso, infelizmente. Não passam de corporações que estão mais interessadas em defender os seus tachos e os partidos que estão por trás de si do que aqueles que deviam cuidar.

Falta aqui um sindicalismo alemão, responsável, social democrata e não comunista.
Sim, aqui concordo que o sindicalismo português é uma anedota! Pessoalmente penso que deveriam ter algum bom senso acrescido, recorrer muito menos vezes às greves e muito mais aos tribunais...;)

Voltar
Superior