convivo de perto com 2 de 110cv, ambos de 99 e outro de longe a longe, também de 99, curiosamente. ainda se vêem muitos nas estradas, quer nacionais, quer importados. na altura em que eram recentes, não havia muito melhor, salvo exceções, nas potências médias (o que de há uns anos para cá passou a ser o normalíssimo 1.6 multimarcas).
o motor é de guerra, se bem tratado. o turbo pode dar problemas, mas só em excessiva má utilização. normal no grupo vag nessa altura eram os elevadores dos vidros, fundir mínimos e médios, o fecho centralizado pode dar problemas (já deu num desses golfs de 99) e o compressor do AC pode dar das dele com os anos. são peças normais de desgaste com os anos que tem, diria. mesmo o não muito habitual compressor do AC.
de resto, a suspensão deverá ser normal, pois utiliza 205/55R16. pneus baratos, calços e discos também. há muitas marcas para o material e qualquer um sabe mexer nesses carros.
um dos golfs tem levado algum material ultimamente, mas já foi comprado há cerca de 12 anos quase de certeza com cerca de mais 100 mil em cima. hoje deverá andar nos 400 mil ou mais reais, mas marca nem 300. há uns meses teve a pega da porta partida e a consola central também. mais uma coisa que deu de si. a cena da cola e das borrachas a desfazerem-se é normal também, como há muitos relatos por aí.
convém mudares a correia ao princípio, assim como fazer uma revisão de óleo e filtros e depois nos meses seguintes verificares a suspensão, com sinoblocos, casquilhos, etc e também pneus e calços. tens que ter atenção que existirão sempre problemas a resolver num carro dessa idade, sejam elétricos, mecânicos ou cosméticos.
eu tenho um motor desses, mas de 150cv, comprado novo e leva "apenas" 342 mil. digo "apenas", porque durante 5 anos andou pouco, já que eu trabalhava fora de casa e era a minha esposa que andava com ele. até hoje e em 17 anos, nunca se apontou nada ao motor e nunca tive problemas com a qualidade dos interiores. volante em pele, fole das manetes também, sem nunca ter tido problemas. mecanicamente tive um problema no turbo, com 1 ano e meio, que o substituíram na garantia, com 58 mil kms. mas culpa minha, de certezinha. depois aprendi a ter cuidado. fora isso, só um problema na caixa da direção, mas foi a circular até ao mecânico. nunca me deixou apeado e tem feito nos últimos anos 100kms diários, passando só agora a cerca de 65. a andar muitas vezes ligeirinho, fazendo médias de 5,5, 6lts.