1200cc vs 1400cc

Quinas

New member
Boa tarde a todos,

venho aqui pedir a vossa ajuda para o seguinte.
Vão-me oferecer o meu primeiro carro e as condições (por parte de quem me vai oferecer, digamos)são as seguintes: Diesel ou gasolina até 1200cc, devido a ser pouco gastador, pois o consumo é um factor a ter em conta. Não me preocupa esta condição pois nao sou pessoa de acelerar, gosto mais de curtir uma musiquinha e andar dentro dos limites ;)

Agora é que vem a minha dúvida: o fiat stilo 1200cc era opção para compra, mas tenho oportunidade de comprar um Mégane I Cabrio 1400cc, que é um carro que eu adoro, pelos mesmos valores sensivelmente. Agora digam-me sinceramente, o Megane irá consumir muito mais que o Stilo e 1.2 em geral?? Eu tenho a ideia que não :/

Gostava que os entendidos no assunto me esclarecessem porque não gostava de deixar passar esta oportunidade se realmente não se justificar.

Obrigado e Cumprimentos

A não ser que entres em motores já com alguma dimensão (2.0 para cima) o consumo não vai variar tanto quanto isso.

A diferença entre um Stilo 1.2 e um Megane 1.4 deve andar à volta de 1l na mesma utilização, se calhar nem tanto. Se entrarmos com Diesel a diferença já será mais pronunciada.

Eu pessoalmente não aconselho nada com menos de um 1.4 (e mesmo aí os de 8 válvulas são de evitar) porque aquele litro aos 100 não compensa quereres ultrapassar um camião e ter que ir ali lado a lado a esgalhar.

Entre dois motores com essas cilindradas não se deve notar grande diferença nos consumos, sendo possível até o 1.2 gastar mais devido à falta de força e necessidade de recorrer à caixa mais vezes.

P. ex., tenho um Clio 1.2 com 60cv, e em certas utilizações este motor consegue ser mais gastador do que o 1.4 de 16v, devido à falta de força em ultrapassagens, subidas, etc...

Se o mégane for com o 1.4 16v de 95cvs, sem dúvida que é a melhor opção.

É um motor que andando nas calmas faz uns 7 litros.

O Stilo, mesmo nas calmas duvido que desça dos 6,5 (motor pequeno para carro grande).

Mas podes confirmar facilmente no spritmonitor.

Mégane 1.4 Cabrio só pode ser o 1.4 16v... Logo, podes contar com consumos a rondar os 6 a 7. Mas com algum cuidado, nada de mais. Em estrada e a rolar levemente podem mesmo descer até à casa dos 5,xx aos 100...

Cuidado atenção às bobines das velas, caras de substituir e que facilmente avariam.

Comparar um Cabrio com um Hatch não faz grande sentido.

Atenção que o 1.2 16v é um grande motor.
Claro que não faz milagres num carro já com o tamanho e peso do Stilo, apesar da caixa curta de 6 velocidades.

o 1.2 16v é brutal para a cilindrada que tem, mas é algo gastador mesmo em carros pequenos quando se puxa por ele

quando a diiferença de cilindrada é dessa ordem, em termos de consumos nao compensa ir para o mais pequeno, porque aquilo que poupa a andar calminho, gasta depois em subidas ou recuperaçoes devido ao esforço necessario

o 1.2 16v é brutal para a cilindrada que tem, mas é algo gastador mesmo em carros pequenos quando se puxa por ele

quando a diiferença de cilindrada é dessa ordem, em termos de consumos nao compensa ir para o mais pequeno, porque aquilo que poupa a andar calminho, gasta depois em subidas ou recuperaçoes devido ao esforço necessario

Até agora vi poucos carros a gasolina fazerem médias que os "carros pequenos" fazem com esse motor do Stilo.

Mesmo no Stilo não deve ser nada de "gastador" e muito "arrastadeira"

Cuidado atenção às bobines das velas, caras de substituir e que facilmente avariam.

Eu tenho um megane I 1.4 e confirmo que as bobines dão problemas com regularidade. Além disso não dão para substituir por material de outras marcas (tentei isso e o motor entrava em parafuso acima das 4000 rpms).

Mas felizmente há coisa de uns 2 anos apareceu uma série nova de bobines da marca. Na altura troquei as quatro (~300 €) e desde então nunca mais tive problemas. Já lá vão 25 000 km.

Compra o Mégane. Se o adoras tens mais um motivo para o comprar.
O FIAT tenho ideia de ser pouco motor para tanto peso, o que lixa as medias se tiveres que subir uma montanha.

Eu aqui à tempos estive para comprar um Fiat Stilo desses... E só equacionava esse motor, pois para além de até ser poupado tinha um andamento razoável. O facto de ter 6 velocidades ajuda. Pessoalmente escolhia o Stilo pois gosto mais, mas se gostas muito do Megane porque não escolher esse?

Voltar
Superior