...

Caixa manual dá para "engatar" a mudança mais alta possível e obrigar que vá abaixo.

Carros com caixa automática só mesmo tapando admissão de ar, algo que não é fácil em todos os carros!

PS - já era altura de no processo de tirar a carta de condução, mesmo de ligeiros, ser obrigatório aprender algumas noções de mecânica!

Tá bem tá, quero ver quantos é que com o carro a acelerar ao máximo, a fazerem fumo por todo lado é que vão abrir o capot para ir tapar a admissão... Só experts é que fazem.

Relativamente a noções de mecânica na carta de condução, concordo plenamente contigo.

Tá bem tá, quero ver quantos é que com o carro a acelerar ao máximo, a fazerem fumo por todo lado é que vão abrir o capot para ir tapar a admissão... Só experts é que fazem.

Relativamente a noções de mecânica na carta de condução, concordo plenamente contigo.

Motor as 5000 rpm, realmente, quero ver essa calma a abrir o capô, abrir a caixa do filtro de admissão e arranjar algo plano para colocar no buraco.

Tive 2 amigos a quem aconteceu isso, carros manuais, um 1.9 tdi 90 e um 1.3 cdti 90cv. Os dois aselhas, deixaram os carros a moer. O tdi trabalhou até acabar o óleo e gripar, o cdti desligou-se passado uns minutos mas não ficou sem óleo nem gripou, anda na estrada todos os dias.

Última edição:
Motor as 5000 rpm, realmente, quero ver essa calma a abrir o capô, abrir a caixa do filtro de admissão e arranjar algo plano para colocar no buraco.

A reacção é fugir. Só me lembrava da iveco que faz a descarbonização e passa assim 15 minutos. Temi pelo pior, a solução passará mesmo por esta solução que disse. É o mais pratico, que representa menos riscos para nós. Toda a gente devia ter conhecimento disto.

Amigo...sei o que isso é...infelizmente! O meu Vectra 2.0 DTI também desalvorou [;)]

E sim, foi algo desse género, só não ouvi o barulho metalico, senti um poço e de repente ganhou uma vida como nunca! Fumo cinza atrás com fartura, tanto que ia em AE e toda a faixa ficou invisivel.

Mas eu soube o que fazer pois já tinha lido aqui no fórum, então meti ponto morto (ia a 140kmh depois de desalvorar), encostei, puxei travão de mão e pé do travão com a 5ª engatada e vai de largar embraiagem. Isto depois de ter desligado na chave...

Mas o meu ficou poucos segundos a desalvorar. O problema do meu foi mesmo o'rings nas couves e bomba injectora nas couves que me encheram o carter de gasóleo e por sua vez, por ter o nivel alto demais, foi para o turbo. A partir dai consome tudo até ser parado.

No teu caso, a despesa vai ser bem maior a meu ver. Se ouviste barulho metálico cheira-me que o turbo partiu, logo o canal onde passa o óleo que o lubrifica foi à vida e ele aspirou o óleo.

Depois diz-nos como ficou a coisa.

Amigo...sei o que isso é...infelizmente! O meu Vectra 2.0 DTI também desalvorou [;)]

E sim, foi algo desse género, só não ouvi o barulho metalico, senti um poço e de repente ganhou uma vida como nunca! Fumo cinza atrás com fartura, tanto que ia em AE e toda a faixa ficou invisivel.

Mas eu soube o que fazer pois já tinha lido aqui no fórum, então meti ponto morto (ia a 140kmh depois de desalvorar), encostei, puxei travão de mão e pé do travão com a 5ª engatada e vai de largar embraiagem. Isto depois de ter desligado na chave...

Mas o meu ficou poucos segundos a desalvorar. O problema do meu foi mesmo o'rings nas couves e bomba injectora nas couves que me encheram o carter de gasóleo e por sua vez, por ter o nivel alto demais, foi para o turbo. A partir dai consome tudo até ser parado.

No teu caso, a despesa vai ser bem maior a meu ver. Se ouviste barulho metálico cheira-me que o turbo partiu, logo o canal onde passa o óleo que o lubrifica foi à vida e ele aspirou o óleo.

Depois diz-nos como ficou a coisa.

Eu não terei despesa, já que está na garantia, e também tenho seguro contra todos os riscos. O meu medo é de uma má reparação. Preferia o dinheiro já que o seguro avalia o carro no valor total pelo que o comprei. 8500 €

A reparação não te preocupes. Depende dos componentes afectados. E já agora, a caixa não foi afectada com o desligar, no máximo seria a embraiagem e quase de certeza que não aconteceu nada.

O meu tem bem mais km's em cima e peças com mais uso e não teve problemas nenhuns, quer a nivel de motor, quer a nivel de caixa. Só teve mesmo que levar os o'rings e a bomba injectora foi totalmente reparada, levou também o sensor da cambota que foi à vida na brincadeira e levou o corpo do filtro de gasóleo completo. Custou-me 1400€ o arranjo.

Eu seria mais um leigo nesta questão caso me acontecesse. Mas fazer o meu carro ir abaixo in"felizmente" até é muito fácil [:D]

Tendo em conta que já não tenho garantias, caso algum dia aconteça...sou menino para o espetar por uma ribanceira abaixo no fim de fumegar.

Cada vez mais dou valor às máquinas "antigas" [:cool:]

Eu seria mais um leigo nesta questão caso me acontecesse. Mas fazer o meu carro ir abaixo in"felizmente" até é muito fácil [:D]

Tendo em conta que já não tenho garantias, caso algum dia aconteça...sou menino para o espetar por uma ribanceira abaixo no fim de fumegar.

Cada vez mais dou valor às máquinas "antigas" [:cool:]

Nisso vinha a falar o Sr do reboque, que nestes carros novos isto é cada vez mais frequente.

Boa tarde. Hoje pela manhã enquanto me deslocava para o trabalho o meu carro teve uma avaria, trata-se de um opel corsa 1.3 cdti comercial. A certa altura do percurso que estava a fazer senti falta de potencia no carro, estava numa terceira e o carro não tinha força. Pus a segunda velocidade e comecei a ouvir barulho de metal a bater em metal, olhei pelo retrovisor e vi imenso fumo branco ( óleo ), abri pisca e encostei, a reacção foi de desligar o carro como provavelmente todos farão numa situação destas.

Bom após rodar a chave para desligar o carro e de a remover mesmo do canhão o carro continuou a trabalhar, numa aceleração enorme como se tivesse numa 1ª a fundo sem tirar o pé. Como não consegui desligar o carro normalmente e dado que o carro estava em enorme aceleração a minha reacção como a de qualquer pessoa é fugir de ao pé do carro. E foi o que fiz, bom o carro esteve coisa de 3 a 4 minutos não consigo precisar bem, a fundo numa aceleração enorme, os plásticos do compartimento do motor começaram a cair para o chão em chamas, pensei que o carro ia ser consumido. Felizmente apareceu pelo meio do fumo um senhor que entrou dentro do carro e " milagrosamente " desligou o carro.

Ao que parece a coisa a fazer nestes casos é engrenar a 5ª velocidade ou 6ª vá depende do carro e largar a embraiagem rapidamente. Pois é como se tentarmos ligar o carro numa 5ª "ele vai abaixo". Felizmente para mim estava aquela pessoa ali perto que se apercebeu da situação e me ajudou. Mas noutros casos pode não estar ninguém com este conhecimento por perto e o carro pode perder-se.

Desta forma partilho a minha experiência para puderem ajudar-vos a vós mesmos ou a alguém que vejam na estrada com este problema. Eu podia ter pago " pela falta de experiência ".

Cumprimentos

isso já não é novidade para mim, o teu filtro de particulas entupiu ao fazer uma regeneração e incendiou, a 2 anos a um colega meu aconteceu o mesmo e por falta de conhecimento fez a mesma coisa que tu, quando devia ter engrenado o carro e feito ele ir abaixo...

Não deixes de vir cá dizer como se resolveu [;)]

Virei cá dar noticias.
De momento estou com uma carrinha emprestada pela oficina, uma cordoba a gasolina -.-" estou a espera que tenham um carro de substituição diesel. Espero que para breve. Quanto a reparação do carro irá demorar no mínimo 1 mês, sempre para cima nunca menos.

Mas cá em casa andamos com azar com os carros, o ibiza da minha mãe, a 1 mês descomandou as luzes, estávamos sem mínimos na fase esquerda do carro. Foi reprogramado na maquina. 3 dias depois uma coruja veio la dos céus " devia estara ouvir sky fall " e bateu no farol direito resultado " farol partido.

Há 4 dias, a bagageira decidiu que não quer abrir, abre no símbolo é um ibiza de 2010. Quando empurramos o símbolo faz apenas gréééééé e não abre.

Enfim, só azares. Este meu é o pior.

Mudaste o óleo há pouco tempo? Isso costuma acontecer quando o nível do óleo está acima do normal e entra na combustão. O carro não desliga porque está a consumir o óleo do motor em vez do diesel. O FAP também pode provocar o aumento do nível do óleo no compartimento do motor com a adição de gasóleo não consumido nas regenerações.

É precisamente isto. O que se passou, provavelmente, foi que as regenerações foram muitas vezes interrompidas. Ora, o óleo ficou contaminado e o nível aumentou.

Quando me aconteceu isso não fiquei com danos nenhuns no motor nem caixa (pelo menos aparentemente), mas passado 1 mês vendi o carro. O sistema do FAP neste motor é deplorável...eu ainda tinha paciència para ele, mas como não era o único a conduzir o carro...era uma autêntica dor de cabeça.

Filtro de partículas. Aconteceu-me isso mas num astra.

Já que eles querem arder, que tal tirar o filtro a todos e fazer uma mega fogueira. Ao menos ardem todos juntos. Fico parvo com isto, os carros não deviam ter um mecanismo que nos disse-se quando devemos fazer uma regeneração?

Do género, mais acima neste tópico falei de uma iveco, algumas carrinhas de carga, carrinhas grandes descarbonizador, e quando é necessário fazer as regeneração aparece um alerta. Era tão mais fácil existir o dito aviso nos carros.

PS: se calhar até aparece, a coisa de um mês estava a aparecer no painel 5 NP ou qql coisa do genero. Ligava a ignição e aparecia logo esse 5NP em vez dos km. Quando engrenava a mudança desaparecia. Apareceu apenas 3 ou 4 x pelo que não cheguei a ver o que era.

É precisamente isto. O que se passou, provavelmente, foi que as regenerações foram muitas vezes interrompidas. Ora, o óleo ficou contaminado e o nível aumentou.

Quando me aconteceu isso não fiquei com danos nenhuns no motor nem caixa (pelo menos aparentemente), mas passado 1 mês vendi o carro. O sistema do FAP neste motor é deplorável...eu ainda tinha paciència para ele, mas como não era o único a conduzir o carro...era uma autêntica dor de cabeça.

Tinhas paciência como assim? Alguma sugestão?

Hum. Sim mas 50 km diários (25+25) e 20 mil kms em 7 meses não me parece uma utilização "pouco amiga" do FAP...

A menos que as sucessivas interrupções de regeneração tenham acontecido nos 70 mil kms em que o dono era outro..

Esse assunto da regeneração já foi muito falado neste forum! tens no tópico docarro ;) O que se passa é que o este FAP tem um modo de funcionar muito..próprio..enquanto que outros vão fazendo a regeneração de um modo continuo, o deste cdti não...simplesmente acumula e dá-lhe na telha, sem avisar sem nada. A única forma de perceberes que está em regeneração é vendo o ralenti e os consumos aumentam, bem como o barulho do motor.

E concordo contigo...é simplesmente ridículo. No meu caso, depois de umas regenerações interrompidas, o carro estava permanentemente em regeneração. Mesmo que cumprisse, quando voltasse a ligar o carro lá entrava ele.

Infelizmente a única solução que encontrei foi ver-me livre dele. Há quem tire o fap mas nem estive para trabalhos

Voltar
Superior