...

A menos que as sucessivas interrupções de regeneração tenham acontecido nos 70 mil kms em que o dono era outro..

O que não me admirava nada... tenho 2 conhecidos que tinham exactamente o mesmo carro (corsa 1.3 cdtis com fap) que não faziam ideia que o carro tinha filtro e estavam completamente a leste do paraíso das regenerações...

Hum. Sim mas 50 km diários (25+25) e 20 mil kms em 7 meses não me parece uma utilização "pouco amiga" do FAP...

A menos que as sucessivas interrupções de regeneração tenham acontecido nos 70 mil kms em que o dono era outro..

O carro veio para as minhas mãos com 3 anos, e 58 mil km, desde o dia 2 de janeiro até hoje tinha feito +/- os 20 mil km que disseste. Média de 50 km diários. Sendo que não para o carro.

Trabalho por turnos, muitas vezes faço noite, ou fins de semana, nos dias de folga de semana a minha mãe leva o carro e faz 30 + 30. Há dias em que entro depois da hora a que ela chega a casa e ela faz 30 + 30 e eu 25 + 25 tudo no mesmo dia.

Disto das regenerações e do FAP não percebo nada, tenho de ir procurar pelo dito topico para ver.

Tinhas paciência como assim? Alguma sugestão?

Respeitava sempre...tantas vezes me atrasei, na altura andava na faculdade, porque chegava ao parque de estacionamento e o bicho ainda não tinha terminado a regeneração...toca a ir para a ae. O que é é que se por acaso não era eu que estava com o carro quando começavam as regenerações lá acontecia serem interrompidas. Às vezes pensava que era eu quem servia o carro e não o contrário, não deixa de ser caricato chegar ao ponto de me atrasar por causa do carro...

Acredito que poucas pessoas tenham esta paciência. E, pela minha experiência...basta 2 ou 3, se calhar 1, regenerações interrompidas para que o óleo vá à vida.

Outra alternativa que ainda me passou pela cabeça era a de aprender a trocar o óleo...

Respeitava sempre...tantas vezes me atrasei, na altura andava na faculdade, porque chegava ao parque de estacionamento e o bicho ainda não tinha terminado a regeneração...toca a ir para a ae. O que é é que se por acaso não era eu que estava com o carro quando começavam as regenerações lá acontecia serem interrompidas. Às vezes pensava que era eu quem servia o carro e não o contrário, não deixa de ser caricato chegar ao ponto de me atrasar por causa do carro...

Acredito que poucas pessoas tenham esta paciência. E, pela minha experiência...basta 2 ou 3, se calhar 1, regenerações interrompidas para que o óleo vá à vida.

Outra alternativa que ainda me passou pela cabeça era a de aprender a trocar o óleo...

Como sabias que estava na hora da regeneração?

Última edição:
Consumos aumentavam (parado em ponto morto ficava a 2,5l/h), o ralenti também aumentava e o motor fazia mais barulho. Isto num astra H de 2008

FAP entupido, aumento do óleo com gasóleo da falta de regeneração, ma lubrificação no turbo e a sua quebra, o resto já se sabe.

O pessoal só ve os consumos e preço na bomba e nem sabe o que tem nas mãos, depois quando corre mal é forte e feio e dói na carteira.

Será mesmo da FAP ? Que eu saiba acontece em motores none FAP também.
Vê lá se não vao pegar pelos poucos kms que fazes e depois pagas tu a reparação.[;)]

Está na garantia, não vou pagar 1 €. Ontem fiz 300 km 150 deles em AE por isso se havia algo a mandar cá para fora devia ter sido ontem!!!

Estive a pesquisar um pouco sobre o FAP e de como fazer as ditas regenerações. Apercebi-me de que eu até cumpro um pouco o que se deve fazer.
Ora bem, faço apenas 50 km diários, 25 + 25, em nacional, mas as estradas são boas e o transito não é muito e da para puxar um bocado a corda. Como gosto de sentir o carro a puxar costumo aguentar um pouco mais a mudança, não mudo logo nas 2000 RPM como o motor pede outra mudança " aparece no painel ". Devo fazer os ditos 25 km a uma velocidade media de 90 km hora. E puxo bem por ele nas rectas e subidas porque ele até tem canetas!! Começo a duvidar que tenha sido o FAP a originar o problema, até pelo que disse, ontem fiz 150 km de AE, andou bastante tempo acima das 3 RPM.

Poderei ter puxado de mais por ele?

Estive a pesquisar um pouco sobre o FAP e de como fazer as ditas regenerações. Apercebi-me de que eu até cumpro um pouco o que se deve fazer.
Ora bem, faço apenas 50 km diários, 25 + 25, em nacional, mas as estradas são boas e o transito não é muito e da para puxar um bocado a corda. Como gosto de sentir o carro a puxar costumo aguentar um pouco mais a mudança, não mudo logo nas 2000 RPM como o motor pede outra mudança " aparece no painel ". Devo fazer os ditos 25 km a uma velocidade media de 90 km hora. E puxo bem por ele nas rectas e subidas porque ele até tem canetas!! Começo a duvidar que tenha sido o FAP a originar o problema, até pelo que disse, ontem fiz 150 km de AE, andou bastante tempo acima das 3 RPM.

Poderei ter puxado de mais por ele?
Não foi por isso seguramente.[;)]

isso já não é novidade para mim, o teu filtro de particulas entupiu ao fazer uma regeneração e incendiou, a 2 anos a um colega meu aconteceu o mesmo e por falta de conhecimento fez a mesma coisa que tu, quando devia ter engrenado o carro e feito ele ir abaixo...

Mas como é que o FAP entupido faz um carro desalvorar?

Já me aconteceu de o motor de arranque não parar... começou a cheirar a queimado e tudo, entrei em panico, mas consegui desligar um cabo passados uns 3 minutos...
Tirei a chave da ignicao, fechei o carro etc etc e não parava :sh)

Mas como é que o FAP entupido faz um carro desalvorar?

quando se dá o processo de regeneração o fap atinge temperaturas acima dos 600º para queimar o acumulado, se por qualquer motivo de regenerações abortadas anteiormente o oleo ficar contaminado, uma vez que temos turbo e afins tudo interligado o motor a uma temperatura acima do normal, a fap entupida é uma bomba que por si estoira o motor logo todo, e unica maneira de digamos evitar muito estragos, é assim que se começar a ver o carro a fumegar por tras encostar rápidamente, engrenar uma mudança alta e faze-lo engasgar e parar, nunca usar a ignição, pois o sistema electrico não corta a corrente ao motor nessa situação, continua a funcionar até estoirar tudo...

há n situações destas relatadas pela net em varios modelos de carros...

o meu colega tambem tinha o carro há uma semana o gajo do stand teve de se chegar a frente com a garantia 3000€ de arranjo...

isto são coisas que podem acontecer a qualquer um, pois o maior problema é que a maioria dos carros não teem sinalização de quando está a regenerar, e muitos nem sabem como funciona o sistema nem como actuar em casos como este quando se dá...

não como é que algo que existe há tantos anos, não desenvolveram um sistema sinalização de quando a fap está a regenerar...

depois não admira que muitos optem por remover a dita para evitar dissabores...

A primeira coisa que me passou pela cabeça quando disseste que não conseguiste desligar o carro foi meter uma mudança para obrigá-lo a ir abaixo...

Isso é como aquela situação em que o carro vai abaixo numa passagem de nível e não pega... Fugir e deixar o carro ali? Claro que não, é dar à chave em primeira.

Há muitas situações que se resolvem com um bocadinho de imaginação!

Será mesmo da FAP ? Que eu saiba acontece em motores none FAP também.
Vê lá se não vao pegar pelos poucos kms que fazes e depois pagas tu a reparação.[;)]

O carro do meu familiar nem FAP tinha e aconteceu isto. Não tem necessariamente a ver com o FAP mas com o óleo do motor entrar na câmara de combustão o que pode acontecer por vários motivos.

A primeira coisa que me passou pela cabeça quando disseste que não conseguiste desligar o carro foi meter uma mudança para obrigá-lo a ir abaixo...

Isso é como aquela situação em que o carro vai abaixo numa passagem de nível e não pega... Fugir e deixar o carro ali? Claro que não, é dar à chave em primeira.

Há muitas situações que se resolvem com um bocadinho de imaginação!

Dar a chave em 1ª, explica lá isso

Voltar
Superior