147 1.6TS Motor Control System Failure

Teus mecânicos protegem bem o negócio deles :>

Mais quais mecânicos, mas alguém acredita que o addt anda de oficina em oficina a falar com mecânicos sobre isto? Ou que conhece ou tem vários mecânicos? P.f.!!!

Isto é típica conversa de café. O chamado bate boca... macio. [:)]

Mas até tem alguma verdade nisso..

Há várias partes do me carro que são feitas com material macio, principalmente no enchimento dos bancos, forro das portas e tejadilho... ah, o tablier tem uma densidade parecida com a de borracha, acho que também pode-se considerar macio...

Afinal meu carro não é bom para estrada [s)]

Mais quais mecânicos, mas alguém acredita que o addt anda de oficina em oficina a falar com mecânicos sobre isto? Ou que conhece ou tem vários mecânicos? P.f.!!!

Isto é típica conversa de café. O chamado bate boca... macio. [:)]

Voçês devem pensar que digo isto por dizer e que tou a inventar histórias mas não é o caso.

Por um dia querer comprar um Alfa é normal que coloque este tipo de questões a quem trabalha no ramo e se as partilho aqui no forum é porque fico na dúvida, não vou dizer que conheço muitos mecânicos mas conheço alguns e que trabalhar com multimarcas e dizem sempre esse tipo de comentários, para eles o que é alemão é que é bom..se fosse um a dizer isso, ignorava mas quando vejo opiniões unanimes, começo a ficar reticente...

Por exemplo dizem que o motor 1.9 jtd de 150 Cv tem um Turbo fragil, o motor 1.3 JTD de 90 cv da emenso problemas de Maf`s e EGR...mas apesar de tudo estão mais fiáveis que os mais antigos.

A questão que coloco é a seguinte se eles trabalham no ramo e lidam com vários carros porque haveram de estar tão enganados? que intresse é que eles têm em mentir? Porque é nas tabelas de fiabilidade que aí aparecem a Alfa numca fica muito bem classificada?

Respondam a estas questões, se defendem tanto a vossa marca...e sinceramente quero sentir-me convencido que não irei ficar desiludo se comprar um..[;)]

Voçês devem pensar que digo isto por dizer e que tou a inventar histórias mas não é o caso.

Por um dia querer comprar um Alfa é normal que coloque este tipo de questões a quem trabalha no ramo e se as partilho aqui no forum é porque fico na dúvida, não vou dizer que conheço muitos mecânicos mas conheço alguns e que trabalhar com multimarcas e dizem sempre esse tipo de comentários, para eles o que é alemão é que é bom..se fosse um a dizer isso, ignorava mas quando vejo opiniões unanimes, começo a ficar reticente...

Por exemplo dizem que o motor 1.9 jtd de 150 Cv tem um Turbo fragil, o motor 1.3 JTD de 90 cv da emenso problemas de Maf`s e EGR...mas apesar de tudo estão mais fiáveis que os mais antigos.

A questão que coloco é a seguinte se eles trabalham no ramo e lidam com vários carros porque haveram de estar tão enganados? que intresse é que eles têm em mentir? Porque é nas tabelas de fiabilidade que aí aparecem a Alfa numca fica muito bem classificada?

Respondam a estas questões, se defendem tanto a vossa marca...e sinceramente quero sentir-me convencido que não irei ficar desiludo se comprar um..[;)]

[:)][:)][:)][:)]

Sinceramente que idade tens addt?

Tenho 25 anos e não tenho idade para inventar histórias..simplesmente ouvi e quis partilhar..acho que não ofendi e além disso não me conheçes para me julgares no que quer que seja.

Se isto é um forum é para discutir questões por mais ignorante e ridiculas que sejam e não fazer disso um gozo.

Tenho 25 anos e não tenho idade para inventar histórias..simplesmente ouvi e quis partilhar..acho que não ofendi e além disso não me conheçes para me julgares no que quer que seja.

Se isto é um forum é para discutir questões por mais ignorante e ridiculas que sejam e não fazer disso um gozo.

Pois eu também lido com muitas pessoas desse ramo e ouço precisamente o contrário acerca desses motores.

só pra ficar claro, não gozei contigo mas com os mecânicos que te disseram essas baboseiras.

Nesses teus exemplos, o 1.9jdt de 150cv utiliza um turbo Garrett GT1749V, que se tu fores pesquisar, descobres que é utilizado na maioria dos motores Diesel de cilindrada semelhante (eu ajudo-te, GT1749V turbochargers, GT1749V turbo, GT1749V turbocharger, GT1749V diesel injection ).
Também não conheço problemas nesse material.

Sobre a MAF nos 1.3, nunca ouvi dizer que fosse problemática, as ao ser será em outros tantos fabricantes que a utilizam. É um material da Bosch.

só pra ficar claro, não gozei contigo mas com os mecânicos que te disseram essas baboseiras.

Nesses teus exemplos, o 1.9jdt de 150cv utiliza um turbo Garrett GT1749V, que se tu fores pesquisar, descobres que é utilizado na maioria dos motores Diesel de cilindrada semelhante (eu ajudo-te, GT1749V turbochargers, GT1749V turbo, GT1749V turbocharger, GT1749V diesel injection ).
Também não conheço problemas nesse material.

Sobre a MAF nos 1.3, nunca ouvi dizer que fosse problemática, as ao ser será em outros tantos fabricantes que a utilizam. É um material da Bosch.

Obrigado na mesma, ja tinha conhecimento..sem dar razões a ninguém o que eles me transpareceram é que estes modelos fazem mto km e são fiáveis a serem conduzidos normalmente no dia mas ao fazer uma condução abusiva diáriamente (e não esporádicamente) que o material tem tendençia a ceder mais facilmente que o material alemão..e dpois a nivel de eletrónica ainda da muita chatice.

Quanto aos problemas que mencionei foi apenas um deles que referiu isso, e deu exemplo de um alfa la da empresa que ia mudar o turbo aos 90.000 km, quanto ao motor 1.3 jtd das Egrs e mafs , foi a referir-se aos corsas..não sei se é tudo igual em termos de componentes..

Tal como disse colocei essa questão a meia duzia de mecânicos (uns que ja conheço outros que passei a conhecer aquando da revisão) e o que me espantou quando falei em comprar um Alfa (um Mito) eles não aconcelharam e foram unanimes no que referi anteriormente, não especificamente a este modelo em si mas a estes automóveis de um modo geral..

E se coloquei novamente esta questão é mais para ver a vossa perspectiva e não com o objectivo de provocar e mandar postas de pescada..

Eu gosto emenso de Alfas (e ja o referi enúmeras vezes neste forúm) e adorava comprar um mas também sou realista, não quero viver ás cegas, se há mitos ou não há que desfaze-los..

Last edited:
;)

Os carros do grupo Fiat tem essa fama dos problemas electrónicos pelos carros feitos nos anos '80 e primeira metade dos '90. Nessa época davam bastante dores de cabeça enquanto as outras marcas não o davam... por praticamente não terem electrónica.

Houve uma grande evolução, os componentes e circuitos passaram do analógico para o digital e praticamente toda a parte electrónica é fabricada pela Bosch e Siemens, deixando um bocado a Magnetti Marelli de parte.

Isso do material "ceder" acontece com todos, e se calhar actualmente acontece mais com VAG e Mercedes do que com Fiat.

Nos carros de entrada de gama a Fiat o material costuma ser bastante razoável mas tem algumas falhas ou descuido de montagem, que não se vê na Alfa e Lancia.
Nos de gama superior são impecáveis.

addt, primeiro se tens 25 anos posso desde já sugerir que tenhas mais atenção à escrita pois dás erros ortográficos inadmissíveis para uma pessoa com 25 anos. Não leves isto como um afinco mas sim como uma chamada de atenção que se tiveres em consideração pode-te favorecer.

Quanto aos carros deves-te informar melhor, pensar por ti e não (apesar de serem muitos) assumires algo como uma verdade incondicional só porque te dizem.

Pensa... muitas das peças hoje em dia utilizadas pela maioria dos construtores coincidem, as avarias são normalmente extrapoladas nas marcas italianas devido à altura "negra" de alguns carros da marca Fiat e Alfa Romeo.

Por exemplo os 320d e46 (primeira série) deram problemas nas bombas injectoras (ainda por cima uma pecinha baratinha). Nos 320d actuais o volante de motor às vezes "lembra-se" e... couves, imagina só que há user daqui do fórum que foi buscar o seu 320 touring novinho (0 kms) e trazia o volante de motor avariado, já imaginaste? Vais buscar o carro, ainda nem pegaste nele e dizem-te logo que já vai trocar o volante de motor.

O Audi A3 2.0TDI desde 2003 até 11/2005 teve sempre várias unidades que por volta dos 100 mil kms lá se criava uma fissura na cabeça do motor e... cabeça nas couves, arranjo baratinho não?

A Renault teve uma séria muito negativa com 1.9dci 120cv por causa do turbo.

Dá aqui uma vista de olhos (testemunhos na primeira pessoa, e não bate boca):
Pessoal com motorização 2.0 TDI

Imagina só que até a Toyota (mega fiável) teve um problema gravíssimo com o prius por causa do acelerador que "colava" e depois os condutores não conseguiam parar o carro.

Agora pergunto, hoje em dia não achas um pouco redutor chegar a este tópico e dizer o que disseste? Tenho o meu 147 vai fazer 3 anos, único problema até ao momento... MAF que por acaso é Bosch. [:D]

Tens que saber relativizar as situações, é importante saberes separar o trigo do joio, é importante teres alguma "autonomia" cognitiva e perceberes que nem tudo é preto ou branco.

Mas nas marcas italianas é impressionante como tudo ganha uma dimensão diferente, é a mais pura verdade por mais floreados que se crie.

Cumpts

addt, primeiro se tens 25 anos posso desde já sugerir que tenhas mais atenção à escrita pois dás erros ortográficos inadmissíveis para uma pessoa com 25 anos. Não leves isto como um afinco mas sim como uma chamada de atenção que se tiveres em consideração pode-te favorecer.

Aproveitando a dica, e com o mesmo propósito (crítica construtiva):

Quanto aos carros deves-te informar melhor, pensar por ti e não (apesar de serem muitos) assumires algo como uma verdade incondicional só porque te dizem.
(...)

Atenção aos verbos reflexos.

«pode-te favorecer»
O verbo reflexo é FAVORECER, e não PODER.

«deves-te informar»
O verbo reflexo é INFORMAR, e não DEVER.

Assim, o correcto seria:
«pode te favorecer» ou «pode favorecer-te»
e:
«deves te informar» ou «deves informar-te»

Gramática Priberam - Verbos transitivos, intransitivos, reflexos e defectivos

Português/Classificação das palavras/Verbos/Verbos reflexivos - Wikilivros

Pensa... muitas das peças hoje em dia utilizadas pela maioria dos construtores coincidem, as avarias são normalmente extrapoladas nas marcas italianas devido à altura "negra" de alguns carros da marca Fiat e Alfa Romeo.

Por exemplo os 320d e46 (primeira série) deram problemas nas bombas injectoras (ainda por cima uma pecinha baratinha). Nos 320d actuais o volante de motor às vezes "lembra-se" e... couves, imagina só que há user daqui do fórum que foi buscar o seu 320 touring novinho (0 kms) e trazia o volante de motor avariado, já imaginaste? Vais buscar o carro, ainda nem pegaste nele e dizem-te logo que já vai trocar o volante de motor.

O Audi A3 2.0TDI desde 2003 até 11/2005 teve sempre várias unidades que por volta dos 100 mil kms lá se criava uma fissura na cabeça do motor e... cabeça nas couves, arranjo baratinho não?

A Renault teve uma séria muito negativa com 1.9dci 120cv por causa do turbo.

Dá aqui uma vista de olhos (testemunhos na primeira pessoa, e não bate boca):
Pessoal com motorização 2.0 TDI

Imagina só que até a Toyota (mega fiável) teve um problema gravíssimo com o prius por causa do acelerador que "colava" e depois os condutores não conseguiam parar o carro.

Agora pergunto, hoje em dia não achas um pouco redutor chegar a este tópico e dizer o que disseste? Tenho o meu 147 vai fazer 3 anos, único problema até ao momento... MAF que por acaso é Bosch. [:D]

Tens que saber relativizar as situações, é importante saberes separar o trigo do joio, é importante teres alguma "autonomia" cognitiva e perceberes que nem tudo é preto ou branco.

Mas nas marcas italianas é impressionante como tudo ganha uma dimensão diferente, é a mais pura verdade por mais floreados que se crie.

Cumpts

Então também estás a falhar..[:D][:D] Admito que ás vezes escrevo á pressa e desleixo-me um pouco mas adiante.

Não acho que tenha sido redutor na medida em que apenas cometei aquilo que alguns profissionais do ramo automóvel me disseram. Se fosse o primo do amigo do vizinho até concordava contigo. Como numca tive nenhum Alfa é natural que fique algo apreensivo com esse tipo de comentários. Mas também te garanto se tiver de comprar um não será isso que vai fazer a diferença..[;)]

Tenho conhecimento desses problemas que falas nesses modelos mas o que me intriga é o porquê dessas pessoas ainda acharem que o que é Alemão é que é bom e o que é Italiano é que não presta!! E estamos a falar do presente e não do passado. Mas pronto, talvez não passe de ideias.

(...)
o que me intriga é o porquê dessas pessoas ainda acharem que o que é Alemão é que é bom e o que é Italiano é que não presta!! E estamos a falar do presente e não do passado. Mas pronto, talvez não passe de ideias.

Pela mesmíssima razão que as pessoas voltaram a votar no Sócrates passados
4 anos e uns meses.

As razões são muitas, mas em última análise: "não fazem o trabalho de casa".

Ou seja, informação é poder. As pessoas devem informar-se. E quando eu digo
isto, não estou a querer que as pessoas perguntem a outras pessoas que sabem
tanto, ou menos, que elas.
Estar informado é APRENDER, é conhecimento, é raciocínio, e é análise crítica.
É usar o cérebro.
É deixar o futebol e as novelas.
É ver programas culturais e de informação.
É ler livros informativos e educativos.
É estudar.

Mas não chega.
Mesmo aquilo que nos dizem na universidade pode (e frequentemente está) ERRADO.

Portanto, uma fonte de informação NÃO BASTA.
É necessário cruzar informações.
E é necessário usar o cérebro para fazer o nosso próprio juízo sobre a informação
de que dispomos.

Ah!
E sobre a ESCRITA:
Quem quer ser levado a sério DEVE escrever correctamente, e com qualidade.
E daqui a uns anos, só serão levados a sério aqueles que escreverem SEM o
acordo ortográfico.

Muitos mecanicos pararam no tempo[8b] e olha que tambem conheco Alfas a gasolina bem perto dos 300.000kms, vi tambem uns comentarios por aqui a de uns jtd´s com 400 e tál mil... Outra, tenho um colega de trabalho com um Audi A4 2.0tdi de 2005 com 100.000kms que anda sempre com a luz do motor acesa e a deitar fumo, não vai pra longe já lhe disse eu [:D]

Last edited:
Então também estás a falhar..[:D][:D] Admito que ás vezes escrevo á pressa e desleixo-me um pouco mas adiante.

Não acho que tenha sido redutor na medida em que apenas cometei aquilo que alguns profissionais do ramo automóvel me disseram. Se fosse o primo do amigo do vizinho até concordava contigo. Como numca tive nenhum Alfa é natural que fique algo apreensivo com esse tipo de comentários. Mas também te garanto se tiver de comprar um não será isso que vai fazer a diferença..[;)]

Tenho conhecimento desses problemas que falas nesses modelos mas o que me intriga é o porquê dessas pessoas ainda acharem que o que é Alemão é que é bom e o que é Italiano é que não presta!! E estamos a falar do presente e não do passado. Mas pronto, talvez não passe de ideias.

Depois da chamada de atenção que te fiz ainda tens está pérola?! :eek:

Eu não acredito! [:D] Eu dou-te uma ajuda:

Dicionário Priberam da Língua Portuguesa - Significado de pode-te

Dicionário Priberam da Língua Portuguesa - Significado de deves-te

Caso não saibas nem o "deves-te" nem o "pode-te" se escrevem com acento (escreve-se da mesma forma para duas situações diferentes, sendo que o pode-te só se lê de uma única forma).

O favorecer e o informar estão a negrito mas deve ser para contextualizar, espero... :rolleyes:

Agora lê o que está a negrito no teu post. Preocupante?

Agora pergunto (voltando aos carros), afinal o que é que tu achas?

Tenho conhecimento desses problemas que falas nesses modelos mas o que me intriga é o porquê dessas pessoas ainda acharem que o que é Alemão é que é bom e o que é Italiano é que não presta!! E estamos a falar do presente e não do passado.

O problema dos Alfas e Italianos em geral, é que são carros que fazem muitos kms se bem tratados, andar nas calmas...puxar por eles durante muito tempo em auto-estrada por exemplo, esquece!! o material não aguenta é muito "macio"...alguns mecânicos ja me disseram isso...numca quis querer mas quando leio estes relatos, fico naquela!! A ser verdade, acho que os Alemaes tão bem melhores...e falo de casos que conheço!!

Edit: Já vi que o erro está na forma de construção. Fica a correcção Nuno.
Mas atenção, as palavras não estão mal escritas, ao contrário daquilo que é apanágio nos teus posts addt.

Last edited:
(...)
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa - Significado de pode-te

Dicionário Priberam da Língua Portuguesa - Significado de deves-te

Caso não saibas nem o "deves-te" nem o "pode-te" se escrevem com acento (escreve-se da mesma forma para duas situações diferentes, sendo que o pode-te só se lê de uma única forma).

O favorecer e o informar estão a negrito mas deve ser para contextualizar, espero... :rolleyes:

(...)

Estás desatento...
Fui eu quem fiz a chamada de atenção.

Nas duas frases que referi, os verbos reflexos não são nem o verbo DEVER nem o
verbo PODER. São os verbos INFORMAR e FAVORECER.

Ou seja, ele não lhe deve (informação, dinheiro, explicações) a ele próprio.
Mas INFORMA-SE a ele próprio. Ou seja, o INFORMAR é que é reflexo.

O mesmo para o PODER. Ele não se pode a ele mesmo. O que ele FAVORECE é
que é a ele próprio. FAVORECER é que é reflexo.

Portanto, INFORMA-SE e FAVORECE-SE.
E não pode-se, nem deve-se.

Mais, as frases poderiam ser no imperativo, e nesse caso eram APENAS os verbos
reflexos que se mantinham. Assim:

«INFORMA-TE!»
«FAVORECE-TE!»

Nunca lhe aconselharias «Pode-te!», nem «Deve-te!», pois não?

Certo?
[;)]

PS: Isto é gramática, não é ortografia. O dicionário não vem ao caso, porque não
é uma questão de erro ortográfico, é uma questão de erro gramatical. Ou seja,
de quais são os verbos reflexos nas frases.

Last edited:
Estás desatento...
Fui eu quem fiz a chamada de atenção.

Nas duas frases que referi, os verbos reflexos não são nem o verbo DEVER nem o
verbo PODER. São os verbos INFORMAR e FAVORECER.

Ou seja, ele não lhe deve (informação, dinheiro, explicações) a ele próprio.
Mas INFORMA-SE a ele próprio. Ou seja, o INFORMAR é que é reflexo.

que é a ele próprio. FAVORECER é que é reflexo.

Portanto, INFORMA-SE e FAVORECE-SE.
E não pode-se, nem deve-se.

Mais, a frases poderiam ser no imperativo, e nesse caso eram APENAS os verbos
reflexos que se mantinham. Assim:

«INFORMA-TE!»
«FAVORECE-TE!»

Nunca lhe aconselharias «Pode-te!», nem «Deve-te!», pois não?

Certo?
[;)]

PS: Isto é gramática, não é ortografia. O dicionário não vem ao caso, porque não
é uma questão de erro ortográfico, é uma questão de erro gramatical. Ou seja,
de quais são os verbos reflexos nas frases.

Por partes:

Eu só li o teu post depois. Daí ter o edit a dizer fica a correcção Nuno.

Por isso sei que foste tu quem corrigiu, quanto ao resto está mais do que entendido. Tive o cuidado de dizer que erro não era ortográfico.

Mas começamos a esmiuçar em demasia (para um fórum), mas podes fazê-lo não levo a mal.

Mas rapidamente e se entramos por aí posso fazer o seguinte com o teu post:

que é a ele próprio.

O que lhe favorece a ele próprio.

Certo? [;)]

Last edited:
Por partes:

Eu só li o teu post depois. Daí ter o edit a dizer fica a correcção Nuno.

Eu comecei a responder antes de teres feito a correcção...
Demorei foi muito tempo a escrever a resposta.
[;)]

(...)
O que lhe favorece a ele próprio.

Certo? [;)]

Nopes, porque não é esse o sentido da frase.
Porque eu não estou a relatar o que lhe acontece.
Estou a explicar o que é que é favorecido.
Ou seja, quando se favorece, favorece-se algo.
Isto é:
«O que é QUE ELE FAVORECE?»
«A si próprio!»

E não:
«O que lhe favorece?»
Cuja resposta seria algo do tipo:
«O saber!»

Certo?
[;)]

Aquilo que eu estava a fazer, é aquilo que se deve fazer (mentalmente) para
descobrir a transitividade de um verbo, ou a reflexividade, ou...

Por exemplo, outro truque (também para fazer mentalmente) para descobrir se é
«à» ou «há», é verificar se pode substituir-se por um outro verbo (que não o verbo
haver).
Exemplo:
«Aqui xxx gato»
Pode ser colocado em "xxx" algo como "existe" (verbo existir), ou "tem" (verbo ter).
Como tal, o correcto será "há", e não "à": «Aqui há gato»

Simples.

Eu comecei a responder antes de teres feito a correcção...
Demorei foi muito tempo a escrever a resposta.
[;)]

Nopes, porque não é esse o sentido da frase.
Porque eu não estou a relatar o que lhe acontece.
Estou a explicar o que é que é favorecido.
Ou seja, quando se favorece, favorece-se algo.
Isto é:
«O que é QUE ELE FAVORECE?»
«A si próprio!»

E não:
«O que lhe favorece?»
Cuja resposta seria algo do tipo:
«O saber!»

Certo?
[;)]

Aquilo que eu estava a fazer, é aquilo que se deve fazer (mentalmente) para
descobrir a transitividade de um verbo, ou a reflexividade, ou...

Por exemplo, outro truque (também para fazer mentalmente) para descobrir se é
«à» ou «há», é verificar se pode substituir-se por um outro verbo (que não o verbo
haver).
Exemplo:
«Aqui xxx gato»
Pode ser colocado em "xxx" algo como "existe" (verbo existir), ou "tem" (verbo ter).
Como tal, o correcto será "há", e não "à": «Aqui há gato»

Simples.

Certo. [;)]

Mas agora vou dormir! [:D]

Back