1º Carro até 10000€

dr10

New member
Boas a todos,
Sou novo aqui no forum, pelo menos inscrito, pois já acompanho há bastante tempo, e como só agora chegou o momento doloroso (sim, andar a trabalhar aos fins-de-semana, verão e resto das férias, custa ver saír alguns "trocos" do bolso :D ) me inscrevi para que os expert`s me possam dar uma palavrinha quanto á famosa questão do 1º carro, e tirar certas duvidas, expor as minhas apreciações, etc.

Vamos ao que interessa :D
Já ha 1 ano, ou talvez mais, que venho apreciando os carros que gostaria de ver na garagem, mas, por respeito à crise, venho descendo sempre os valores, pois também não quero dar o dinheiro quase todo para um carro e depois se aparecem imprevistos ou algo assim, não há dinheiro e ganho um museu em casa. Assim sendo, são 10000, se vir que vale mesmo a pena dar mais umas "notas", aí poderei subir, mas para já, 10000€ já é muito bom para quem ainda estuda e ainda tem um pouco menos de meia duzia de anos pela frente.
Os carros que tenho em mente e andado a estudar são: volkswagen golf V 2.0 tdi, seat ibiza 1.9 tdi fr, seat ibiza 1.9 tdi cupra, peugeot 207 1.6 Hdi, peugeot 308 1.6 Hdi, toyota corolla 2.0 d4d, opel astra 1.9 cdti, alfa romeo mito 1.6 e citroen C4 I 1.6 110cv vtr coupé. Vi também audi A3 2.0 tdi e seat leon 2.0 tdi, estes acima dos 10000€, bem como alguns já da anterior lista, mas como já tinha dito em cima, se valer o esforço, estarei disposto a aumentar um pouco o orçamento.
A escolha do combustível é feita também pelos km que irei fazer, e porque mesmo sendo poucos, como não irei trocar de carro tão cedo, penso eu, o que gastar mais agora na compra do carro comparado com o preço de um a gasolina, vou recuperá-lo. Normalmente, durante a semana são 75km por dia, mais umas voltas ao sabado, vai dar perto 2000 km por mês.
E pronto, gostaria de saber os pontos fortes/fracos dos carros que apresentei, qual o melhor, como é a nível de consumos, fiabilidade, etc, e claro, podem dizer algo sobre a estética, os que apresentei, aprecio todos um pouco, alguns mais, outros menos, mas aprecio [:D]

Bem, como isto já vai longo, e fartos de lerem duvidas devem estar vossemecês, fico-me por aqui [:D]
Qualquer duvida, digam que eu esclareço, só acerca do tópico, do carros não sei muito, além do que leio claro [:cool:]

Obrigado

Eu aprecio muito o C4 Coupé.

É um carro até bonito, tecnologicamente evoluído e com consumos interessantes.

Outras propostas interessantes andam à volta do motor 1.9 TDi de 105 CV.

Com esses Klm penso que compense mesmo o Diesel compense.
Com esse dinheiro acho que devias por os Ibizas de lado, não é que não prestem(eu até sou apreciador de ibizas) mas com esse orçamento já tens melhores opções, os Golfs e A3 bem negociado ainda arranjas bons negócios acho que da tua lista tirava os Ibizas, e talvez acrescentasse um Focus 1.6TDCI já se encontram com 4 anos, ou até os Bravos 1.6Mjet bonitos e recentes com preços abaixo...
Mas na tua procura não te fiques pelos 10000€, procura até mais acima pois da maneira que o mercado está negoceia-se bem.

EDIT: Por acaso aqui por cima o colega forista já falou nos Bravos.

Última edição:
Voto também num segmento C, e olhando para o lado apenas da compra, talvez um 308 Hdi. Reparei que ponderas o Astra 1.9, mas o 1.7 de 125 cv não. Por algum motivo em especial? Achas que não é "performante"? Ou não gostas de barulho de "tratores"[:D]?

Eu aprecio muito o C4 Coupé.

É um carro até bonito, tecnologicamente evoluído e com consumos interessantes.

Outras propostas interessantes andam à volta do motor 1.9 TDi de 105 CV.

Sim, o C4 é um carro interessante, mas apenas o coupé, a berlina não gosto.
1.9 tdi 105cv? Penso que o 1.6 gaste menos, certo?

Tens ai opções variadas tens que definir se queres um segmento B ibiza 207 e mito, ou um C que tem mais espaço disponível.

Ter cuidado com os 2.0 tdi porque pelos preços que falas vais cair nos primeiros blocos 2.0 que tiveram problemas.

Podes acrescentar o bravo á tua lista, podes encontrar bons negocios.

Fiat Bravo SPORT,PELE,JLL17,TETO A.,NOVO, € 10.490, Vilar Vila De Conde - Standvirtual

Sim o bravo também parece ser bonito, mas, e a nivel de fiabilidade, conforto, espaço, prestações e consumos?

Com esses Klm penso que compense mesmo o Diesel compense.
Com esse dinheiro acho que devias por os Ibizas de lado, não é que não prestem(eu até sou apreciador de ibizas) mas com esse orçamento já tens melhores opções, os Golfs e A3 bem negociado ainda arranjas bons negócios acho que da tua lista tirava os Ibizas, e talvez acrescentasse um Focus 1.6TDCI já se encontram com 4 anos, ou até os Bravos 1.6Mjet bonitos e recentes com preços abaixo...
Mas na tua procura não te fiques pelos 10000€, procura até mais acima pois da maneira que o mercado está negoceia-se bem.

EDIT: Por acaso aqui por cima o colega forista já falou nos Bravos.

O ford focus 1.6 também é um carro que ando a ver, mas os preços não me parecem muito bons comparando com outros que postei, e além disso gosto do focus de 3 portas, o de 5 não aprecio tanto, a não ser o anterior a este novo, o titanium, até que é engraçado, mas como perguntei dos outros, pergunto também, a nivel de motor, conforto, etc, como é que ele anda?

Voto também num segmento C, e olhando para o lado apenas da compra, talvez um 308 Hdi. Reparei que ponderas o Astra 1.9, mas o 1.7 de 125 cv não. Por algum motivo em especial? Achas que não é "performante"? Ou não gostas de barulho de "tratores"[:D]?

Os 1.7 custam mais do que os 1.9 em certos casos[:D]
Logo prefiro mais 25cv [:p]

Mais ideias e informações, alguém tem por favor?
[:p]

Boas escolhas para 1º carro.

Não percebo no entanto estares com dúvidas entre motores de 105/110cv e outros de 140/150/160

Motores como o 1.9tdi de 130/160; 2.0tdi 140 e 1.9cdti 150 nada têm a ver com os 1.9tdi de 105 ou 1.6hdi
São outra liga completamente diferente

Vai conduzi-los e vais perceber.

Os consumos esses, serão muito idênticos (a única vantagem de um motor mais pequeno é nas voltinhas)
Já tive 1.9 tdi de 130, 2.0 tdi de 140 e 1.9 cdti de 150 e sempre fiz consumos inferiores a 6

andei um mês num 1.6 montado num 307 e fiz o mesmo consumo, com o handicap de ter de andar a trocar de mudança numa simples ultrapassagem quando num dos outros se fazia em 6ª sem problemas

Os motores 2.0tdi tiveram realmente alguns problemas, mas apenas nos anos 2003/2004 e inicio de 2005... tendo afectado apenas golfs e A3

Os motores 1.9 130cv são um estrondo principalmente montados no ibiza mas em comparação com o astra gtc de 150cv voltava sem dúvida a trocar um pelo outro (motor não tão explosivo mas muito forte tb com a vantagem de ter um interior deveras muito melhor)

Quanto à toyota tem bons motores; pena os interiores serem assim um pouco... esquisitos - mas esta é a minha opinião. aconselho o 2.0 d4d de 136cv

Conforto não sei, mas fiabilidade, das tuas hipóteses devem andar todos ela por ela, mas com os 1.9TDI com vantagem.
Se fosse eu talvez optasse por um Astra 1.9CDTI GTC tem uma boa caixa, para AE então faz excelentes consumos, e é bonito, pois vendo bem, com o teu orçamento encontrar um A3 ou Golf V, que tenha os 2.0TDI "restyle" é difícil.
Mas acho que deves ver também por onde vais andar mais tempo, se AE, ou cidade, e daí terás melhores opções quando á motorização.

Os 1.7 custam mais do que os 1.9 em certos casos[:D]
Logo prefiro mais 25cv [:p]

Eu não tinha esta ideia, mas se encontras mais baratos que os 1.7 só 2 explicações: Ou os 1.7 estão caros, ou os 1.9 estão baratos. Em condições de igualdade e normalidade, os 1.9 terão que ser mais caros (e não será apenas por pouca margem, diria sempre para cima de 1000 €). Bom adiante....os 1.7 sairam mais fiáveis (de um modo geral), mas nada têm a ver com o 1.9, mesmo se compares as versões de 125cv vs 150cv. E consumos devem ser muito parecidos. Se encontrares ao mesmo preço, não vejo por que não comprar o 1.9.

Não percebo no entanto estares com dúvidas entre motores de 105/110cv e outros de 140/150/160

Motores como o 1.9tdi de 130/160; 2.0tdi 140 e 1.9cdti 150 nada têm a ver com os 1.9tdi de 105 ou 1.6hdi

Os consumos esses, serão muito idênticos (a única vantagem de um motor mais pequeno é nas voltinhas)
Já tive 1.9 tdi de 130, 2.0 tdi de 140 e 1.9 cdti de 150 e sempre fiz consumos inferiores a 6

andei um mês num 1.6 montado num 307 e fiz o mesmo consumo, com o handicap de ter de andar a trocar de mudança numa simples ultrapassagem quando num dos outros se fazia em 6ª sem problemas

Os motores 2.0tdi tiveram realmente alguns problemas, mas apenas nos anos 2003/2004 e inicio de 2005... tendo afectado apenas golfs e A3

Os motores 1.9 130cv são um estrondo principalmente montados no ibiza mas em comparação com o astra gtc de 150cv voltava sem dúvida a trocar um pelo outro (motor não tão explosivo mas muito forte tb com a vantagem de ter um interior deveras muito melhor)

Quanto à toyota tem bons motores; pena os interiores serem assim um pouco... esquisitos - mas esta é a minha opinião. aconselho o 2.0 d4d de 136cv

As datas desses problemas devem estender-se até a 2007 inclusivé[;)], para que a informação fique correcta.

Sim, o C4 é um carro interessante, mas apenas o coupé, a berlina não gosto.
1.9 tdi 105cv? Penso que o 1.6 gaste menos, certo?

Correctíssimo, mas para o teu orçamento o 1.6 é muito apertado para não dizer impossível.
Se privilegiares espaço há a Passat, se privilegiares mais adrenalina tens os Ibizas/Polos, Leon/Golf ou Audi A3.
Uns com o PD115 ou PD130, outros com o PD150 ou PD160, deves encontrar todos por 10000€ / pouco +.

Boas!
se queres diesel por esse valor vai ver também os volvos S40/C30
É um carro poupado e com muita qualidade
Para alem disso, é algo mais "exclusivo" do que grande parte das outras hipoteses que falaste xD

As datas desses problemas devem estender-se até a 2007 inclusivé[;)], para que a informação fique correcta.

não tenho essa ideia... até porque nunca ouvi problemas nos passat (q ue começaram a ser comercializados em 2005)
os audi a3 sportback tb não tiveram problemas e tb surgiram em 2005

Qd falo em problemas refiro-me às cabeças de motor que nos primeiros anos vinham com defeito.

Se quiseres elaborar melhor a tua intervenção eu e os restantes agradecemos

Conforto não sei, mas fiabilidade, das tuas hipóteses devem andar todos ela por ela, mas com os 1.9TDI com vantagem.
Se fosse eu talvez optasse por um Astra 1.9CDTI GTC tem uma boa caixa, para AE então faz excelentes consumos, e é bonito, pois vendo bem, com o teu orçamento encontrar um A3 ou Golf V, que tenha os 2.0TDI "restyle" é difícil.
Mas acho que deves ver também por onde vais andar mais tempo, se AE, ou cidade, e daí terás melhores opções quando á motorização.

Eu antes de postar o tópico procurei sobre todos eles, principalmente sobre os Audi A3 que era o que eu estava a pensar comprar mesmo, mas os que custam 12000 estão todos lixados, dão esse ar pelo menos, e os outros são muito caros, portanto, estou a pensar pôr esses ja na "beira do prato" [:D]
O astra gtc 1.9 e o seat ibiza cupra 1.9 são aqueles 2 carros que eu adoro, porque alem de quando quiser pôr o pé a fundo ele responde, são os carros mais económicos da sua cilindrada/cavalagem, e em estética, gosto bastante dos 2, se encontrar algum a menos de 10000 e com menos de 100000km, talvez seja para esses que me vire, mas antes de tudo, quero analisa-los a todos os que propus e aqueles que me vão informando. Uma coisa é certa, o carro é para durar bastante tempo, portanto, queria algo que não desse o "estouro" e principalmente, que não me venha dar dor de cabeça, porque para isso, ando de sachs V5 ou XF 17 [:)]

Eu não tinha esta ideia, mas se encontras mais baratos que os 1.7 só 2 explicações: Ou os 1.7 estão caros, ou os 1.9 estão baratos. Em condições de igualdade e normalidade, os 1.9 terão que ser mais caros (e não será apenas por pouca margem, diria sempre para cima de 1000 €). Bom adiante....os 1.7 sairam mais fiáveis (de um modo geral), mas nada têm a ver com o 1.9, mesmo se compares as versões de 125cv vs 150cv. E consumos devem ser muito parecidos. Se encontrares ao mesmo preço, não vejo por que não comprar o 1.9.

É esquisito, mas é a realidade, pelo menos no standvirtual [:p]

Sim, já andei a pesquisar sobre eles, e além da cabeça do motor, tem tendência a dar problemas em injectores, corrijam.me se estou enganado por favor.

Correctíssimo, mas para o teu orçamento o 1.6 é muito apertado para não dizer impossível.
Se privilegiares espaço há a Passat, se privilegiares mais adrenalina tens os Ibizas/Polos, Leon/Golf ou Audi A3.
Uns com o PD115 ou PD130, outros com o PD150 ou PD160, deves encontrar todos por 10000€ / pouco +.

Pois, passat é um carro que não aprecio, e eu sou bastante jovem, portanto, deixemos esses "monstros" de lado [:p]

Boas!
se queres diesel por esse valor vai ver também os volvos S40/C30
É um carro poupado e com muita qualidade
Para alem disso, é algo mais "exclusivo" do que grande parte das outras hipoteses que falaste xD

Vi os 2, e o S40 não gosto nada, o C30 por acaso já está mais engraçadinho, e para ser franco, é o 1º volvo que vejo e gosto da consola [:D]

A razão para eu meter os 1.6 ao barulho é o preço, e 110cv já não é muito mau, e se o carro for leve, que a maior parte dos 1.6 indiquei são, melhor, só ficam em perder em altas. Os 1.9 105 só mesmo pelo preço, se não nem me interesso muito. Os 1.9 tanto ibiza como astra são qualquer coisa mesmo.
Toyota foi o meu pai que me indicou, ele teve toyota`s, e gosta da marca, portanto procurou e tive-me a mostrar, e o corolla até não desgostei, a nivel de motor é que não sei nada, mas como é 2.0 não sei se dá problemas como vw, bmw, mercedes, etc.

não tenho essa ideia... até porque nunca ouvi problemas nos passat (q ue começaram a ser comercializados em 2005)
os audi a3 sportback tb não tiveram problemas e tb surgiram em 2005

Qd falo em problemas refiro-me às cabeças de motor que nos primeiros anos vinham com defeito.

Se quiseres elaborar melhor a tua intervenção eu e os restantes agradecemos

Estás a referir-te às cabeças de motor rachadas e eu também. Além de injectores. Esse problema nos A3 continuou até 2007 inclusivé.

Eu como não deixaria de ser vou puxar para aquilo que tive enquanto jovem, ASTRA GTC! Mas não deverias descurar o 1.7 são motores muito fiáveis
deixo exemplos usados mas aparentemente em bom estado

Opel Astra GTC 1.7 CDTi, € 9.500, Alenquer - Standvirtual

Opel Astra GTC 1.7 CDTI, € 9.950, Lisboa - Standvirtual

Opel Astra GTC 1.7 Cdti 5lug, € 10.500, Mem Martins - Standvirtual

Como jovem que és não sei se podes preferir também comercial aí já arranjas alguma coisita melhor

Opel Astra GTC 1.7 Cdti Sport, € 8.900, Viseu - Standvirtual

Voltar
Superior