[Mercado] 1º Jipe

Não necessessariamente. O mesmo se passa com um carro novo, lá por ter como extras, quem o vai comprar em segunda mão não vai pagar um preço pelo carro e os extras como foram pagas na origem. Exemplo um Renault Clio que novo custava 15 000€ e os estofos em pele 1500€. Em segunda mão o carro vale 5000€ e o maximo quie pode existir é uma negociação em que o vendedor tenta puxar o preço por causa dos extras. Mas nunca valeria 5000 + 1500 por causa do extra.

Depois tem a ver com os extras em questão, com a qualidade dos mesmos, se eram propostos de origem, e acrescentados pelo dono, mas segundo o que era proposto originalmente (tipo ir a uma sucata e comprar uns bancos de origem em pele daquele carro e aplicar), se não vieram a danificar a estrutura do carro, se não implicaram alterações consideraveis, se são legais, ou custo que implica a legalização, etc....

mas estamos a falar em jipes , neste caso os extras são suspensões mais altas , bancos de competição , snorkel , barras e proteções , pneus maiores etc

Evita o máximo possível os alterados, nunca se sabe quem fez as alterações, qualidade do material das mesmas e já para não falar que Jipe alterado geralmente foi Jipe bem apertado, eu sei que com o teu orçamento não se pode ser esquesito mas procura por carros o mais stock possível...

Evita o máximo possível os alterados, nunca se sabe quem fez as alterações, qualidade do material das mesmas e já para não falar que Jipe alterado geralmente foi Jipe bem apertado, eu sei que com o teu orçamento não se pode ser esquesito mas procura por carros o mais stock possível...

era exactamente isso que queria saber , limitar-me ao mais original possivél

Lá anda o pessoal a insistir no UMM. Concerteza que pouco ou nada andaram num para falar em conforto ou viagens em estrada ou então os referenciais que têm de conforto são visivelmente baixos.
O rapaz quer um TT para o dia a a dia e viagens e recomendam-lhe um UMM ? [8b]
Dizer que um UMM passa num sítio onde um Discovery não passa é no mínimo hilariante[:D].
A escolha é fácil Pajero, Land Cruiser ou Terrano II, mais do que o modelo interessa o estado dele.
Destes 3 anteriores o Pajero é aquele que na versão GLX e GLS apresenta a melhor transmissão e com mais possibilidades do grupo. Problemas conhecidos: Problemas de aquecimento pois tendo uma caixa muito curta rodam sempre muito perto do red -line em AE principalmente na versão 2.5 TD
O Land Cruiser o que tem melhor motor e cruzamento de eixos, pena que não tenham incluido o diferencial traseiro bloqueável a 100% de série e meteram mariquices cromadas em tudo quanto é sítio. [8b] Problemas conhecidos: cabeça do motor 3.0TD tende a rachar com uns apertões
TerranoII é o mais honesto destes 3. Tem uma transmissão simples mas robusta. Equipamento de bom nível e conforto QB inferior aos outros 3.
Na sua versão de 125 cv é um bom sprinter com motor à prova de bala e caixa de velocidades quase indestrutível (proveniente da pick VG30 V6). Problemas conhecidos: folgas na barra de direcção

Depois para o TT há de tudo.
Qualquer um deles com uns pneus MT pode fazer muita coisa o limite normalmente está nos condutores.

É hilariante não, é a verdade vista pelos próprios olhos das pessoas... Há pessoas que deitam as coisas da boca para fora e outras que só falam do que sabem, ou viram.

Cumps

Os motores mais comuns 2.5 e o 2,5 td vem da Peugeot que utilizava nas 505 GRD/GTD (existem muitos mais motores como os 6 cilindros 2,5i e 2,5 TDS da BMW, o 2,1 HDI)
A versão atmosferica atenua a falta de potencia com uma caixa com relações muito curtas.
O peso é ligeiramente maior, anda a volta dos 1700 kg nas versões curtas.

As versões longas tem um nivel de conforto muito superior e os ultimos (alter 2000) tem perfomances em estrada bastante interessantes com o 2,1 HDI.

O alter com motor HDI era feito, salvo erro, por encomenda. Não se veem muitos, mas é certo que são muito modernos.

OS que tinham motor BMW tinham problemas de aquecimento (os que eu conheço, mas também eram usados em competição, logo é normal que assim seja; no entanto toyotas e nissans não deveram ter esses problemas)

mas estamos a falar em jipes , neste caso os extras são suspensões mais altas , bancos de competição , snorkel , barras e proteções , pneus maiores etc

O mesmo se passa, ou seja, o X que foi gasto em alterações nunca é abatido numa revenda. Mas tal como o Request disse, quem compra esses extras usa-os (e regra geral abusa)

O alter com motor HDI era feito, salvo erro, por encomenda. Não se veem muitos, mas é certo que são muito modernos.

OS que tinham motor BMW tinham problemas de aquecimento (os que eu conheço, mas também eram usados em competição, logo é normal que assim seja; no entanto toyotas e nissans não deveram ter esses problemas)

Mas há assim tantos como motor BMW?

Eu tinha a ideia que tinham sido feitos 2 ou 3 exemplares nas versões civis.

Mas um jipe preparado por vezes também pode ser um jipe mais bem estimado que outro totalmente original. [;)]

É bem verdade. O meu pai, por exemplo, comprou um HDJ80 e nem sabia no que se estava a meter, já teve uma boa despesa. No entanto, já começa a estar em muito boas condições, e estão lá pneus de lama, snorkel, etc. Quem comprar aquele jipe, se ele alguma vez o vender, compra algo em condições, e com extras para todo terreno.

O problema é que já há poucos assim, e menos com este orçamento. É uma questão de ver bem o que se está a comprar e ir com alguém que perceba bem da coisa.

Mas há assim tantos como motor BMW?

Eu tinha a ideia que tinham sido feitos 2 ou 3 exemplares nas versões civis.

Sinceramente nem sabia que tinham saído UMM's civis com tal motor, pensava que só foram aqueles que me contaram. Acho que chegaram a tentar Dakar, não sei se iam como carros de assistência ou participavam mesmo, o que sei é que não foram muito longe nas provas que participaram precisamente pelos problemas de aquecimento.

Seja como for, UMM com motor BMW já não se deve encontrar, e quem vende um HDI não o deve vender barato a não ser que esteja em muito más condições.

eu sou suspeito em estar a falar de jipes pequenos, nomeadamente de suzuki.
tive um samurai 1000 a apesar das limitações do motor, desenrascava-se muito bem no mato, por causa do baixo peso e da excelente caixa de transferências, sem deixar de falar na mecânica muito simples, e com algumas alterações fica um jipe muito bom para umas voltas de tt.
tem como contra ter as molas de "carroça" que ao fim de uns kms começa-se a notar o desconforto e os consumos na casa dos 10 litros para que ande alguma coisa de jeito, sem falar em que é um modelo antigo sem qualquer extra (para quem goste)
deixei de lado o samurai e comprei um jimny, que é basicamente um upgrade do samurai, e depois de algumas alterações, fiquei com um brinquedo que no mato envergonha muitos jipes à "homem".
é o motor 1.3 16v de 80vc, também tem pouco peso (acho que não chega a pesar 1000kg), já tem alguns extras como direção assistida, vidros e espelhos eléctricos, fecho central de portas e o meu ainda tem ac.
nas voltas pequenas e com pneus de estrada, gasta cerca de 7/8 litros e com os pneus de mato que tenho, vai para os 12 L.
em relação ao vitara, não optei por este porque a diferença maior para o samurai e para o jimny, é que não tem diferencial à frente e se abusar um pouco no mato, arrisca-se a partir uma ponteira de transmissão.
tenho dois amigos que tinham suzuki vitara e algumas vezes tínhamos que terminar as nossas voltas por causa das ponteiras.
em relação aos jipes maiores, quanto maior mais gasta e se é para usares no dia-a-dia, vais notar os consumos bem altos, como já aqui disseram.
só para teres uma ideia, este era o samurai que tive
DSCF2367.jpg

e este é o jimny, já com algumas alterações
IMG213.jpg

DSCF0397.jpg

DSCF0396.jpg

como podes ver, com algumas pequenas alterações o jimny perde o estatuto de ser fragil
em relação ao lada niva, o meu conselho é "esqueçe isso", peças caríssimas e difíceis de encontrar

para subir o jimny cerca de 5cm basta trocar os calços de borracha que prendem a carroçaria ao chassis.
é uma operação fácil.
desapertam-se os parafusos que prendem o chassis, com dois macacos levanta-se a carroçaria, tiram-se as borrachas que apertam nos parafusos e metem-se entre a carroçaria e o chassis e depois aperta-se tudo novamente.
o carro ganha cerca de 5cm em altura e não é preciso fazer mais nada[;)]

Para o uso que o RuiCosta10 refere ir dar ao carro, seja qual for o escolhido, não vejo a minima necessidade de proceder a body lift´s, apenas tornará o carro mais instável em estrada, onde vai andar mais, e piorará ainda mais os consumos. E se tivermos em conta que qualquer carro dos aqui já mencionados, Jimny incluido, já faz muita coisa apenas com uns bons pneus, mais reforça este ponto...

apenas estava a dar um pequeno exemplo sem gastar dinheiro em peças.
ao fazer esta pequena alteração, não vai afectar em nada a segurança do carro.
agora se retirar barra estabilizadora, isso sim

O Jimmy ja parece que vai cair para o lado a qualquer momento ... com um body lift sem espaçadores deve ficar mesmo feioso.

Foi dos carros que me mais me meteu impressão guiar que ja andei.

O Jimmy ja parece que vai cair para o lado a qualquer momento ... com um body lift sem espaçadores deve ficar mesmo feioso.

Foi dos carros que me mais me meteu impressão guiar que ja andei.
é meramente a tua opinião, que não partilho
é dos pequenos jipes que mais prazer dá em conduzir.
não o podes comparar com outro tipo de carros
no meu caso, o que mais detesto conduzir é o defender, simplesmente devido à posição de condução

Última edição:
Voltar
Superior