205 generation 1.4i

Na terça feira um 106 que tenho cá em casa também não quis pegar, ao fim de tantas tentativas lá chamei assistencia, o homem do reboque até foi simpático, desenrascou aquilo, deu para lá umas borrifadelas de limpa carburadores ao mesmo tempo dava á chave, e lá pegou, tem andado a trabalhar bem.

O que deixa a pensar é que aceleras e a borboleta fica fechada, a borboleta á accionada com o cabo do acelerador, quanto mais acelerador mais aberta fica.

Fica a duvida se já levou bobine nova e que tal velas e cabos de velas novos.

tive hoje acesso ao AUTODATA, e com o respectivo codigo de motor... vou testar uma série de componentes eletronicos relacionados com o motor, e procurar por anomalias... Pode ser que ainda o salve.

Já agora, aqui alguem consegue mandar-me o link de um daqueles aparelhos que se ligam a ficha de 2 pinos com um LED para dizer codigos de erro da centralina ??

No autodata, tem instruções de como usa-lo, isso podia-me dar um jeitaço.

Se tens multimetro e essas instruções sao para o carro em questão exprimenta testar desse modo.
Que outro modo há para o testar ?

Ainda estou a recolher uma série de info no autodata, pois nao tenho nenhum portatil a mão para ter isso abeira do carro.. ainda hoje vou testar os componentes

Que outro modo há para o testar ?

Ainda estou a recolher uma série de info no autodata, pois nao tenho nenhum portatil a mão para ter isso abeira do carro.. ainda hoje vou testar os componentes

Não sei mas deve haver.

O que queria dizer é q se tens multimetro e instruções para fazer o teste então é exprimentar. Pode ser que encontres logo o gato e ficas com o problema resolvido.

Depois dos testes:

O sensor da combota devia apresentar uma resistencia de 300Ohm, feito o teste, o resultado é sempre 367Ohm...

A resistencia do injetor devia oscilar entre 1.3 e 1.7
Ohm, o resultado é que oscila entre 1.9 e 2.0Ohm....

Agora , o sensor da posição da borboleta.

conector 1 e 2 , c/borboleta fechada , devia apresentar aproximadamente 1V... Feito o teste, obtive sempre 1,67V
conector 1 e 2 c/borboleta aberta, devia apresentar aproximadamente 4.5V... Feito o teste, obtive sempre 4.83V

conector 1 e 4, c/borboleta fechada, devia apresentar 0 (zero), e apresenta 0.02V
conector 1 e 4 c/borboleta aberta, devia apresentar aproximadamente 4V, o valor que obtenho é cerca de 4.23V.

Com o motor a trabalhar, e a medir com o multimetro, O motor começou a atalhoar, e com a borboleta fechada, os valores que recebia, com os pinos 1e2, eram entre 2,56 e 3,20 (aproxidamente) e podia-se ver o injetor a dar suluços de grandes quantidades de gasolina...

O sensor da posição da borboleta, recebe 4.98V os valor devia ser 5V, segundo o autodata também.

TUDO APONTA PARA O SENSOR DA POSIÇÃO DA BORBOLETA.
embora penso que terei que mudar os outros componentes.

Que acham ?

Last edited:
Depois dos testes:

O sensor da combota devia apresentar uma resistencia de 300Ohm, feito o teste, o resultado é sempre 367Ohm...

A resistencia do injetor devia oscilar entre 1.3 e 1.7
Ohm, o resultado é que oscila entre 1.9 e 2.0Ohm....

Agora , o sensor da posição da borboleta.

conector 1 e 2 , c/borboleta fechada , devia apresentar aproximadamente 1V... Feito o teste, obtive sempre 1,67V
conector 1 e 2 c/borboleta aberta, devia apresentar aproximadamente 4.5V... Feito o teste, obtive sempre 4.83V

conector 1 e 4, c/borboleta fechada, devia apresentar 0 (zero), e apresenta 0.02V
conector 1 e 4 c/borboleta aberta, devia apresentar aproximadamente 4V, o valor que obtenho é cerca de 4.23V.

Com o motor a trabalhar, e a medir com o multimetro, O motor começou a atalhoar, e com a borboleta fechada, os valores que recebia, com os pinos 1e2, eram entre 2,56 e 3,20 (aproxidamente) e podia-se ver o injetor a dar suluços de grandes quantidades de gasolina...

O sensor da posição da borboleta, recebe 4.98V os valor devia ser 5V, segundo o autodata também.

TUDO APONTA PARA O SENSOR DA POSIÇÃO DA BORBOLETA.
embora penso que terei que mudar os outros componentes.

Que acham ?

Esse motor tem um sistema de injeção Bosch certo? Seria interessante indicares o ano e código do motor para se poder confirmar esses valores.

Quanto ao TPS, os valores que obtive para um sistema Bosch nesse veículo, indicam como "range" para o circuito do pino nº 2 do TPS de 2.2 volt a 4.9 volt. Obtiveste 1.67 volt a 4.83 volt. O desvio com a borboleta fechada é superior ao aceitável o que indica que o TPS está danificado. É preciso validar os 2.2 volt como sendo o valor correto. Tenta abrir e fechar o TPS com alguma rapidez e após isto verifica novamente se o valor com a borboleta fechada não varia significativamente dos 1.67. Se variar podes colocar um TPS novo mesmo sem validares os 2.2...

Quando ao "range" do circuito do pino nº 4 este deve ir de 0 volt a 4.4 volt. Os valores que indicas estão em concordância com isso. Como este é um sistema redundante, é possível que tenhas um DTC relativo ao TPS em memória.

Quanto à resistência do sensor da cambota, esta varia um pouco dependendo do fabricante do componente em concreto. 367 ohm é um valor mais do que normal.

O valor da resistência dos injetores também está dentro da normalidade. Como estamos a falar de resistências relativamente baixas, é preciso ter em consideração o valor da resistência das pontas de prova. Facilmente atingem os 0.2 ohm, que é a diferença que apresentas. A qualidade do equipamento de medição usado (número de contagens e precisão) também influência leituras assim baixas.

O fio de 5 volt de referência, no TPS, estar nos 4.98 volt, significa que esta dentro da normalidade.

Last edited:
O codigo do motor é o TU3M KDX com cabeça de distribuição abeira da tampa das valvulas e 75hp

http://imgur.com/oPjKd8c

injeção monoponto bosch,

Segundo verifiquei o motor KDX tem sistema de injeção Bosch Motronic MA3.0. Os valores que tinha indicado antes eram para um sistema Bosch Jetronic A2.2 (motores KDY e KDZ). O conector no computador dos sistemas Motronic MA3.0 têm 55 pinos. O conector do computador dos Jetronic A2.2 têm 25 pinos. Seria interessante validar isto.

Segundo verifiquei, para um sistema Motronic MA 3.0 os valores variam deste 1.0 a 4.8 volt para o pino nº 2 e de 0 a 4 volt para o pino nº 4. De acordo com esta informação, esse TPS está fora de especificação, pelo menos no circuito do pino nº 2.

Back