citação:
Originalmente colocada por Pé Leve
Pois, meu caro, Espanha soube dar a volta ao texto e nós continuamos a lavrar nos mesmos erros! Basta ver o número de governos que eles tiveram no mesmo periodo de tempo!
Se fosse por aí, Itália estaria na miséria, não concordas?
Há qualquer coisa (conheço algumas, conhecerás muitas mais) que faz a diferença.
Muito se fala por aqui na evasão e fraude fiscal, que é o cancro da sociedade, situação com a qual também não pactuo, mas...
Em Espanha o nível de fuga ao fisco é assombroso.
Uma vez, nos meus primeiros trabalhos como Consultor (mais precisamente o estagiário que carregava os dossiers...) foi uma empresa nossa cliente que nunca tinha trabalhado com o mercado Espanhol.
SUbitamente, viu-se envolvida nesse mercado, mas havia umas coisas curiosas. Os acordos de fornecimento implicavam que as vendas fosse X por fora e Y por dentro. Ele remoeu o assunto, pois até era o filho do dono que tinha pegado na Empresa do pai e tinha acabado com essas práticas aqui em Portugal (e quanto a mim, muito bem), mas que agora era confrontado com isso. Mais, as empresas de grande porte, muito conhecidas a nível mundial, eram as mais exigentes nesse sistema, de modo que não havia volta a dar.
Curiosamente, os fornecedores de Matéria Prima em Espanha, faziam-lhe o mesmo. Compras tanto por fora e tanto por dentro.
E tudo suportado de forma legal entre as partes (quem fica a arder é o Fisco). Ou seja, a praga daqui de Portugal de não se pagar porque como não me deste factura vai-te queixar ao Totta, em Espanha já não é nada disso.
E é espantoso como aquela economia cresce...