27.7% dos Portugueses não se importavam ...

CarlosL

New member
No Semanário Sol, o título na capa não é bem coincidente com o artigo na página 22, mas traduz uma realidade básica.

27,7% dos Portugueses não se importavam de viver num único País formado por Portugal e Espanha.

O título na capa diz que os Portugueses, nessa sondagem, preferiam ser Espanhóis. O que não será bem a mesma coisa, mas...

como se isso fosse a resposta se fossem espanhois teriam que trabalhar e não engonhar como cá...

Quando em Espanha se vivia pior do que cá muitos espanhóis pensavam o mesmo em relação a Portugal...

Há pessoas assim, que mudam a sua bandeira conforme o clube que ganha! ;)

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

Quando em Espanha se vivia pior do que cá muitos espanhóis pensavam o mesmo em relação a Portugal...

Estás-te a referir ao pós Guerra Civil?

mas que sentido tem isso?..Portugal é um país tão antigo, com tanta história..Tenho orgulho em ser portuguesa (bem..a maior parte das vezes)..

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

Estás-te a referir ao pós Guerra Civil?
Serve! Mas há trinta e tal anos, na altura em que íamos comprar caramelos a Espanha porque a vida lá era mais barata, ouvi espanhóis dizerem o mesmo em relação a Portugal!

pah... gosto de ser portugues, mas acho que tanto portugal como espanha tinham a ganhar se formassem na peninsula iberica um unico país, mantendo apenas as suas regioes (como alias já espanha tem, com as suas culturas, linguas, etc) e aplicando medidas sociais e economicas comuns!

mas isso dá pano para mangas, e depois há quem ache que os países hoje em dia ainda se limitam ás suas fronteiras... quando para mim tenho a dizer que sou habitante europeu, da "região" de portugal... e cada vez mais caminhamos para esta globalizaçao!

Pé Leve,

Não conheço in loco a situação de Espanha há 30 anos.

Sei que os meus pais/avós comentavam bastante que o período a seguir à guerra civil foi muito doloroso, em especial para os que perderam, mas que depois Franco conseguiu imprimir um certo nível económico, pois apesar de ser um ditador bera, tinha consciência que tinha de pacificar a sociedade e isso faz-se começando pelo estômago. :)

E depois os comentários de alguns Portugueses que iam a Espanha era que aquilo era tão pobre, tão pobre que os carros deles (Seat) tinham bancos de pau. Claro que aqui nem carro tinham...

Ou que iam a uma aldeia Espanhola e as casas eram de adobe. Esqueciam-se era que começou a haver comida nessas casas, que ainda hoje se mantéem e aqui passou-se o inverso. Ao ponto de se ir hoje a Espanha e as aldeias pulsam de vida e em Portugal, já nem moscas têm.

Pois, meu caro, Espanha soube dar a volta ao texto e nós continuamos a lavrar nos mesmos erros! Basta ver o número de governos que eles tiveram no mesmo periodo de tempo! ;)

Portugal, Espanha... o que é que isso interessa? Cada vez mais temos que ser... cidadãos do mundo.

Pois, meu caro, Espanha soube dar a volta ao texto e nós continuamos a lavrar nos mesmos erros! Basta ver o número de governos que eles tiveram no mesmo periodo de tempo! ;)
Se fosse por aí, Itália estaria na miséria, não concordas?

Há qualquer coisa (conheço algumas, conhecerás muitas mais) que faz a diferença.

Muito se fala por aqui na evasão e fraude fiscal, que é o cancro da sociedade, situação com a qual também não pactuo, mas...

Em Espanha o nível de fuga ao fisco é assombroso.

Uma vez, nos meus primeiros trabalhos como Consultor (mais precisamente o estagiário que carregava os dossiers...) foi uma empresa nossa cliente que nunca tinha trabalhado com o mercado Espanhol.

SUbitamente, viu-se envolvida nesse mercado, mas havia umas coisas curiosas. Os acordos de fornecimento implicavam que as vendas fosse X por fora e Y por dentro. Ele remoeu o assunto, pois até era o filho do dono que tinha pegado na Empresa do pai e tinha acabado com essas práticas aqui em Portugal (e quanto a mim, muito bem), mas que agora era confrontado com isso. Mais, as empresas de grande porte, muito conhecidas a nível mundial, eram as mais exigentes nesse sistema, de modo que não havia volta a dar.
Curiosamente, os fornecedores de Matéria Prima em Espanha, faziam-lhe o mesmo. Compras tanto por fora e tanto por dentro.

E tudo suportado de forma legal entre as partes (quem fica a arder é o Fisco). Ou seja, a praga daqui de Portugal de não se pagar porque como não me deste factura vai-te queixar ao Totta, em Espanha já não é nada disso.

E é espantoso como aquela economia cresce...

Pé Leve,

Não conheço in loco a situação de Espanha há 30 anos.
Conheço eu...a digo-te que até 1975 em Espanha e até depois um pouco Espanha era um país bastante pobre e com mta miséria.
O meu avô embora Espanhol estava proibido de entrar em Espanha, só pode entrar depois da morte de Franco e nessa altura era bem visivel a miséria deixada por anos de ditacdura e guerra civil.

Bens de consumo era tudo restrito e pouca coisa havia. Café por exemplo era um luxo de tar ordem que nem se vendia para o povo, acuçar tb foi algum tempo.

Lembro-me das cegadas de passar dezenas de kilos de café para espanha nessa altura , das cegadas com a policia que era tb comprada com café e assim deixava passar 25kilos de café em grão levado de Valença para a Galiza.[:p]

Depois espanha comecou a crescer a olhos vistos :)

Eu sou portugues e gosto de o ser mas sou e sinto-me Ibérico.
Acho que portugal e espanha juntos podiam fazer frente a qualquer país da Europa e do Mundo

naaaaaa... espanhol??? nunca! ficava neutro ou sem nacionalidade. nao pode ser?

agora espanhol é que nunca. prefiro ficar aqui nesta merdice de país, que no fundo se pouparmos muito nem se torna muito mau!

citação:Originalmente colocada por Nephilim

Ibérico.
Acho que portugal e espanha juntos podiam fazer frente a qualquer país da Europa e do Mundo
Porque raio os Espanhóis fazem uns presuntos que nem na China se encontra algo igual? :)

Ibérico.
Porque raio os Espanhóis fazem uns presuntos que nem na China se encontra algo igual? :)

Em espanha existe varios tipos de presunto conforme as regiões, falar de presunto espanhol é relativo eu falo por regiões distintas.

Eu pessoalmente não gosto do presunto "Iberico" que é o espanhol da zona da extremadura pois tem mta gordura e faz um mal terrivel.

Mas gosto do Jamon serrano pois tirando a gordura é mto bom e bom especialmente se o porco for criado em casa e sem comer ração.

Mas não acho grande diferença entre eles e os portugues pois primos meus fazem presunto todos os anos e o processo é o mesmo que no minho.

A diferença do presunto galego e do norte de portugal é diferente é das zonas mais quentes onde tem tendencia/ou não a ser mais salgado.

Uma diferença o consumo do presunto...em espanha um presunto não ganha bicho pois nem tempo para isso tem:D
Eu nunca entrei em nenhuma casa particular na galiza onde não houvesse pelo menos 1 presunto inteiro... que pode ser comido ao natural em tapas ou "bocadillos" como pode ser cozinhado ou frito ou assado.

portugal pode ter muitos defeitos, mas se me tirassem os filmes e series em versão original no cinema e TV, por passarmos a ser espanhois... ui, fazia uma revolução :D

Ibérico.

Na galiza depois de matarem os porcos as pernas do porco são enterradas em arcas cheias de sal grosso normalmente nas adegas frias das casas de granito...é assim que "nasce" o jamon serrano verdadeiro, é retirado fica pendurado mais um tempo e é consumido e nunca fica salgado se for bem feito, o gosto varia do tipo da alimentação do porco;)

Back