3 computadores em rede sem fios

semchumbo

New member
Olá amantes da informática,

Tenho um pequeno trabalho cá em casa e preciso de uma ajuda de quem sabe. Tenho 3 computadores: um desktop, 1 portátil wi-fi Win XP e um Mac G4 portátil.

O desktop recebe uma ligação 3G da Vodafone. Não tem Wi-fi.
O portátil Win XP tem wi-fi pré-instalado.
O Mac G4 portátil não tem wi-fi instalado.

O que eu quero é que os três computadores partilhem a mesma ligação à internet 3G Vodafone do Desktop. Ou seja, o desktop tem que distribuir o sinal da internet pelos outros dois computadores portáteis. Pensei em montar uma rede sem fios. O que tenho que comprar para conseguir este objectivo. E depois como posso configurar uma rede sem fios de forma segura, para não ter ligações externas a acederem à 3G Vodafone? Obrigado!

rede8ka.gif

Penso que a solução mais simples será comprar um router com placa 3G Vodafone e comprar placas/adaptadores wi-fi para todos os pc's... poderá é não ser a mais barata...

citação:Originalmente colocada por bbaixo

Penso que a solução mais simples será comprar um router com placa 3G Vodafone e comprar placas/adaptadores wi-fi para todos os pc's... poderá é não ser a mais barata...
O PC Desktop não poderá fazer a função de router? Sei que tem que estar ligado 24/7 mas será mesmo assim possível?

o + barato: compra placa wirless PCI ou USB para o desktop.
Faz um bridge entre essa placa e a ligação 3G
Configura a ligação do wireless do Desktop com ad-hoc.
Depois, atribui IPs fixos às restantes máquinas usando como gatway o ip do wirless do desktop.

A desvantagem é que vais perder horas ou eventualmente dias... (isso se fores teimoso como eu)

Alternativa um router ADSL com entrada PCMcia: há na Fnac a 40 cts acho eu.

citação:Originalmente colocada por semchumbo

O PC Desktop não poderá fazer a função de router? Sei que tem que estar ligado 24/7 mas será mesmo assim possível?

Penso que sim, será necessário adquirir placas wi-fi e partilhar a ligação á net no PC.

Os mais entendidos que avancem, por favor... [8)]

pois o problema é mesmo a placa 3G pq se fosse uma ligaçao normal por cabo ou dsl bastava um router wireless normal, agora assim nao sei qual será a melhor alternativa..

citação:Originalmente colocada por neoxic

http://www.vodafone.pt/Empresaseprofissionais/commoveis/servicos/Router3G/router_inicio.htm

Aqui está o bicho: 50 contitos portanto.
Esse equipamento já eu conhecia, mas não haverá forma mais barata de fazer a festa? Penso que não será muito dificil configurar uma rede sem fios desta natureza, mas como em tudo: quem detém o conhecimento também detém o capital. Por isso recorri à vossa ajuda para tentar configurar uma pequena rede doméstica de firma económica. Penso que não seja ilegal o que estou a pedir...

citação:Originalmente colocada por neoxic

http://www.vodafone.pt/Empresaseprofissionais/commoveis/servicos/Router3G/router_inicio.htm

Aqui está o bicho: 50 contitos portanto.
Esse equipamento já eu conhecia, mas não haverá forma mais barata de fazer a festa? Penso que não será muito dificil configurar uma rede sem fios desta natureza, mas como em tudo: quem detém o conhecimento também detém o capital. Por isso recorri à vossa ajuda para tentar configurar uma pequena rede doméstica de firma económica. Penso que não seja ilegal o que estou a pedir...

Pois é tal qua como eu te expliquei.
Compra a placa Wireless que nas instruções dela deve vir explicado como configurar o Ad-hoc.
A partir daí mais castada menos castada vai funcionar.

Esquece essa ideia... penso que só podes fazer uma ligação ad-hoc por computador, e além do mais só por si é bastante lenta...

Sem um router/access point, não vais lá...

Já vi que dá para mais do que uma ligação... no meu caso já fiz uma ad-hoc para partilhar uns ficheiros entre 2 computadores quando estive sem AP, mas achei desesperante ao ponto de cancelar tudo e ligá-los com um cabo crossover.

Agora se era assim apenas com um computador pendurado no outro... não quero imaginar como será 2 pendurados num.

é possivel, mas eles têm de estar muito perto uns dos outros e a ligação pode ficar muito instavel

Penso que a solução mais facil e barata de fazer isso era:

1 Access Point Ligado directamente o PC desktop por cabo cross (+- 60€)
1 Placa rede para o portatil sem Wi-fi (+- 25€)

Configurar a rede tcp/ip e respectiva partilha de internet 3g no pc Desktop.

cumps,
[dio]

Atenção que há tb placas WIFI que fazem de accses point (não confundir com o ad-hoc que só permite encriptação WEP). Por isso é que umas custam 25 euros e outras 60 e 70.
Nessas placas basta activar a função accssespoint que funcina mesmo. ( tb já experimentei isso tb)

Voltar
Superior