328i Touring Vs 520i Touring

Ribeiros

New member
Pois bem meus amigos, eu devo ter cara de expert e entao toda a gente me vem pedir opiniões sobre carros.

Mesmo daqueles que eu nao percebo mesmo nada e ate nem gosto assim muito.

Um conhecido meu quer comprar um segundo carro, otto, break e Beéme pois claro.

O carro tera pouco uso, sera mesmo quase um capricho.

Sondou o mercado e deu se de caras com estas 2 hipoteses.

328i Touring de 2000 com 200 mil.
520i Touring de 2001 com 190 mil.

Ambas sao caixa auto, o preço e igual para ambos os modelos.

Qual escolhiam e porque?

Problemas comuns destes carros alem da idade e kms? Existem?

Ajudem la sff.

É melhor dizeres a verdade: que não percebes nada de carros [:D]

Já andei nos 2 o 328i E46 e o 520i E39.

O 328i é mais interessante, o motor é fantástico.

É melhor dizeres a verdade: que não percebes nada de carros [:D]

.

Tens razao. So nao queria ser tao directo e dar parte fraca.

Mas carros deste calibre nao sao mesmo o meu forte.

Coisas mais mundanas ate percebo um bocadito pouco.

O 520i está no limiar da submotorização principalmente na força em baixa rotação. O 328i não tem nada a ver, é outro mundo em termos de motor.

Em conforto (espaço, insonorização, suspensão) obviamente o E39 é superior em tudo.

Tambem achei o motor do 520 curto para tanto carro e mencionei lhe isso.

Uma caixa auto num carro com esta kilometragem, se nao tiver sido revisionada em condições esta se sujeito a ganhar um monte de dores de cabeça nao?

Existem sintomas visíveis de uma caixa desta ter sido mal tratada ou e uma incógnita?

200.000 kms nessas "sucatas"... ui que medo !
Posso estar enganado mas isso para enterrar dinheiro deve ser do melhor não ? [:D]

Uma caixa auto num carro com esta kilometragem, se nao tiver sido revisionada em condições esta se sujeito a ganhar um monte de dores de cabeça nao?

Existem sintomas visíveis de uma caixa desta ter sido mal tratada ou e uma incógnita?

Também tenho ideia de que problemas em cx auto podem ser caros de resolver e parece que há uns anos o óleo das cx era "vendido" como sendo vitalicio.

A vantagem dos autos é que em termos de motor normalmente estão mais poupados e é menos provavel ter havido grandes excessos de condução

Tem em atenção ao 520i se já é o de 170cv (de 2001 penso que sim).
Nesse caso o motor já tem um pouco mais de binário e é bem mais agradável de conduzir.

Mas claro, o 28i ou mesmo o 23i já têm outro perfume devido principalmente à maior cilindrada.

Quanto à caixa nota-se mais é nas passagens, se não tem muito "lag", se em aceleração não tem atrasos e faz bem os kick down quando se carrega a fundo no acelerador.

Se fizer tudo isso bem e houver histórico de troca de fluído da caixa e respectivo filtro não há-que temer.

200.000 kms nessas "sucatas"... ui que medo !
Posso estar enganado mas isso para enterrar dinheiro deve ser do melhor não ? [:D]

Beémes nao sao sucata pah![:D] Sucata sao aqueles que vem do continente em forma de bota. [:D]

No entanto como o carro nao e para mim o rapaz pode fazer o que quiser. Apenas o queria aconselhar da melhor maneira dentro dos gostos dele.

Beémes nao sao sucata pah![:D] Sucata sao aqueles que vem do continente em forma de bota. [:D]

No entanto como o carro nao e para mim o rapaz pode fazer o que quiser. Apenas o queria aconselhar da melhor maneira dentro dos gostos dele.

[:D]
o pessoal tem é que se mentalizar que comprar um carro usado destes implica correr alguns riscos...
por vezes deixamos-nos envolver pelos números teóricos... "epá 200 cv e isto e aquilo" e depois a coisa sai furada.
Penso que seria melhor uma unidade com pelo menos 50 ou 60.000 kms, claro que os preços também são outros.

Pelo mesmo preço, mil vezes um 328i com 200k que um Punto ou C3 com 50k.

O Punto ou C3 150 mil Km mais tarde sim, estão autênticas sucatas. Um 328i até com meio milhão se for bem mantido continua uma máquina.

Last edited:
Concordo contigo TerranoII. Seria preferivel uma unidade mais recente e com menos kms sem duvida. O risco seria muito menor.

Mas entre um Punto e S3 ou S5 a diferença em termos de qualidade e abismal e o preço por vezes nem por isso e assim tao grande.

O que eventualmente pode causar medo e dores de cabeça talvez seja mesmo a caixa auto.

Fora isso mais alguma coisa a ter em atenção?

Concordo contigo TerranoII. Seria preferivel uma unidade mais recente e com menos kms sem duvida. O risco seria muito menor.

Mas entre um Punto e S3 ou S5 a diferença em termos de qualidade e abismal e o preço por vezes nem por isso e assim tao grande.

O que eventualmente pode causar medo e dores de cabeça talvez seja mesmo a caixa auto.

Fora isso mais alguma coisa a ter em atenção?

Nem sei o porquê de se trazer Puntos e C3 á baila, mas pronto.
Efectivamente a caixa auto era onde eu tinha os maiores cuidados e procurar se efectivamente trabalhava como deve ser.
Conduzir e ver se atua sem esticões ou solavancos, solicitar o kick down entre outros.
Se tiver possibilidade de ver o nível de óleo da caixa é retirar a vareta e sujar o dedo para ver a côr do óleo, deverá ser vermelho vivo como sangue quase ou tipo sangria [:D]. Se não estiver é porque não é mudado faz tempo e aí deve ser a primeira coisa a fazer se ficar com o carro, isso e o filtro da caixa também [;)]
Do 520i apenas chama a sonoridade do motor de resto é o motor mais sofrível da gama.

Nem sei o porquê de se trazer Puntos e C3 á baila, mas pronto.
Porque se calhar pelo preço de uma 328i ou 520i com 200.000Km são essas as alternativas, uma 328i ou 520i (ou equivalentes actuais) com 50.000Km custa muito mais :confused:

De qualquer das formas embora nunca tenha conduzido uma acredito que com a caixa automática a 520i se torne bem mais agradável (carregando mais fundo no acelerador reduz por isso a questão da falta de força em baixas deixa de se colocar).

Last edited:
Porque se calhar pelo preço de uma 328i ou 520i com 200.000Km são essas as alternativas, uma 328i ou 520i (ou equivalentes actuais) com 50.000Km custa muito mais :confused:

De qualquer das formas embora nunca tenha conduzido uma acredito que com a caixa automática a 520i se torne bem mais agradável (carregando mais fundo no acelerador reduz por isso a questão da falta de força em baixas deixa de se colocar).

Do que já experimentei considero que é exactamente o contrário. Com a caixa auto torna-se mais desagradável porque anda sempre a baixar mudança/subir mudança.

Pelos vistos esses utilitários não fazem parte da escolha do user como tal referi que não fazia sentido comparar dessa maneira, mais nada. [;)]
Também acho que em muitos casos são melhores compras carros mais antigos e com alguns kms do que mais recentes, mas não é assim tão linear. Quanto à caixa e visto já ser sequencial que permite modo manual era uma das melhores na altura nesse segmento.

Pelos vistos esses utilitários não fazem parte da escolha do user como tal referi que não fazia sentido comparar dessa maneira, mais nada. [;)]
Também acho que em muitos casos são melhores compras carros mais antigos e com alguns kms do que mais recentes, mas não é assim tão linear. Quanto à caixa e visto já ser sequencial que permite modo manual era uma das melhores na altura nesse segmento.

A caixa sequencial é comum a ambos?

Back