330 km/h em AE

Eu aqui não consigo ver o video, mas se for como dezenas de outros videos que já vi de carros a circular nas "autobahns" (e motas, também), não vejo qual seja o problema. Têm todas as condições para isso e uma dose de civismo muito mais apurada que nós.

Noutro post disseste que concordavas com a liberdade desde que com ela venha responsabilidade, e acho que foi precisamente essa a origem do maior civismo dos alemães em relação a nós: deram-lhes a liberdade, sob a forma de estradas sem limites de velocidade, e eles trataram de fomentar o sentido de responsabilidade para manter essa regalia.

Certos estão eles, não tenho qualquer dúvida.

Eu aqui não consigo ver o video, mas se for como dezenas de outros videos que já vi de carros a circular nas "autobahns" (e motas, também), não vejo qual seja o problema. Têm todas as condições para isso e uma dose de civismo muito mais apurada que nós.

Noutro post disseste que concordavas com a liberdade desde que com ela venha responsabilidade, e acho que foi precisamente essa a origem do maior civismo dos alemães em relação a nós: deram-lhes a liberdade, sob a forma de estradas sem limites de velocidade, e eles trataram de fomentar o sentido de responsabilidade para manter essa regalia.

Certos estão eles, não tenho qualquer dúvida.

Faço minhas as Tuas palavras!

É mesmo isso, se houver responsabilidades não á grandes problemas mas por exemplo no video mostra muito transito, por exemplo acho que nesse dia devia haver limites, claro que não os famosos 120km/h mas algo mais sensato, mas só por haver tanto transito....

É como o Boxer diz.

Como trabalho numa empresa Alemã vou de tempos a tempos até lá e alugam-me um carro (nada de especial é verdade...normalmente um segmento C 1.6 que são os mais base lolol) e dá gosto conduzir por lá.

As AEs até nem são nada demais, nós já estamos ao nível deles nessa capitulo...se bem que há, perto das grandes cidades muito mais faixas chegando a haver 6 para cada sentido o que ajuda ao diferencial de velocidades.

Mas a maioria da A5 e A6 que por exemplo uso muito por lá tem 2 faixas para cada lado e não é por isso que me sinto em perigo.

Há uma grande diferença -> os tugas são poucos [:)] [:)] [:)]

Seja aliás, qualquer povo tipicamente latino e aquilo era o caos!!!

Mas lá respeita-se quem vai mais depressa, respeita-se quem vai mais devagar, respeita-se a regra da utilização da via mais à direita, não se colam uns aos outros (aliás é proibido e muito perseguido por lá...já me chegaram a chamar à atenção por isso quando ia a esticar-me) -> e PRINCIPALMENTE usa-se aquele opcional por cá chamado espelho retrovisor!!!

Este último é razão só por si para o perigo que é andar cá numa AE. Independentemente da velocidade!!!

É mesmo isso, se houver responsabilidades não á grandes problemas mas por exemplo no video mostra muito transito, por exemplo acho que nesse dia devia haver limites, claro que não os famosos 120km/h mas algo mais sensato, mas só por haver tanto transito....

Os limites por lá são um pouco variáveis de facto, mas nos locais do video deveriam mesmo ser sem limite (recomendado é sempre os 130km/h por lá).

Impõem limites em locais de maior aglomeração de trafêgo tipicamente e junto a nós/junções de AEs mais problemáticos em que o limite passa imediatamente para 100km/h -> e lá cumpre-se, mais coisa menos coisa o pessoal trava mesmo

Depois do nó ou zona de maior fluxo aparece o belo do sinal de fim de todas as proibições e é a malta toda a calcar [:)] e normalmente eu a ficar para trás no meu 1.6

Mas por exemplo em AEs (que nós cá chamamos AEs e para eles seriam vias rápidas) tipo A5 e outras sub-urbanas junto a grandes centros duvido que houvesse 1 km. sem limite.

Mas depois numa A2, A6 ou mesmo partes da A1 não haveria limite [;)]

Não recrimino o facto de, nas "condições ideais", andar a essa velocidade na autobahn.

quanto ao carro, magnifico :)

É como um jogo em que se todos respeitarem as regras tudo corre bem.

Mas o que me assusta é que por este fórum já há muito boa gente que condena de forma peremptória a velocidade.

Não sei se já são os "filhos" desta nova "era" em que o "excesso de velocidade" é considerado a causa de todos os acidentes, ou se é algum outro fenómeno.

Com um condutor que saiba o que está a fazer, com condições boas para atingir essa velocidade e com um carro seguro não vejo mal nenhum em atingir essas velocidades, logo que as condições sejam as ideais. :)

Mas também sou da opinião que em certas situações, por exemplo de chuva ou mais transito que deva haver uns certos limites.

Serei também o único que acha que durante o ensino para se tirar a carta de condução as pessoas deveriam ter que fazer umas largas dezenas de km em AE a velocidades consideraveis (140/150) para perceberem o que estáem causa ?

Eu com aquele transito cá não me metia em aventuras dessas, até muitas vezes quando a estrada está vazia e vejo alguém na faixa do meio abrando, porque podem ser condutores esquizofrénicos que vão a ultrapassar condutores na sua imaginação e nunca se sabe quando pode aparecer alguém na faixa do meio. Para mim estão a ultrapassar o ar, mas na cabeça deles pode estar um carro e é complicado [;)]

Serei também o único que acha que durante o ensino para se tirar a carta de condução as pessoas deveriam ter que fazer umas largas dezenas de km em AE a velocidades consideraveis (140/150) para perceberem o que estáem causa ?

Ora, aqui está um ponto engraçado. Eu fui um daqueles que fez quase todas as aulas de condução antes do exame, no entanto nunca sai daqui do bairro, fui duas vezes até ao Parque das Nações e conduzi pelos Olivais para "treino" para o exame.

Nunca, durante essas aulas, conduzi em auto-estrada ou mesmo uma simples via-rápida, e eu tenho a IC2 a 2 mikes... Ainda ontem à noite fui pela faixa da direita (e sei que é "errado") desde que entrei e sai da A1 e passei muito pessoal na faixa do meio, alguns até na faixa da esquerda que circulavam mais devagar do que eu... O mais engraçado, é que entre os vários que passei, alguns lá abriam a pestana e encostavam para a faixa da direita, se calhar com o pensamento errado que na direita até andam mais depressa [8b]

Eu não podia estar mais de acordo. Aliás, sempre apontei esse grande defeito na forma como se tira a carta cá em Portugal: não se tira, compra-se. Aulas em que só há uns anos é que se começou a ir para a auto-estrada e exames em que se fazem 2 manobras e 'tá a andar, realmente não estão com nada. Metem uma pessoa na estrada, "habilitada" a conduzir, sem saber sequer controlar o carro devidamente.

A maior parte do que aprendi sobre condução foi DEPOIS de tirar a carta.
E ainda tive a sorte de ter tido uma excelente instrutora. Mas 25 aulas são 25 aulas, e sem as devidas legislações, não se pode obrigar o instrutor a fazer mais do que lhe é permitido.

Eu lembro-me da euforia que era (para mim, e para muitas pessoas que conheço) nas primeiras vezes que atingíamos os 100Km/h, tal a mistificação que existia em torno desse número. E isso é uma perfeita estupidez, uma pessoa nunca devia meter-se na estrada com a ideia de que 100Km/h é uma coisa do outro mundo. Tem que haver, para além do ensinamento, um convívio com as várias realidades da condução para que todos esses aspectos se tornem naturais aos nossos olhos antes de começarmos a ser assíduos da via pública. Digo eu...

É como um jogo em que se todos respeitarem as regras tudo corre bem.

Mas o que me assusta é que por este fórum já há muito boa gente que condena de forma peremptória a velocidade.

Não sei se já são os "filhos" desta nova "era" em que o "excesso de velocidade" é considerado a causa de todos os acidentes, ou se é algum outro fenómeno.

Concordo com esta última frase. Penso que este fenómeno já se deve muito a esta nova era de loucura com a protecção a tudo...a era controle de tudo e big bredas a tudo.

Uma das consequências é este autismo em relação à velocidade em que se atribuí a este bode espiatório todas as culpas e nem se quer ouvir mais.

Lembra-me muito um email grandito que recebi e guardei religiosamente e que aponta para a diferença do "nosso" tempo em que a malta passava o dia na rua a brincar ao berlinde e à apanhada, e jogava futebol no meio da rua...às vezes os acidentes e/ou as pegas/confrontos com um ou outro aconteciam...brincava-se no chão e com a terra, etc.

E ninguém morreu...aliás fez-nos mais fortes em 2 sentidos. Mais fortes fisicamente e psicologicamente.

Agora esta panca de proteger tudo e todos, de não deixar os putos saírem e ficarem em casa a jogar pc, e realidades virtuais (não que seja contra...sou aliás fã, mas tendo noção do que está cá fora) sem ter mais com que se basear

Pois...já vou aqui num grande OT. Mas a questão da velocidade, do controle de tudo e mais alguma coisa, etc.

Este é outro problema que dificulta a que a manutenção de regras tipo Alemanha por cá seja uma utopia.

Quando tirei a carta, nunca conduzi numa via rápida sequer quanto mais a 100km/h.

Não saí da cidade...lembro-me de raramente meter uma 4ª no carro lololol

Ultrapassagens foi mentira, outra das coisas mais importante a dominar e mais perigosas.

Mas não, para as nossas autoridades o importante é saber fazer a inversão de marcha, estacionar e a melhor de todas saber fazer MA seguindo um passeio.

Até podia ser a 400.

Haja civismo e saber onde estão os limites.

Cá já se sabe, aparece o espectro da velocidade para classificar tudo, até o atropelamento do caracol. :sh)

Classificações para o civismo não existe, mas provavelmente mais de 80% dos acidentes são provocados precisamente por isso, uma questão de má cultura ao volante e uma falta de educação tremenda.

Tal como diz o Boxer e bem, o ensino de condução em Portugal, está desadequado, a realidade do pais em relação a 20 anos atrás permite-nos descobrir uma profusão enorme de AE's IP, IC, mas a realidade é que pouquissimos terão uma experiência real de como se entra e conduz nesses locais, o que torna desadequado o ensino para a realidade.

Riscos há para todos os que se propõem a andar a essa velocidade, seja aqui seja na "Conchichina", a diferença está no civismo que imprime ao acto de conduzir, a noção de perigo, porque se não forem ponderadas essas variantes o caminho para a asneira é curto.

Estou orgulhoso pelas excelentes opiniões demonstradas até agora neste tópico por parte dos participantes. apr:)

Estou curioso por ler as opiniões dos "furiosos" contra a velocidade. Que pelos vistos são lentos na estrada e a reagir também [:cool:]

Mas se bem me lembro é obrigatório pelo menos uma ou duas aulas em autoestrada...penso eu de que!

em relação á velocidade, e não havendo tráfego (perigo de alguém se meter à frente de repente) não acho que seja algo de incrivelmente perigoso!

embora não considere que a velocidade máxima seja o que de mais espectacular a máquina - automóve - tem para oferecer![;)]

por acaso, na A2 e um sinal disso, anda por ai um video de Audi A3 2.0 TDI modificado a 260km/h na A2, ainda no outro dia uma Cayenne Turbo S nova Suiça passou por mim, ia eu a 150km/h e ela abanou-me o carro todo, vejam la a velocidade dakilo, devia de ir a mais de 250km/h(sendo a velocidade maxiam dela 270km/h)

cumps ;)

Depois de ler os vários posts e sem nada a acrescentar só tenho a dizer que concordo em pleno com o que foi dito sobre a velocidade, as responsabilidaeds e civismo de cada um e as habilitações insuficientes para se ter carta de condução neste nosso Portugal!

Back