citação:Vieira
Rookie
360 Posts
Colocado - 03/11/2006 : 17:29:22
--------------------------------------------------------------------------------
citação:
--------------------------------------------------------------------------------
Originalmente colocada por Filipe Dias
citação:
ok é uma opinião..
mas penso que pelo simples facto de andar o mesmo e gastar menos.. ja e uma evolução.
cumps
isso está relacionado com o modo de funcionamento de cada motor, os gasolina por explosão de ignição, o diesel por explosão de compressão.
De facto a grande evoluação que as marcas têm efectuado nos motores diesel é na minha opinião, o aumento siginificativo da eficácia dos motores, o desperdício de gasóleo é cada vez menor, isto porque nos motores antigos mais de 30% do combustível que entra na câmara de combustão era desperdiçado, o que actualmente não acontece.
São motores diferentes na concepção, mas a evolução tem sido semelhante só que em vertentes diferentes: no caso dos motores a gasolina tem existido uma grande evolução ao nível da cabeça dos motores(sistemas de válvulas, arvores de cams, velas, etc), no caso dos motores diesel a evolução dos sistemas de sobrealimentação e a injecção directa veio, como disse em cima, aumentar a eficácia, daí o maior rendimento com consumos semelhantes ou inferiores!
eu se tivesse nascido no dubai.. obviamente nem queria ouvir falar em diesel.. mas.. em moro em PT
e acho os motores dieseis fascinante.. e mesmo que fosse pro dubai agora e nao tivesse nenhum diesel provavelmente, a admiraçao que tenho pelos diesel iria manter-se.. se é que me faço entender..
mas por vezes aqui neste forum parece que vivemos no dubai e que todos sao pilotos no dia dia
cumps