6 meses em confinamento de Covid-19, a tua vida melhorou ou piorou?

6 meses em confinamento de Covid-19, a tua vida melhorou ou piorou?

• Excelente, adorei, mal posso esperar pela próxima pandemia!

Votes: 31 34.4%
  • Bom, deu jeito, estava farto da rotina

Votes: 5 5.6%
  • Ok, não me dei mal

Votes: 21 23.3%
  • Meh, mais do mesmo

Votes: 5 5.6%
  • Pfff, não me dei assim tão bem

Votes: 6 6.7%
  • Ugh, nada divertido, nuna mais passa

Votes: 22 24.4%
  • Horrível, até desejei morrer de covid-19.

Votes: 0 0.0%

• Total voters
    90
Na minha situação, acho que não me posso queixar de todo do confinamento a que fomos sujeitos a partir de Março.

Diria até que o confinamento foi altamente positivo para mim.

Trabalhar a partir de casa permitiu-me uma flexibilidade enorme a trabalhar em vários projectos na empresa onde estou, pude trabalhar quando queria, onde queria, e em paralelo (tornando reuniões aborrecidas em tempo produtivo).

Também pude estar mais tempo com as pessoas em casa, o que foi valiosíssimo. O tempo passado em casa neste período como pai recente é inestimável.

Também beneficiei bastante do mercado imobiliário, que teve uma reacção particular aqui (digamos que se as pessoas não podem viajar, ficam com dinheiro no banco e aborrecidas nas suas casa, portanto toca a mudar), e como tal consegui vender e comprar uma casa com relativo pouco stress.

Sinceramente, acho que vou sentir saudades deste tempo, onde não precisei de passar muitas camisas a ferro [:D]

Como foi com vocês?

A minha qualidade de vida disparou.
Acordar 5 minutos antes de entrar ao serviço, pôr o sono em dia, almoçar comida caseira (em vez da porcaria que servem na cantina do escritório), ter tempo para brincar com o meu filho (em vez de chegar a casa exausto depois de passar o dia no escritório e nos transportes).

Tenho muita pena que o confinamento já tenha terminado.

Depende muito da perspetiva.

Ganhei em tempo, mas perdi noutras coisas igualmente importantes e vivemos agora mais numa lógica da "espada de Dâmocles..."

Tendo 35 anos, solteiro e uma personalidade que me faz ser certinho e seguir as regras, estou desejoso que isto passe.

Bolas, eu já nem coloco nada no tópico do COVID que aquilo é só histéricos 24 horas por dia.

Mas não vos faz impressão a falta de socialização, o sairmos à rua e termos uma cidade a vibrar? Lembro-me de sair no confinamento (saí todos os dias) e parecer o apocalipse. Nem um cafézinho aberto, nada! As pessoas sem interagirem, todos a afastarem-se uns dos outros!

Como é que alguém pode achar algo de positivo nisso ultrapassa-me por completo!!

Deixei de fazer 100 km diários, além do impacto directo no dinheiro que fica no bolso, há a parte ambiental, que a gente não vê, mas todos juntos já faz qualquer coisa, além claro dos horários.

Depois vem a parte menos boa, que é as relações interpessoais, fazem falta e faz falta o pessoal estar junto no trabalho. Não precisa de ser todos os dias, mas pelo menos 2 a 3 vezes por mês.

Por fim a parte negativa, ao fim de 4 meses de confinamento foram necessários cortes temporários nos vencimentos, porque isto não é o Estado. Infelizmente já sabemos o que quer dizer temporário.

Como eu nunca estive em confinamento, a empresa nunca fechou, foi e é tudo mau, desde as extremas mas importantes precauções que tiveram de ser tomadas, a redução das relações pessoais, a ver uma empresa que estava bem, financeiramente, a entrar em Lay Off e neste momento estar com dificuldades para pagar ordenados, ter que pensar se no próximo mês existe dinheiro para o comer, ou pagar contas, a não poder abraçar família, amigos... a não poder passear tranquilamente

No fundo, piorou tudo, menos dinheiro no bolso, e mais incerteza no futuro

não vos faz impressão a falta de socialização, o sairmos à rua e termos uma cidade a vibrar? Lembro-me de sair no confinamento (saí todos os dias) e parecer o apocalipse. Nem um cafézinho aberto, nada! As pessoas sem interagirem, todos a afastarem-se uns dos outros!

Como é que alguém pode achar algo de positivo nisso ultrapassa-me por completo!!

Para quem detesta pessoas em geral, que é o meu caso, isto é a minha ideia de paraíso [:D]

Bolas, eu já nem coloco nada no tópico do COVID que aquilo é só histéricos 24 horas por dia.

Mas não vos faz impressão a falta de socialização, o sairmos à rua e termos uma cidade a vibrar? Lembro-me de sair no confinamento (saí todos os dias) e parecer o apocalipse. Nem um cafézinho aberto, nada! As pessoas sem interagirem, todos a afastarem-se uns dos outros!

A "falta de socialização" depende um pouco de se és introvertido ou extrovertido.

Extrovertidos sentem mais falta da socialização, recarregam as baterias com isso. Introvertidos é o oposto. Mas no meu trabalho organizou-se vários Zooms para socializar, portanto consegue-se um bom meio termo.

O "positivo" é que se os cafés e tudo ficassem devidamente fechados por um mês, mais rapidamente poderiam voltar a abrir. É apenas uma questão de saber se as pessoas sabem viver com respeito pelas outras em sociedade ou não.

piorou

engordei tipo uns 4kg [8b][8b]

Ok, concordo aqui.
Os aspectos mais negativos foi precisamente ter engordado um pouco (nem me atrevi a pesar sequer, mas a roupa claramente ficou mais apertada); e o consumo de vinho disparou (estava a beber todos os dias, mas já voltei ao normal há um par de meses, que é beber 2 dias por semana apenas).

Este confinamento lixou-me um mês de férias, mas por outro lado, parece-me que abriu caminho ao trabalho remoto na empresa onde ingressei. Vamos a ver as novidades desta semana.

Deixei de fazer 160 km diários, o que é óptimo para mim e para o ambiente, já para os cofres do estado... Infelizmente, a empresa da minha mulher, numa de dar o exemplo aos seus clientes, mandou regressar toda a gente aos escritórios. portanto, as despesas vão aumentar novamente.

Não... e foi mesmo por isso que me mudei da capital para uma pequena vila. Aqui, vibrações, só dos escapes das motorizadas.[:D]

Atualmente já há bastante movimento no centro e baixa de Lisboa. Tenho vindo para o trabalho de bicicleta elétrica e estou adorar. Gostei do primeiro mês em casa, mas depois começou a ser demais, este verão passeie por todo país, andei por hotéis e restaurantes, foi excelente. Ficar confinado ao bairro não é bom para ninguém!

Eu acredito que algumas mudanças vão ser permanentes.

Para muitas profissões onde não tens fisicamente de te deslocar para o local de trabalho, dantes havia se calhar a ideia de que era necessário ter reuniões frequentes no local de trabalho para coordenar, fomentar espírito de equipa, etc etc.

Agora, está provado que as pessoas conseguem organizar-se de forma distribuída, que até conseguem ser mais produtivas. O pessoal que é middle management é que deve estar mais preocupado, porque não são precisos.

Por enquanto, a minha empresa segue as recomendações das autoridades, que são de "se a pessoa puder trabalhar em casa, então deve ficar em casa" até ao final do ano.

Já fizeram sondagens a todos os empregados para saber como querem que seja a retoma no próximo ano, e acho que vai ser adoptado um sistema onde se vai ao escritório talvez um dia por semana. Eu acho um bom compromisso.

Como sempre trabalhei normalmente nem me dei conta... no entanto entendo os relatos mais acima.

A qualidade de vida aumentou com o confinamento para muita gente. Já nem falo de questões ambientais que isso parece-me óbvio.

Cada vez acho mais que a personalidade de cada um influencia a sua opinião sobre o COVID e suas medidas, mais até do que o pensamento analítico.

Para os introvertidos, a COVID é o pior cataclisma da humanidade e temos todos de nos esconder. Para os extrovertidos, isto é uma tortura.

Reparem que no tópico do COVID, os mais histéricos é pessoal que passa os dias inteiros a meter posts com milhares e milhares de mensagens. No outro dia olhei para o número de posts de um utilizador que não interessa quem é e fiz uma média de posts por dia. Era uma profunda estupidez! Logo aí vemos um padrão!

Só não respondi a última opção porque não desejei morrer de Covid 19, mas de resto horrível.

Eu já trabalhava desde casa antes disto tudo, o Covid veio piorar, pq eu gosto é de rua e andar dum lado para o outro, e não poder sair de casa foi algo complicado de gerir para mim. O meu feitio não é muito compatível com estar encerrado em casa ou confinado ao meu bairro/cidade. Aliás, 2020 está a ser um dos piores anos de sempre, até pq apesar de trabalhar desde casa, o meu trabalho envolvia viagens de forma mais ou menos regular a outros países/continentes e sempre era interessante desde diversos pontos d€ vista, este ano nem saídas nem nada, fdx. [8b]

Espero honestamente que não volte nenhum confinamento. :sh)

Back