A 140km na AE

Podes ir a 140, assumindo que o carro está em boas condições e o faz sem esforço, o risco de multas é praticamente nulo e é uma velocidade equilibrada para quem não tem ainda muita experiência.

Vai variando os ritmos, as velocidades estabilizadas tendem a fazer com que as coisas se tornem mais monótonas e que baixemos as defesas/atenção.
Pois, a condução em AE já tende a ser monotona, então se for com CC, credo.

155km/h em AE nunca dará multa grave em zonas de 120 claro!

Se fores apanhado a 155 de ponteiro deve ficar em uns 147 no radar!

155km/h em AE nunca dará multa grave em zonas de 120 claro!

Se fores apanhado a 155 de ponteiro deve ficar em uns 147 no radar!
A 161 reais passam para 151, claro que já deve ser uns 165 / 170 de ponteiro, depende do erro.
E 151 já é Grave, isto foi-me dito por já nem sei quem que teve brinde de 120 paus.

E dado que vivemos num país onde o ordenado médio líquido não chega a 1000€, um carro com 190cv será um monstro potente para a larga maioria das pessoas.
Sim, e é preciso não esquecer que ainda não há muitos anos atrás, um simples Corsa 1.5 TD 65cv ou um Ibiza 1.9 TDI 90cv já não era para qualquer bolso, bem pelo contrário.

190cv num segmento C é um nível de potência que estará presente em menos de 2% dos carros do segmento C em PT. Não é um monstro mas muito acima da média.

É uma pena praticamente ainda não teres andado com esse carro em AE!

Não sei que tipo de condutores és mas eu, que ando um bocadinho mais rápido que a média mas longe de ser um acelera, na primeira vez que conduzi em AE acabei a via de aceleração a 130, sem ter qualquer intenção de ir tão depressa. :sh)

Os 130-140 parecem-me um boa velocidade para os 550km, na conjugação entre consumos, tempo da viagem e inexperiência. Sugiro que resistas a aumentar essa velocidade quando vires as retas da A2.

Monstro é exagero, mas não deve ser mau.

Quem me dera ter um A220 em vez do A180.

180-190cv num segmento C já são qualquer coisa interessante.
Já deve ser 1 bujarda interessante.

E se falarmos em ser capaz de os extrair com extrema eficácia ( e segurança ) numa estrada de montanha então os que o conseguem são mesmo muito poucos.

Sim monstro não mas já deve ser interessante, muito interessante e máquina já são 308 GTI´s e mais acima[:cool:]

190cv num segmento C é um nível de potência que estará presente em menos de 2% dos carros do segmento C em PT. Não é um monstro mas muito acima da média.

É uma pena praticamente ainda não teres andado com esse carro em AE!

Não sei que tipo de condutores és mas eu, que ando um bocadinho mais rápido que a média mas longe de ser um acelera, na primeira vez que conduzi em AE acabei a via de aceleração a 130, sem ter qualquer intenção de ir tão depressa. :sh)

Os 130-140 parecem-me um boa velocidade para os 550km, na conjugação entre consumos, tempo da viagem e inexperiência. Sugiro que resistas a aumentar essa velocidade quando vires as retas da A2.

Boas,

Sim, não é um 'monstro', mas convenhamos que já começa a aproximar-se de tal no conjunto de uma carroceria de segmento C, pois 190 cavalos já são qualquer coisa...

O carro mais potente que disponho actualmente (é também o mais antigo) BMW e39 520i de 96, com 150 cv motor atmosférico.
Se em velocidade de ponta é de facto o meu mais rápido, a sua aceleração naturalmente já não impressiona para os dias de hoje.

...ora se o meu e39 (segmento E) tivesse 190 cv, mesmo com a sua carroceria tipicamente mais pesada que um segmento C, eu até me lambia !!

De resto em termos de comportamento de 'monstro', creio que o que me impressionou mais em termos de aceleração foi o Mazda (Mx ou Rx ? ) com motor Wankel de um colega; aquilo parecia quase uma mota desportiva a acelerar, não adivinhava.

Lembro-me de na altura ter pensado: " se isto com motor Wankel que o meu colega disse equivaler a uma cilindrada de 1.300 cc já tem este disparo, poderá um Porsche acelerar muito mais ? "

Correcção: 1300 tem ele de "cilindrada" real (na verdade, nestes motores deve-se falar em "capacidade", já que não dispõem dos clássicos cilindros), que se considera equivalente a 2600 cm3 nos motores "normais". [;)]

Correcção: 1300 tem ele de "cilindrada" real (na verdade, nestes motores deve-se falar em "capacidade", já que não dispõem dos clássicos cilindros), que se considera equivalente a 2600 cm3 nos motores "normais". [;)]

Acredito que seja isso mesmo sim.
Pois pela natureza de funcionamento do motor Wankel com aquele "triângulo" altamente rotativo, acredito que tivesse uma potência jeitosa... e o modelo seria talvez o RX-7 julgo eu.

Um aspecto em que não restaram duvidas foi: aceleração é com aquilo.
Velocidade de ponta por acaso já não me lembro quanto dá.

Quanto a potência do carro posso dizer isto em toda a minha condução pra já tive dois carros um seat de 2003 75cv que andei com ele quando tirei carta aos 19 anos até aos 22 nada de especial como motor não andava nada mas servia, depois ter juntando dinheiro comprei o volvo na primeira semana andei sempre devagar a estimar o carro kkk . Depois uma noite eram umas 5h da amanhã estava a vir da disco apanhei uma reta de nacional vazia puxei a sério pela primeira vez comecei em terceira metida prai a 50km fui acabar a 150/160km de quarta metida a chegar ao fim da reta tudo isto em poucos segundos fiquei literalmente com o cu preso ao banco uma sensação inexplicável não tinha a noção que aquilo tivesse tanta força sentes mesmo o carro a puxar e a pedir ainda mais velocidade

Os consumos como carro para uma categoria c parecem me altos andam nos 6,8 7,5 vem com uma acelaracao anunciada dos 0 aos 100km de 7,2 que para um carro da categoria que é para mim parece top visto grande parte virem com velocidade dos 0 aos 100km nos 10 11seg.

Antigamente havia desculpa?

Hoje é que há desculpa. Antigamente na maioria dos charutos ias a 100 e parecia que ias a 140, se precisares de travar tinhas de te benzer.

Nos dias que correm, é exatamente o oposto, e os limites continuam... os mesmos.

Prefiro ir a 140 no Classe A do que a 100 no Corsa B. E olha que se bater, não me devo magoar muito mais num caso do que noutro, portanto a teoria da falsa sensação de segurança para aqui vale o que vale.

Bater em qualquer um deles a essa velocidade de frente, só sais para o caixao, e cortado aos pedaços.

Bater em qualquer um deles a essa velocidade de frente, só sais para o caixao, e cortado aos pedaços.
Já não é bem assim como antigamente os carros modernos trazem uma segurança muito superior ao dos carros de antigamente embora que nunca ninguém sai em bom estado de uma batida de 100 120km , é possível sobreviver e como é possível morrer tudo depende como bates por exemplo se bates contra uma parede de betão aí sais aos pedaços .

Já não é bem assim como antigamente os carros modernos trazem uma segurança muito superior ao dos carros de antigamente embora que nunca ninguém sai em bom estado de uma batida de 100 120km , é possível sobreviver e como é possível morrer tudo depende como bates por exemplo se bates contra uma parede de betão aí sais aos pedaços .

a segurança dos carros e rede viária foi para minimizar os danos, não foi para poder causar exactamente os mesmos mas a velocidades mais elevadas[;)]

até porque para utilizadores da via publica como um peão, motociclista ou condutor de clássicos o facto de levar um pazada de um classe S da ultima geração é irrelevante.

Boa tarde , este verão nas férias irei fazer a minha maior viagem de sempre são 550km até ao Algarve na auto estrada , como é raro andar na auto estrada pois em 4 anos de carta se meti la 3 vezes os pés e muito tenho uma dúvida quanto aos radares e o seguinte tirando as zonas de saídas e entradas onde a velocidade e menor em auto estrada posso por o carro em velocidade de cruzeiro e ir sempre a 140km ou a 140km os radares dão bónus na mesma kkk .

Com cerca de 1 mes de carta fiz Porto Alentejo por isso não é por ai.

O radares tem uma margem de 5%, por isso podes ir a 126km/h reais (gps) que não terás qualquer multa.

Agora a velocidade do ponteiro, não é igual à real, por isso só com o waze ou google maps abertos podes ver qual a diferença (e também evitar transito etc)

Outro ponto importante, a diferença de consumo entre 110-120 e 130-140 é substancial.

Não menos importante é verificar a pressão dos pneus e colocar a correcta para o carro cheio.

A física e energia cinética não mudaram.

Os carros continuam a ser testados a 50km/h.

Tens uma falsa sensação de segurança a pensares que sobrevives numa batida a 100 de frente ou a 80 lateral.

Sais de lá morto.

O quão espalmado e às peças já depende.

Back