A manutenção do AC não se resume ao gás de refrigeração. Implica também mudar o lubrificante do sistema que é de extrema importância para o bom funcionamento do compressor!
Ora essa. O Anti-congelante deves mudar quando o depósito assim o solicitar.
Vai vendo regularmente e quando estiver a um nível perto do mínimo, acrescentas mais.
Eu espero não estar a induzir-te em erro. Acho que a minha resposta se adequa à pergunta.
Caso contrário, façam o favor de me corrigir.
3 em 3 anos para o AC.
Anticongelante depende do que usares, pode ser todos os anos ou a cada 5-6 anos. Por norma uso um razoável (não o do fabricante) e vai à vida a cada 3 anos (cerca de 90 mil km).
Isto para andar sempre pelo lado seguro! Não gosto de surpresas... Não tenho tempo para elas! []
Olha que estás enganado.
OK! Deixa-me reformular o que escrevi!
Eu vou sempre "de 3 em 3 anos" porque ao fim do 3º ano noto que a potência de arrefecimento não é a suficiente para mim! (Aliás... acho que nunca é suficiente para mim e troco o filtro de habitáculo todos os Agostos, que é para não me esquecer! Agosto é mês dos dois filtros de ar! [] )
Curioso que algumas pessoas que viajam atrás de mim (por vezes até ao lado) costumam pedir para regular o AC para mais quente, quando para mim está perfeito... É curiosa a sensibilidade térmica de cada um de nós...
Boas. O user Ecoflex parece estar correcto. O gás do ar condicionado é carregado juntamente com o lubrificante. Sem esse lubrificante o compressor gripava num instante.
Agora quanto á manutenção cada um faz como quer. Quem tem muito dinheiro para gastar manda rever o sistema quantas vezes quiser, que não não tem muito dinheiro deixa andar até aquilo deixar de fazer frio e depois manda recarregar.
Agora quanto á manutenção cada um faz como quer. Quem tem muito dinheiro para gastar manda rever o sistema quantas vezes quiser, que não não tem muito dinheiro deixa andar até aquilo deixar de fazer frio e depois manda recarregar.
Não será bem assim... quem tem pouco dinheiro faz uma manutenção atempada para um dia não ter que gastar, o dinheiro que não tem, a mandar instalar um novo compressor... porque já lá não irá com um simples carregamento.
Eu uso muito o AC mas é óbvio que durante o Inverno só o utilizo quando preciso de desembaciar o pára-brisas. Tirando isso... até me esqueço que ele existe, sei que o devia ligar de vez em quando... mas quem se lembra disso se está um frio de rachar lá fora? []
Tens razão, o óleo permanece, o gás é que se escapa. E escapa-se tanto mais rápido quanto menos lubrificação houver nos retentores... E talvez haja diferenças de qualidade (para além da manutenção e uso regular do AC) entre os vários compressores utilizados nos muitos modelos de carros (embora a meia dúzia de fabricantes de compressores forneça todos os montadores de automóveis).
Na volta é um defeito nos meus carros! O próximo vai ser de outra marca!
Só espero que não me venha com o mesmo compressor... []
CL, percebo o teu raciocinio quanto á manutenção preventiva, mas penso que neste caso não se deve aplicar esse conceito.
Pelo pouco que eu percebo de ar condicionado o compressor nunca se poderá avariar por falta de carregamento do ar condicionado porque sem gás o compressor não funciona. Se assim fosse gripava num instante. É uma medida de segurança que os construtores instalaram para proteger o compressor. Tenho a ideia que existe um mecanismo que detecta a existencia de pressão no sistema. Não existindo pressão (gás) o compressor não arranca.