A Crise Económica da Década de 20

[:D]

A FP é o reino onde grassa a cunha e a incompetência, só quem se quer enganar pode pensar o contrário [:)]

E em que mundo vives para pensar que os concursos são justos e claros ou sequer existem ?? :sh)

Podia falar-te de um hospital foi metendo quem tinha cunha já prometida e que nem se apresentou a concurso [8b]

Podias falar de um hospital e eu podia falar de muitas câmaras e afins, e depois? No privado só há virtudes, queres ver?
Eu entrei por um concurso bem grande e aparentemente "limpo"

Pois é, dor de cotovelo por:

- não trabalhar 35 horas por mês!

- não ter processos disciplinares com consequências!

- não ter de responder por erros cometidos!

Por isso e muito mais, acredita que a franja de trabalhadores do privado que leva esta país para a frente tem dor de cotovelo por não poder ter os mesmos "privilégios" [;)]

Não tenho essas benesses descritas.

Vai-se a ver e são uns mártires de uma força que os compele a servir a nação. :eek:

Há bom e mau em todo o lado.

O que me compele a servir a nação é o meu conteúdo funcional e o que me pagam ao fim do mês.

Se achas que algum FP vai voluntariamente colocar-se no desemprego para com o seu salário ajudar a nação, esquece. Quando nos cortaram em 2010, 2011 ninguém quis saber.

Não tenho essas benesses descritas.

Pois olha, eu trabalho no privado mas muitos familiares meus são do público e vejo-os carregados de benesses e com poucas obrigações.

Conseguem mamar "pontes", "tirar o resto do dia" e outras tretas com uma facilidade invejável.

Alguns até acredito que consigam bem mais do que os 22 dias de férias [:)]

E todos ou quase todos se gabam de terem sido "metidos" na FP por um familiar, um amigo ou alguém que estava em dívida para com eles [;)]

Nunca me lembro de ouvir a palavra "concurso", "mérito" ou "selecção" [;)]

O que me compele a servir a nação é o meu conteúdo funcional e o que me pagam ao fim do mês.

Se achas que algum FP vai voluntariamente colocar-se no desemprego para com o seu salário ajudar a nação, esquece. Quando nos cortaram em 2010, 2011 ninguém quis saber.

Muitos dos FP´s nem metade do ordenado merecem ( e não digo que seja o teu caso) e querias que chorássemos por levarem cortes ? :confused:

Nem eu disse o contrário. De facto, há bons e maus em todo o lado. A diferença é que, pelo menos se as coisas funcionassem como suposto, o que um privado faz, é lá com ele.

Pois olha, eu trabalho no privado mas muitos familiares meus são do público e vejo-os carregados de benesses e com poucas obrigações.

Conseguem mamar "pontes", "tirar o resto do dia" e outras tretas com uma facilidade invejável.

Alguns até acredito que consigam bem mais do que os 22 dias de férias [:)]

E todos ou quase todos se gabam de terem sido "metidos" na FP por um familiar, um amigo ou alguém que estava em dívida para com eles [;)]

Nunca me lembro de ouvir a palavra "concurso", "mérito" ou "selecção" [;)]

Então a tua visão sobre a FP está enviesada por esse contexto. Mas olha que a nível da administração central e serviços essenciais do estado é muito difícil a cunha. Já autarquias e empresas municipais e afins é outra conversa.

Isso que descreves tem uma consequência e um problema:
- a consequência é que infelizmente, contrariamente a outros países, uma grande parte dos privados em Portugal acaba por depender de negócios com o estado para sobreviver
- o problema é que contrariamente à FP que pode escolher se gasta ou não dinheiro com um dado empresário, os privados não podem escolher se fazem negócio com a FP: a máquina fiscal do estado estará lá sempre presente, independentemente de prestar ou não um bom serviço, independentemente de se gostar ou não da postura do estado

a máquina fiscal do estado tritura tudo e todos, desencorajando a iniciativa privada

Da mesma maneira que há cunhas no setor privado, e não são poucas, sem falar dos filhos dos administradores que não percebem bolha.

Da mesma maneira que no privado há malta que faz de conta que trabalha. Há malta que diz "eu não ganho para isto" ou aqueles que fazem que ficam a trabalhar mais 1h só para parecer bem, mas na verdade não estão a fazer nada.

Também há funcionários públicos que dão o litro e tentam levar a coisa para a frente.

Acho que está na mentalidade tuga, é mesmo assim.

No ano passado assisti a uma conversa entre duas jovens que estavam a tirar um curso de arranjar unhas porque estavam desempregadas. Uma queria abrir o próprio negócio, enquanto a outra dizia que estava ali porque era obrigada para receber mais um subsidio e depois ia procurar emprego numa loja do shopping que tinha horario certinho e não se tinha que chatear.

Tenho um bocado de dificuldade em aceitar essas projecções para 2021 e 2022. Claro que a OCDE fez provavelmente o melhor que seria possível, mas a verdade é que não temos nenhuma experiência com uma situação como a que estamos atualmente a viver logo a fiabilidade das projecções...

Mais certa deve ser a hierarquia dos crescimentos e ai a ausência de comentários faz todo o sentido. [:D]

Eu não tenho grandes reservas em perceber e aceitar estas projecções, sendo um outlook da OCDE

Vê quem mais sofreu, e vê a previsão de recuperação para 21 e 22. A ausência de comentários tem a ver com esta realidade e o facto de perceber que em 2022 teremos descido mais dois lugares do ranking...

Eu não tenho grandes reservas em perceber e aceitar estas projecções, sendo um outlook da OCDE

Vê quem mais sofreu, e vê a previsão de recuperação para 21 e 22. A ausência de comentários tem a ver com esta realidade e o facto de perceber que em 2022 teremos descido mais dois lugares do ranking...
Por norma a OCDE é das que mais acerta nas previsoes económicas quaundo comparado com FMI com BCE. Alguém tem o link para esta previsão?
Em 2021 Portugal cai mais duas posições e até 2025 vai ficara apenas a frente da Bulgária e Roménia (por muito pouco).
A Grécia e Croácia julgo serem uma incógnita a médio prazo devido ao peso do turismo e o impacto do covid.
Ainda ha 2 décadas estávamos em 15 da UE.
6001aca8f21325d6fb883874465472de.jpg

Da mesma maneira que há cunhas no setor privado, e não são poucas, sem falar dos filhos dos administradores que não percebem bolha.

Da mesma maneira que no privado há malta que faz de conta que trabalha. Há malta que diz "eu não ganho para isto" ou aqueles que fazem que ficam a trabalhar mais 1h só para parecer bem, mas na verdade não estão a fazer nada.

Também há funcionários públicos que dão o litro e tentam levar a coisa para a frente.

Acho que está na mentalidade tuga, é mesmo assim.

No ano passado assisti a uma conversa entre duas jovens que estavam a tirar um curso de arranjar unhas porque estavam desempregadas. Uma queria abrir o próprio negócio, enquanto a outra dizia que estava ali porque era obrigada para receber mais um subsidio e depois ia procurar emprego numa loja do shopping que tinha horario certinho e não se tinha que chatear.
lol no privado n tem mal
se tenho uma empresa meto aqui quem quero
o dinheiro é meu
ate o posso queimar

Voltar
Superior