A Crise Económica da Década de 20

Como?

Mais liberalismo.

É como um cão de caça com trela. Não caça nada. Se lhe deres uns 20m de trela talvez cace alguma coisa. Mas se queres potenciar a caça ao máximo, tens mesmo de o libertar da trela.

O problema em pt, é que há raças de cães de caça que em vez de uma, podem ter duas, três ou mais trelas...

Sinceramente tenho sérias duvidas que o liberalismo funcione.

Acho que a pior trela que os portugueses tem, seja empresas ou nao é a carga de impostos extremamente alta sem terem qualquer tipo de beneficio em retorno, de vez em quando parece que estás pagar uma espécide de seguro/garantia mas quando precisas deles, nunca nada está incluido.

Despesa pública é enorme, demasiados ladrões, compadrio etc para um país "pobre".

Nos países mais ricos também roubam forte, uns mais que outros, mas como são "fortes" a economia absorve e sobra ainda bastante para "todos".

Quanto custa a corrupção anualmente ao país?

Agora juntem-lhe um 2021 jogado a feijões com uma dissolução da AR no ultimo trimestre, um 2022 que já está completamente perdido entre eleições e negociações, e imaginem o que nos espera para a proxima década!

Fujam!....

b80b81c1cb5f6885f8140fa50523e334.jpg

Sinceramente tenho sérias duvidas que o liberalismo funcione.

Acho que a pior trela que os portugueses tem, seja empresas ou nao é a carga de impostos extremamente alta sem terem qualquer tipo de beneficio em retorno, de vez em quando parece que estás pagar uma espécide de seguro/garantia mas quando precisas deles, nunca nada está incluido.

Isso que dizes e uma contradição
O liberalismo procura precisamente ter a menos carga fiscal possível de modo a fazer face apenas as necessidades básicas comuns do cidadão, e tu não acreditas que funcione.
MAs o teu diagnóstico é que estamos mal por causa da elevadíssima carga fiscal sem retorno.
Va la uma pessoas entender estes raciocínios

E não esquecer que o que muitos liberais defendem não é uma mera redução de taxas e impostos.

Sistemas fiscais mais estáveis; legislação e código fiscal mais simples e com menos áreas cinzentas; legislação que não tenha "milhares" de excepções na sua aplicação.
No fundo são passos no sentido de simplificar uma máquina que cresceu (muito) para além do que seria sensato.

PS: um efeito indirecto e altamente benéfico, dum país com regras muito mais claras e com menor burocracia é que existem muito menos janelas de oportunidade para a existência de favorecimento e corrupção. A expressão "criar dificuldades, para vender facilidades" não existe por acaso.

Última edição:
A Evergrande faliu, parece que o governo Chines optou por deixar cair.

Lá vem mais uma "ginasticazinha" da finança mundial.

Última edição:
Despesa pública é enorme, demasiados ladrões, compadrio etc para um país "pobre".

Nos países mais ricos também roubam forte, uns mais que outros, mas como são "fortes" a economia absorve e sobra ainda bastante para "todos".

Quanto custa a corrupção anualmente ao país?

há uns anos atrás li num estudo que a elevada corrupção, tachos, justiça custaria ao país uma taxa de crescimento 3%, se acabássemos com a currpção o país crecia mais 3% por ano só isto parece fácil né, mas isso não interessa aos políticos

Mas qual corrupção? Existe corrupção em algum lado neste país? Então que se investigue, julgue e faça pagar!

Mas rapidamente! Não é 20 anos depois...

O que existe normalmente são documentos mal classificados contabilisticamente... ou, por vezes, alguma falha na emissão de documentos... mas isso é tão normal como se circular acima de 120 km/h nas AE...

E não esquecer que o que muitos liberais defendem não é uma mera redução de taxas e impostos.

Sistemas fiscais mais estáveis; legislação e código fiscal mais simples e com menos áreas cinzentas; legislação que não tenha "milhares" de excepções na sua aplicação.
No fundo são passos no sentido de simplificar uma máquina que cresceu (muito) para além do que seria sensato.

PS: um efeito indirecto e altamente benéfico, dum país com regras muito mais claras e com menor burocracia é que existem muito menos janelas de oportunidade para a existência de favorecimento e corrupção. A expressão "criar dificuldades, para vender facilidades" não existe por acaso.

Eu só pedia isso.

Mas desde os primeiros governos do Mário Soares que a Assembleia é um antro de pessoal a tentar passar leis para furar o esquema....

Depois vem o ventura dizer que tem de reduzir para metade aquela FESTA.....como é que o gajo não há-de ter razão ?

Depois ele diz para haver 1 imposto unico.....já em tempos muito idos o Portas defendeu o mesmo.....

Depois o Ventura diz que é de acabar com o IMI....é o que eu gostava de ver....as camaras a governarem-se com as empresas municipais e com as taxas que cobram.....era ver aquilo a alinhar e a despachar pareceres muito mais rapidamente....a emitir licenças e por aí fora.....hoje queres qualquer coisa da câmara ou pagas por fora e bem, ou esperas deitado.....

Como é que depois uma pessoa não vota no Ventura ????

Eu só pedia isso.

Mas desde os primeiros governos do Mário Soares que a Assembleia é um antro de pessoal a tentar passar leis para furar o esquema....

Depois vem o ventura dizer que tem de reduzir para metade aquela FESTA.....como é que o gajo não há-de ter razão ?

Depois ele diz para haver 1 imposto unico.....já em tempos muito idos o Portas defendeu o mesmo.....

Depois o Ventura diz que é de acabar com o IMI....é o que eu gostava de ver....as camaras a governarem-se com as empresas municipais e com as taxas que cobram.....era ver aquilo a alinhar e a despachar pareceres muito mais rapidamente....a emitir licenças e por aí fora.....hoje queres qualquer coisa da câmara ou pagas por fora e bem, ou esperas deitado.....

Como é que depois uma pessoa não vota no Ventura ????

Nao vota porque na mama da TAP o ventura foi tudo menos liberal
Ficou o Coutrim a falar sozinho
Acho um piadao o ventura a malhar naquela gente toda
MAs e na IL que me revejo

Só quem não anda na estrada ou vai às compras pode acreditar nesses valores.

Estes valores parecem estar diferidos no tempo. Há muitos meses que eu me apercebi dos aumentos brutais nos produtos alimentares, aliás até o referi aqui no fórum. Alguns produtos alimentares subiram mais de 50% !

Também começam a aparecer exemplos de shrinkflation, por exemplo em caixas de cereais e detergentes.

Atualmente, quem fizer as compras domésticas tem que estar muito, muito atento.

Última edição:
Ainda outro dia pensava nessa questão. Há barras de chocolate em que discretamente diminuíram de 300g para 270g (-10%).
É um mero exemplo, já notei o mesmo em outros produtos.

Voltar
Superior