A Crise Económica da Década de 20

Inflação Zona Euro nos 5,8%.

2efb6afd878b1808d15d5f5c89d494e1.jpg

Brent nos 110$.

Nao se adivinham que bons tempos económicos venham por aí.

Quem tiver dívidas e poder, secalhar esta será a melhor altura para tentar pagar o máximo possível das mesmas.

Entretanto li este artigo, concordam com esta (pre)visão?

[h=1]ECO do Dinheiro. Invasão da Ucrânia trava subida do custo do crédito[/h]https://eco.sapo.pt/2022/02/23/eco-do-dinheiro-invasao-da-ucrania-trava-subida-do-custo-do-credito/

Vá, decidam-se lá, amortizo os créditos (aquilo que consigo) ou faço mais créditos?

Curiosamente, tenho cerca de 20.000€ em CH (reforço de CH) sobre os quais poderia amortizar uns 10000€ e eventualmente precaver/ganhar (?) algum, mas não farei isso de ânimo leve...

Amortizo ou contraio mais? :confused:

Estava com a ideia de acumular mais e ver se isto tudo colapsa para não ter de as pagar [:D]

Sabes que as coisas nao funcionam assim, mesmo que haja alguma financeira/instituicao bancária que feche alguém vai comprar por um valor irrisório para depois ir atrás de ti lol

Ou jogar com a inflação, e deixá-las desvalorizar...

Posso estar errado, mas as taxas de juro nao irao baixar, bem pelo contrário.

Vá, decidam-se lá, amortizo os créditos (aquilo que consigo) ou faço mais créditos?

Curiosamente, tenho cerca de 20.000€ em CH (reforço de CH) sobre os quais poderia amortizar uns 10000€ e eventualmente precaver/ganhar (?) algum, mas não farei isso de ânimo leve...

Amortizo ou contraio mais? :confused:

Depende, se tiveres taxa de juro fixa, deixa estar porque o que vais poupar numa amortizacao antecipada é relativamente pouco, já se tiveres juro variavel (tipo CH ou similar), o melhor é mesmo tentar amortizar.

Num CH, qualquer amortizacao que possas fazer equivale a uma poupanca muito grande.

Exemplo que tenho (nao em Portugal), tenho um credito habitacao inicial de 250000, no mes passado acabou o meu periodo de taxa fixa, pelo que decidi abater 20000 no financiamento o que me corresponde a ter retirado quase 40000 do valor em divida até ao final do financiamento.

Agora, vou pedir para a casa ser avaliada de novo para melhorar as condicoes de financiamento.

Em Portugal os calculos nao sao iguais, mas sao relativamente parecidos apesar de depender de caso para caso, existem alguns calculadores como por exemplo Prestação de crédito após amortização antecipada (doutorfinancas.pt)

Sabes que as coisas nao funcionam assim, mesmo que haja alguma financeira/instituicao bancária que feche alguém vai comprar por um valor irrisório para depois ir atrás de ti lol

Posso estar errado, mas as taxas de juro nao irao baixar, bem pelo contrário.

Depende, se tiveres taxa de juro fixa, deixa estar porque o que vais poupar numa amortizacao antecipada é relativamente pouco, já se tiveres juro variavel (tipo CH ou similar), o melhor é mesmo tentar amortizar.

Num CH, qualquer amortizacao que possas fazer equivale a uma poupanca muito grande.

Exemplo que tenho (nao em Portugal), tenho um credito habitacao inicial de 250000, no mes passado acabou o meu periodo de taxa fixa, pelo que decidi abater 20000 no financiamento o que me corresponde a ter retirado quase 40000 do valor em divida até ao final do financiamento.

Agora, vou pedir para a casa ser avaliada de novo para melhorar as condicoes de financiamento.

Em Portugal os calculos nao sao iguais, mas sao relativamente parecidos apesar de depender de caso para caso, existem alguns calculadores como por exemplo Prestação de crédito após amortização antecipada (doutorfinancas.pt)

Cada um terá de fazer as suas contas. Eu nessa situação, ao amortizar 20k para poupar 40k, na verdade estaria a meter no lixo 80k, que é o que conseguiria obter mantendo os 20k do meu lado e no mesmo período.

Existe um custo de oportunidade que também deverá ser considerado.

Cada um terá de fazer as suas contas. Eu nessa situação, ao amortizar 20k para poupar 40k, na verdade estaria a meter no lixo 80k, que é o que conseguiria obter mantendo os 20k do meu lado e no mesmo período.

Existe um custo de oportunidade que também deverá ser considerado.

Depende do ponto de vista e por isso é que coloquei um exemplo meu e um calculador em Portugal.

Eu não tenho investimentos assim tão rentáveis que me quadripliquem o capital em "meia dúzia" de anos. ;)

Depende do ponto de vista e por isso é que coloquei um exemplo meu e um calculador em Portugal.

Eu não tenho investimentos assim tão rentáveis que me quadripliquem o capital em "meia dúzia" de anos. ;)

Cada caso é um caso.

Se paga-se agora 20k reduzia-me a prestação em 50€ cerca de 2k€ até ao final do credito (10% em 37 anos...)

Pagar agora seria especulação enquanto a taxa de juro a pagar é inferior a 1%.

Última edição:
Como é óbvio o disparar do preço dos combustíveis afecta todos os sectores de actividade, repercutindo-se na generalidade da população.

Está Td dito quando isto acontece:

419b8beb527cbffbdddc8f7c5a804edc.jpg

Cada caso é um caso.

Se paga-se agora 20k reduzia-me a prestação em 50€ cerca de 2k€ até ao final do credito (10% em 37 anos...)

Pagar agora seria especulação enquanto a taxa de juro a pagar é inferior a 1%.

Claro que sim, depende de cada caso daí a calculadora ser util para ter uma ideia.

Pessoalmente a minha tendencia é sempre para pagar financiamentos o mais rápido possílvel, pois para mim é um sufoco pensar que tenho dividas, o mesmo aconteceu com a minha casa em Portugal em que apesar de nao ter tido grande lucro na altura, optei por pagar o mais rápido possível e agora com a casa paga pouco ou nada me preocupo com o alguer da mesma e isso trouxe muita mas mesmo muita paz nos tempos de Covid, o mesmo está acontecer com a minha casa aqui no UK, sempre que possível abater.

Pois a ideia é estar livre de crédito habitacao o mais rápidamente possível.

Voltar
Superior