A Crise Económica da Década de 20

Corta o crédito e logo vês os gadgets, carros, ps5, tenis. Tudo a prestações.

Isso não é viver melhor. É ilusão de viver melhor.

Não se pode, ou melhor deve, julgar uma melhoria da qualidade vida por aparências.

O crédito vai alimentando, basta um sopro de desemprego e logo vemos.

A este propósito (crédito) li um estudo que dizia que os portugueses tinham em média 4 créditos:

1 CH
1 automóvel
1 crédito pessoal
1 crédito cartão crédito

Mas ter um cartão de crédito não é nenhum indicador. Eu tenho. Para viagens essencialmente. Ou cashback. Mas a 100%

O problema é pagar mínimo mensal e taeg de 25%. E depois aumentar plafond. E depois um crédito adicional.

E depois aumenta a Euribor.

E se vem o tal desemprego. Kaput

Mas ter um cartão de crédito não é nenhum indicador. Eu tenho. Para viagens essencialmente. Ou cashback. Mas a 100%

O problema é pagar mínimo mensal e taeg de 25%. E depois aumentar plafond. E depois um crédito adicional.

Sim, mas além desse crédito em média têm mais o CH + crédito automóvel + crédito pessoal

Sim, mas além desse crédito em média têm mais o CH + crédito automóvel + crédito pessoal

Verdade. Eu tenho só o CH e nem sei como é que a malta se está a safar com estas subidas.

E os nossos ordenados são, diria, algo “acima” do português normal.

Aliás. Sei. Ainda agora uma prima minha ficou sem dinheiro para alimentação. A meio do mês. Foi o pai ajudar. E tem 3 filhos, todos sem pagar escola.

🤒

Verdade. Eu tenho só o CH e nem sei como é que a malta se está a safar com estas subidas.

Aliás. Sei. Ainda agora uma prima minha ficou sem dinheiro para alimentação. A meio do mês. Foi o pai ajudar. E tem 3 filhos, todos sem pagar escola.

🤒

Acredito que muitos pais vão torrar as poupanças a ajudar os filhos nesta fase. Conheço 2 casos parecidos ao que descreveste.

Acredito que muitos pais vão torrar as poupanças a ajudar os filhos nesta fase. Conheço 2 casos parecidos ao que descreveste.

Vamos ver se é só uma fase. A inflação não desaparece. E os juros? Uma incógnita.

Interessante será ver o estado nesta fase. Se o tal desemprego aumenta, não auguro nada de bom para as finanças públicas.

Ainda a semana passada li algures (WSJ?) que isso dos pais ajudarem os filhos ao pontos de porem em causa a sua reforma em causa a qualidade de vida no final de vida (poupanças para cuidados de saude, lares, apoio ao domicilio etc), devia ser explicito para os filhos que os pais ao entregar esse dinheiro, que no final da vida dos pais os filhos vão ter que sustentar os pais.

Mas muitos filhos não estão para ai virado e esta tudo so a pensar no presente. E' apenas mais uma das varias bombas relogios que temos.

Na crise de 2008 muitos pais ajudaram com a venda de bens, agora esta a ser as poupancas.. na proxima crise existe ainda menos para ajudar, e quando precisarem do dinheiro de volta duvido que muitos filhos estejam preparados para ajudar.

Corta o crédito e logo vês os gadgets, carros, ps5, tenis. Tudo a prestações.

Isso não é viver melhor. É ilusão de viver melhor.

Não se pode, ou melhor deve, julgar uma melhoria da qualidade vida por aparências.
Sim é exactamente isso que penso. É malta que mesmo aumentando rendimentos anda sempre aflito sem nunca sair da rodinha do rato.

O cartão de crédito é um potencial perigo.
Eu se fosse um banco o que me interessaria analisar num cliente seria não a quantidade de linhas abertas ou o plafond associado, mas sim o comportamento do mesmo nos últimos meses, se usa moderadamente o cartão e o paga na primeira oportunidade, ou se pura e simplesmente o está a usar para complementar gastos diários e depois usa "artifícios contabilisticos" para rolar a dívida e não pagar as faturas dos meses subsequentes...

PS: até porque há pouco tempo ter cartão de crédito era sinónimo de status...

• Gosto
Reações: DMA
Antigamente ter cartão de credito era sinal de status, actualmente, sinceramente, se alguém saca do cartão de credito em vez de usar pela Apple Pay (ou google Pay) é apenas status de iliteracia digital.

Antigamente ter cartão de credito era sinal de status, actualmente, sinceramente, se alguém saca do cartão de credito em vez de usar pela Apple Pay (ou google Pay) é apenas status de iliteracia digital.

Nao tanto à terra nem tanto ao mar.
os emprestimos sempre fizeram parte da economia.
Tudo depende do fim que se lhe dá.
dizer que todo o crédito é mau é tipicamente português e demonstra que nao se percebe de como o sistema funciona.

• Gosto
Reações: DMA
Nao tanto à terra nem tanto ao mar.
os emprestimos sempre fizeram parte da economia.
Tudo depende do fim que se lhe dá.
dizer que todo o crédito é mau é tipicamente português e demonstra que nao se percebe de como o sistema funciona.

Os cartões mesmo de credito podem estar associados a carteiras digitais (MBWay, google pay, Apple Pay, etc..) com imensas vantagens de segurança (impossível de clonar devido a usar código aleatórios validos 1x etc).

E "sacar" do cartão em vez de usar o mesmo cartão uma carteira digital, já diz menos sobre status do cartão e mais da parolice da pessoa ou falta de conhecimento digital. o verdadeiro status dos cartões de credito "com status a sério" está nos upgrades automáticos, descontos automáticos, acesso automático a certos serviços, e não a impressionar a pessoa que recebe o cartão.

Um cartão de credito é algo que qualquer adulto funcional devia ter, não que não seja possível não ter, mas poupa muita chatice e inconveniência em certas situações (rent a car, hoteis, pagamentos no estrangeiro etc).

De resto é um jogo, onde as pessoas com juízo podem ganhar um pouco ao usar aos cartões, e as sem juízo pagam 20% de juros. E o famoso "pay now pay later" que agora até muita gente anda a usar para pagar refeições de 10euros em 6 semanas sem juros é viver no precipício.

Os cartões mesmo de credito podem estar associados a carteiras digitais (MBWay, google pay, Apple Pay, etc..) com imensas vantagens de segurança (impossível de clonar devido a usar código aleatórios validos 1x etc).

E "sacar" do cartão em vez de usar o mesmo cartão uma carteira digital, já diz menos sobre status do cartão e mais da parolice da pessoa ou falta de conhecimento digital. o verdadeiro status dos cartões de credito "com status a sério" está nos upgrades automáticos, descontos automáticos, acesso automático a certos serviços, e não a impressionar a pessoa que recebe o cartão.

Um cartão de credito é algo que qualquer adulto funcional devia ter, não que não seja possível não ter, mas poupa muita chatice e inconveniência em certas situações (rent a car, hoteis, pagamentos no estrangeiro etc).

De resto é um jogo, onde as pessoas com juízo podem ganhar um pouco ao usar aos cartões, e as sem juízo pagam 20% de juros. E o famoso "pay now pay later" que agora até muita gente anda a usar para pagar refeições de 10euros em 6 semanas sem juros é viver no precipício.

Iria jurar que nao te tinha citado a ti.
eu falava de credito e nao de cartão de credito.
Se usar cartao de credito uma vez ao ano, deve ser muito. No entanto, uso e abuso dos emprestimos bancarios ( e antes que me caiam em cima, nao tenho nenhum a consumo, carro, viagens, etc...)

🤒

É o que eu digo, tem de haver dinheiro por trás.

Não só em relação às casas, mas também, carros, colégios, compras do mês, etc

Isto porque pura e simplesmente os preços dos serviços e bens não está de acordo com os vencimentos da maioria das pessoas.

Aqui, com a subida das taxas de juros nos depósitos bancários, parece q o “Stoozing” voltou a ter algum popularidade… com CC com +/- 2 anos com taxa 0…

Aqui, com a subida das taxas de juros nos depósitos bancários, parece q o “Stoozing” voltou a ter algum popularidade… com CC com +/- 2 anos com taxa 0…

Onde tens ofertas de empréstimos a 0% a 2 anos? Stoozing é pedir emprestado, aplicar num investimento e mais tarde pagar o empréstimo e ganhar o juro, é isto não é? Na prática, fazer dinheiro com um montante emprestado.

Fizestes-me reler e refletir na frase, não foi das mais felizes, mas o ponto fundamental é só que usar uma carteira digital providência um nível de segurança muito superior a usas o cartão físico. Fraude e clonagem estão em máximos históricos.

Voltar
Superior