A Crise Económica da Década de 20

Desculpa mas essa fez-me rir, bancos solidários

O único banco solidário é o banco alimentar, os outros querem é lucros, seja de que forma for!

Não vão ter muitas alternativas.... ou arriscam-se a ficar com o crédito mal parado em níveis record.

Pelo menos dois bancos ingleses já disseram que iam congelar as prestações do crédito habitação de todos os clientes infetados.

Nos estados unidos a Hyundai/Genesis vai dar 6 meses de isenção a quem comprou carro a crédito através das suas linhas de crédito.

Vamos ter calma e não vamos já dizer que esta crise vai ser o fim do mundo. Há países com uma excelente recuperação já, portugal pode ser exemplo e conseguir passar "quase" ao lado disto.

Eu sou bastante positivo por natureza, e apesar dos efeitos do covid na economia me assustarem bastante, acho que não iremos ter uma recessão como a que tivemos em 2008. A pandemia deverá ficar resolvida em meses e depois tudo voltará ao que era.

Até lá, por cá já não se fazem depósitos e espera-se com alguma liquidez que aparecem bons negócios no ramo imobiliário.

Vamos ter calma e não vamos já dizer que esta crise vai ser o fim do mundo. Há países com uma excelente recuperação já, portugal pode ser exemplo e conseguir passar "quase" ao lado disto.

Eu sou bastante positivo por natureza, e apesar dos efeitos do covid na economia me assustarem bastante, acho que não iremos ter uma recessão como a que tivemos em 2008. A pandemia deverá ficar resolvida em meses e depois tudo voltará ao que era.

Até lá, por cá já não se fazem depósitos e espera-se com alguma liquidez que aparecem bons negócios no ramo imobiliário.

Gostava que tivesses razão, mas temo que vá ser bem pior, talvez por ser economista de formação.
A crise de 2008 foi uma crise financeira, criada pela finança. Um problema concentrado, injetou-se moeda de computador no sistema e ficamos todos a pagar.
Fecharam empresas, mas continuou a haver financiamento, se bem que bem menor, mas o suficiente para deixar as economias a trabalhar, ainda que ligadas às máquinas.
Esta crise é diferente. è a crise da economia real. Numa 1ª fase vai atingir as empresas e logo a seguir as famílias.
2/3 meses de quarentena? escolas não abrem mais este ano? uiui,... se 2+2 são 4,...
Tenho a certeza que 80% das empresas nacionais não têm capacidade para aguentar dois meses.
Mais de metade não aguentam um mês.

Gostava que tivesses razão, mas temo que vá ser bem pior, talvez por ser economista de formação.
A crise de 2008 foi uma crise financeira, criada pela finança. Um problema concentrado, injetou-se moeda de computador no sistema e ficamos todos a pagar.
Fecharam empresas, mas continuou a haver financiamento, se bem que bem menor, mas o suficiente para deixar as economias a trabalhar, ainda que ligadas às máquinas.
Esta crise é diferente. è a crise da economia real. Numa 1ª fase vai atingir as empresas e logo a seguir as famílias.
2/3 meses de quarentena? escolas não abrem mais este ano? uiui,... se 2+2 são 4,...
Tenho a certeza que 80% das empresas nacionais não têm capacidade para aguentar dois meses.
tambem ninguem vai exigir creditos a ninguem
nem processos executivos nada
os trib. tb estao "fechados"
[:D]

pode-se fazer "reset", perdoar as dividas e segue a vida.

Exatamente, esta crise é diferente e não é provocada pela falta de dinheiro das famílias (para já), é porque nem as empresas podem produzir nem as famílias podem consumidor.
Se não houver congelamento por parte das despesas ou ajudas em pouco as empresas ficarão sem liquidez seguindo-se as familias...depois o sistema bancário e por fim, o estado , pois não haverá dinheiro para pagar impostos.

Tem-se assistido a um "movimento" no sentido de mesmo sem usufruir de serviços, manter os pagamentos (empregadas de limpeza, ATL, futebol, natação, ginásio) mas até quando isto irá durar?

A malta percebe que deixando de pagar, os serviços podem acabar de vez (falir) mas também não vão estar a pagar meses a fio (pelas últimas previsões, não serão só 2 semanas) por algo...

No meu caso é empregada, ATL x2, natação, futebol e ginástica...

Março está pago, mas e Abril? E Maio? E... E... E... ?

Tem-se assistido a um "movimento" no sentido de mesmo sem usufruir de serviços, manter os pagamentos (empregadas de limpeza, ATL, futebol, natação, ginásio) mas até quando isto irá durar?

A malta percebe que deixando de pagar, os serviços podem acabar de vez (falir) mas também não vão estar a pagar meses a fio (pelas últimas previsões, não serão só 2 semanas) por algo...

No meu caso é empregada, ATL x2, natação, futebol e ginástica...

Março está pago, mas e Abril? E Maio? E... E... E... ?

Essas despesas deviam ser congeladas e as empresas subsidiadas pelo estado que por sua vez seria subsidiado pelo BCE.

Mas isto no caso do shutdown se arrastar por muito mais tempo, se for só os 15 dias as empresas têm por obrigação de aguentar.

Arca de Noé financeira como já disse.

Entretanto é fundamental parar a razia nas bolsas, sobretudo Europeias, dado q os EUA ainda estão a níveis mto elevados.

Se nada se fizer os chineses vão adquirir as empresas Europeias de referência por tuta e meia.

Essas despesas deviam ser congeladas e as empresas subsidiadas pelo estado que por sua vez seria subsidiado pelo BCE.

Mas isto no caso do shutdown se arrastar por muito mais tempo, se for só os 15 dias as empresas têm por obrigação de aguentar.

Também acho que sim.

Os 15 dias vou aguentar eu (como disse, já os paguei e não espero nenhuma compensação por isso), mas e depois?

Em rigor não há que eu saiba qualquer lei que refira que as empresas têm a obrigação de aguentar.
Uma coisa é aquilo que individualmente podemos especular ou considerar. Outra coisa é o real.

Em rigor não há que eu saiba qualquer lei que refira que as empresas têm a obrigação de aguentar.
Uma coisa é aquilo que individualmente podemos especular ou considerar. Outra coisa é o real.

Referia-me a "obrigação" noutro sentido, uma empresa que não tenha liquidez para aguentar o impacto de 15 dias fechada é porque provavelmente é pouco lucrativa... penso eu..

Referia-me a "obrigação" noutro sentido, uma empresa que não tenha liquidez para aguentar o impacto de 15 dias fechada é porque provavelmente é pouco lucrativa... penso eu..

Também penso como tu...

No meu caso, tenho a minha empresa a laboral a 100%, mas vejo família e amigos já a antever complicações e despedimentos...

Digo já que isto não dá, isto é impraticável, o Chineses já se "marimbaram" para o vírus e tiveram que ir trabalhar.

Neste video a fabrica da Tesla e como eles trabalham "com o vírus".

Arrisco que em Abril vai ter que ir tudo trabalhar, com ou sem vírus.

Até lá dou de barato que tem que se fazer o melhor que se conseguir mas isto não é possível de aguentar muito tempo.

Ontem o meu sócio falou na possibilidade de mandarmos todos para casa e pagarmos 2 meses de salário na totalidade.

Voltar
Superior