A Crise Económica da Década de 20

Eh pá. O gajo até pode ter toda a razão em relação aos paises do Sul não gerirem como deve ser as suas finanças (o que também não deixa de ser verdade, o que não falta para aí são os Sócrates desta vida mesmo não sendo este o único motivo) MAS o que está a acontecer nesta altura é uma catástrofe global que não tem nada a ver com a maneira como as finanças são geridas por cada país.

Seria a mesma coisa que um terramoto monumental arrasar o Brasil de Norte a Sul e os outros países em vez de serem solidários e ajudarem virarem-se para o Bolsonaro e dizerem 'Olha, oh pá, temos pena, mas não devias ter gasto a massa toda em copos e gajas. Agora arranja-te.'

Não sei, mas acho que os Brasileiros iriam ficar um bocadinho f*didos com isso. A Holanda fazia bem em lembrar-se que toca a todos, e muito em breve poderão ser eles a precisar de ajuda.

Tudo o que disseste parece-me perfeitamente de bom-senso. Mas há quem não tenha essa faculdade.

O mecanismo europeu de emergência dá aceso a até 2% do PIB; há quem não queira usar (ver artigo do El País que o cuica colocou).
Portugal, ainda no dia 18/03 emitiu dívida a 1 ano com taxa negativa. Não foi em 2019; foi mesmo há meia dúzia de dias.
Até parece que há quem não queira tomar medidas, e arcar com as responsabilidades das mesmas (isso é política ...) e ande com estes expedientes para arranjar uma desculpa externa; o que diga-se em crises é bastante habitual.

Subscrevo

https://elpais.com/economia/2020-03...nta-a-la-ue-en-su-mayor-crisis-sanitaria.html

Italia logró también que del documento saltara la única medida concreta a corto plazo, que era la petición a los ministros de Economía de la zona euro para que rematen una suerte de red de seguridad que podría permitir a los países en dificultades acudir a una línea de crédito de emergencia del Mecanismo Europeo de Estabilidad (Mede), que tiene una capacidad de hasta 410.000 millones de euros.

Pero esa referencia al fondo de rescate europeo, cuya utilización evoca el peligroso estigma de los países rescatados durante la crisis financiera, soliviantó al primer ministro italiano, Giuseppe Conte, que se niega a utilizar un instrumento pensado para crisis de deuda. Según fuentes consultadas, Merkel advirtió de no rechazar de entrada esa solución, a la vista de que tiene más posibilidades que los eurobonos.

(negritos colocados por mim)

Sabem porque os países do sul estão assim?

Porque na crise de 2008 a ordem da UE também foi gastar para suportar o arranque da Economia, e depois foi o que se viu.

De rabo escaldado.

Só a Holanda sozinha poderia pedir emprestados uns 600.000 milhões de euros e penso que ainda ficaria abaixo do endividamento que Portugal tem, em relação ao PIB.

:sh)

A Crise Económica da Década de 20 – Covid 19

A Crise Económica da Década de 20 – Covid 19

Isto no fim resume-se a isto
A culpa é do Trump
Dos banqueiros alemães
Do neoliberalismo e capitalismo selvagem
Da inglaterra
Do bolsonaro
Dos holandeses e filandeses
Do papa
E pronto nao sobre culpa nenhuma para o Costa a Catarina e o jeronimo
Por falar em Jeronimo onde esse traste?
Estes comunas são tramados quando e para assumir responsabilidades ninguém os encontra
Depois do covid temos por uma quarentena ao verdadeiro vírus o marxismo

Sent from my iPhone using Tapatalk

Última edição:
Vocês ainda não perceberam que com solidariedade ou sem solidariedade a guita que vier vamos ter que devolver, e portanto só existem duas soluções

Ou a malta morre agora

Ou morre daqui por um ano com aumento de impostos que vais ser necessário.

Portanto o melhor é deixar morrer alguns agora para ver se safam alguns mais tarde....

Era bom que as políticas de BCE fossem simples, mas não são.

Inventando [:D] podem ser criadas Emergency Bonds (já que Coronabonds e Eurobonds têm má reputação) que só podem ser usadas em catástrofes naturais, onde se incluem pandemias. Dívida europeia mutualizada ou não, (dívida de cada país), mas sendo ao longo do tempo comprada pelo BCE para a fazer desaparecer.

Ocorre inflação, distorções de mercado, mas a dívida ficaria no balanço do BCE que a faria desaparecer no tempo das vacas gordas.

O Costa a ameaçar que ou cedem ou é o fim da UE.

O holandês pode ter sido bronco, mas este Costa é uma desgraça, é um populista disfarçado. Vai acontecer como aconteceu à Grécia na crise de 2008, que também fazia e acontecia, e que saia da UE e não pagava a divida, e depois quando a UE lhe disse, então faz-te à vida, ele voltou para a UE que nem um cordeirinho amestrado.
O UK também pensava que ameaçava a UE com a saída, que ia conseguir o que queriam, e a UE disse-lhes, ok, paguem o que devem e façam-se à vida. Até agora só sairam no papel, porque na prática não conseguem sair.

E o Costa acha que ameaça a UE? O Costa tem sequer a noção de quanto dinheiro Portugal recebe da UE por ano? O Costa tem noção da percentagem do investimento que é feito com dinheiro da UE?

Basicamente os países do Sul podem sair todos se quiserem, que os países do centro e norte estão-se a cag@r, para eles pouca diferença fará, já para os do Sul será uma perda enorme. O Costa que se lembre disso.

Só agora vi o Costa a crescer para o Holandês, o que tem a sua piada.

Basicamente isto vai-se tornar viral e vai servir de bandeira para outros endurecerem o discurso dentro da união.

Num mundo normal se eu ficar doente e precisar de dinheiro posso ter que vender os meus bens para obter esse dinheiro para poder subsistir.

Com a crise que ai vem as velhas receitas podem não chegar ou nem funcionar.

O "normal" seria um pais como Portugal (teso que nem um carapau) ter que vender tudo, devido à situação de divida que já tem.

Curiosamente se a situação do vírus se prolongar por muitos meses, talvez a Holanda tenha que vender qualquer coisa...

E se ainda se prolongar por mais tempo talvez seja o mundo que vai falir, ai já não há ninguém para comprar nada.

Tempos interessantes os que se avizinham.

Já se está tudo a afiambrar para fazerem à Itália e a Espanha o que fizeram a Portugal e a Grécia, cobrem a divida mas ficam com tudo de valor que eles tiverem.

A situação da divida ao nível da economia planetária atingiu um nível de disparate tal que não é mais sustentável.

O planeta tem mesmo que falir, não creio que vá haver muita margem de manobra.

Última edição:
O charme está aí, não foi " Se a UE não faz como eu quero, Portugal segue outro caminho", foi mesmo "Se a UE não faz como eu quero, acaba-se a UE" [:D]

É como ouvir o PM da Grécia ameaçar a UE com o seu fim. É patético.

Há 4 países contra o Eurobonds. A solução tem que ser outra.

Ou então desfaz-se a UE, e nasce outra União, sem cimeiras do sul ou amigos da coesão..

Quem sabe não é mesmo altura disso..

O Costa a ameaçar que ou cedem ou é o fim da UE.

O holandês pode ter sido bronco, mas este Costa é uma desgraça, é um populista disfarçado. Vai acontecer como aconteceu à Grécia na crise de 2008, que também fazia e acontecia, e que saia da UE e não pagava a divida, e depois quando a UE lhe disse, então faz-te à vida, ele voltou para a UE que nem um cordeirinho amestrado.
O UK também pensava que ameaçava a UE com a saída, que ia conseguir o que queriam, e a UE disse-lhes, ok, paguem o que devem e façam-se à vida. Até agora só sairam no papel, porque na prática não conseguem sair.

E o Costa acha que ameaça a UE? O Costa tem sequer a noção de quanto dinheiro Portugal recebe da UE por ano? O Costa tem noção da percentagem do investimento que é feito com dinheiro da UE?

Basicamente os países do Sul podem sair todos se quiserem, que os países do centro e norte estão-se a cag@r, para eles pouca diferença fará, já para os do Sul será uma perda enorme. O Costa que se lembre disso.

Ele não disse que os países do sul saem da União Europeia, ele disse que é o fim dela.

E não esquecer que a França também subescreveu o documento.

A Economia está toda pendurada em divida, não são só os países.

As companhias aéreas vão falir (ou ser resgatadas).

As cadeias hoteleiras vão falir ou ser resgatadas.

Os produtores de petróleo vão falir, no caso da América o petróleo de xisto é extremamente caro de extrair e para alem de subsidiado pelo governo está todo pendurado em créditos à banca, com o valor actual do petróleo (brent 25dls) é falência ou o resgate.

As marcas de automóveis quantos meses aguentam sem falir ou serem resgatas?

Tudo isto me parece negócios de gente rica e não dos pelintras do sul da Europa.

Acho que ninguém se vai ficar a rir.

Há uma grande diferença entre Portugal e Espanha / Itália: eles têm capacidade de Alimentação.

Vamos ver como as coisas avançam.
Portugal e Espanha não sei, mas a Itália talvez se separe, tal como a Inglaterra está a fazer.

No entanto é cedo para analisar, até porque a Lombardia é a província economicamente mais importante da Itália e não sabemos como vai ficar, pois é lá o grande foco de Corona.

A economia holandesa beneficia de uma política fiscal q vai buscar lucros a muitas empresas q não produzem um clip sequer na Holanda.

Acham q se um governo português quisesse seguir uma política idêntica, nos seria permitido?

Costa tem imensos problemas, imensos mesmo, e a sua gestão por cá está à vista de todos, os números aparentavam até este momento ser bons, mas como sabemos era uma ilusão.

Agora o q não é na minha opinião ilusão é q o Costa é dos políticos mais competentes politicamente desde o 25 de abril, e não, não estou com isto a dizer q é um bom primeiro ministro, estou sim a dizer q para enfrentar este combate na UE e obrigar a q seja uma união de facto pelo menos em momentos de crise, parece-me q não haveria melhor político.

Costa não falou ontem e hoje a solo, foi sim o primeiro de um grupo a fazê-lo, e a "assunção" por parte do governo holandês q algo não estava bem (pediram as gravações das declarações de ontem da reunião para esclarecer as palavras do idiota do seu ministro das Finanças), parecem-me confirmar o q penso.

Ao Costa sozinho ninguém responderia.

Não se esqueçam q estamos a falar de um político a quem a UE tentou impor medidas orçamentais com ameaças de chumbo aos orçamentos, e como se veio a verificar, não só não aconteceu como elegeram inclusive o "CR7" da Finanças para presidente do eurogrupo.

Estou muito mais confiante na capacidade do Costa nesta batalha europeia do q na sua capacidade de ser um primeiro ministro capaz de mudar o q quer q seja desta podridão q para dar riqueza a poucos, põe muitos a pão água.

Voltar
Superior